Wesley Carvalho explica ao Verdazzo o sucesso da base do Palmeiras

Wesley Carvalho

Treinador do Sub-20 concedeu entrevista exclusiva ao Verdazzo

Na noite desta quarta-feira, o treinador do Sub-20 do Palmeiras, Wesley Carvalho, um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento das jovens promessas palmeirenses, concedeu entrevista exclusiva ao Verdazzo e falou sobre diversos assuntos.

Contratado em maio de 2017, egresso do Vitória-BA (clube que defendeu como também goleiro nas categorias de base), Wesley explicou como é feito o planejamento do elenco do Sub-20 e a integração entre os atletas de todas as divisões das categorias de base do Palmeiras.

“Nós temos o João Paulo Sampaio (coordenador das categorias de base], eu o conheço desde os meus 15 anos e ele é muito competente, um dos melhores do Brasil. Ele está sempre cobrando e vivenciando intensamente o dia-a-dia. Então, no planejamento do sub-20, nosso pensamento é deixar de três a quatro jogadores que estão no limite da idade compondo o elenco, para estes jogadores serem o esqueleto da equipe”, explicou

“Isso facilita o processo de quem vem de baixo. Caso eles não sejam promovidos ao profissional nos dois primeiros anos, há um escoamento dos jogadores para a segunda divisão, para que depois eles retornem ao clube, como foi o caso do Wesley. Agora, como há um aproveitamento maior do profissional, as coisas estão fluindo melhor”, prosseguiu.

“Esta integração entre jogadores do Sub-15 e Sub-17 ao elenco do Sub-20, é tudo planejado. Uma das funções do João é abrir os caminhos. Um exemplo foi um torneio interno que criamos nesse período de fase emergencial, em que juntamos garotos de 16, 17 anos para enfrentar os meninos mais velhos. Isso traz uma competitividade intensa e saudável. E quando há esse tipo de torneio e vemos o jogador mais jovem desempenhando melhor que o mais velho, é natural que ele ocupe o lugar. O processo ocorre naturalmente. É claro, também, que o atleta precisa ter qualidade”, completou.

Wesley Carvalho também aconselha

Na temporada 2020/2021, diante de dificuldades financeiras que tiveram como motivo, entre outros, a pandemia da Covid-19, o clube mudou a filosofia de contratação e apostou na sua base. Com isso, nada menos que treze Crias da Academia, atletas oriundos das categorias inferiores estrearam na equipe principal, estatística recorde na História do clube. Além disso, 31 garotos foram relacionados para pelo menos um jogo do time de cima no último ano.

Sobre isso, o treinador explicou com riqueza de detalhes como foi idealizado o processo de transição dos garotos da base para o profissional.

“O atleta tem que ter competitividade, qualidade técnica, ser mentalmente forte e ter gana de vencer. Quando há uma junção destes quatro elementos, você consegue fazer com que ele chegue no profissional com qualidade. E isso é trabalhado desde o Sub-11. Uma das ideias do João é pegar os garotos que têm de 11 a 14 anos e levá-los para jogarem no terrão, e lá, os treinadores não falam nada, apenas acompanham. E isso traz um senso de responsabilidade social e reforça para os meninos que o Palmeiras é fantástico. Assim, o jogador já chega nos juniores com todos esses elementos e o processo para o profissional é um pouco mais tranquilo”, disse.

“Tem também a parte social. Nisso o clube é fantástico, há assistentes sociais, psicólogas e outros profissionais preparados. Por muitas vezes, eles trazem propostas que educam a garotada. Nós já tivemos palestras de educadores financeiros, profissionais da saúde para explicar sobre as doenças sexualmente transmissíveis e até policiais para falar sobre drogas. O clube faz este trabalho de desenvolver os meninos de forma muito boa. E falando de mim, umas das minhas funções é aconselhar o garoto e ajudá-lo a ter um futuro melhor”, finalizou.

Confira toda entrevista de Wesley ao Verdazzo: