Palmeiras abre na tabela e se aproxima de vantagens no mata-mata do Paulistão

Taça Paulistão 2017Os resultados da décima rodada da fase de classificação do Paulistão tornaram o panorama bastante favorável para o Verdão alcançar o primeiro título da temporada. A vitória sobre o Mirassol e os tropeços dos rivais projetam o Palmeiras tendo a vantagem de decidir em casa não apenas as quartas-de-finais (já garantido), como também eventuais semifinais e finais.

O regulamento do Paulistão determina que as fases de mata-mata sejam definidas em confrontos de ida e volta, com o time com a melhor campanha mandando o jogo da volta. Entende-se por melhor campanha os pontos acumulados em todas as fases da competição. Não será usado o critério do gol qualificado; avança quem vencer o chamado “jogo de 180 minutos”; se houver dois empates ou uma vitória de cada lado pela mesma diferença de gols, avança quem vencer na disputa por pênaltis.

A duas rodadas do fim da rodada de classificação, o Palmeiras espera pelo segundo colocado de seu grupo – neste momento, o time que tem a maior chance de ser nosso adversário nas quartas-de-finais é o Novorizontino, que mandaria o primeiro jogo no Jorge Ismael de Biasi e depois viria ao Allianz Parque.

Classificação Paulista - Rodada 10

Caso o Palmeiras confirme o favoritismo e passe pelo Tigre (ou por outro time que venha a ser o segundo de nosso grupo, São Bento ou Santo André), chegará também às semifinais provavelmente com a vantagem do mando no segundo jogo. O regulamento determina que os cruzamentos sejam entre o primeiro e o quarto colocados da classificação geral (veja o quadro acima) numa semifinal, e segundo contra o terceiro na outra. Como faltam duas rodadas para o fim e a distância é de largos oito pontos à frente do quarto colocado, o Verdão só perderia a vantagem do mando se o adversário tirasse essa diferença em quatro rodadas – algo bem pouco provável.

Seguindo em frente, o único time que ameaça de forma razoável tirar o mando do Palmeiras numa eventual final é o SCCP, que tem seis jogos para tirar a diferença atual de quatro pontos, mais o saldo de gols. Não é impossível, mas também parece algo com poucas chances de acontecer.

Este post trata de probabilidades. É claro que a vantagem do mando não garante nada e o Palmeiras pode, numa tarde ruim, ser eliminado pelo São Bento, quebrando todo o raciocínio. Mas a vantagem do mando no jogo de volta num regulamento que não prevê o critério do gol qualificado é muito grande. A pressão no Allianz Parque para que o Palmeiras busque os gols para reverter uma eventual derrota no jogo de ida é bem difícil de suportar. Nossa torcida, especialmente em nosso estádio, tem sido uma arma poderosíssima – isso sem mencionar o nível de jogo apresentado por nosso time em relação a todos os outros adversários. Tudo isso nos leva a crer que o primeiro título do ano está bem encaminhado.

Zica?

Tá, já sei o que vários de vocês estão pensando: “Aaaaain, esses posts do Verdazzo dão uma zica danada!

Vão pro inferno, zica é o cazzo! Ano passado, o Verdazzo cravou os pontos do Brasileirão até a penúltima rodada.

Pras cabeças! VAMOS PALMEIRAS!

28 comentários em “Palmeiras abre na tabela e se aproxima de vantagens no mata-mata do Paulistão

  1. Vi os colegas reclamando de haver a possibilidade de jogarmos o segundo jogo da final no Pacaembu.

    Perdemos com o caldeirão que estamos formando e perdemos com renda, mas pro jogo em si perderemos até pouco. Provavelmente, será contra algum rival; assim, terá torcida única a nosso favor. E se acontecer o improvável de enfrentarmos um time do interior, perderia alguns espaços, mas nada de mais. Fora isso, até onde vejo falar, não há restrições pra ocupar a praça do Pacaembu e não haveria restrições pra reunir torcedores nossos no entorno do Allianz. Resultado: mais festa nas ruas.

  2. Mas e os shows que vão ter no Allianz ? o Palmeiras teria que mandar os jogos no Pacaembu oq não é mesma coisa, na final do campeonato que vai ser dia 07/05 num domingo, no sabado dia 06/05 vai ter um show no Allianz

  3. Nem tinha parado pra pensar nisso: temos a chance real de vencer esse paulistão, uma vergonha ter ganho apenas dois desde 96! Como faço questão de superar os gambas até no par ou ímpar, não admito ter 4, 5 paulistas a menos do que eles!

  4. foda é que se chegar na final com a melhor campanha, não poderá decidir no Allianz pq haverá show dia 06/05

    1. Só se for pelo estado do gramado, pois, pela ´remoção’ dos palcos etc… tem que ser feito um mutirão iniciando assim que o show acabar pra deixar o estadio pronto, não é nada impossível!

  5. Só para dar uma cornetada a mais no Conrado, pelo tópico “Zica”.
    Esse ano, as duas vezes que tu parpitou goleadas para o Palmeiras, contra SCCP e Jorge Wilstermann, perdemos a primeira e sofremos muito para vencer a segunda.
    Sai pra lá com essa zica hahaha

  6. Um assunto que está me preocupando nesse caso do fator casa, é o fato de ter show no Allianz Parque dia 6 de maio as 21:00h. Ou seja, na noite anterior ao segundo jogo da final. Que ao menos no que sugere o texto tem grandes possibilidades de ser em casa! E agora? O título tem que ser lá!

    1. A federação deve adiar o jogo, não porque querem nos ajudar.. mas pq com mais público é mais dinheiro pra federação.. Só isso..

      1. Já na proxima semana estará rolando campeonato brasileiro. Acho eu, em um grande achismo mesmo, um problema complicado de se contornar. Infelizmente pra nós.

      2. acho que se a federação se importasse com isso o Santos não mandaria seus jogos na Vila Belmiro que cabe menos gente e com isso tem menos renda, nesses últimos anos que o Santos chego na final o segundo jogo da final sempre foi na Vila

    2. Seria ótimo o título lá. Entretanto, mudar a data do jogo seria um bocado complicado. Pensando só no nosso lado, teria que convencê-los a adiar pra 10/05 a final. Isso se eles quiserem renda mesmo.

  7. Com os titulares, só teriamos problemas contra o NPS< – que também tem um foco na libertadores. Contra o resto, manda o tiime B ou misto que o caneco pode sim ser nosso!

    Mais um ano como protagonistas! Estava com saudades de ser protagonista todo ano, é bom demais saber que disputamos todos os títulos com condições de ser campeão. As gerações mais novas não conheciam esse gostinho. Lembro muito dos primeiros títulos que vi, em 93. E a sequência na década de 90 foi boa demais!

  8. tô com o Verdazzo, mas se o time perder, já tô antevendo cornetadas chamando o site de “zicazzo”…. kkk.

    Abrazzo e #AvantiPalmeiras

  9. Não desprezo nenhum título, nem o Paulistão.. mas se precisarmos de resultados na libertadores, não me importo em jogar com time misto na reta final do Paulista.

    Prioridades.

    1. Ainda mais o nosso “time misto” tendo jogadores melhores q o “time principal ” dos adversários.

  10. muito vamos depender da libertadores…provavlemente os mata mata do paulista vao chocar com reta final da 1a fase da liberta, se estivermos garantidos ai acho que o paulistao está bem proximo. caso contrario, se tivermos que escolher ai que se lasque o paulistao…sim, temos elenco para jogar com time misto no paulistao tb, mas tem times que nao estao na liberta e vao dar a vida pelo paulistao

    1. não precisa largar o Paulistão de mão assim, contra os Bambi naquele jogo que ganhamos de 3×0 foi 3 dias antes do jogo contra o Jorge Wisterman na libertadores, e nem por isso o Palmeiras foi tdo reserva

Deixe uma resposta