Sarrafo do Palmeiras atingiu nível de clubes europeus

Cuca
Divulgação

Na entrevista de apresentação de Cuca, um dos trechos que mais chamou atenção foi quando o treinador mencionou a pressão que o Palmeiras tem sobre si de ganhar todos os campeonatos que disputa pelo fato de ter o maior poder de investimento dentre os clubes brasileiros.

De forma correta, Cuca diagnosticou um dos maiores problemas vividos pelo time nesta temporada. É de se supor que Eduardo Baptista, sob esta intensa cobrança, tenha cometido equívocos que foram cruciais para a oscilação do time, culminando com a eliminação do Paulista pela Ponte Preta e gerando uma apreensão generalizada. A ansiedade pelas conquistas, diante de tanta responsabilidade, subiu o sarrafo do Palmeiras a níveis europeus – algo que não queremos e não precisamos ter que enfrentar.

De onde parte essa pressão?

O clube concluiu as obras do Centro de Excelência e orgulhosamente o mostrou ao mundo em fotos e vídeos, nos próprios canais e via imprensa. Divulgou um balanço que transmite tranquilidade e uma enorme capacidade de investimentos, ainda turbinado por um patrocinador que aproveita todas as brechas para deixar muito claro que injeta dinheiro no clube – o que possibilitou reforços do naipe de Borja, Felipe Melo e Guerra.

Tudo isso causa uma sensação de onipotência que, ao mesmo tempo que impõe respeito aos adversários, suscita uma espécie de revolta na imprensa, clubista e antiprofissional, que parece não se conformar que o Palmeiras venceu uma crise gravíssima – de forma irretocável – e vive atacando nosso modelo econômico, como se fosse pecado ser bem-sucedido.

Esse poderio estrutural, técnico e financeiro sobrecarrega a comissão técnica e os jogadores. Cuca, de seu retiro, percebeu isso e tratou logo em sua chegada de aliviar essa pressão. Naquele tom de voz manso que já estamos acostumados (e que sentíamos saudades), disse que o Palmeiras precisa comer mais pelas beiradas. Sua expressão fechada sugeria estar desconfortável sendo o centro de tanta atenção – de fato, nos noticiários e nos infinitos programas de debate da TV, nem parecia que nosso rival acabara de ganhar um título paulista.

Como aliviar essa pressão?

Lembram o quanto a imprensa mencionou o valor pago por Erik no ano passado? Pois com Borja isso vai ser potencializado. O palmeirense precisa ter em mente que os críticos vão aumentar o cerco. Vão falar em mecenato, em Crefisa, e colocarão quanta pressão puderem. Os torcedores rivais, alimentados por eles, aumentarão o coro. Isso já vem chegando aos ouvidos da torcida do Palmeiras, que acabou aceitando a obrigação de ser o campeão de tudo. E isso não corresponde à realidade do futebol. Nossa torcida não pode cair nessa provocação e transferir esse peso para nossos jogadores e comissão técnica.

Mesmo não tendo sido campeões paulistas, como em 2016, somos o protagonista do ano. A conquista do Brasileirão aumentou ainda mais a responsabilidade. Temos que saber lidar com a superioridade, e saber que a obrigação de nosso time é disputar os títulos, mas que eventualmente perdê-los faz parte do esporte, sobretudo em competições mata-mata.

A soberba e o oba-oba, que podem ser resumidos na popular expressão “entreguem as taças”, que é sempre usada em tom de brincadeira, devem ser extirpadas.

Nossa patrocinadora poderia ajudar, recolhendo um pouco seus cavalos, deixando de lado o bordão “patrocinador forte significa time forte” e se contentando em aparecer em nossa camisa, ao menos neste momento de turbulência – ajudaria a diminuir os ataques da imprensa e dos rivais.

Quem trabalha no Palmeiras sabe que a pressão é grande e constante. A camisa do Palmeiras, por si só, já confere a quem a enverga um peso extraordinário de forma natural; não aumentar essa responsabilidade é uma decisão sábia que todos os palmeirenses precisam tomar. Com todos fazendo suas partes, o grupo terá muito mais tranquilidade para trabalhar e assim transformar a superioridade potencial em real, o que facilitará o caminho rumo aos títulos. No final, será bom para a torcida e bom para a patrocinadora. Todos ganham.


O Verdazzo é patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Aqui, o link para se tornar um padrinho do site: https://www.padrim.com.br/verdazzo

78 comentários em “Sarrafo do Palmeiras atingiu nível de clubes europeus

  1. Sobre a questão do Sarrafo temos é que nos acostumar com ele.

    A imprensa deu o braço a torcer, torcendo o nariz. Mas, como contra fatos não há argumentos têm que colocar o Palmeiras como favorito. É obrigação deles.

    Para mim gambás e mulambos ganharem os estaduais é uma boa coisa. E a torcida do Palmeiras dar novo espetáculo na eliminação contra a Ponte foi maravilhoso. A primeira pq o Oba-oba em cima dos 2 times supra-citados chegar a limites absurdos e ajudar a colocá-los no salto alto. O time dos gambás tem gente já falando em título BR. kkkk Os mulambos em ganhar tudo, o que é factível. Mas, eles tem um técnico ainda inexperiente e isso cobrará o seu preço uma hora ou outra. Lidar com Oba-oba para técnico inexperiente é muito pior do que com desconfiança.

    E a 2ª pq os jogadores sentem-se em dívida depois de um apoio da forma como foi e uma não classificação. Isso fará eles darem algo a mais em momentos decisivos.

    O Cuca dosará a imprensa. Só tenho medo da casinha do Mattos sendo montada! Esse sim é um grande temor meu!

  2. Não acho só culpa da imprensa essa pressão para que esse grupo ganhe tudo o que dispute.

    Conrado, se confiamos em times como os do final dos anos 80 e início de 2010, com apostas e tudo o mais (lembra da sua barba?) porque não confiaríamos e aumentaríamos a nossa expectativa com esse atual elenco do Palmeiras, o melhor da América?

    A expectativa maior é nossa e cobrávamos da imprensa que enxergassem nosso time como favorito desde sempre. Agora que assim colocam o Palmeiras, não podemos reclamar.

    Hoje, ainda existem alguns torcedores travestidos de jornalistas que ainda insistem em nos excluir do rol de favoritos, tentando incutir crises inexistentes.

    É isso que temos de separar.

  3. Futebol é engraçado, se você diz que um time é favorito, ele acaba perdendo, se você diz que o time é fraco e não vai ganhar nada, ele ganha. é uma questão de saber suportar ou não a pressão exercida pela imprensa, torcida, patrocinadores e conselheiros do clube. Na entrevista do Cuca ele foi sábio e cauteloso com as palavras, pois apesar de todo favoritismo, ele tentou tirar a pressão e o peso de uma camisa vencedora e que traz consigo muito investimento e uma gestão profissional séria que está pensando não só no presente como no futuro, eu vejo o Palmeiras muitos anos a frente dos outros times do pais, porém esta ansiedade por títulos e também o fato de a torcida pressionar muito pra tirar esta diferença de muitos anos sem conquistar um título internacional vem atrapalhando, mas só um cara com muita bagagem como o Cuca pra fazer este time jogar e esquecer a pressão por títulos.

  4. Concordo que o patrocinador está excessivamente exibido, que foge da relação patrocinadormarketing.
    Afinal, por que a Srta. Leila apareceu na apresentação do Cuca? A entrega do livro de presente não poderia ter sido feita pelo Mattos, como em outras oportunidades, ou, então alguém história como Marcos ou Evair? A Leila definitivamente usa seu patrocínio para barganhar fama e apoio dentro do time. E creio que esse interesse político não seja saudável na atual relação patrocinador/Palmeiras

  5. A pressão feita em cima dos jogadores e comissão técnica é desumana. Vi criticarem o texto do Conrado, mas ele tem total razão, queria ver qualquer um dos críticos sofrer no trabalho a pressão que esse time sofre.

    Imprensa e até mesmo a torcida… já tem evento no facebook “Final do Mundial de Clubes: Palmeiras x Juventus”. Totalmente desnecessário. É jogar contra.

    Vejam o que fizeram com o Vitor Hugo no Instagram. O cara deu uma resposta visivelmente chateado. Parece que temos uma onda de modinha entrando pra torcida.

    O maior trabalho do Cuca nesse momento vai ser blindar esse grupo. Temos o melhor elenco e tenho certeza que isso será mostrado em campo, mas pra isso é preciso acabar com o oba-oba. Ninguém ganha jogo no papel. Domingo estarei lá, apoiando COMO SEMPRE!

  6. Minha impressao sobre o problema “pressao” eh tambem de que joga um peso maior do que o necessario sobre o time. Eh necessario sim que se exige dedicacao, obediencia tatica, preparo fisico proximo do perfeito e os atletas entenderem que “dar a vida” tambem significa usar a massa cinzenta, ser solidario e incorporar que futebol foi, eh e sempre sera de trabalho coletivo. Individualmente, todos precisam ter o espirito do CR-7 (apesar dele ser meio mala) mas nao tem como negar que o cara eh de extrema dedicacao visando a vitoria. Trabalhar sob pressao constante uma hora tudo desmorona e juntar os cacos depois da um trabalho desgracado. Avante VERDAO!!!

  7. Minha opinião é que o saldo do Paulista foi muito positivo, apesar de não ter ganho. Enquanto foi pontos corridos, o Palmeiras foi a melhor equipe, sem jogar nem 70% do potencial que esse time tem.

    Sabemos mata-mata é injusto e não tem como julgar um time por isso. Meia hora de mal futebol bastaram para nos tirar o título mais fácil dessa temporada

    Estrutura só beneficia em campeonatos de pontos corridos. Lembro das sardinhas campeãs de um Campeonato Brasileiro sendo o último colocado entre os times que entraram para o mata-mata…

  8. O texto mais uma vez foi na ferida. Excelente. Entretanto, acredito que a torcida que está indo na onda da imprensa e de torcedores adversários (redundância), veladamente, desenvolvem o pensamento de que há obrigação de ganhar a Libertadores e o Mundial e estão chamando isso de “ganhar tudo”. Estão fazendo uma pressão desnecessária sobre o time. Falo por mim, que tenho esperanças nesses títulos. O time é excelente. A estrutura e a parte financeiras não teriam como ser melhores. Porém, não me sinto no direito de cobrar. Me sinto no dever de torcer. Ponto. Há na Libertadores mais 32 times. Todos com a mesma gana de ser campeão. Farei a minha parte que é torcer. E se não vier, paciência. Ano que vem to lá de novo. Pra quem já viu fila, rebaixamento, etc., o momento é maravilhoso. E estou aproveitando, curtindo o momento, pq no futebol tudo é momento. E como é bom ver o Palmeiras nas cabeças de novo.

  9. Concordo com o Cuca quando ele diz que o Palmeiras se “autopressionou” temos a obrigação de entrar pra ganhar tudo, mas do outro lado tbm tem times com bons investimentos, etc…

  10. Olha, eu acho que tem a obrigação de ganhar tudo, assim como o time pequeno sem investimento também tem, a partir do momento em que está na competição, tem que jogar pra ser campeão. Se não for, paciência , que pelo menos perca jogando bem. A única critica que tenho é de que deveria ter maior valores na base do Palmeiras, hoje o time do Palmeiras conta com quantos da base ? Thiago Martins e o Vitinho… muito pouco… não que o time titular é ruim, longe disso, mas acho que a maioria do time deveria ser da base, desde que sejam bons jogadores

  11. A torcida que tem ido aos jogos do Palmeiras nestes últimos anos, na maioria das vezes, apóia incondicionalmente. São raras as vezes que percebi o contrário.

    O problema mesmo é a parte da nossa torcida que costuma frequentar redes sociais e ser influenciada por grande parte da imprensa que sempre quer nos derrubar.

    Grande parte da imprensa atua de duas formas quando se refere ao Palmeiras:

    1-) Quando o Palmeiras está por baixo, ela nos odeia, humilha e nos ataca nos programas esportivos.

    2-) Quando o Palmeiras está por cima, ela nos odeia, inveja e nos ataca nos programas esportivos.

    Eu acho sim, que devemos continuar lendo, ouvindo e assistindo estas mídias. E devemos sim, continuar defendendo e questionando a mesma quando esta comenta de forma parcial à respeito do Palmeiras

    O que não pode acontecer com parte da nossa torcida é comprar idéias destas mídias que tem como objetivo principal prejudicar nosso time…

  12. Falou tudo!!!! Torcida arrogante é uma merda…. Não suporto os bambi e as maria justamente pela arrogância!! Nossa torcida precisa entender que o nosso perfil é outro!!! SOMOS TORCIDA. Tenho 10 anos a mais que vc e já vi o Palmeiras nas diversas situações!!! Já vi viradas históricas (flamengo em 99), gol impossível (Oséas 98) e já vi 2 duas séries B, goleadas vexatórias para times medíocres, etc….. Não tenho vergonha de nada disso, muito pelo contrário…. orgulho da nossa história limpa!!!! A arrogancia vista hj na torcida palmeirense é vergonhosa pra mim!!! Bora torcer e parar de jogar pressão… Abs

    1. Também não suporto alguns torcedores com atitude soberba… Me envergonham também!!

      Sai pra lá!!!

      Soberba e arrogância são marcas de uma outra torcida do estado. No Palmeiras não tem espaço pra isso não.

    2. Penso o mesmo. Temos o melhor elenco, isso é um fato e não arrogância.

      Agora temos que ter pés no chão também, pois infelizmente não dá pra ganhar todos os jogos. Vamos sempre na humildade e como Cuca diz, comendo pelas beiradas. AVANTI!

  13. Já falei isso aqui quando a torcida caiu na onda da imprensa que o Palmeiras tinha obrigação de tudo!!! Foi claro pra mim a estratégia de jogar toda a “pompa” pro Palmeiras, pq na primeira eliminação, era mais fácil implantar uma crise!!! E a torcida, q é passional, caiu feito pato!! Fica com essa histórinha de Real Madrid das américas, e blá blá blá….. Isso só jogou mais pressão pra cima de todo mundo!! Sinceramente, achei ótimo essa eliminação no Paulista pra Ponte, talvez a torcida mude um pouco de comportamento!!! Bora começar de novo, pianinho, quietinho, final do ano a gente tá brigando lá em cima……

  14. Admito que quando li i título do texto, lembrei da frase que disseram que o Gambá poderia disputar a Champions League. Mas concordo com tudo, acho que temos que cantar mais alto toda vez o time tomar um gol, temos que mostrar que estamos juntos pelas conquistas esse ano.

  15. O que imprensa pensou da apresentação do Cuca não importa. Acho que perdemos o foco e o trabalho do Cuca será importante para retomarmos a pegada. A imprensa diz que o Cuca terá tempo mínimo para se preparar ao BRA, mas vamos analisar de verdade. Fomos o 1° em pontos no CP e estamos em 1° na Libertadores, portanto precisamos de pequenas mudanças (talvez na mentalidade) para arrancar bem e isso o Cuca consegue até Domingo. Não estou assistindo mais programas esportivos, pois o que me importa é o Verdão ganhar sempre e a imprensa que se “exploda”

  16. Aliás, esse ano meu dilema está cada vez maior em assinar ou não o premiere. Moro fora de São paulo e aqui só passa jogo do time do rio. Antes o Palmeiras estava bem na grade da ESPORTV, porém ficou claro o boicote da emissora esse ano por ter assinado com o Esporte Interativo (jogo limpo?? sei) nada de jogo nas 10 primeiras rodadas. Mas quando penso que vou dar dinheiro pra rgt assinando o premiere, os caras não tem nem coragem de chamar Allianz Park, me dá uma desanimada. Ó duvida cruel.

    1. Ai tem os dois lados da moeda, assinando o Premiere, você também acaba dando dinheiro ao Palmeiras.

      1. Se for pra dar dinheiro ao Palmeiras, melhor se associar ao Avanti de uma vez (ou subir de plano, se for o caso).

    2. Particularmente faço o seguinte: streaming da internet mudo, e na aba ao lado Web Rádio Verdão. Já que é pra ouvir algum comentário, ao menos que seja a nosso favor.

  17. Texto perfeito. Nossa torcida tem que ser mais inteligente e ficar do lado do time, do borja, do vitor hugo, do ze roberto e etc e ficar contra a imprensa e a maneira sórdida que trabalham. O Palmeiras é o único empecilho pra flapress ver seu time campeão. O Palmeiras está dando raiva aos comentaristas bambis e fofoqueiros. Então temos que ser inteligentes. Se em uma rodada o Luan, zagueiro do vasco, for entrar e o Palmeiras tomar de 5, nada de perseguir o jogador, afinal o campeonato são 38 rodadas. As cobranças devem ficar ao final da temporada. Vamos ser mais inteligentes palmeirenses.

  18. outro Textazzo… !!
    com algumas exceções está cada vez mais difícil de ler/assistir as matérias esportivas…

  19. Concordo plenamente com vc Conrado, mas convenhamos, é difícil segurar a empolgação kkkkk

  20. Muito bem colocado!
    A observação de que a Crefisa tem que ser mais discreta, pelo menos neste início de temporada, é fundamental para acalmar os ânimos dessa imprensa maledeta. Mas, porra…nossa diretoria tem que ajudar também! Patrocinador entregar o livro com a história do Palmeiras na apresentação do Cuca foi de chorar!! Nunca vi isso!!

    1. Realmente patrocinador não precisa aparecer ¨fisicamente¨, somente no mercham, a Leiloca ta se mostrando muito, até que a achava feia, mas parece que ta ficando bonitinha kkkkk

    2. Posso estar errado, mas essa hiperexposição da sra. Leila normalmente aponta para a carreira política.

  21. É como dizia o Tio Ben no filme do Homem Aranha: “grande poderes trazem grandes responsabilidades”.

  22. Eu queria que a nossa torcida entendesse isso e concordo 100%. Mas isso é impossível na Era dos Memes. É perfil de zuera pra tudo quanto é lado. No Instagram, Twitter, Facebook, Whatsapp. É incontrolável! O Allianz Parque trouxe esse tipo de torcedor também. Não estou dizendo que estão errados na maneira de torcer, mas é notório e claro que atrapalha e faz uma pressão desnecessária, pois eles não enxergam futebol como vemos. A parte da torcida que acompanhava quando estávamos no limbo é minoria hoje em dia. Me lembro de um Palmeiras x Atlético-MG, em um sábado às 21h, frio do cazzo, com 7 mil pessoas (salvo engano). Somos minoria hoje! Não faço a menor ideia de como será daqui uns anos. Se vão aprender que futebol se ganha em campo, vencendo jogos ou se continuarão a comprar essa “Batalha de Memes” com os rivais, onde não leva a nada.

    1. Eu vivi o tabu humilhante de 17 anos sem tabu, vivi os 13 anos miseraveis que vivemos 2000-2013 e nunca deixei o time.
      Avanti Palestra

    2. Acho que isso (guerra de memes e etc..) se aplica a todas as torcidas, não só à nossa.
      Não tem nada a ver com o Allianz Parque, mas sim com a formação de uma geração viciada em internet, que só consegue se expressar atrás de uma tela. É realmente preocupante. Tipos assim são altamente influenciáveis…a tal da Baleia Azul que o diga.

      1. Sim, mas nem disse que é só com a nossa. Isso é geral, não só no esporte, inclusive. Mas como estamos falando do Palmeiras, meu parâmetro é o antes e depois do Allianz Parque e dessa nova geração.

        1. Interessante o debate. Sou da faixa etária dessa galera dos “memes”, e realmente, as vezes fico preocupado. É muita gente zuando, tanto na vitória (o que é bom), como na derrota, que as vezes é péssimo. É muita gente que não sabe discutir sobre futebol, falando o que vem a cabeça, sem pensar nas consequências. Sem pensar em como aquilo tem alcance, e como pode prejudicar o time.
          A conta é a seguinte: página de “humor” irritada com a derrota, seguidores irritados conforme a página, torcida irritada faz pressão no time. Isso é ruim, e no momento não há muito o que se fazer (além de debater). Bom ponto a ser discutido.

    3. O torcedor meme (ou mimimi) é o mesmo que vai no estádio e fica no feicebuqui o jogo todo ou então pega o celular e fica tirando self ou filmando cada lance de escanteio enquanto o time tá perdendo em casa. Esse povo não tem limite. E não falo de nenhuma faixa etária em específico, pois já vi gente muito mais velha que eu fazendo isso (e tenho quase 40 anos).

  23. Alecsandro se foi. Tudo bem. Não tava sendo muito utilizado mesmo. Mas agora vamos precisar de um centroavante-centroavante para o banco, pois sairam Barrios e Alec. Os q ficaram são muito diferentes do estilo do Borja e ele deve ser constantemente convocado pela Colômbia. Pra não ter q mudar o esquema a cada convocação ou suspensão, tinha q contratar alguém com estilo similar.

  24. Cuca foi muito bem em sua reapresentação. Ele esteve o tempo todo muito sereno e confiante e mostrou que acompanhou o Palmeiras mesmo de longe. Na minha opinião, esse problema que ele identificou e solucionou ontem é um daqueles difíceis de perceber, mas que podem aumentar a fervura do caldeirão se as coisas desandarem. Teve muita sensibilidade e me animou muito pois me deu a entender que para os problemas maiores já tem soluções engatilhadas também.

    1. Ele foi perfeito na entrevista. Não ia adiantar chegar todo sorridente, prometendo título, falando alto.. Passaria uma euforia desnecessária agora. Tenho certeza que ele vai saber a hora de dar uma entrevista forte, como fez ano passado.

  25. “Temos que saber lidar com a superioridade, e saber que a obrigação de nosso time é disputar os títulos, mas que eventualmente perdê-los faz parte do esporte, sobretudo em competições mata-mata.”

    Como em grande parte dos fenômenos associados ao clube/time, o fator torcida é vultoso — um dos principais ou o principal. Nesse sentido, é o segmento que mais deve ser “adestrado” nesse momento, quer dizer, nós torcedores temos de entender bem como exercer um papel e uma função positivos no desempenho e na vida do time/clube.

    Temos de encontrar a postura equilibrada que, predominantemente apoie, e só cobre nos momentos e da maneira corretos.

    Entendo que tal postura comece com pensamentos como expresso na citação direta de post, feita no início deste comentário.

    #ValeuVerdazzo
    #JuízoTorcida

  26. Perfeito o texto, e perfeita a entrevista do Cuca especialmente a frase: “O Palmeiras tem necessidade de ganhar sempre, mas não Obrigação”

    É exatamente isso, tem a necessidade de estar ali sempre buscando a vitória, Sempre levando de vencida, mas não é sempre que isso vai ocorrer, afinal é um esporte (o que mais permite surpresas), e existem diversos fatores que influem no resultado final!!

    O Clube, pelo seu GIGANTISMO, Torcida Engajada e História tem OBRIGAÇÃO de fazer sua parte e garantir que os fatores que estão à seu alcance alterar estejam sempre topados e deem ao time as melhores condições de brigar pelos fatores que fogem do controle. Isso podemos e devemos sempre cobrar!!! Mas também é preciso entender que existem os fatores extras e que ocasionalmente, eles vão causar empates e derrotas, e isso faz parte.

  27. Assisto a alguns programas de todas as emissoras de esporte e hj nem indignado fico mais, eles perderam a compostura. Ontem o tal do Sormanni da Fox, estava dando piti porque foi noticiado que o Palmeiras vai atras de 2 reforços para a sequencia da temporada. Ele estava indignado com isso, dizendo que o cuca tem que bater no peito e trabalhar com a enorme quantidade e qualidade que já tem. Oras, se o dinheiro é do Palmeiras e ele tem o suficiente para isso, porque não reforçar ainda mais? Esses pseudo jornalistas que andam com a camisa de seus clubes por baixo do uniforme da TV não valem a água da descarga de todos os dias.

    1. Sem contar que essa história de “2 reforços” por enquanto não passa de boato e especulação” ou seja o cara dá pití, por algo que pode nem verdade ser…

    2. Esperar o que do Sormani. Eu assisto raramente algo nessas emissoras, normalmente para dar risada dos caras. O conselho maior para todos torcedores é: não assistam! E se assistirem, não acreditem em nada do que eles falam pois existe sim, na maioria deles, uma vontade de nos derrubar.

    3. O Sormanni é uma grande piada de mal gosto. O FoxRadio inteiro é uma piada ruim. Ontem os caras estavam debatendo do pq o Cuca estar com a cara fechada(??????????) Realmente, futebol virou revista de fofoca pelo visto. EB estava certo neste ponto.

    4. Não consigo assistir nada naquela Fox… Sormani, PVC estatísticas, Mano, Benjamim, narradores cansativos… não dá… eu até tento, mas não dá… são muito ruins. Ainda prefiro a ESPN com MCP e Juca Kichupa… pelo menos a risada é garantida.

  28. Perfeito! A parte destacada, sobre disputarmos os títulos foi cirúrgica. Não podemos cair na pilha e acabarmos sendo um cavalo de troia para o próprio clube. Nossa torcida tem que fechar com o clube, e não com o que a imprensa e os rivais falam.

    Contra tudo e contra todos! Avanti!

  29. O semblante fechado me pareceu extremamente correto e respeitoso com o próprio Eduardo Batista. Cuca terá trabalho para arrumar novamente o time e entender as novas peças e se isso acontecer com essa pressão absurda, o desgaste vai ser enorme. Eu tento imaginar o time brigando pelas três taças, mas sinceramente só acredito em uma. O desgaste dos jogos decisivos já mostrou que sacrifica outras prioridades (como na Copa do Brasil do ano passado)… acredito sinceramente que o Cruzeiro de 2002 foi o último multi-campeão no Brasil… ninguém mais conseguirá façanha como esta no futebol atual

    1. Enquanto a temporada brasileira tiver a quantidade de jogos que tem, isso não acontecerá mesmo. Um time aqui pode fazer quase 90 jogos num ano, é absurdo.

    2. Deixamos a CB16 de lado muito mais pelo fator “jejum no Brasileiro”. Este ano podemos disputar as 3 sim, eu acho pelo menos.

  30. Eu acho que a decisão da diretoria de demitir o Eduardo acabou prejudicial, já que embora o time não estivesse apresentando um futebol brilhante, estava se acertando, ele mostrava conhecimento do elenco e das peças. O aproveitamento estava bom, o time está praticamente classificado e ele foi demitido por duas derrotas seguidas. Como você disse, a derrota deveria fazer parte do futebol, e o presidente do clube mostrando que não vai ter esse discernimento só contagia mais a torcida e a mídia ao imediatismo e a pressão de que o time deva jogar de forma impecável sempre.

    1. Com todo o respeito, acho que defender técnico por aproveitamento é furada, é um número que por si só diz muito pouco, é preciso contextualizar e verificar outros aspectos.
      Oswaldo saiu daqui com aproveitamentos bem próximos dos 66% de EB, sendo que estava completamente perdido. Kleina estava perto de 60% escalando um time diferente e um banco diferente a cada jogo, por não ter controle do vestiário. Acha que eles mereciam ter ficado mais tempo?
      Gareca teve 33% de aproveitamento, no entanto vários torcedores ainda acham que ele merecia nova chance por ter feito péssimos jogadores se posicionarem bem.
      Zago tem exatamente o mesmo aproveitamento de Felipão. Um nos levou a 2 títulos nacionais e 1 internacional. O outro foi eliminado pelo Atlético de Goiás numa Copa do Brasil.
      Cuca teve 64%, então estaria tecnicamente abaixo do EB, mas nos levou a um título nacional.

      E discordo completamente quanto a dizer que ele mostrava conhecimento do elenco. Acho que aí estava seu maior defeito. O time fez apenas 6 gols em primeiros tempos em toda a temporada, e em média sempre começava as partidas de forma péssima, com pouquíssimos chutes a gol, O fato dele só conseguir arrumar o time no intervalo, e de não manter a mesma escalação entre duas partidas indica que ele sempre estava fazendo testes – justamente pra aprender as características dos jogadores.

      Daqui 6 meses, talvez 1 ano, ele certamente teria o time na mão, mas certamente não era a situação atual. A diretoria traçou como plano ganhar o mundial (só procurar entrevistas do Galiotte e do Mattos no começo do ano), e trazer um técnico que vai demorar pra engrenar não condiz com isso. Até acredito que EB daria certo, mas precisaria ter vindo em 2015, quando o time não tinha pretensões e o que viesse era lucro.

    2. A questão não foram as derrotas, mas como aconteceram. Fomos goleados pela PP, um time medíocre, q deve fazer uns 20 anos q não faz 3 gols em ninguém. E pior, sem esboçar nenhuma reação no segundo tempo. 15 dias depois os caram foram goleados pelos gambás em casa! Saímos do Paulista, tivemos uma semana livre de treinos e o time não apresentou evolução nenhuma. Fomos derrotados pelo JW q em 17 confrontos NUNCA havia vencido nenhum time brasileiro. Ficar com o EB seria repetir o erro do ano passado, qdo insistimos com o MO e fomos eliminados por isso.

  31. “o Palmeiras venceu uma crise gravíssima – de forma irretocável – e vive atacando nosso modelo econômico, como se fosse pecado ser bem-sucedido.” Em geral, no Brasil, o sucesso é ofensivo, o mérito é desqualificado, o que é valorizado é a esperteza, o jeitinho. Nada a comentar, só a lamentar.

    Hoje, aqui no RJ, a edição impressa d’O Globo fala que a intenção dos mulambos é ganhar tudo este ano, Comentário certamente turbinado pelo (mais um) título roubado do fim de semana. Por um lado é bom que eles achem que são bichos papões também. Aliás, amanhã vão jogar a CB17 contra o Atlético-GO com time reserva. A conferir.

    1. Cara, curto bastante seus comentários, mesmo quando minha opinião é divergente, você é sempre muito sensato e equilibrado. Parabéns.

    2. É isso. Por isso a baixada de bola que o Cuca deu foi perfeita. Muito menos oba-oba e mais foco no jogo e evolução do time. Até por isso a justa cutucada na patrocinadora, que quer aparecer a qualquer custo não apenas associando sua imagem ao Palmeiras, mas se tornando sinônimo de. E é aí, nessa falta de limites, que mora o problema.

  32. O problema é que a leiloca se acha dona da rapadura.
    Agora como cortar as azinhas dela sem causar um problema com o patrocinador?
    Concordo com o Verdazzo, temos que comer pelas beiradas e sair dos holofotes. Só vai fazer bem ao time e ao Palmeiras

  33. Apesar de ter ficado um pouco incomodado com o semblante excessivamente fechado do Cuca na entrevista, concordo que ele começa bem ao diagnosticar a pressão enorme que o o clube chamou pra si. Está na hora de cortar o oba-oba e trabalhar com disciplina e humildade. Escalação no papel não ganha jogo.

    1. Aquela cara dele é praxe em coletivas, é tipo: “Não me encham o saco, não me façam perguntas imbecis, que hoje não tô com paciência!!” ou “Pergunta idiota, tolerância ZERO!!” Acho corretíssimo, não dá muita margem pra repórter tentar ‘folgar’ com ele.

      1. Exato. Era nítido que ele sabia TODAS as perguntas idiotas que fariam para ele. E ele queria mesmo era ir trabalhar.

Deixe uma resposta