Treinador e a cúpula do Palmeiras se reuniram na Academia de Futebol para tratar do planejamento para o ano que vem
O último dia de trabalho de Abel Ferreira em 2023 no Palmeiras gerou muita ansiedade na torcida. Após ser campeão na quarta-feira, o treinador relatou que se reuniria com a diretoria do clube nesta sexta-feira para entregar o relatório sobre o ano e também discutir sua permanência na equipe no ano que vem.
O final dessa história, por enquanto, é feliz para todos os palmeirenses. Nas redes sociais, o clube publicou sobre o encontro de Abel com Leila Pereira e indicou que o treinador cumprirá seu contrato normalmente, que é válido até o final de 2024.
“O técnico Abel Ferreira reforçou ter contrato vigente com o Palmeiras até dezembro de 2024”, escreveu o clube. O comandante desembarcou no Brasil em novembro de 2020 e, desde então, acumula nove conquistas.
O Palmeiras termina ano com três títulos conquistados: Supercopa do Brasil, Paulistão e Brasileirão. Para 2024, a equipe deve ter mudanças. Aníbal Moreno foi contratado e se apresenta ao clube em janeiro. Por outro, Jailson não deve ter seu vínculo, que acaba no final do mês, renovado.
Confira a nota divulgada pelo Palmeiras:
Em reunião com a presidente Leila Pereira, nesta sexta-feira (08), na Academia de Futebol, o técnico Abel Ferreira reforçou ter contrato vigente com o Palmeiras até dezembro de 2024. Leila e Abel avaliaram os objetivos alcançados pelo clube em 2023, com a conquista de três… pic.twitter.com/glbUWbpUdP
Palmeiras chegou de madrugada à Academia de Futebol após a conquista do título Brasileiro
A festa palmeirense começou na noite de quarta-feira, no Mineirão, e só terminou na manhã desta quinta, na Academia de Futebol. A delegação pegou o voo para São Paulo por volta das 3h da manhã e desembarcou no CT quase duas horas depois.
Cercado de muitos torcedores, os atletas, os profissionais do clube e a comissão técnica subiram no trio elétrico em frente ao Centro de Treinamento do Verdão e festejaram por volta de 25 minutos.
Durante a celebração, jogadores e torcedores cantaram juntos músicas do Palmeiras e provocaram os adversários. Com o microfone, Vanderlan era o palmeirense mais animado. O camisa 6 puxou gritos provocando Segovinha, Tiquinho Soares e o Botafogo, além do rebaixado Santos.
Pedidos para Abel Ferreira permanecer no Verdão também foram ecoados.
Quando o lateral-esquerdo Vanderlan pegou o microfone, começou o festival de provocações. Primeiro, ele puxou a música dizendo que “Botafogo é só um bairro”. pic.twitter.com/g9X62oFEX3
E, para fechar, não poderia faltar a zoação dos jogadores palmeirenses ao Santos, rebaixado à segunda divisão do Campeonato Brasileiro. pic.twitter.com/yxCgRMx5Xs
É claro que a torcida do Palmeiras pediu para o técnico Abel Ferreira ficar. A reação do treinador foi bem discreta. E aí, será que o português vai permanecer no Palestra? pic.twitter.com/nxFBHTAp4O
Zagueiro segue em processo de transição física, mas treina integrado ao elenco; Luis Guilherme deve desfalcar o Palmeiras
O Palmeiras realizou o penúltimo treino antes do confronto diante do América-MG na tarde desta terça-feira, na Academia de Futebol. O zagueiro Luan, recuperado de uma lesão na coxa, deu sequência ao processo de transição física e trabalhou integrado ao elenco – o camisa 13 pode ser uma das novidades para o duelo.
Por outro lado, Luis Guilherme, com dores na coxa esquerda, seguiu o tratamento individualizado com os profissionais do Núcleo de Saúde e Performance. A Cria da Academia, que na última data Fifa esteve com a Seleção Brasileira Sub-23, não atuou contra o Fortaleza por conta do problema físico e deve ser desfalque novamente.
O elenco realizou duas atividades: uma técnica, com foco nas finalizações, e a segunda um recreativo. O Palmeiras deve realizar o último trabalho, de menos intensidade, na manhã desta quarta-feira, antes da partida contra o América-MG.
Titular desde a partida contra o Coritiba, Breno Lopes falou sobre sua sequência na equipe, comemorou a volta ao Allianz Parque e projetou a partida desta quarta-feira.
“Estou muito feliz por essa sequência e por todas essas oportunidades. Eu trabalhei muito para isso e agora é desfrutar de cada momento, de cada jogo”, disse. “É muito bom jogar na nossa casa, que é onde a gente se sente à vontade. Com certeza vai estar lotado mais uma vez, e o torcedor vai nos apoiar como sempre faz. Cabe a nós, jogadores, entrar com esse espírito de lutar até o final para que a gente possa, junto do nosso torcedor, comemorar mais uma vitória”, acrescentou o atacante.
“Vamos respeitar muito o América-MG. Todas as equipes que vêm enfrentar o Palmeiras no Allianz Parque querem jogar bem e mostrar o seu potencial, então nós temos de entrar focados, manter o que estamos fazendo e, com certeza, colocando o nosso ritmo de jogo para que, no final da partida, possamos comemorar mais uma vitória”, concluiu.
Sob forte calor, Palmeiras deu sequência à preparação para o duelo importante pelo Brasileirão; selecionáveis não treinaram com o grupo
Em mais um dia de preparação para o confronto frente ao Fortaleza, que acontece domingo na Arena Castelão, o Palmeiras realizou trabalhos intensos na Academia de Futebol, sob forte calor.
A atividade desta quarta-feira durou 90 minutos. A comissão técnica dividiu o grupo em quatro times: de um lado do campo, duas equipes se enfrentaram em dimensões reduzidas; no outro, um grupo trocava passes e tinha três mini-metas para cumprir, enquanto a última parte do elenco teve como objetivo marcar um gol.
O treino realizado pelo Palmeiras é chamado de aquisitivo, no qual foram aprimoradas, nas atividades, as transições, raciocínio rápido e movimentações. “Treino forte todos os dias. Para mim, o treino é o jogo”, disse Vanderlan sobre a atividade. “Trabalhamos todos os dias duro para, quando surgir a oportunidade, podermos corresponder”, completou o lateral que foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-23 na data Fifa.
Até o confronto diante do Fortaleza, o Palmeiras terá mais três sessões de treinamento. A delegação viaja para a capital cearense na tarde de sábado. Luan e Piquerez, com problemas musculares, deram sequência ao processo de recuperação.
Método utilizado pelo Palmeiras visa o duelo diante do Fortaleza, que será disputado em temperaturas elevadas no próximo domingo
Após dois de folga, o Palmeiras se reapresentou nesta terça-feira na Academia de Futebol e a comissão técnica contou com o retorno de dois jogadores: Vanderlan e Luis Guilherme. A dupla estava com a seleção Sub-23 para um período de treinos visando o Pré-olímpico, que será disputado em janeiro do ano que vem.
Vanderlan fez atividades internas no Centro de Excelência, enquanto Luis Guilherme participou do trabalho no gramado. Abel Ferreira e os auxiliares comandaram treinos com foco na troca de passe, na amplitude e na profundidade.
Por causa das temperaturas elevadas e já pensando no confronto com o Fortaleza, que será disputado no domingo, o Núcleo de Saúde e Performance realizou uma sessão de aferição de perda de eletrólitos, sobretudo o sódio, e de líquidos por meio da tecnologia MX3. Os jogadores escolhidos para utilizar o adesivo em um dos braços foram Mayke e Zé Rafael.
Mirtes Stancanelli, nutricionista do clube, explica a utilização do adesivo tecnológico:
“Essa tecnologia do MX3 já é utilizada na Austrália há muito tempo; eles usam, por exemplo, em mineradores, que são pessoas que perdem muito sal. É um sensor que, para nós, calcula a quantidade de sódio perdida pelo atleta durante o tempo avaliado. É uma tecnologia que facilita muito o nosso trabalho, avaliando a hidratação pela saliva e a perda de eletrólitos pelo suor, como o sódio, principalmente em dias com temperaturas muito elevadas. Tivemos na semana passada uma temperatura extrema e vamos jogar o próximo jogo com temperatura e umidade relativa do ar parecidas”, disse.
“Tendo esses cenários, podemos educar o atleta a trabalhar o processo de hidratação. Para fazermos a reposição de sódio em um jogo, por exemplo, é preciso saber de fato quanto ele perde. A importância do sódio é de controle de volume sanguíneo, controle do impulso nervoso, ajuste da hidratação do corpo… ele é muito importante. Conseguimos manter a performance do atleta quando ajustamos esses níveis de sódio perdido. Avaliamos o tempo, a carga interna, a quantidade de líquidos perdidos e o tempo que ele vai jogar. Acima de 60 minutos, fazemos a reposição caso a perda tenha sido grande”, complementa Stancanelli.
Palmeiras pode ter mais retornos
A equipe volta a treinar na manhã desta quarta-feira e a comissão técnica pode receber mais alguns jogadores que estão servindo suas seleções na data Fifa. Endrick e Raphael Veiga estão com o Brasil para o duelo contra a Argentina, no Maracanã, na noite desta terça.
O Paraguai, de Gustavo Gómez, enfrenta a Colômbia, de Richard Ríos, às 20h de hoje, em Assunção. Esses dois só devem voltar aos treinos no Palmeiras na quinta-feira.
Além do retorno dos convocados, o Palmeiras também tem a expectativa de contar com Piquerez, que se recupera de um desgaste muscular na coxa esquerda.