Allan, “Cria da Academia”, marca gol decisivo e garante classificação do Palmeiras no Paulistão; conheça sua trajetória.
No último domingo (23), o Palmeiras conquistou a classificação para o mata-mata do Campeonato Paulista ao vencer o Mirassol, por 3 a 2. A vitória foi marcada por um gol decisivo de Allan, “Cria da Academia”. O meio-campista entrou em campo aos 25 minutos do segundo tempo e, após 15 minutos, fez o gol que garantiu a classificação do Verdão para a próxima fase.
Natural de Florianópolis, Allan chegou às categorias de base do Palmeiras em 2019 e rapidamente se destacou. O meia foi reconhecido pela sua versatilidade, atuando em diversas posições. Pela base alviverde, conquistou títulos importantes como a Copa São Paulo de Futebol Júnior (2023), o Campeonato Brasileiro Sub-20 (2022 e 2024), a Copa do Brasil Sub-20 (2022), o Campeonato Paulista Sub-20 (2023), o ICGT Tournament (2023) e o Terborg Toernooi (2023).
No início de 2025, Abel Ferreira tinha planejado subir quatro jogadores da base para o time profissional: Benedetti, Figueiredo, Luighi e Thalys. No entanto, o desempenho de Allan na Copa São Paulo garantiu sua vaga no elenco principal do Verdão.
Em coletivas, o técnico já pontuou algumas vezes que o futebol do camisa 40 o agrada: “Gosto muito dele. É outro jogador que observamos há muito tempo, esteve conosco no ano passado. Ainda bem que está conosco, é um menino com muito potencial. Eu via muitos jogos da base e achei que ele era magrinho e fininho, mas não é. Ele é muito bem constituído”, disse o treinador.
Abel também destacou a versatilidade do jogador: “É um jogador com características muito interessantes. Pode jogar como segundo volante, meia-atacante ou ponta, como jogou na equipe B. É um miúdo que se esforça e treina muito”, completou o técnico.
Desde sua ascensão ao time principal, Allan vem confirmando seu potencial, sendo utilizado em 8 dos 12 jogos da temporada. Sua versatilidade e talento têm sido importantes para o Verdão, que já colheu o primeiro fruto concreto de mais esta aposta.
A trajetória de Allan é mais uma prova do excelente trabalho de base realizado no Palmeiras, que segue revelando jovens talentos para o time principal. A torcida alviverde, com certeza, acompanhará ansiosa o desenvolvimento de mais uma “Cria da Academia”.