Endrick decide e empata com Raphael Veiga na artilharia do Palmeiras no Brasileirão 2023

Endrick comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Athletico-PR, durante partida válida pela trigésima segunda rodada do Brasileirão 2023, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com o gol marcado diante do Athletico-PR, Endrick chegou a oito bolas nas redes

Vivendo grande fase, Endrick decidiu e o Palmeiras venceu o Athletico-PR por 1 a 0, na Arena Barueri, em jogo válido pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após passe de Raphael Veiga, o camisa 9 saiu cara a cara com Bento e, de cavadinha, deslocou o goleiro para marcar o tento do triunfo palmeirense.

Com três gols marcados na semana, Endrick chegou a oito bolas na rede no Brasileirão e se tornou o artilheiro do Palmeiras na competição, ao lado de Raphael Veiga. O atacante soma 25 partidas na competição, sendo 12 como titular.

Na temporada, o camisa 9 soma 11 gols em 47 partidas. Ele é o terceiro maior goleador da equipe, atrás de Rony (13) e Veiga (17).

Endrick é uma das esperanças do Palmeiras para conquistar o título Brasileiro. Com a vitória sobre o Athletico, o Verdão empatou em número de pontos com o Botafogo (59) – vale lembrar que a equipe chegou a ficar 14 pontos atrás. A equipe carioca tem dois jogos a menos e, na segunda-feira, enfrenta o Vasco em São Januário.

Números de Endrick no Brasileirão:

Abel Ferreira comenta vitória e destaca fator preponderante para a reta final de campeonato: a força mental

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Athletico-PR, durante partida válida pela trigésima segunda rodada do Brasileirão 2023, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Abel Ferreira levou o Palmeiras à quinta vitória seguida no Brasileirão e a encostar no Botafogo

Com gol de Endrick, o Palmeiras venceu o Athletico-PR por 1 a 0 e igualou com o Botafogo em número de pontos, com 59. Depois da partida, em entrevista coletiva, o técnico Abel Ferreira falou sobre o triunfo e como o time estava desgastado dentro de campo.

“Não fizemos uma grande partida, mas isso tem a ver com a parte física. Estamos no meio de uma série de jogos a cada dois dias, com viagens e apenas recuperando os jogadores. Mas já falei muito sobre isso. Sempre foi assim e sempre vai ser. É insano para todos”, disse o treinador.

O comandante respondeu também sobre as chances de título, lamentou o fato de o Palmeiras não poder jogar no Allianz Parque e citou a parte mental como o principal fator preponderante para o próximo mês.

“Vamos continuar a fazer o nosso trabalho. Continuo a dizer que o Botafogo só depende deles para ser campeão. Temos uma série de jogos difíceis pela frente. Vamos jogar a próxima partida fora e depois voltamos aqui [na Arena Barueri]. Ou seja, estamos saindo da nossa casa. Agradeço aos 17 mil torcedores que estiveram aqui, mas em nossa casa [o Allianz Parque] nós metemos por volta de 40. Com todo respeito, não me sinto confortável aqui. Mas o que aprendi é que seja contra quem for e onde for, jogamos para ganhar”, disse.

“Quem já ganhou títulos, quem já ganhou esse campeonato sabe como funciona. Não sei quem vai ganhar no fim. O Grêmio também está chegando, tem o Bragantino; o Botafogo está em melhores condições. Vamos fazer o nosso jogo, preocupar com a nossa performance, nossa parte física. Quando chega nesta parte do campeonato, da temporada, que começou intensa, é buscar recuperar os jogadores. Não irei acrescentar nada tático, vamos recuperá-los para estarem frescos. É um mês que vai exigir, principalmente, muita força mental de todos”, completou.

O próximo jogo do Palmeiras será diante do Flamengo, na quarta-feira, no Maracanã. Na sequência, no fim de semana que vem, o Verdão encara o Internacional, novamente em Barueri.

Confira na íntegra a coletiva de Abel Ferreira:

Luan analisa vitória e comemora 5º resultado positivo do Palmeiras

Luan em disputa pelo Palmeiras contra o Athletico-PR, durante partida válida pela trigésima segunda rodada do Brasileirão 2023, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Luan também comentou sobre a sequência de temporada do Palmeiras, que empatou em número de pontos com o Botafogo

O Palmeiras engatou a quinta vitória consecutiva no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado, na Arena Barueri. Com gol de Endrick, no começo da partida, o Verdão bateu o Athletico-PR por 1 a 0.

Ao final do jogo, o zagueiro Luan analisou a vitória palmeirense e celebrou a sequência positiva.

“Tivemos chances de fazer mais gols. Não lembro de nenhuma finalização de perigo deles no jogo. Conseguimos controlar bem, acredito que no segundo tempo mais do que no primeiro. Ficamos mais com a bola, mas nesses jogos nós temos que fazer mais gols”, disse o camisa 13.

“Estou feliz pela sequência, vamos pensando jogo a jogo. Agora é descansar porque quarta-feira temos uma partida muito difícil no Rio de Janeiro [contra o Flamengo]”, complementou.

Sem Gustavo Gómez e Murilo disponíveis, Abel Ferreira optou por escalar Naves e Marcos Rocha ao lado de Luan, na zaga. No segundo tempo, Jailson substituiu a Cria da Academia e terminou o duelo como defensor.

Em todo o confronto, o Verdão realizou 26 desarmes, quatro interceptações e 14 cortes, de acordo com os números do Sofascore.

E o título Brasileiro, Luan?

Além de falar da vitória palmeirense, Luan também respondeu sobre as chances de título Brasileiro do Palmeiras e repetiu o discurso de Abel Ferreira: pensar jogo a jogo.

“Desde o início do campeonato, o Abel nos disse que íamos olhar para tabela no fim. Nos restam seis jogos, vamos jogo a jogo, sabendo a importância de cada partida. Cada jogo tem a sua história. Não temos que pensar lá no final agora”, finalizou.

O Palmeiras volta a campo contra o Flamengo, quarta-feira, às 21h30, no Maracanã.

Palmeiras encerra preparação para enfrentar o Athletico-PR e Weverton convoca a torcida

Weverton durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Pouco mais de 12 mil ingressos foram vendidos antecipadamente para o confronto do Palmeiras diante do Athletico-PR

O Palmeiras encerrou na tarde desta sexta-feira, na Academia de Futebol, a preparação para o confronto com o Athletico-PR, que acontece amanhã, às 21h30, na Arena Barueri. O Verdão busca a vitória para empatar com o Botafogo na liderança do Campeonato Brasileiro.

O técnico Abel Ferreira e seus assistentes comandaram atividades técnicas e táticas, focadas na partida. Na parte final, os atletas realizaram ainda um treino recreativo.

Gustavo Gómez, Murilo e Rony estão suspensos e não enfrentarão a equipe paranaense. A principal dúvida na escalação do Verdão é na linha defensiva. Com apenas dois zagueiros à disposição para a partida (Luan e Naves), Abel terá que improvisar se for manter o esquema com três defensores, que funcionou nos últimos quatro jogos.

O Palmeiras é o segundo colocado do Brasileirão com 56 pontos. A campanha palmeirense até o momento é de 16 vitórias, oito empates e sete derrotas, com 52 gols marcados e 27 sofridos.

Weverton convoca torcida do Palmeiras

Ao final do treinamento, o goleiro Weverton concedeu entrevista e pediu o apoio da torcida para o duelo diante do Athletico-PR. De acordo com a última parcial divulgada pelo Palmeiras, pouco mais de 12 mil ingressos foram vendidos antecipadamente.

“O Botafogo é o único time na competição que depende só dele. A gente vai continuar nossa caminhada, pensar jogo a jogo. Temos de viver o Athletico-PR, se dedicar, saber que vai ser muito difícil. É uma equipe bem organizada. Vamos ter que pagar mais uma vez o preço, ninguém vai nos dar nada de graça. Vai ser difícil e sabemos que vamos contar mais uma vez com o apoio do torcedor na Arena Barueri. Que possam encher o estádio, nos incentivar, e que possamos, juntos, conquistar mais uma vitória”, disse o camisa 21.

Pré-jogo Palmeiras x Athletico-PR – Campeonato Brasileiro 2023

Pré-jogo Palmeiras x Athletico-PR

Pré-jogo Palmeiras x Athletico-PR – Campeonato Brasileiro 2023

Estádio: Arena Barueri
Data e Horário: 04/11/2023 21h30

Transmissão

SporTV

SporTV

Premiere FC

Premiere

Na noite deste sábado, a Sociedade Esportiva Palmeiras recebe o Athletico-PR, em partida válida pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Depois de mais uma partida mágica, o Verdão tenta fincar os pés na terra para seguir acumulando pontos, de volta à briga pelo título brasileiro.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Dudu e Gabriel Menino
Suspensos: Gustavo Gómez, Murilo e Rony

Pendurados: Weverton, Mayke, Piquerez, Fabinho, Raphael Veiga, Artur e Kevin

Sem poder contar com duas peças da trinca titular de zagueiros, Abel Ferreira vai ter que usar a criatividade para seguir com o esquema que vem dando tão certo nas últimas rodadas. Luan e Naves são presenças certas – resta saber se o esquema será mantido, recorrendo a Marcos Rocha, Jailson ou Piquerez (com Vanderlan na ala esquerda) – ou se vai voltar ao 4-2-3-1, ou mesmo a um 4-2-2-2, para manter Endrick com um parceiro de ataque, situação em que claramente rende muito mais.

Weverton, Mayke, Luan, Naves, Piquerez, Zé Rafael, Richard Ríos, Raphael Veiga, Endrick e Breno Lopes – parece claro que esses dez têm vaga garantida. O décimo-primeiro pode ser qualquer um entre Marcos Rocha, Jailson, Vanderlan, Fabinho, Artur, Luis Guilherme, Kevin, Jhon Jhon, Flaco López… quem sabe o que se passa na cabeça de Abel Ferreira? Façam suas apostas!

Escalação do Athletico-PR

Athletico-PR

No Athletico, o técnico Wesley Carvalho luta contra a irregularidade. Desde o Atletiba, o clube ganhou apenas dois de sete jogos – um deles o bonus round contra o América, em casa. O time se ressente das ausências de Vítor Roque e Arturo Vidal, lesionados.

Cuello, que vinha jogando na ala direita, está suspenso e desfalca o time; os substitutos imediatos são Bruno Peres e Ataíde, que não andam inspirando confiança – Erick pode ser deslocado, dando lugar a Hugo Moura ou Alex Santana.

Outra solução, mirabolante, seria deslocar Canobbio, que já está improvisado na ala esquerda, do lado direito – quem poderia ocupar a esquerda, também improvisado, seria o zagueiro Esquivel, e quem entraria no time seria Kaique Rocha. Haja gambiarra!

Assim, caso mantenha o esquema com três zagueiros, o Athletico também parece ter dez atletas definidos, com 5 jogadores (Bruno Peres, Ataíde, Hugo Moura, Alex Santana ou Kaique Rocha) podendo completar o 11 inicial: Bento, Cacá, Thiago Heleno, Esquivel, Erick, Fernandinho, Canobbio, Vitor Bueno, Bruno Zapelli e Pablo.

Números

  • O Palmeiras tem ampla vantagem no confronto direto: 33 vitórias, 22 empates e apenas 13 derrotas, em 68 partidas;
  • Quando é mandante, o Verdão se impõe: 20 vitórias contra 4, mais 7 empates;
  • Os dois clubes já se enfrentaram uma vez na Arena Barueri: foi pela Copa do Brasil de 2012, e deu Verdão: 2 a 0;
  • Em 50 jogos por campeonatos brasileiros, foram 23 vitórias do Palmeiras contra 11 do Athletico, mais 16 empates;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

O Verdão segue muito forte no mercado, ainda mais depois da virada espetacular de quarta-feira. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 18 jogos no dia 4 de novembro e venceu 8 vezes. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Thiago Heleno

Thiago Heleno
2011 a 2012

Willian
2017 a 2021

Arbitragem

Wilton Pereira Sampaio

Árbitro Principal:
Wilton Pereira Sampaio

Wagner Reway

VAR:
Wagner Reway

Previsão do tempo

Temperatura: 19°C
Chuva: Não há previsão de chuva
Vento: SSE – 12km/h
Umidade: 61%

Projeção de pontos

Em tese, o Verdão está nove pontos abaixo, mas o Botafogo também perdeu muitos pontos e bagunçou todo o exercício.

Começamos um “novo campeonato” e o Brasileirão virou competição de tiro curto, com pelo menos 6 clubes lutando pelo título em 7 rodadas – alguns têm partidas atrasadas.

O Verdão inicia essa corrida na segunda fila do grid, com chances interessantes – mas como em qualquer competição de tiro curto, não há pontos para perder.

Parpite

Os dois times chegam com remendos e indefinições para o jogo. O Palmeiras vem embalado e o Athletico busca definir o que espera do fim da temporada.

Nossa torcida, empolgadíssima, deve invadir Barueri e devemos ter lotação máxima. Dá Verdão: 2 a 0, com gols de Endrick e Breno Lopes, para 23.987 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!