Libertadores: Palmeiras conhece adversário das oitavas e chaveamento até possível final

Libertadores: Palmeiras conhece adversário das oitavas e chaveamento até possível final.
Reprodução

Adversário do Verdão na Libertadores será o Botafogo

O Palmeiras conheceu na tarde desta segunda-feira seu adversário nas oitavas de final da Libertadores: será o Botafogo, que terminou na segunda colocação do grupo D. O Verdão foi líder do grupo F.

Rivais em campo na reta final do ano passado e também fora dele, com Leila Pereira defendendo o clube dos ataques de John Textor, Palmeiras e Botafogo voltam a se encontrar na maior competição do continente depois de mais de 50 anos – a primeira vez aconteceu na edição de 1973, ainda na fase de grupos, com uma vitória para o Verdão e duas para o time carioca.

https://twitter.com/Palmeiras/status/1797667131179549146

Os jogos ainda não têm data para acontecer, mas estão programados para as semanas dos dias 14 e 21 de agosto. O primeiro duelo acontecerá no Rio de Janeiro, enquanto a volta será de mando do Verdão.

Chaveamento completo da Libertadores

A Conmebol também já definiu todo o chaveamento do mata-mata até a grande decisão. O Palmeiras, apesar de não ter tido a melhor campanha da fase de grupos, terá a chance de decidir em casa todos os confrontos caso avance até a semifinal. Isto porque o Verdão caiu do lado direito da chave, enquanto Atlético-MG e River Plate ficaram do lado oposto.

Se passar pelo Botafogo, o Palmeiras poderá encarar o SPFC nas quartas e, em caso de mais um sucesso, terá a chance de enfrentar o Flamengo. Confira:

Após goleada, Abel descreve Palmeiras: “máquina competitiva”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Liverpool-URU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2024, no Estádio Centenário.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em coletiva após vitória no Uruguai, Abel elogiou os jogadores e ressaltou o espírito da equipe

O Palmeiras goleou o Liverpool-URU por 5 a 0, fora de casa, e se aproximou da classificação para as oitavas de final da Libertadores. O Verdão precisa de apenas um ponto nas duas rodadas finais para garantir a passagem ao mata-mata.

Depois da vitória, o técnico Abel Ferreira concedeu entrevista coletiva e destacou a força e ‘fome’ dos jogadores.

“Eles têm uma amizade muito grande e são muito competitivos. Fazemos o rachão que é para brincar, mas eles não brincam e têm a ver com isso, com o espírito da equipe, que é difícil de explicar o que trabalhamos, nos dedicamos, a máquina competitiva que se tornou o Palmeiras. O segredo é um só: trabalho de forma consistente. Jogue quem jogar, eles sabem o que fazer dentro do campo”, disse Abel.

“Se pudesse descrever o Palmeiras em um lance: seria o passe do López para o gol do Rony. Isso é minha equipe, isso é o Palmeiras. Temos um time jovem e que tem ambição de todos os dias ser melhor. É muito difícil de explicar com palavras o que sentimos uns pelos outros”, dissertou.

Sobre o desempenho do time, Abel lamentou apenas o fato de o Palmeiras não ter terminado o jogo com um placar ainda mais elástico.

“Não podemos esquecer que o Liverpool é uma equipe bem competente. Estamos em um grupo bem equilibrado, um dos mais da Libertadores. Fizemos o jogo que tínhamos que fazer, ter paciência e saber o momento certo para atacar. Acho que soubemos seguir o que planejamos”, analisou.

“Foi um jogo seguro, inteligente, bem organizado. Ficamos apenas a dever mais um ou dois gols, lembro de uma chance do Luis Guilherme, do Endrick e do Rony, todos isolados na cara do goleiro. Há margem para melhorar, mas acho que é uma vitória da melhor equipe. Uma vitória segura, importante e da melhor equipe”, complementou.

Abel responde sobre Endrick

A comemoração de Endrick também foi assunto na coletiva do treinador. Durante a celebração do gol do camisa 9, os uruguaios não gostaram e foram tirar satisfação.

“Sei que vocês gostam de polêmica e o Endrick é um moleque de coração muito puro. Ele já fez essa comemoração contra o Del Valle. Ele gosta muito de um filme que vocês conhecem [King Kong]. É uma das formas que ele tem de comemorar. Não há provocação nenhuma. Em momento nenhum, a comemoração tem a ver com provocar. Não é da personalidade dele. É tão ingênuo que pediu desculpa [para a torcida]. Ele é assim mesmo. É a forma de festejar”, disse o treinador.

Piquerez comemora empate com San Lorenzo e já pensa na final: “Temos que ganhar”

Piquerez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o San Lorenzo, em partida válida pela fase de grupo da Libertadores 2024, no Nuevo Gasometro, em Buenos Aires-ARG.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Autor do gol do Palmeiras na Argentina, Piquerez chegou a 11 bolas na rede pelo clube

Abel Ferreira apostou no time reserva do Palmeiras para o confronto de estreia na Libertadores, contra o San Lorenzo, e precisou de alguns titulares para não ser superado na Argentina. Acionado no segundo tempo, Piquerez, de falta, marcou o gol do empate em 1 a 1.

Eleito o ‘herói da partida’, pela Conmebol, o lateral-esquerdo destacou a força do adversário jogando como mandante e comemorou o resultado final.

“Os times argentinos são assim, são fortes em seu campo. Encontramos o empate, um resultado muito positivo. Temos um elenco amplo com jogadores de muita qualidade. Somos um time grande e temos experiência nessa competição. Jogando em casa, com o apoio da torcida, era óbvio que eles atacariam. Mas aguentamos bem e arrancamos um empate muito importante para nós”, disse o uruguaio, que nem esperou o corpo descansar para já pensar na final do Paulistão, contra o Santos.

“Agora é pensar no domingo, na volta da final com o Santos, e temos que ganhar”, complementou Piquerez.

11x Piquerez pelo Palmeiras

Piquerez comemora seu gol pelo Palmeiras contra o San Lorenzo, em partida válida pela fase de grupo da Libertadores 2024, no Nuevo Gasometro, em Buenos Aires-ARG.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Dono da lateral-esquerda, Piquerez chegou a 11 gols com a camisa do Palmeiras, o segundo na atual temporada. Dentre todos os uruguaios que já atuaram pelo clube, o camisa 22 é o terceiro em bolas na rede, atrás de Hector Silva (16) e Villadóniga (52).

Rômulo treina ao lado dos companheiros pela 1ª vez; veja como foi

Rômulo durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Reforço do Palmeiras, Rômulo vive a expectativa de estrear na Libertadores

A segunda-feira foi especial para Rômulo. Integrado ao Palmeiras na semana passada, o meia-atacante realizou o primeiro treino com bola ao lado dos novos companheiros.

“Hoje é meu terceiro dia aqui. Quando eu cheguei, todo mundo me recepcionou muito bem, conversando, e me senti muito tranquilo. Fico muito feliz em fazer parte deste grupo, desta família. Ontem fui junto com o elenco ver o jogo da final. Estou começando a acompanhar a equipe e estou muito feliz por começar os treinos e me enturmar”, disse.

“Tudo chama a atenção. Confesso que é muita informação para assimilar. Graças a Deus, estou conseguindo fazer as coisas da maneira certa, cumprir todas as obrigações. Estou alegre com a estrutura. Surpreende bastante, acho que nem conheci tudo ainda. Mas estou feliz em estar aqui, contente para começar a trabalhar e começar a ir para os jogos”, complementou.

O jogador vestirá a camisa 20 no Verdão e foi inscrito na Libertadores. O clube aguarda a confirmação da inclusão do atleta por parte da Conmebol para que ele possa estrear. E Rômulo vive essa expectativa.

“Quero estar junto com o elenco já nesse jogo [contra o San Lorenzo, na quarta-feira]. Estou bem fisicamente, já vinha em uma batida de jogos, então estou muito bem. Se for para acontecer de jogar, me sinto pronto”, concluiu.

Por conta do segundo jogo da final do Paulistão, que acontecerá no domingo, o Palmeiras pode entrar em campo com uma equipe alternativa diante do San Lorenzo.

1º treino com bola de Rômulo:

A tabela e as transmissões do Palmeiras na Libertadores; confira

A tabela e as transmissões do Palmeiras na Libertadores; confira.
Reprodução/Palmeiras

Palmeiras estreia no dia 3 de abril, fora de casa, contra o San Lorenzo

Um dia depois do sorteio da fase de grupos da Libertadores, a Conmebol divulgou a tabela detalhada desta etapa da competição. Cabeça de chave do grupo F, o Palmeiras estreia no dia 3 de abril, diante do San Lorenzo – se o time de Abel Ferreira chegar à decisão do Paulista, o duelo contra os argentinos acontecerá entre as finais.

Na sequência, o Verdão enfrentará o Liverpool, do Uruguai, em casa; depois, emendará duas partidas fora do Brasil, contra o Independiente del Valle e novamente diante do Liverpool. Por fim, o Palmeiras encerrará a fase de grupos com duas partidas como mandante.

Cada vitória nesta etapa valerá R$1.6 milhão. Se vencer os seis jogos, o Palmeiras poderá embolsar cerca de R$10 milhões. O Verdão, dono dos principais recordes entre as equipes brasileiras na Libertadores, vai em busca do tetracampeonato.

Jogos do Palmeiras na Libertadores:

  • Rodada 1 – 03/4 (qua), 21h30
    San Lorenzo x Palmeiras
    Transmissão: Globo e ESPN
  • Rodada 2 – 11/4 (qui), 21h00
    Palmeiras x Liverpool
    Transmissão: ESPN
  • Rodada 3 – 24/4 (qua), 21h30
    Independiente del Valle x Palmeiras
    Transmissão: Globo e ESPN
  • Rodada 4 – 09/5 (qui), 19h00
    Liverpool x Palmeiras
    Transmissão: Paramount
  • Rodada 5 – 15/5 (qua), 21h30
    Palmeiras x Independiente del Valle
    Transmissão: Globo e ESPN
  • Rodada 6 – 30/5 (qui), 19h00
    Palmeiras x San Lorenzo
    Transmissão: Paramount