Luís Pereira, Gabriel Jesus e mais: Estádio do Café traz boas recordações aos palmeirenses

Estádio do Café será o palco da 2ª partida entre Juazeirense x Palmeiras.
Reprodução

Estádio do Café será o palco do decisivo jogo entre Palmeiras e Juazeirense, pela Copa do Brasil

Na noite de quarta-feira, o Palmeiras entra em campo para enfrentar a Juazeirense, no jogo da volta da terceira fase da Copa do Brasil. Depois de vencer a ida por 2 a 1, o Verdão joga pelo empate para se classificar às oitavas-de-final.

A partida, que será de mando da equipe baiana, acontecerá em Londrina-PR, no Estádio do Café. A mudança de local para o interior do Paraná ocorreu porque o estádio Adauto Moraes, em Juazeiro, não tem a capacidade mínima exigida pela CBF para esta fase da competição, que é de 10 mil lugares – o Adautão suporta pouco mais de 7 mil.

O Palmeiras já atuou dez vezes no Estádio do Café e segue invicto: foram nove vitórias e um empate. Além do retrospecto muito positivo, o local já foi palco de gols notáveis para o Verdão.

O penúltimo de uma lenda no Estádio do Café

Luís Pereira

Um dos maiores zagueiros da História do Palmeiras e do futebol mundial, Luís Pereira marcou seu penúltimo gol com a camisa do Verdão em Londrina. O feito ocorreu em um clássico contra o SPFC, vencido por 2 a 0, pelo Torneio do Café, em 23 de maio de 1984 – Jorginho marcou o outro tento palmeirense.

Luís Pereira é o zagueiro com mais gols pelo clube, com 36 (o último tento foi contra o Taubaté, pelo Paulista de 1984).

O defensor, que é natural de Juazeiro, cidade do time que enfrentará o Verdão nesta quarta-feira, chegou ao Palmeiras em 1968 após ter sido revelado pelo São Bento. O ex-jogador defendeu as cores palmeirense em duas passagens: de 1968 a 1975; e de 1981 a 1984. Em 1990, vestiu a camisa do Palmeiras pela última vez, em um jogo amistoso diante da Seleção Carioca.

O primeiro de um craque

Se Luís Pereira marcou um de seus últimos gols com a camisa palmeirense no Estádio do Café, Gabriel Jesus fez o seu primeiro pelo clube no local. Um dos maiores talentos que já saiu da base do Palmeiras, o atacante balançou as redes do ASA de Arapiraca.

Gabriel Jesus

A partida terminou em 1 a 0 para o Palmeiras e classificou a equipe comandada, à época, por Marcelo Oliveira para as oitavas-de-final da Copa do Brasil de 2015 – no final, o Verdão conquistaria o título contra o Santos, com Jesus sendo um dos protagonistas. Assim como no duelo de amanhã, a disputa teve mando do adversário na terceira fase da competição.

O tento contra o ASA foi o primeiro dos 28 que Gabriel Jesus anotou pelo Palmeiras.

Retorno após quase pendurar as chuteiras

O Estádio do Café foi palco também de um dos gols mais importantes da carreira do atacante de Alecsandro. Em 2016, o jogador, que à época tinha 35 anos, foi suspenso equivocadamente pelo TJD-SP após ser pego no exame antidoping – ação que quase fez o jogador pendurar as chuteiras.

Alecsandro

Pouco mais de dois meses depois, no entanto, o centroavante conseguiu provar sua inocência e voltou a jogar pelo Verdão. Seu primeiro gol após o retorno foi contra o América-MG, em 9 de outubro, na reta final do Brasileirão de 2016. A vitória diante dos mineiros foi importante para o Palmeiras conseguir o eneacampeonato.

Outro gol após retorno e quebra de recorde

Na 35ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2018, o Palmeiras visitou o Paraná Clube, no Estádio do Café, e empatou o duelo em 1 a 1, resultado que manteve o clube próximo da conquista do decacampeonato. Naquele duelo, ainda, o Verdão quebrou um recorde no Brasileirão de pontos corridos: 20 jogos de invencibilidade – esse número se estenderia até 33, pois o Palmeiras só foi derrotado novamente na competição do ano seguinte.

O gol do Palmeiras no jogo foi marcado por Gustavo Scarpa que, assim como Alecsandro, passou um período afastado do futebol na temporada, por conta de problemas jurídicos e por uma lesão muscular. O tento contra o Paraná foi o primeiro do camisa 14 após a volta aos gramados.