Abel Ferreira discursa para os jogadores após o título: “Não vou me despedir de ninguém, porque não tenho que me despedir”

Abel Ferreira comemora a conquista do Brasileirão 2023 pelo Palmeiras, após jogo contra o Cruzeiro, em partida válida pela trigésima oitava rodada, no Mineirão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Feliz pelo título, Abel Ferreira discursou aos atletas no vestiário do Mineirão depois da conquista do Brasileirão

Multicampeão e na primeira prateleira dos maiores técnicos da História do Palmeiras, Abel Ferreira escreveu mais uma página vitoriosa no clube na quarta-feira. O treinador levou o time à conquista do bicampeonato Brasileiro, após o empate com o Cruzeiro no Mineirão.

Muito feliz com a conquista, o treinador discursou para os jogadores e profissionais do clube no vestiário depois da festa no gramado. “Não vou me despedir de ninguém porque não tenho que me despedir”, disse o treinador, que terminou a fala como um piloto de Fórmula 1, jogando Champanhe nos colegas de trabalho.

Assista ao discurso de Abel Ferreira:

Palmeiras leva o Brasileirão pela 12ª vez e se isola ainda mais como o maior campeão nacional

Elenco do Palmeiras levanta o troféu da conquista do Brasileirão 2023, após jogo contra o Cruzeiro em partida válida pela trigésima oitava rodada, no Mineirão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras chegou ao dodeca após arrancada histórica

Pode soltar a voz torcedor palmeirense, o Palmeiras é campeão do Brasileirão de 2023. Entre altos e baixos ao longo da competição, o Verdão arrancou para o título nas últimas 11 rodadas e viu o Botafogo derreter com a aproximação do time de Abel Ferreira, que agora é dodecampeão Brasileiro.

Foram 8 vitórias nos últimos 11 jogos. O Palmeiras, que chegou a ficar 14 pontos atrás do Botafogo, termina a competição com seis a mais que o time carioca e com dois a mais que o vice-campeão, o Grêmio.

A confirmação do título aconteceu na noite desta quarta-feira, após o empate palmeirense sobre o Cruzeiro, no Mineirão, por 1 a 1. Com 70 pontos ganhos em 38 rodadas, o Verdão finaliza a competição com 20 vitórias, 10 empates e oito derrotas, além de 64 gols marcados e 33 sofridos.

Palmeiras volta a ser bicampeão

Palmeiras em jogo contra o Cruzeiro, durante partida válida pela trigésima oitava rodada do Brasileirão 2023, no Mineirão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Na história, o clube já havia conseguido o bicampeonato seguido três vezes antes da ‘era Abel’: em 1967 (Robertão e Taça Brasil); em 1972 e 1973; e em 1993 e 1994. Aymoré Moreira e Mário Travaglini foram os técnicos campeões em 67. Na década de 70, o lendário Oswaldo Brandão comandava a equipe, enquanto que, 20 anos depois, Luxemburgo foi o responsável por levar o time aos títulos.

O maior

Na lista dos maiores campeões do Brasileiro, o Palmeiras manteve a primeira colocação e aumentou a distância para o Santos, o segundo colocado, e que justamente acabou sendo rebaixado na última rodada do campeonato, juntando-se ao Goiás, Coritiba e América-MG. O Verdão chegou a 12 conquistas contra 8 do rival da baixada santista.

Pré-jogo Cruzeiro x Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023

Pré-jogo Cruzeiro x Palmeiras

Pré-jogo Cruzeiro x Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2023

Estádio: Mineirão
Data e Horário: 06/12/2023 21h30

Transmissão

Globo

Globo (para SP, CE, MA, SE, RN, PI, DF, TO, GO, MS, MT, PA, PR, RS e SC)

SporTV

SporTV

A transmissão no Verdazzo acontece neste link. Sincronize a imagem da sua TV com o cronômetro e deixe o áudio com a gente!

Na noite desta quarta-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras visita o Cruzeiro, em partida válida pela 38ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Precisando apenas de um empate para se sagrar campeão brasileiro, contra um time quase desmobilizado, o Verdão entra em campo para protocolar uma das conquistas mais difíceis da História e para consagrar seu protagonista, o novo craque do futebol mundial: Endrick.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Gabriel Menino, Rony e Dudu

Abel Ferreira terá, para o que ele chamou na última coletiva de “maior jogo da temporada”, a volta de Luis Guilherme entre os disponíveis – o meia ficou de fora das duas últimas partidas por dores na coxa mas deve reforçar o banco do Verdão.

Assim, com exceção dos três lesionados já conhecidos, nosso treinador terá força máxima à disposição. A ver se Marcos Rocha será mantido no trio de zaga ou se Luan volta a figurar entre os titulares para melhorar a saída de bola. O provável time é Weverton; Marcos Rocha (Luan), Gustavo Gómez e Murilo; Mayke, Richard Ríos, Raphael Veiga, Zé Rafael e Piquerez; Endrick e Breno Lopes.

Escalação do Cruzeiro

Cruzeiro

No Cruzeiro, o técnico Paulo Autuori não poderá contar com Filipe Machado, com lesão na coxa esquerda. Em compensação, terá a volta do lateral William, que estava suspenso.

Wesley operou o ombro e está fora. Papagaio foi deixado de fora da última lista por opção técnica e sua presença no banco é incerta.

Como o time ainda defende a vaga para a Sul-Americana – e depende apenas de um empate – o treinador deve escalar a força máxima disponível, mesmo com todo o elenco com “sensação de fim de temporada” após garantir a permanência na Série A: Rafael Cabral; William, Neris, Luciano Castán e Marlon; Ian Luccas, Lucas Silva e Japa; Matheus Pereira, Bruno Rodrigues e Arthur Gomes.

Números

  • Com 4 vitórias nos últimos 4 confrontos, o Palmeiras alcançou o Cruzeiro no confronto direto, que está empatado: 35 vitórias para cada lado, com 28 empates;
  • Como visitante, nosso retrospecto é ruim: apenas 9 vitórias, contra 23 vitórias do Cruzeiro e 13 empates;
  • Foram 37 confrontos no Mineirão, com 7 vitórias do Palmeiras, 11 empates e 19 vitórias mineiras;
  • Em 65 jogos por campeonatos brasileiros, há equilíbrio: 22 vitórias do Palmeiras, 19 empates e 24 vitórias do Cruzeiro;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

É óbvio que o mercado prefere o verdadeiro Palestra. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

Brasileiro Serie A result

No calendário

O Palmeiras já disputou 13 jogos no dia 6 de dezembro e venceu sete vezes. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Papagaio

Papagaio
2018 a 2021

Arbitragem

Anderson Daronco

Árbitro Principal:
Anderson Daronco

Rodrigo D'Alonso Ferreira

VAR:
Rodrigo D’Alonso Ferreira

Previsão do tempo

Temperatura: 27°C
Chuva: Não há previsão de chuva
Vento: NE – 20km/h
Umidade: 43%

Parpite

Seremos. Com um gol de Endrick e outro de Raphael Veiga, o Verdão faz 2 a 0, vira o placar geral do confronto direto e levanta o Campeonato Brasileiro pela 12ª vez, para desespero dos secadores, que estarão na Netflix. Toca o Hino e VAMOS PALMEIRAS!

Anderson Daronco apita confronto decisivo do Palmeiras contra o Cruzeiro

Anderson Daronco em jogo do Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela vigésima segunda rodada do Brasileirão 2023, no Itaquerão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Duelo no Mineirão vale a conquista do título Brasileiro ao Verdão; último jogo apitado do Palmeiras por Anderson Daronco foi o Derby

Muito próximo de conquistar o Campeonato Brasileiro pela 12ª vez na História, o Palmeiras entra em campo pela última vez na competição na noite desta quarta-feira para enfrentar o Cruzeiro, no Mineirão, às 21h30.

O duelo, que deve confirmar o título ao Verdão, será apitado por Anderson Daronco, de 42 anos. Juiz pertencente ao quadro de árbitros do Rio Grande do Sul, Daronco terá como assistentes Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (RJ) e Rafael da Silva Alves (RS), além de Rafael Rodrigo Klein, o quarto árbitro.

Na cabine do VAR o responsável será Rodrigo D’Alonso Ferreira, de Santa Catarina. Ele já comandou a tecnologia em 18 jogos do Palmeiras na carreira, sendo o último em agosto, contra o Fluminense, no Maracanã.

Anderson Daronco em jogos do Palmeiras

Árbitro Fifa desde 2014, Daronco tem no currículo 38 jogos do Palmeiras apitados. Com ele no comando da partida, o Verdão tem 62.3% de aproveitamento (21 vitórias, oito empates e nove derrotas). O último jogo foi o Derby disputado em 0 a 0, ocorrido em Itaquera. Clique aqui e relembre todos jogos.

A conta para o Palmeiras se sagrar campeão Brasileiro nesta quarta-feira é simples: com três pontos a mais que Atlético-MG e Flamengo, o Verdão precisa de apenas um empate ou não ser ultrapassado no saldo de gols em caso de derrota. A equipe tem oito gols a mais de saldo que o Atlético-MG e 16 a mais que o Flamengo.

Palmeiras não é vazado no Allianz Parque pela 1ª vez no Brasileirão e Lomba comemora: “Me preparo para esses momentos”

Marcelo Lomba em jogo do Palmeiras contra o Cruzeiro, durante partida válida pela décima nona rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Goleiro do Palmeiras não jogava desde junho, no duelo contra o Bahia

A vitória do Palmeiras por 1 a 0 sobre o Cruzeiro, na última segunda-feira, foi a primeira que a equipe não sofreu gols no Allianz Parque nesta edição do Campeonato Brasileiro. Apesar da campanha bastante positiva na competição como mandante (74% de aproveitamento), o Verdão havia sido vazado oito vezes nos oito jogos passados.

A conquista da ‘baliza zero’ veio com Marcelo Lomba no gol. O experiente goleiro substituiu Weverton, poupado, e comemorou a oportunidade.

“Foi um jogo em que o Cruzeiro colocou muita dificuldade, mas valeu a pena a nossa luta até o final. Pessoal do banco entrou muito bem. Feliz pelo López que marcou um gol e também por voltar a jogar, ajudar a equipe”, disse.

“Eu me preparo para esses momentos. Eu, Weverton e Kaique treinamos muito forte para que possamos ajudar o Palmeiras, que tem um sistema que bloqueia muito as bolas, mas às vezes o goleiro aparece”, complementou.

Lomba realizou apenas seu quarto jogo na temporada. Sua última aparição havia sido contra o Bahia, no dia 21 de junho. Ele também jogou contra o Ituano, em janeiro pelo Paulistão, e diante do Bolívar, na estreia do Palmeiras na Libertadores.

Renovação com o Palmeiras

Com contrato válido até o final do ano com o Verdão, Lomba também comentou sobre seu futuro. O goleiro tem o desejo de renovar, mas mantém a tranquilidade para resolver a questão.

“Acho que vai ser parecido com o que aconteceu no ano passado [o processo de renovação]. A gente fez as coisas com calma. Tenho uma excelente relação com todos, com o Anderson Barros. Estou feliz aqui, minha família está feliz”, disse o goleiro.