Raphael Veiga iguala Alex em gols marcados e se torna o 3º meio-campista com mais tentos pelo Palmeiras

Raphael Veiga comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela vigésima rodada do Brasileirão 2023, na Arena Pantanal.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com o tento diante do Cuiabá, Raphael Veiga chegou a 78 gols pelo clube

Cada vez mais consolidado na História do Palmeiras, Raphael Veiga alcançou outra marca individual importante pelo clube no final de semana. Ao ir às redes diante do Cuiabá, na vitória por 2 a 0, Veiga igualou o ex-jogador Alex em número de gols anotados com a camisa palmeirense.

São 78 gols para cada, com Alex, que ao todo disputou 243 jogos, sendo um pouco superior na média: 0,32 contra 0,31 de Veiga (249). Uma coincidência marca o início da trajetória de ambos no Palmeiras: vieram do Coritiba, bastante jovens.

Na lista dos maiores goleadores do Palmeiras, Veiga ocupa a 29ª colocação. Já entre todos os meio-campistas que defenderam as cores palmeirenses, o camisa 23 chegou à terceira colocação. Ele fica atrás apenas de Jorge Mendonça (102 gols) e Ademir da Guia (155). Confira os cinco maiores:

  • Ademir da Guia: 155 gols;
  • Jorge Mendonça: 102 gols;
  • Raphael Veiga e Alex: 78 gols;
  • Rivaldo: 68 gols.

250 vezes Raphael Veiga

Se entrar em campo nesta quarta-feira contra o Deportivo Pereira, pela Libertadores, Raphael Veiga completará 250 jogos pelo Palmeiras e será o sexto atleta do atual elenco a atingir o feito, depois de Dudu (441), Weverton (314), Gustavo Gómez (262), Marcos Rocha (261) e Zé Rafael (255).

No ranking de todos os atletas da História do Palmeiras, Veiga já é o 57º em partidas disputadas. Na relação dos meio-campistas, ele ocupa a 15ª posição.

Abel parabeniza jogadores por vitória e despista sobre presença de Dudu na Libertadores

Abel Ferreira e o auxiliar técnico Carlos Martinho em jogo do Palmeiras  contra o Cuiabá, durante partida válida pela vigésima rodada do Brasileirão 2023, na Arena Pantanal.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Abel ressaltou o desempenho e viu justiça no resultado final

Abel Ferreira e seus auxiliares optaram por levar a campo um time misto do Palmeiras para enfrentar o Cuiabá, fora de casa, e a estratégia deu certo: com gols de Raphael Veiga e Richard Ríos, o Verdão venceu o adversário por 2 a 0.

O desempenho da equipe agradou o comandante, que na entrevista coletiva pós-jogo elogiou os atletas pela atuação técnica e também pelo desempenho.

“Jogamos na máxima força, como sempre. Felizmente hoje o resultado foi condizente com a nossa exibição, produzimos muito em um gramado fraco. Fizemos um belo jogo e conseguimos o resultado positivo”, disse.

“É dar os parabéns aos jogadores que entraram, que substituíram os que estão lesionados. Deram tudo de si, pena o resultado ser tão magro. Mas não posso deixar de parabenizar meus jogadores”, complementou.

Com a vitória, o Palmeiras diminuiu para 11 pontos a distância para o Botafogo, líder do Brasileirão. Questionado sobre a perseguição ao time carioca, Abel disse que o foco da equipe está em “melhorar os processos”.

“Eles têm uma margem super confortável. [A combinação de resultados] não altera nada do que eu disse sobre eles, acho que tem tudo para ser campeões”, declarou.

Abel fala sobre condição de Dudu

Dudu também foi assunto na coletiva de Abel. O comandante foi perguntado sobre a condição do camisa 7, que se recupera de lesão na panturrilha, e a presença do jogador contra o Deportivo Pereira, no primeiro jogo das quartas de final da Libertadores.

“Ele é um grande jogador, com uma grande história no clube. Quer sempre nos ajudar. Não priorizamos [nenhum campeonato], jogamos sempre na máxima força. Mas, em virtude da quantidade excessiva de jogos, é impossível não mudar a equipe. [Sobre o Dudu] temos que ver um dia de cada vez. Não sei se irá jogar”, concluiu.

O Palmeiras retorna à capital paulista nesta noite de sábado e inicia a preparação para enfrentar a equipe colombiana na manhã de domingo. A viagem para Pereira acontecerá na segunda-feira à tarde, após o treinamento na Academia de Futebol.

Autor de golaço, Richard Ríos comemora: “Fui honrado pelo trabalho que venho fazendo”

Richard Ríos comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela vigésima rodada do Brasileirão 2023, na Arena Pantanal.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Titular no lugar de Gabriel Menino, Richard Ríos marcou seu terceiro gol pelo Verdão

O Palmeiras contou com um gol de cabeça de Raphael Veiga e um golaço de Richard Ríos para vencer o Cuiabá, fora de casa, e seguir na vice-liderança do Campeonato Brasileiro, agora 11 pontos atrás do Botafogo.

Titular no lugar de Gabriel Menino, que se recupera de dores na coxa, Ríos comemorou a vitória e o tento anotado em entrevista após o jogo.

“Feliz pelo jogo que fizemos e pelo gol. Fizemos o nosso trabalho, competimos bem. Fui honrado pelo trabalho que venho fazendo. Temos que manter os pés no chão. Viemos aqui buscar os três pontos e conseguimos”, disse o camisa 27, que já pensa na Libertadores.

 “Agora é nos preparar para o jogo de quarta-feira, que sabemos que é muito importante”, concluiu. Confira os números do colombiano no duelo:

  • 90 minutos
  • 1 gol
  • 72% dos passes certos
  • 1 passe decisivo
  • 1 cruzamento certo
  • 1 grande chance criada
  • 3 finalizações
  • 2 dribles
  • 5 duelos vencidos
  • 3 ações defensivas certas

Richard Ríos pelo Palmeiras

Contratado em março deste ano, Ríos completou diante do Cuiabá seu 33º jogo com a camisa do Palmeiras e marcou seu terceiro gol. Antes, ele havia ido às redes contra o Fortaleza, uma vez pela Copa do Brasil e outra pelo Brasileirão.

Palmeiras perde 2 jogadores por suspensão contra o Cuiabá e pode ter mais desfalques por lesão

Gustavo Gómez em disputa pelo Palmeiras contra o Cruzeiro, durante partida válida pela décima nona rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vanderlan e Gustavo Gómez receberam o 3º cartão amarelo; Gabriel Menino e Luis Guilherme saíram com dores musculares e serão avaliados pelo Palmeiras

Depois de vencer o Cruzeiro por 1 a 0, com gol de Flaco López no último minuto da partida, o Palmeiras voltará a campo pelo Brasileirão para enfrentar o Cuiabá, no próximo sábado, na Arena Pantanal.

Para o duelo, a comissão técnica não poderá contar com dois jogadores que levaram o terceiro cartão amarelo e estão suspensos: Gustavo Gómez e Vanderlan. O paraguaio tinha a possibilidade de não atuar em Mato-Grosso por conta da proximidade do confronto com o duelo pela Libertadores, contra o Deportivo Pereira, na quarta-feira que vem. Sem ele, Luan ganha a vaga.

A situação de Vanderlan, no entanto, era diferente. O camisa 6 tinha grandes chances de ser utilizado no confronto contra o Cuiabá, já que Piquerez está sendo preservado para chegar 100% na Libertadores. O uruguaio será avaliado diariamente pelo Palmeiras na semana e se ele não viajar, Abel Ferreira terá que apostar em Ian, do Sub-20, ou improvisar.

Lesionados do Palmeiras

Outros jogadores que devem desfalcar o Verdão em Cuiabá são Gabriel Menino e Luis Guilherme. O volante saiu nos últimos minutos da primeira etapa acusando dores no púbis e na virilha. A reapresentação do Palmeiras acontece nesta quarta-feira e Menino será reavaliado pelo Núcleo de Saúde e Performance.

Luis Guilherme, por sua vez, lesionou a coxa. A confirmação veio por parte de Abel Ferreira, na entrevista coletiva, que disse que o atleta deverá perder os próximos jogos do Verdão.

A situação de Gabriel Menino é mais preocupante, já que o camisa 25 é titular do meio-campo ao lado de Zé Rafael e o primeiro jogo das quartas da Libertadores acontece na quarta-feira que vem. Se for confirmada a lesão, Menino deverá ser substituído por Richard Ríos.

Flaco López embala, marca em 4 jogos consecutivos e é elogiado

Flaco López comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela primeira rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Titular contra o Cuiabá, Flaco López marcou o gol que garantiu a vitória do Palmeiras

O atacante Flaco López vem sendo o destaque do Palmeiras nos últimos jogos. Após período de críticas e adaptação, o argentino embalou e foi às redes nas últimas quatro partidas, sendo fundamental para a vitória diante do Cuiabá, no sábado, na estreia da equipe no Brasileirão.

Titular, o camisa 18 anotou o gol que garantiu os primeiros três pontos do Verdão na competição. O desempenho de López e os tentos marcados fizeram com que o atacante fosse elogiado pelo técnico Abel Ferreira e também pelos companheiros de equipe.

“Todos nós enfrentamos um processo de crescimento, de evolução. Ele é jovem, tem qualidade e potencial. A adaptação demora tempo. Mas não há segredo, é trabalhar e ele sabe disso”, destacou o comandante palmeirense.

“Ele merece, eu até falei no vestiário depois do jogo, especialmente pra ele, para o Navarro, que a lei da semeadura não falha, eles colhem exatamente o que eles plantam, e plantam muito trabalho, muita dedicação. Flaco merece tudo que está vivendo, a gente agradece porque quando ele faz gol, a gente fica muito feliz”, disse o goleiro Weverton, um dos líderes do elenco.

No primeiro tempo contra o Cuiabá, o jogador atuou em função diferente e foi deslocado um pouco mais para trás do que está acostumado, fazendo “a do Veiga”, como Abel Ferreira destacou. “Foi diferente atuar nessa posição, não é a minha, mas estou feliz que deu certo”, disse o atacante.

Confira os números do camisa 18 na partida:

  • 82 minutos jogados
  • 1 gol anotado
  • 73% de aproveitamento nos passes (16/22)
  • 100% de aproveitamento nos lançamentos (2)
  • 3 finalizações totais
  • 6 duelos vencidos
  • 4 ações defensivas realizadas

Contratado em junho do ano passado junto ao Lanús, da Argentina, Flaco soma 24 jogos com a camisa do Verdão e chegou ao sexto gol. Na temporada, ele é o terceiro maior goleador da equipe (4), atrás de Raphael Veiga (5), Rony e Gabriel Menino (6).

Feito de Flaco López

Ao anotar quatro gols em quatro partidas consecutivas (contra Bolívar, Água Santa, Tombense e Cuiabá), Flaco López igualou feito de Gabriel Jesus, que havia sido o último palmeirense a balançar as redes adversárias em quatro jogos seguidos, em 2016.

Flaco López chuta para marcar seu gol pelo Palmeiras contra o Cuiabá, durante partida válida pela primeira rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com Raphael Veiga e Rony ainda lesionados, o atacante deve continuar sendo escalado como titular, ao lado de Endrick. O Palmeiras volta a campo nesta quinta-feira para enfrentar o Cerro Porteño, às 20h no Morumbi, pela Libertadores.