No primeiro tempo, o argentino aproveitou passe errado de Rayan, avançou para a área e, de direita, balançou as redes de Léo Jardim. Agora, ele soma nove gols no Brasileirão e se tornou o artilheiro do time, empatado com Estêvão.
Na temporada, os números do centroavante são ainda melhores: 21 tentos e o posto de principal goleador do Verdão em 2024. Além disso, contabiliza sete assistências.
“É continuar. Continuar trabalhando da mesma maneira”, disse Flaco após o duelo.
Titular, Flaco López é o artilheiro do time na temporada, com 20 gols
Titular, confiante e artilheiro. Esse é o status e o sentimento de Flaco López em 2024. Principal atacante do Palmeiras no ano, o argentino vive a melhor temporada da carreira, se consolidando como o goleador do time, com 20 gols marcados em 49 jogos.
“Estou muito feliz pelo trabalho do time. Todos estão muito bem e estão desempenhando um grande futebol. Individualmente, estou me sentindo espetacular, com muita confiança”, disse.
Além das 20 bolas na rede, Flaco também soma sete assistências na temporada. “Muito feliz de fazer parte deste grande time e poder ajudar com gols, assistências ou mesmo com o esforço em todos os jogos”, complementou.
Em números, a temporada de 2024 de Flaco López é igual a de todos os anos dele somados pelo Lanús. No clube argentino, ele teve 27 participações diretas em gols (22G/5A) em 58 partidas.
O próximo duelo do Palmeiras pelo Brasileirão será contra o Vasco. Vindo de quatro vitórias consecutivas, o Verdão buscará aumentar a sequência no confronto que será disputado domingo em Brasília.
“É um time que é muito difícil de enfrentar, mas a gente vem trabalhando da mesma maneira que nos últimos confrontos, pensando jogo a jogo”, disse Flaco sobre a partida. “O professor vai pensando as peças, preparando o time, e nós vamos entrar da mesma maneira, competir e dar o nosso máximo para atingir o nosso objetivo de trazer os três pontos de Brasília. É continuar trabalhando da mesma maneira porque estamos no caminho certo”, completou.
Autor do gol que abriu o placar da goleada palmeirense, Flaco López marcou o 20º tento na temporada
Recebendo cruzamento de Caio Paulista, Flaco López se desvencilhou bem da marcação para abrir o placar da goleada palmeirense sobre o Criciúma por 5 a 0 com um golaço. O gol saiu aos 49 segundos da etapa inicial, sendo o mais rápido da atual edição do Brasileirão.
O tento diante da equipe catarinense foi o 20º do argentino em 2024, que segue melhorando os números no principal ano de sua carreira. É a primeira vez que Flaco ultrapassa a barreira dos 20 gols em uma única temporada na sua trajetória como jogador profissional. Antes, o melhor ano havia sido em 2021, ainda pelo Lanús, quando foi às redes 14 vezes em 37 jogos.
Em 2024, além dos 20 gols, o camisa 42 também contabiliza sete assistências, o que o aproxima da expressiva marca de 30 participações diretas.
O argentino de 23 anos, que recentemente completou 100 partidas pelo clube, chegou ao Palmeiras em julho de 2022. Para chegar à titularidade e se consolidar como o principal atacante da equipe, desbancando Rony, Flaco precisou de um ano e meio de adaptação ao Palmeiras e ao futebol brasileiro, além de um trabalho físico específico, que passou desde mudança de alimentação até exercícios de academia.
“A gente percebeu que, quando ele chegou, ele começou a fazer nossos treinamentos e, como ele não tinha uma habilidade boa de consumo energético, até um pouco de medo de comer, ele baixou de peso. Ele chegou com 77kg, 76kg, mais ou menos, mas ele baixou o peso. Mas esse peso mais baixo estava catabólico. Ele estava perdendo ao invés de ganhar peso, de ganhar fora, estrutura”, disse em março deste ano a nutricionista do Palmeiras, Mirtes Stacanelli.
“Orientamos as 24 horas dele aqui no CT, as atividades depois do treino, a esposa dele… Ele já levava comida organizada para casa. Com isso, tivemos uma resposta muito boa. Ele começou a se sentir melhor e evoluir o peso, evoluir a parte metabólica dele. Ficou mais resistente e se sentindo melhor para jogar o jogo todo”, completou a profissional à época.
Para o confronto, Abel Ferreira não poderá contar com três jogadores importantes do elenco. Zé Rafael foi expulso após o Choque-Rei. O camisa 8 se envolveu em uma confusão com Rodrigo Nestor no túnel de acesso aos vestiários e teve registrado o cartão vermelho por Raphael Claus na súmula.
“[…] Constatei uma conduta violenta do jogador Nº08, Sr. José Rafael Vivian da equipe do SE Palmeiras, agarrando o pescoço do Sr. Rodrigo Nestor Bertalia Nº11 da equipe do São Paulo FC. com uso de força excessiva que revidou com um soco no rosto do seu adversário citado acima”, escreveu Claus.
Os outros desfalques são Gustavo Gómez e Flaco López. Os dois levaram o terceiro cartão amarelo e cumprirão suspensão automática. O argentino é o artilheiro do Verdão na temporada, com 18 gols.
O Palmeiras também terá uma ausência no banco de reservas: João Martins foi expulso após reclamar do árbitro e não auxiliará Abel Ferreira no confronto.
Zé Rafael e estrangeiros fora, Murilo dentro
Quem voltará de suspensão contra o Cuiabá é Murilo. O camisa 26 deve formar a dupla de zaga com Vitor Reis no confronto do próximo sábado.
O Palmeiras ocupa atualmente a terceira colocação do Brasileiro, com 41 pontos. No meio da semana, antes da partida frente ao Cuiabá, o Verdão terá o Botafogo pela Libertadores – Richard Ríos, que estava fora do jogo de ida, retorna ao time na competição continental.
Com dois gols de Flaco López, o Palmeiras derrotou o rival por 2 a 1, no Allianz Parque
Até o fim. Jogando no Allianz Parque, o Palmeiras marcou com Flaco López no último lance e venceu o SPFC por 2 a 1, em duelo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. Artilheiro do clube na temporada, o atacante anotou os dois tentos palmeirenses deste domingo.
Com mais um resultado positivo no Choque-Rei, o Verdão aumentou a sequência de invencibilidade diante do rival em jogos pelo Brasileirão. A equipe de Abel Ferreira não perde o clássico há três edições, com quatro vitórias e dois empates.
A série iniciou com a histórica virada por 2 a 1, no Morumbi, em junho de 2022, em que o Verdão foi às redes duas vezes nos minutos finais. Além disso, houve outra vitória na casa do adversário e uma goleada acachapante no Allianz. Confira a sequência:
O Palmeiras chegou aos 41 pontos no Brasileirão, se sustentando na quarta colocação. Na quarta-feira, a equipe ‘vira a chave’ e duela contra o Botafogo pela Libertadores.
Sequência do Palmeiras no Choque-Rei:
🔎 O @Palmeiras não foi derrotado pelo São Paulo nas últimas três edições do @Brasileirao! 💪💪
⚔️ 6 jogos 🚥 4V – 2E – 0D (!) 📊 77.8% aproveitamento (!) ⚽️ 11 gols (!) 🚫 2 gols sofridos (!) 🔓 3 grandes chances cedidas (!) ⚠️ 35.0 finalizações p/ sofrer gol (!) ⏳ 49.0% posse pic.twitter.com/s7DeVw6DUu