Murilo “ganha” gol de Zé Rafael após alteração em súmula de Palmeiras x Juventude

Zé Rafael cabeceia e a bola desvia em Murilo, marcando seu gol pelo Palmeiras contra o Juventude, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Bola desviou em Murilo antes de entrar no gol defendido por Pegorari; correção ocorreu na noite de terça-feira

O árbitro Jefferson Ferreira de Moraes, que apitou a vitória palmeirense por 2 a 1 sobre o Juventude no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro, alterou a súmula da partida e creditou o segundo gol do Verdão para o zagueiro Murilo.

Em um primeiro momento, o lance tinha sido registrado para Zé Rafael. Entretanto, a comissão de arbitragem da CBF revisou a jogada e solicitou que o juiz realizasse a correção. A alteração no documento ocorreu na noite de terça-feira.

O gol aconteceu aos 21 minutos do segundo tempo. Após escanteio cobrado por Gustavo Scarpa, Zé Rafael fez o movimento da cabeçada e a bola desviou em Murilo antes de balançar às redes de Pegorari.

Ao final da partida, a dupla brincou sobre quem deveria receber o crédito. “O gol é meu, se quiser roubar, ele [Murilo] está de sacanagem, nem viu a bola”, disse o camisa 8. “Pra mim, o gol foi do Zé porque ele faz o movimento”, acrescentou Murilo.

Murilo zagueiro-artilheiro

Com a alteração, Murilo anotou seu primeiro gol no Brasileirão e chegou a oito na temporada, consolidando-se assim como o quinto maior goleador do time no período. Completam a lista: Gustavo Gómez (9), Gustavo Scarpa (10), Raphael Veiga (19) e Rony (20).

O registro do gol para o camisa 26 fez também que subisse para 18 o número de gols marcados pelos zagueiros palmeirenses em 2022 (Murilo, Gómez e Luan), o que representa 16% dos tentos do Verdão na temporada.

Em apenas outras duas oportunidades na História do clube que a soma dos gols dos defensores chegou a 18: em 1999 (dez gols de Júnior Baiano, cinco de Roque Jr., dois de Cléber e um de Agnaldo) e 2006 (quatro de Daniel, três de Gamarra e Nen e dois de Dininho, Douglas, Leonardo Silva e Thiago Gomes).

Letal! Palmeiras marcou 40% dos gols no Brasileirão a partir da bola parada

Zé Rafael comemora seu gol com Gustavo Scarpa pelo Palmeiras contra o Juventude, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Bola parada decidiu a favor do Palmeiras contra o Juventude

O segundo gol palmeirense na vitória por 2 a 1 sobre o Juventude no último sábado, pelo Campeonato Brasileiro, ocorreu a partir de uma das principais jogadas do Palmeiras: a bola parada. No lance, Gustavo Scarpa cobrou escanteio, Zé Rafael fez o movimento e a bola desviou em Murilo antes de entrar – apesar de resvalar no zagueiro, o gol foi dado ao camisa 8.

Melhor ataque do Campeonato Brasileiro, com 43 bolas na rede, o Palmeiras anotou 40% (17) de seus gols em jogadas que tiveram a bola parada como origem. Analisando esses números profundamente, é possível observar que os escanteios são o ponto mais forte: 12 gols da equipe saíram deste lance, seja em cobranças diretas à área ou em toques curtos. Para completar a estatística: quatro foram de pênalti e um aconteceu após falta lateral.

“Não dedico nossa forma de atacar a um só momento. A bola parada não é de hoje. Minhas equipes sempre fizeram gols de bola parada, pois faço com que meus jogadores dediquem tempo a isso. Eu quero é ganhar o jogo”, disse Abel Ferreira em recente entrevista coletiva.

Observando a temporada de 2022 até o momento, 45% dos gols anotados pelo Verdão no período ocorreram a partir da bola parada – 52 de 116. Em levantamento realizado pelo perfil Espião Estatístico, do Ge.com, o Palmeiras é o time que mais balança as redes adversárias dessa forma entre os clubes da Série A.

Fator Gustavo Scarpa

Gustavo Scarpa do Palmeiras em disputa com Chico do Juventude, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Além de todo treinamento que ocorre na Academia de Futebol, outro fator preponderante para a equipe de Abel Ferreira ter sucesso nas bolas paradas é o fato de o Palmeiras ter em seu elenco Gustavo Scarpa, considerado por muitos torcedores e críticos esportivos um dos melhores cobradores de faltas e escanteios do Brasil.

Dos 17 gols do time no Brasileirão, que aconteceram a partir dessa jogada, 12 (71%) tiveram a participação do meio-campista, sendo seis de forma direta (cinco assistências e um gol) e outros seis com ele iniciando o lance.

Dos cinco gols que restam para completar a estatística, Veiga participou de quatro (duas assistências após escanteios e dois gols de pênalti) e Gustavo Gómez de um (pênalti contra o Ceará).

Veja a lista de jogos do Palmeiras no Brasileirão com gols a partir da bola parada:

Abel ressalta paciência e produção ofensiva do Palmeiras contra o Juventude

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Juventude, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Em coletiva após vitória por 2 a 1, Abel destacou também a versatilidade de Rony

Depois de três empates consecutivos pelo Brasileirão, o Palmeiras voltou a vencer. Na noite de sábado, a equipe fez 2 a 1 no Juventude e, para o técnico Abel Ferreira, a peça chave para a vitória foi a paciência somada à produção ofensiva do time.

O time gaúcho veio ao Allianz Parque com três zagueiros e optou por se defender em linha de cinco, com mais quatro jogadores à frente. Ainda assim, o Verdão criou diversas oportunidades claras de gol e terminou o confronto com 23 finalizações.

“Entramos muito bem, produzimos bastante. Disse no intervalo para eles manterem a calma porque o futebol é assim, às vezes a melhor equipe não ganha. Tínhamos de manter a consistência porque ganharíamos o jogo. Na segunda parte continuamos produzindo, fizemos o primeiro e tivemos uma série de oportunidades para fazer mais, mas o adversário foi lá e empatou”, analisou Abel.

“Minha função é alertá-los sobre a nossa produção, não por acaso que somos o time que mais cria, esse é o nosso estilo. Tivemos muitas chances no segundo tempo e fizemos o 2 a 1 logo após sofrer o empate, isso foi bom. Depois de um golpe duro como foi terça-feira, a gente sabia a importância que era vencer hoje” complementou.

https://twitter.com/SofaScoreBR/status/1568792686865575936?s=20&t=yUo5XrstpZdgQLo0o5nPHw

Além de comemorar a vitória, o comandante celebrou o poder de reação da equipe após a queda na Libertadores para o Athletico-PR e fez questão de valorizar a torcida, que compareceu em peso ao estádio.

“A equipe já perdeu muito, mas também venceu bastante. Muito porque disputou tudo, até onde deixaram. Temos essa capacidade de se levantar depois de sofrer, dar a volta por cima. É continuar neste caminho, valorizar os jogadores, o clube e os torcedores”, declarou.

“O que mais me impressiona, mesmo depois de termos perdido da forma que foi na Copa [Libertadores], são os torcedores. Eles são nossos créditos, temos que ouvi-los”, acrescentou.

Abel fala sobre Rony

Rony comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Juventude, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Autor do primeiro gol palmeirense da noite, Rony também foi assunto na coletiva de Abel. O camisa 10, que completou 150 jogos pelo clube, chegou a 20 gols no ano, tornando-se o maior artilheiro do time na temporada.

Questionado se Rony pode ser considerado, atualmente, um centroavante que também atua aberto, ao invés do contrário, o treinador foi direto: “Sim”.

“Desde que cheguei avisei que não sou um treinador de posições fixas. A flexibilidade é que domina. Mas não adianta querer impor porque pode haver resistência do outro lado e o jogador pode não se adaptar. Esse é um dos segredos dessa equipe técnica. O Rony entendeu isso, pode jogar por dentro ou por fora. Gostamos do que ele produz, faz pressão, gols, dá intensidade”, destacou Abel, que também comentou o lance do gol de Rony.

“Há duas formas de o jogador pedir a bola: com a boca ou com o movimento. Quando os jogadores estão conectados entre si no olhar, conseguem perceber os movimentos. Foi isso que aconteceu [entre Rony e Marcos Rocha]”, concluiu.

O Verdão volta a campo no próximo domingo, às 18h30, para enfrentar o Santos no Allianz Parque.

Pré-jogo Palmeiras x Juventude – Campeonato Brasileiro 2022

Pré-jogo Palmeiras x Juventude

Pré-jogo Palmeiras x Juventude

Estádio: Allianz Parque
Data e Horário: 10/09/2022 21h

Transmissão

SporTV

SporTV

Premiere FC

Premiere

Na noite deste sábado, a Sociedade Esportiva Palmeiras recebe o Juventude, em partida válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Ainda lambendo as feridas da triste desclassificação da Libertadores, o Verdão agora centra fogo na última competição da temporada – importante, enorme – onde mantém sete pontos de vantagem para o pelotão de perseguidores.

Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Jailson e Raphael Veiga

Pendurados: Gustavo Gómez, Gabriel Menino, Zé Rafael, Atuesta, Wesley, Rony e Flaco López

As notícias não são boas em relação a Raphael Veiga, que pode desfalcar o time até o fim da temporada. O maior candidato a ocupar sua vaga é Bruno Tabata, que entrou muito bem no meio da semana contra o Athletico-PR e deve ocupar o flanco esquerdo.

O restante do time deve ser o principal, sem novidades. O time que tende a entrar em campo é Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo e Zé Rafael; Dudu, Gustavo Scarpa e Bruno Tabata; Rony.

Juventude

No Juventude, o técnico Umberto Louzer dá suas últimas cartadas para tentar uma virada do campeonato. Lanterna, a oito pontos de sair da zona de rebaixamento, seu time vê na partida contra o líder uma das últimas esperanças de chacoalhar o ambiente de forma positiva.

Mas que ninguém espere um time ousado. Ao contrário, a tática deve ser mesmo a velha retranca, com uma linha de cinco bem definida, com três zagueiros e dois laterais. O time que deve alinhar esta noite é Pegorari; Rodrigo Soares, Vitor Mendes, Renato Chaves, Rafael Forster e Capixaba; Jean Irmer, Jadson e Chico; Óscar Ruiz e Pitta.

Números

  • Desde 1963, as duas equipes já se enfrentaram 26 vezes e o Palmeiras venceu metade dos jogos: 13 triunfos, contra 5 do Juventude, mais 8 empates;
  • Em 9 jogos como mandante, o Palmeiras só perdeu uma vez; foram 5 vitórias e 3 empates;
  • Só houve um confronto no Allianz Parque, no ano passado, e o Palmeiras permitiu ao Juventude um empate;
  • Em 19 confrontos pelo Brasileirão, foram 10 vitórias do Palmeiras, 6 empates e 3 vitórias do Juventude;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

É o líder contra o lanterna, na casa do líder. O mercado não deixa dúvidas sobre o favoritismo. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

 PalmeirasX 
1,186,3017,00

No calendário

O Palmeiras já disputou 17 jogos no dia 10 de setembro e venceu sete vezes. Veja a lista completa clicando neste link.

Lei do Ex

Paulo Miranda

Paulo Miranda jogou por aqui no início de sua carreira, entre 2008 e 2009, vindo do Desportivo Brasil.

Ricardo Bueno

Ricardo Bueno fez 4 golzinhos com nossa camisa, mas não deixou saudades. Ainda rende piadas.

William Matheus

William Matheus foi o lateral esquerdo do Palmeiras em boa parte do inesquecível ano de 2014.

Felipe Pires

Felipe Pires, “velocidade pura”, foi uma das últimas estrepolias de Alexandre Mattos como diretor de futebol do Palmeiras.

Arbitragem

Jefferson Ferreira de Moraes

Árbitro Principal:
Jefferson Ferreira de Moraes

Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro

VAR:
Pablo Ramon “agora já foi” Gonçalves Pinheiro

Previsão do tempo

Temperatura: 15°C
Chuva: 0,83mm
Vento: SE – 21km/h
Umidade: 74%

Projeção de pontos

De acordo com nossa projeção de pontos ajustada, o Palmeiras está quatro pontos acima do necessário para chegar à pontuação campeã. Mas não é num jogo em casa contra o lanterna que vamos queimar essa gordura, certo?

Parpite

O momento é ruim e a partida é perigosa, no sentido de que a obrigação total da vitória é do Palmeiras – qualquer tropeço e as nuvens negras vão começar a se concentrar sobre a zona oeste da capital paulista.

Mesmo com toda essa pressão, nosso time iniciará a volta por cima e partirá em busca da confirmação do décimo-primeiro título brasileiro: dá Verdão – 3 a 0, com gols de Rony, Gustavo Scarpa e Piquerez, para 38.789 pagantes. VAMOS PALMEIRAS!

Clique aqui e veja como foi a partida

Possível substituto de Veiga, Bruno Tabata destaca força mental do Palmeiras para a sequência da temporada

Bruno Tabata e Murilo durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Bruno Tabata atuou como titular na última terça-feira e pode volta a ser utilizado por Abel contra o Juventude

Focado somente no Brasileirão, o Palmeiras realizou na manhã desta sexta-feira mais uma sessão de treinamentos em preparação ao duelo diante do Juventude, que acontece sábado no Allianz Parque. Os jogadores aprimoraram fundamentos, cobranças de faltas e pênaltis, além de participarem de um treino recreativo.

O meia Raphael Veiga, desfalque nos últimos dois jogos, segue em tratamento de lesão no tornozelo e não deve atuar contra os gaúchos. Sendo assim, a comissão técnica poderá optar novamente por Bruno Tabata como titular, ao lado de Gustavo Scarpa e Dudu.

Contratado recentemente, o camisa 27 foi o escolhido por Abel para iniciar o jogo diante do Athletico-PR no lugar de Veiga e mostrou bom desempenho durante o tempo que permaneceu em campo, chegando a participar de um dos gols do Verdão no empate em 2 a 2.

“Foi uma sequência complicada (desde que cheguei) e será assim até o final. A equipe é muito forte mentalmente e pudemos mostrar isso na terça, quando, mesmo com um a menos, impusemos nosso ritmo”, destacou Tabata, que quer a vitória contra o Juventude para o time voltar a embalar na temporada.

“Agora temos aí o próximo jogo para podermos dar uma resposta, não pelo que aconteceu, mas porque somos o primeiro colocado e temos a ambição de sair campeão no final do campeonato. É manter o que temos feito. O grupo é muito unido, muito forte e isso mostra o porquê conquistou tanto nos últimos anos”, complementou.

Bruno Tabata ressalta papel da torcida

Bruno Tabata durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Contra o Juventude, o Palmeiras contará novamente com o apoio maciço da torcida no Allianz Parque, que adquiriu mais de 37 mil ingressos. Pelo Brasileirão, a média de público do clube jogando no estádio é de 36.429 pessoas.

“A torcida tem dado mostras de confiança”, destacou Tabata. “Mesmo com a eliminação eles nos aplaudiram no final e esse é o espírito que passa para nós. Temos tudo para, junto com a nossa torcida, fazer grandes jogos em casa e festejar o título”, finalizou.

Será o 13º jogo seguido em que o Palmeiras atuará para mais de 30 mil torcedores no Allianz Parque, sequência recorde desde a inauguração do estádio, em novembro de 2014.