Marco Aurélio Schiavo, preparador físico do Palmeiras, enaltece comprometimento dos atletas durante as férias

Marco Aurélio Schiavo elogiou o comprometimento dos atletas do Palmeiras, no retorno aos treinamentos na Academia de Futebol.
Cesar Greco

De acordo com Marco Aurélio Schiavo, trabalhos feitos pelos jogadores nos últimos dias de recesso podem antecipar “pico de performance”

O Palmeiras deu início aos trabalhos de pré-temporada na última quarta-feira, após os jogadores ficarem um pouco mais de um mês de férias. Na manhã do primeiro dia, os atletas passaram por uma bateria de avaliações médicas e, em seguida, realizaram o primeiro treinamento com bola.

À TV Palmeiras/FAM, o preparador físico do clube, Marco Aurélio Schiavo, revelou que durante o recesso os jogadores já começaram a trabalhar a parte física e enalteceu o comprometimento deles.

“Os jogadores se apresentaram bem, de acordo com as respostas das avaliações médicas e físicas que foram feitas na quarta-feira. Foi importante o cuidado que cada um teve. A partir do 15º dia de férias todos começaram atividades de força e resistência e nós conseguimos monitorar, mesmo à distância”, contou.

Dos atletas que compõem o plantel palmeirense, apenas o goleiro Weverton, os meio-campistas Patrick de Paula e Gustavo Scarpa e os atacantes Rafael Navarro e Breno Lopes, não estiveram presentes nos exames clínicos. Isto porque os cinco testaram positivo para Covid-19 e estão em isolamento. Além deles, Deyverson também foi diagnosticado com a doença, na tarde de ontem.

“Através desses números [obtidos pelas avaliações], conseguimos individualizar e incrementar as cargas dos processos de força neuromuscular e resistência, tudo integrado aos treinos com bola”, acrescentou.

Marco Aurélio Schiavo revela que “pico de performance” dos atletas podem ser antecipados

A estreia do Verdão em campeonatos oficiais em 2022 está marcada para ocorrer em menos de 20 dias: o duelo será frente ao Novorizontino, no próximo dia 23, em jogo adiantado da quinta rodada do Paulistão.

Apesar do estadual já começar no final de janeiro, o foco do Palmeiras, no entanto, está no Mundial de Clubes, que acontecerá entre os dias 3 a 12 de fevereiro – o Verdão estreia no torneio dia 8, contra Monterrey-MEX ou Al Ahly-EGI.

De acordo com Schiavo, devido aos trabalhos realizados pelo plantel durante o recesso, os jogadores podem chegar para a competição continental em um nível físico bem elevado.

“Hoje [quinta-feira] começamos a retomada do treinamento de força e conseguimos trazer para o campo e integrar ao trabalho técnico com bola, tentando ao máximo potencializar a condição física dos atletas dentro do trabalho da comissão”, declarou.

“O comportamento de cada atleta [nas férias] pode nos auxiliar a pular etapas e antecipar o pico de performance, que aconteceria em um mês, mas podemos trazer para três semanas. Vamos observar se, monitorando o dia a dia e individualizando as cargas, consigamos tirar o melhor de cada um”, finalizou.

Nesta sexta-feira, o elenco treinará em dois períodos (manhã e tarde) e, no domingo, o clube disputará o primeiro jogo-treino da pré-temporada, contra o Pouso Alegre.