Campeonato Brasileiro 1982

O Campeonato Brasileiro de 1982 foi disputado entre janeiro e abril por 76 clubes, sendo 40 na Taça de Ouro e 36 na Taça de Prata, uma espécie de repescagem. A Taça de Ouro era composta pelos melhores times classificados através dos estaduais de 1981; a Taça de Prata tinha os clubes que vinham na sequência da classificação. O estado de São Paulo classificou os seis primeiros do Paulistão 81 para a Taça de Ouro. Como o Palmeiras terminou em décimo lugar, foi para a Taça de Prata.

Na Taça de Ouro, os 40 clubes foram divididos em 8 chaves de cinco, jogando em turno e returno. Após oito jogos, avançaram os três melhores, somando 24 clubes. Os oito quartos colocados jogavam uma repescagem e os quatro vencedores também avançavam, somando 28. Quatro clubes vindos da Taça de Prata também entravam na barca, totalizando os 32 clubes da segunda fase.

Os quatro da Taça de Prata vinham da seguinte fórmula: 36 clubes eram divididos em seis grupos de seis, e jogavam entre si dentro dos próprios grupos em turno único. Após cinco jogos, os dois melhores de cada grupo avançavam. Os doze classificados eram divididos em quatro grupos de três. Em turno único, decidiam quem seria o campeão do grupo que entraria na segunda fase da Taça de Ouro.

A campanha do Palmeiras foi vergonhosa. Num grupo com Juventus, Volta Redonda, Operário de Várzea Grande, Anápolis e Vila Nova, ficou apenas em quarto lugar, conquistando apenas uma vitória – na última rodada, quando já não tinha chances. Após cinco jogos, na primeira semana de fevereiro, o Palmeiras foi eliminado e ficou sem calendário até julho, quando começaria o Paulistão, e teve que manter o time em atividade através de torneios amistosos.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores