Campeonato Brasileiro 1984

O Campeonato Brasileiro de 1984 foi disputado por 40 clubes, dispostos em oito grupos de cinco. Na primeira fase, classificavam-se os três melhores de cada grupo após oito rodadas de jogos dentro do próprio grupo, ida e volta. Os quartos colocados ainda tinham uma chance de se enfrentarem numa repescagem, entrando mais quatro, totalizando 28 para a fase seguinte.

Nesta primeira fase, o Palmeiras, comandado por Carlos Alberto Silva, ficou numa chave com Flamengo, Operário-MS, Goiás e Brasília, e passou sem maiores problemas em segundo lugar.

Na segunda fase, os 28 clubes foram divididos em sete chaves de quatro; avançavam os dois melhores de cada chave, mais os dois melhores terceiros colocados por índice técnico. O Palmeiras ficou num grupo com Santos, Fortaleza e CRB e largou muito mal, perdendo em Maceió para o CRB, em falha de Denys, e em casa para o Fortaleza, num Morumbi com 5 mil pessoas.

Após deixar a vitória escapar no último minuto no jogo contra o Santos, o Verdão conseguiu um empate em Fortaleza (3 a 3), e ficou com a situação complicadíssima, precisando vencer os dois últimos jogos e ainda torcendo por resultados nas outras chaves para tentar pegar uma vaga por índice técnico.

Na quinta rodada, o Palmeiras venceu o Santos no Morumbi por 3 a 2 com um golaço de Reinaldo Xavier, por cobertura, no fim do jogo. Na rodada final, fez um bom saldo ao enfiar 7 a 0 no CRB, mas ao mesmo tempo, o Santos venceu o Fortaleza fora de casa, deixando o Palmeiras em terceiro lugar no grupo, dependendo de uma improvável combinação de resultados para pegar a vaga por índice técnico - que obviamente não veio.

Os dezesseis clubes classificados seguiram em mais uma fase de grupos e formaram um mata-mata com oito clubes na quarta fase, Na qual o Fluminense, depois de passar pelo SCCP nas semifinais, bateu o Vasco na final e foi campeão brasileiro.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores