Campeonato Brasileiro 2011

Disputado entre maio e dezembro, o Brasileirão 2011 teve 20 times disputando o troféu em pontos corridos, turno e returno. Sob o comando de Felipão, o elenco do Palmeiras se apoiava em medalhões como Marcos, Henrique, Marcos Assunção, Kleber e Valdivia, que disfarçavam a incrível fraqueza das peças restantes.

Recheado de jogadores ruins, o Palmeiras vinha de uma eliminação vexatória na Copa do Brasil para o Coritiba, mas ainda assim iludiu a torcida com uma tabela favorável no início - após a goleada por 5 a 0 sobre o Avaí na quinta rodada, o time era o vice-líder do campeonato, com o melhor ataque. A falta de comando da diretoria, no entanto, provocaria marcas profundas naquele elenco.

A novela que envolveu Kleber, que tentava forçar sua saída, foi um desgaste enorme na Academia de Futebol e deteriorou a liderança de Felipão. Ao final do primeiro turno, aos trancos e barrancos, o time ainda sustentava uma quinta colocação, após vencer de virada o Derby em Presidente Prudente.

O segundo turno escancarou a realidade. Mandando a maioria dos jogos no estádio do Canindé, foram apenas três vitórias e a sensação cada vez mais nítida de que o clube estava deslizando ladeira abaixo, sem freio. Após alguns vexames, como uma goleada por 3 a 0 para o Inter no Pacaembu, o time encerrou sua participação num medíocre 11° lugar, empatando o Derby no Pacaembu e vendo o rival ser campeão.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores