Campeonato Brasileiro 2012

Campeonato Brasileiro 2012

Disputado entre maio e dezembro, o Brasileirão 2012 teve 20 times disputando o troféu em pontos corridos, turno e returno. O Palmeiras, com um dos piores times de sua História, dividiu as primeiras rodadas do campeonato com a disputa da Copa do Brasil.

Além de desviar completamente o foco, a Copa do Brasil, conquistada de maneira inesperada e inesquecível, deu uma falsa impressão de que o time era superior ao que realmente era. Após oito rodadas, o Palmeiras estava em 18° lugar, com apenas 5 pontos conquistados. Mas a atitude de todos é que o campeonato era longo, que o campeão da Copa do Brasil se recuperaria facilmente e que o ano terminaria de forma digna.

Não foi o que se viu. Nas 30 rodadas restantes, o Palmeiras venceu apenas oito partidas e perdeu 17. O buraco ia ficando cada vez mais fundo e impossível de sair, mas a soberba impedia a diretoria e o próprio elenco de enxergarem onde estavam se metendo.

Felipão vivia às turras com a imprensa e com o triunvirato que comandava desastradamente o clube: Arnaldo Tirone, Roberto Frizzo e Piraci de Oliveira. O comandante deixou o clube na rodada 25, e seu substituto, Gilson Kleina, obviamente não conseguiu reverter o desastre que se desenhava. O Palmeiras foi rebaixado para a segunda divisão pela segunda vez em sua História, com duas rodadas de antecedência. Um vexame que os responsáveis carregarão para sempre em suas vidas.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores