Campeonato Paulista 1969

Campeonato Paulista 1969

O Campeonato Paulista de 1969 foi disputado por 14 clubes entre janeiro e julho. A FPF, buscando melhorar a cada vez menor média de público nos estádios, instituiu pela primeira vez em mais de 30 anos uma fórmula de disputa diferente: os 14 clubes foram divididos em dois grupos, e após as 26 rodadas de praxe, os dois melhores de cada grupo disputaram um quadrangular em turno único para decidir o campeão.

Ao final da fase de classificação, Palmeiras, SCCP, SPFC e Santos se classificaram para a fase decisiva. Mas a bagunça no calendário, já verificada no ano anterior, prosseguiu. Os quatro classificados avançaram com 21 jogos entre clubes do interior ainda por realizar.

Matematicamente, nenhum deles alcançaria os grandes, que se qualificaram por larga margem. Mas mesmo assim por causa das rendas, os jogos foram disputados, sem valer nada, até mesmo depois da definição do campeão. Um fracasso completo.

Na fase de classificação, o Palmeiras avançou de forma tranquila, em segundo lugar em seu grupo, com 36 pontos – um atrás do Santos e sete à frente da Portuguesa. O Verdão venceu quatro clássicos e perdeu dois, com destaque para um 3 a 0 sobre o SPFC, com dois gols de Artime, o grande nome do elenco no campeonato.

Na fase final, o Palmeiras começou bem, vencendo mais uma vez o SPFC, enquanto o Santos vencia o SCCP. Na segunda rodada, os dois vencedores se encontraram; em grande noite de Pelé, o Santos venceu por 3 a 0 e ficou muito próximo do título.

Para que o Palmeiras fosse campeão, era preciso que o Santos fosse derrotado pelo SPFC no sábado, para golear o SCCP no domingo por 3 gols a mais que o suposto placar da véspera. Assim, o Palmeiras ficaria na frente no saldo de gols após empate tríplice.

As contas foram para o lixo com o empate do Santos contra o SPFC, definindo o campeonato. No esvaziado Derby final, que já não valia nada, o Palmeiras chegou a abrir 3 a 0, mas acabou sofrendo dois e venceu por apenas 3 a 2, testemunhado por 5702 pagantes, e ficou com o vice-campeonato.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores