Campeonato Paulista 1981

O Campeonato Paulista de 1981 foi um dos mais longos e confusos de todos os tempos. Foi disputado por 20 times, terminando em dezembro. O início, para os 12 clubes que não estavam disputando o Brasileirão, foi em fevereiro; para os demais, incluindo o Palmeiras, foi em abril.

A fórmula era extremamente complicada. A fim de manter todos os times em atividade, a FPF organizou um campeonato com dois turnos, cada um com fases seletiva, regular e octogonal final. As seletivas deram duas vagas antecipadas aos octogonais finais. Os octogonais definiram o campeão de cada turno. Os campeões dos dois turnos disputaram a final em dois jogos.

A seletiva do primeiro turno contou com os 12 clubes que estavam fora do Brasileirão e foi vencida pelo América e pelo Comercial, que garantiram assim vagas no octogonal do turno e disputaram a fase regular sem precisar marcar nenhum ponto. Os 20 clubes se enfrentaram, todos contra todos, e ao final de 19 rodadas, mais seis clubes se classificaram para o octogonal. Palmeiras, SPFC e SCCP ficaram de fora; Ponte Preta e Guarani venceram seus grupos no octogonal (que eram na verdade dois quadrangulares) e fizeram as finais do primeiro turno – a Ponte levou a melhor e já se classificou para as finais do campeonato.

Os doze clubes que ficaram de fora do octogonal do primeiro turno ganharam um prêmio: jogaram a seletiva do segundo turno. Assim como no primeiro turno, esse minitorneio dava duas vagas para o octogonal do segundo turno. Palmeiras e SPFC conseguiram essas vagas após “vencerem” o triangular final da seletiva.

Se você está conseguindo acompanhar até aqui, parabéns!

Toda a fase regular do segundo turno foi disputada, com 19 rodadas – Palmeiras e SPFC já estavam classificados para o octogonal, mas jogaram mesmo assim; no confronto direto, veio o vexame do ano: uma goleada por 6 a 2. Ao final da fase regular, mais seis clubes garantiram a vaga no octogonal e foram divididos novamente em dois grupos de quatro.

O grupo do Palmeiras tinha ainda Santos, São José e Ponte Preta – que se vencesse o segundo turno seria a campeã. O Palmeiras terminou a fase empatado em pontos e vitórias com o São José, perdendo no saldo de gols. Se tivesse vencido a Ponte Preta no jogo final, teria se classificado para fazer a final do turno com o SPFC.

O São José enfrentou o SPFC, que levou a melhor, venceu o segundo turno e foi para as finais. Aí passou pela Ponte Preta, que havia vencido o primeiro turno.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores