Campeonato Paulista 1982

08/08/1982 - Palmeiras 2x1 Ponte Preta

O Campeonato Paulista de 1982 foi disputado por 20 clubes, logo após a Copa do Mundo, entre julho e dezembro. Todos jogaram contra todos em turno e returno, com a pontuação sendo zerada ao fim do primeiro turno. Avançariam os times que ficassem em primeiro e segundo lugares em cada turno, podendo haver então dois três ou quatro clubes na fase decisiva. Se um clube vencesse os dois turnos, seria considerado campeão.

No primeiro turno, o Palmeiras de Rubens Minelli fez uma boa campanha e se mantinha na briga pela classificação até a rodada 14. Mas na sequência de cinco jogos finais, conseguiu apenas três pontos, com derrotas vergonhosas para São José e Botafogo, e terminou em quinto lugar.

No returno, a campanha era boa até a décima rodada. Mas uma sequência de seis tropeços seguidos, incluindo uma vexatória derrota por 6 a 1 para o Santos, tirou o time da rota da classificação. O Palmeiras até venceu os três jogos finais e fez contas, mas a sorte mais uma vez não ajudou.

O SCCP levou o primeiro turno e o SCCP ficou em segundo lugar; as posições se inverteram no segundo turno e os dois times fizeram as finais, com vantagem para o SCCP. O Palmeiras fechava o sexto ano sem títulos e a fila começava a incomodar.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores