Copa dos Campeões 2002

Copa dos Campeões 2002

A Copa dos Campeões de 2002 foi a última edição do torneio organizado pela CBF, que o descaracterizou, inchando-o com 16 clubes que disputaram o título em quatro sedes: Teresina, Natal, Fortaleza e Belém.

O torneio foi disputado no mês de julho, logo após o fim da Copa do Mundo, e serviu de aquecimento para o Brasileirão, cujo início estava marcado para a primeira semana de agosto.

Sediado em Teresina, o Verdão venceu seu grupo após bater o Bahia (4 a 0), empatar com o Vasco (1 a 1) e passar pelo Atlético-MG (2 a 1), avançando ao mata-mata e permanecendo em Teresina, onde enfrentou o Fluminense e venceu por 1 a 0, com um golaço de falta de Arce.

Nas semifinais, foi para Belém, e teve a má sorte de enfrentar o Paysandu, que contou com o apoio da torcida – mais de 40 mil pessoas estiveram no Mangueirão, em clima de Copa do Mundo.

Depois de um primeiro tempo com muitas chances de gol para os dois lados, o Verdão vencia por 1 a 0, gol de Nenê, mas acabou tomando dois gols no segundo tempo, foi para o desespero no final e ainda acabou levando o terceiro nos acréscimos.

O Paysandu avançou às finais, contra o Cruzeiro. Perdeu a primeira, em Belém, mas venceu em Fortaleza e faturou o campeonato nos pênaltis.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores