Copa Sul-Americana 2012

A Copa Sul-Americana de 2012 foi disputada por 47 equipes. Inicialmente, 32 equipes sul-americanas, de países que não fossem Argentina e Brasil, fizeram 16 mata-matas - os vencedores dos jogos desta primeira fase se juntaram a mais oito times brasileiros e seis argentinos.

Essas 30 equipes se emparelharam novamente na segunda fase, e os 15 vencedores se juntaram à Universidad de Chile, campeã do ano anterior, para a chave final. Nesta segunda fase, o Palmeiras, ainda inebriado pel conquista da Copa do Brasil, passou pelo Botafogo com uma vitória por 2 a 0 em casa e uma derrota por 3 a 1 no Engenhão - o gol fora de casa marcado por Barcos foi decisivo.

Na fase seguinte, diante do Millonarios-COL, o Palmeiras já tinha noção da real ameaça de rebaixamento no Brasileirão. A má campanha havia causado a demissão de Luiz Felipe Scolari e a contratação de Gilson Kleina.

Mesmo assim, na partida de ida, o Palmeiras venceu por 3 a 1 no Pacaembu. Mas o jogo da volta, em meio à reta final do Brasileirão, foi um desastre: derrota acachapante por 3 a 0; além da eliminação em si, os efeitos do fracasso se abateram de forma devastadora sobre o frágil elenco do Palmeiras, que ainda acabaria mesmo rebaixado.

Lista de jogos

Lista e estatística dos jogadores