1
X
0
09/12/2021 - 21:30
Repetindo o 5-1-3-1 do jogo anterior, PV Gomes montou um time extremamente rápido, desta vez com Vitinho como referência na frente. Kevin, e principalmente Giovani, estavam bastante inspirados, e os apoios de Garcia e Vanderlan foram muito bem feitos.
Assim, o Verdão dominou completamente os visitantes no primeiro tempo, com descidas fulminantes. Nossos atacantes perderam oportunidades claras e o 1 a 0 ficou barato para o Ceará, ainda mais com um pênalti claríssimo sobre Giovani que o árbitro e o VAR decidiram ignorar.
Giovani, aliás, foi o grande nome do ataque palmeirense, com uma mobilidade notável, descendo em diagonal e criando uma série de jogadas. Com um ataque bem coordenado, as opções de passe eram muitas e as jogadas sempre saíam.
Para o segundo tempo, no entanto, prevaleceu a experiência do time visitante, que conseguiu bloquear nossas saídas. O Ceará, desesperado pelo resultado, passou a pressionar e o jogo foi quase um ataque-contra-defesa.
Apareceu então a força de nossa jovem zaga, desta vez comandada por Naves, um pequeno monstro na área. Michel e Lucas Freitas não deixaram por menos e Vinicius fez o resto – a sorte e a falta de pontaria dos atacantes do Ceará também ajudaram um pouco.
No final, acabou sendo um belíssimo e merecido resultado para nossos meninos, que terminam esta minitemporada nos profissionais invictos, com um aproveitamento de 77% dos pontos disputados.
E assim o Palmeiras encerrou o ano de 2021, fechando o Brasileirão com 66 pontos – abaixo do que poderia, mas mesmo assim, folgado na terceira colocação. O desafio para 2022 é repetir a força do time na Libertadores e estendê-la para a Copa do Brasil e para as outras disputas de tiro curto, como a Recopa e o Mundial; e conciliar com o Brasileirão, onde precisa reaprender a manter o foco, virando a chavinha com sabedoria.
Parabéns a todos os palmeirenses por mais um ano extremamente vitorioso. E que venha o próximo. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Ceará
Primeiro tempo
Após escanteio da direita, a bola foi rebatida e Kelvyn emendou da meia-lua – a bola saiu raspando o travessão, muito forte.
Giovani costurou pela direita, entrou em diagonal e bateu de canhota, muito parecido com o gol contra o Cuiabá – mas João Ricardo foi buscar no canto direito.
Giovani conduziu pela direita e enfiou para Matheus Fernandes que estava posicionado como um centroavante; Klaus disputou por baixo e a bola sobrou para Vitinho, que bateu cruzado – a bola tinha o endereço com o goleiro batido, mas a bola explodiu em Matheus Fernandes e saiu.
Naves lançou longo para Vanderlan, nas costas do lateral; o camisa 66 se projetou na área e ia bater para o gol, mas Messias chegou no último momento e travou a finalização, que saiu em escanteio.
Giovani abriu para o apoio da Garcia na direita; o cruzamento veio por baixo; Vitinho não conseguiu o domínio mas Vanderlan dominou e bateu; Igor desviou e a bola beijou a trave direita antes de sair em escanteio.
Após cruzamento da esquerda, Naves subiu no segundo pau, escorou para dentro e Vitinho fechou dentro da área , debaixo das traves, e escorou por cima do gol.
Após escanteio da esquerda, Vinicius dividiu pelo alto com Messias; a bola sobrou com Yony González que tocou de calcanhar em direção ao gol, mas Michel tirou em cima da risca, salvando o Verdão.
Mendoza dominou na meia direita e disparou de canhota – a bola saiu à esquerda de Vinicius, com perigo.
GOL DO PALMEIRAS! Giovani cruzou da direita; Vitinho ganhou de Igor pelo alto e ajeitou para a chegada de Kevin, que tocou na saída de João Ricardo.
Sávio Pereira Sampaio encerrou o primeiro tempo.
Segundo tempo
Os dois times voltaram sem alterações para o segundo tempo.
Giovani entrou na área e foi empurrado por trás por Lima. O VAR não quis chamar o árbitro, mas o pênalti foi claro.
Jhonatan entrou no lugar de Kevin.
Após cruzamento da esquerda, Lima chegou livre na pequena área e testou em cima de Vinicius, que pegou firme.
Fernando Sobral cruzou; Mendoza dominou na marca do pênalti, girou e bateu rasteiro, sem direção – a bola saiu à direita do gol.
2 cruzou; Mendoza escorou na pequena área meio sem jeito; a bola subiu e na queda triscou no travessão e Vinicius tirou como pôde.
Vina cabeceou da risca da pequena área e Vinicius fez uma grande defesa, espalmando a escanteio.
Pedro Bicalho e Gabriel Silva entraram nos lugares de Matheus Fernandes e Giovani.
Liam bateu de fora da área e Vinicius foi buscar no canto direito.
Vina pegou um rebote dentro da área e soltou a bomba; a bola saiu pelo alto, muito perto do travessão.
Vina cruzou da direita; Yony González testou livre da pequena área, mas errou o alvo.
Após cruzamento da direita, Cléber escorou e Vina pegou de primeira; Vinicius defendeu de manchete.
Jhonatan recebeu na direita e rolou para Gabriel Silva, que emendou por cima.
Lucas Sena e Yago entraram nos lugares de Lucas Freitas e Vitinho.
Sávio Pereira Sampaio encerrou o jogo.