Após alguns anos de reforma, o Stadium Palestra Italia, considerado na época o maior e mais moderno estádio do país, foi inaugurado em 13 de agosto de 1933. Logo na estreia, o Palmeiras não decepcionou os mais de 30 mil torcedores presentes e goleou o Bangu, campeão carioca, por 6 a 0, em jogo válido pela sexta rodada do Torneio Rio-São Paulo – primeiro campeonato da era profissional do futebol brasileiro.

Embalado pela inauguração do Stadium, o Palestra Italia iniciou a partida indo para cima do Bangu e, aos 2 minutos, Gabardo abriu o marcador. Em seguida, a equipe de Humberto Cabelli ampliou o resultado com Avelino, após boa jogada de Armandinho.

O enorme domínio do time da casa não correspondia às expectativas, já que as duas equipes co-lideravam o campeonato. O Palestra continuou superior na partida, mas não conseguiu aumentar o placar no primeiro tempo, que terminou em 2 a 0.

Na etapa final, a superioridade palestrina foi ainda maior e a goleada enfim foi construída. Aos 2’, Avelino recebeu bom passe de Romeu e fez o terceiro; pouco depois, Romeu driblou Sant’anna e o goleiro Euclides e anotou o quarto tento.

Para completar o grande jogo do Palestra Italia, Gabardo e Romeu foram às redes mais uma vez cada e o placar apontou ao final do jogo 6 a 0 para os anfitriões.

Meses seguintes à inauguração, ainda no primeiro ano do Stadium Palestra Italia, a equipe palmeirense conquistaria dois títulos: Torneio Rio-São Paulo e o Campeonato Paulista.




Ficha Técnica

Bangu

Euclides
Mário
Sá Pinto
Paulista
Sant'anna
Médio
Sobral
Ladislau
Tião
Plácido
Dininho
Mello
Jayme Mathias Rincão
TÉCNICO