Depois de vencer o Grêmio no Pacaembu, o Palmeiras viajou até Brasília para encarar o Flamengo, precisando vencer para embalar de vez no Campeonato Brasileiro de 2016. E conseguiu: com gols de Gabriel Jesus e Jean, o Verdão bateu os cariocas por 2 a 1 e chegou a 12 pontos na competição.
Aos três minutos de partida, César Martins atravessou uma bola no campo de defesa de forma errada; Tchê Tchê aproveitou e tocou de cabeça para Gabriel Jesus, que de frente para o gol não perdoou, abrindo o placar para o Palmeiras.
Os milhares de palmeirenses presentes ao Mané Garrincha, contudo, não tiveram muito tempo para comemorar: dois minutos mais tarde, executando a Lei do Ex, Alan Patrick empatou o duelo e 1 a 1, placar que perdurou até o fim do primeiro tempo.
Na volta do intervalo, o jogo demorou para recomeçar porque a PM do Distrito Federal avançou sobre a torcida do Palmeiras, lançando gás de pimenta que se espalhou pelo campo, atingindo os jogadores.
Quando o segundo tempo finalmente começou, o Palmeiras controlou as ações e aos 19 minutos retomou a liderança no placar graças a outro lance que envolveu César Martins: o zagueiro espalmou uma bola em cima da linha do gol num chute de Gabriel Jesus e o árbitro marcou o pênalti que Jean bateu e converteu, além de expulsar o zagueiro rubro-negro.
Com a vantagem no placar e um homem a mais no campo, os comandados de Cuca mantiveram o controle da partida e trouxeram os três pontos para São Paulo. O Palmeiras definitivamente estava forte na disputa daquele Brasileirão.