Palmeiras perde nos pênaltis e está fora da Copa SP

VitãoO Palmeiras foi derrotado nos pênaltis pela Portuguesa após empate por 1 a 1 no tempo normal e, mesmo invicto, foi eliminado da Copa São Paulo, competição da qual era um dos maiores favoritos.

O time de Wesley Carvalho foi surpreendido pela formação tática da Portuguesa, que montou uma linha com três zagueiros e um meio de campo muito marcador. O péssimo árbitro Rodrigo Paes Domingues permitiu que os adversários batessem à vontade em nossos atletas, aplicando apenas dois cartões amarelos na parte final do primeiro tempo.

Mesmo com tudo isso, o Verdão ainda era melhor em campo e criava algumas oportunidades de gol. Mas no último lance da fase inicial, Pernambuco foi lançado em velocidade, Iago falhou e precisou segurar o atacante da Portuguesa perto da linha da área. O árbitro marcou pênalti que Thawan converteu.

No segundo tempo, as entradas de Alan e Léo Passos deram mais mobilidade ao time, que encurralou a Portuguesa em sua área, mas o gol não saía. Foi quando o nervosismo afetou demais nossos garotos, que perderam a organização tática e passaram a tentar atacar apenas na base da superação.

Num desses ataques desorganizados acabou saindo o empate, aos 31: Léo Passos deu um belíssimo passe para Fernando, que finalizou; o goleiro defendeu parcialmente e Yan tocou para o gol vazio. 

Aliviados por tirar a diferença, os jogadores do Palmeiras voltaram a jogar de forma planejada, e o segundo gol esteve próximo. Léo Passos teve a bola do jogo aos 42, mas finalizou à direita – a bola passou a milímetros da trave da Portuguesa.

Com o empate, a decisão foi para os pênaltis. Anderson ainda defendeu a primeira cobrança da Portuguesa, mas o placar final foi de 3 a 2 após erros de Alan, Léo Passos e Yan.

O time da Portuguesa teve méritos, mas não se pode deixar de registrar a patifaria da FPF, que decidiu cobrar ingressos com preços entre  R$ 30 e R$ 50 e tirou nossa torcida do estádio – o público pagante não chegou a 5 mil. A arbitragem, que permitiu a violência dos atletas do adversário e picotou o jogo com várias inversões de falta, equilibrou ainda mais as equipes e a missão do time da Portuguesa acabou facilitada.

Alguns atletas do Palmeiras estiveram abaixo de seus potenciais em toda a competição, mas alguns merecem destaques positivos e merecem ser trabalhados para futura integração ao profissional, casos de Vitão, Luan Cândido e Alan, que ainda estão no Sub-17, e Gabriel Furtado, Matheus Neris, José Aldo, Yan e Fernando, o destaque e artilheiro do time, com 5 gols. Parabéns aos meninos pela ótima campanha.

Sub-15

Sub 15
Erick Pinheiro

A noite não foi completamente negativa para nossa base. Em Votorantim, o time sub-15 do Verdão garantiu passagem à final da Copa Brasil de Futebol Infantil ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 1, com gols de Clebson e Marcio.

O Palmeiras enfrenta na final o Flamengo, numa reedição da final do ano passado, quando os cariocas se saíram melhor e venceram por 1 a 0. A Copa Brasil de Futebol Infantil é um torneio promovido pela prefeitura da cidade de Votorantim, está em sua 23ª edição e é um dos torneios mais prestigiados e tradicionais da categoria.