Defesa que ninguém passa: Palmeiras chega a 8 jogos de baliza a zero

Gabriel Menino, Gustavo Gómez e Weverton em jogo do Palmeiras contra o Goiás, durante partida válida pela vigésima terceira rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Oito partidas sem sofrer gols é a melhor marca do Palmeiras sob o comando de Abel e a maior série desde 2018

O Palmeiras segue a rotina de ser uma das principais defesas do futebol brasileiro. Na vitória por 1 a 0 sobre o Goiás, na noite de sexta-feira, o Verdão chegou ao oitavo jogo consecutivo com a baliza a zero – são cinco duelos pelo Brasileiro e três pela Libertadores.

Essa é a maior sequência sem sofrer gols da equipe sob o comando de Abel Ferreira e é a melhor série desde 2018, quando, no começo da terceira passagem de Felipão, o time palmeirense ficou nove jogos intransponível.

No ano, o Palmeiras soma 40 gols sofridos em 56 partidas. Em relação ao Campeonato Brasileiro, o Verdão tem a segunda melhor defesa, com 17 tentos sofridos em 23 duelos – apenas o Botafogo tem uma marca melhor (13).

Para manter a sequência, o Palmeiras terá que passar ileso pelo Grêmio, o próximo adversário no Brasileirão. O duelo acontece na quarta-feira da semana que vem (20), em Porto Alegre, às 19h.

Relembre a atual sequência de jogos de baliza a zero do Palmeiras:

Palmeiras vive melhor momento defensivo na temporada em meio a indefinição no ataque

Weverton em jogo do Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela vigésima segunda rodada do Brasileirão 2023, no Itaquerão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Série sem sofrer gols já atinge 7 partidas, melhor marca do Palmeiras desde a chegada de Abel Ferreira

Em números, o sistema defensivo do Palmeiras vive seu melhor momento desde a chegada de Abel Ferreira ao clube. Com o empate em 0 a 0 frente o SCCP no último domingo, fora de casa, o Verdão completou sete jogos seguidos sem ser vazado.

A sequência de sete partidas de baliza a zero é a melhor do time sob o comando de Abel – o recorde anterior era de cinco jogos, alcançado em duas oportunidades (2021 e 2022), e iguala o feito alcançado pelo Palmeiras de Felipão, em maio de 2019.

“A defesa tem muito a ver com a nossa organização enquanto time, é a nossa base de tudo”, disse Abel após o empate no Derby. No Brasileirão, o Verdão tem a segunda melhor defesa, com 17 gols sofridos, atrás apenas do Botafogo, que foi vazado 13 vezes.

Olhando para a História do clube, esta é a 11ª vez que o Palmeiras chega a sete jogos sem ser vazado, sendo a terceira nos últimos cinco anos.

Relembre a atual sequência de jogos de baliza a zero do Palmeiras

Defesa vai bem; ataque há dúvidas

Enquanto defensivamente o Palmeiras está em grande fase e consolidado, na parte ofensiva há dúvidas. Sem Dudu para o restante da temporada, Abel busca alternativas dentro do elenco. Contra o Deportivo Pereira, o comandante optou por uma escalação com dois atacantes lado a lado, Rony e Flaco, e três zagueiros de origem atrás. No Derby, Mayke foi escalado na ponta direita e Artur foi deslocado para o lado esquerdo.

Por conta da data Fifa, o Palmeiras só volta a jogar no próximo dia 15, contra o Goiás pelo Campeonato Brasileiro. Assim, a comissão técnica terá mais de uma semana para preparar a equipe. Além do time goiano, o Verdão enfrentará o Grêmio também pela competição nacional, antes do primeiro jogo da semifinal da Libertadores, diante do Boca Juniors.

Baliza zero: Palmeiras não é vazado há 5 jogos

Weverton em jogo do Palmeiras contra o Vasco, durante partida válida pela vigésima primeira rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Força defensiva do Palmeiras voltou a aparecer após momento de instabilidade

Próximo de mais uma classificação às semifinais da Libertadores e vice-líder do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras vive seu melhor momento defensivo na temporada. A equipe não é vazada há cinco partidas (quatro vitórias e um empate) e pode estabelecer a maior sequência de ‘baliza zero’ sob o comando de Abel Ferreira nesta quarta-feira, contra o Deportivo Pereira, pelo torneio continental.

A série começou no empate em 0 a 0 com o Atlético-MG, que garantiu a equipe nas quartas da Libertadores. Depois, o Verdão engatou sequências de triunfos contra o Cruzeiro (1 a 0 – primeiro jogo pelo Brasileiro em que o time não foi vazado jogando no Allianz Parque), o Cuiabá (2 a 0), o Deportivo Pereira (4 a 0) e, no último domingo, derrotou o Vasco por 1 a 0.

Antes disso, a melhor sequência defensiva da equipe na temporada havia sido de três partidas, no final de maio (3 a 0 contra Fortaleza e Cerro Porteño e 0 a 0 com o Santos). Na ‘Era Abel Ferreira’, o máximo de jogos seguidos que o Palmeiras passou sem ser vazado são de cinco partidas, em três oportunidades: a atual, em 2022 e em 2021.

Após a vitória sobre o Vasco, Abel falou sobre o momento defensivo do Palmeiras.

“Foi o quinto jogo em que não sofremos gol e isso nos dá confiança, sabemos que se não formos vazados estamos mais próximos de ganhar. Existe também a técnica defensiva, que é cada um ser capaz de ganhar o seu duelo. Estamos em um bom momento defensivo e queremos continuar assim”, disse o treinador.

Desde que a comissão técnica portuguesa desembarcou no Brasil, o Verdão teve como uma de suas principais características a força defensiva. Nas conquistas recentes do clube, o Palmeiras terminou com a melhor defesa nos dois últimos estaduais e no Brasileirão do ano passado.

Maiores sequências do Palmeiras de Abel Ferreira com a baliza zero:

2023:

2022:

2021: