Retorno de titular, Dudu em campo e convocação: a movimentada sexta-feira do Palmeiras

Retorno de titular, Dudu em campo e convocação: a movimentada sexta-feira do Palmeiras.
Atletas, durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Convocação da Seleção Brasileira desta sexta-feira contou com os nomes de Murilo e Endrick

O Palmeiras iniciou a preparação para o confronto diante do SPFC nesta sexta-feira, em atividades técnicas realizadas na Academia de Futebol. A principal novidade foi o lateral-direito Mayke, que teve seu processo de transição física acelerado e participou de todas as movimentações ao lado dos companheiros.

O camisa 12 está fora dos gramados desde a Supercopa, no começo de fevereiro. Apesar da rápida evolução, o jogador ainda é dúvida para o Choque-Rei deste domingo.

Os atletas que estiveram em campo por mais de 45 minutos na rodada passada seguiram o cronograma de atividades regenerativas na parte interna do Centro de Excelência. Em campo, os demais fizeram um trabalho técnico coletivo em campo reduzido. Alguns jovens do elenco Sub-20 participaram do treino.

Recuperando-se de uma cirurgia no joelho, Dudu deu prosseguimento aos trabalhos sob os cuidados dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance e realizou exercícios com bola no gramado. O camisa 7, em previsão inicial divulgada pelo clube, deve retornar aos gramados entre maio e junho.

Convocação

Endrick comemora seu gol pelo Palmeiras contra ao América-MG, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Chamados por Dorival Júnior para defenderem a Seleção Brasileira nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, Endrick e Murilo comemoraram a convocação.

“Estou muito emocionado porque é um sonho realizado. Eu já tinha sido convocado para seleções de base, mas é a primeira vez na principal e a sensação é diferente. Passa aquele filme na cabeça e lembro de tudo o que enfrentei e superei para chegar até aqui. Nada disso seria possível sem o apoio da minha família, que sempre se dedicou demais e esteve ao meu lado em todos os momentos”, disse o zagueiro.

Muito feliz por mais uma convocação. É fruto do meu trabalho no Palmeiras e da ajuda que recebo dos meus companheiros e de todos que trabalham aqui. Agradecer novamente também a Deus e à minha família”, afirmou Endrick.

“Fico feliz também por estar indo junto com o Murilo, que é um grande amigo que fiz aqui. A gente está sempre conversando e isso era um dos nossos objetivos. Ele merece muito, é um cara que trabalha e se dedica muito”, concluiu.

Além dos dois, quem também estará com a Seleção Brasileira durante a data Fifa é Leila Pereira, que será a chefe de delegação.

Endrick e Murilo são convocados por Dorival Júnior para a Seleção Brasileira

Endrick comemora seu gol pelo Palmeiras contra ao América-MG, durante partida válida pela trigésima sexta rodada do Brasileirão 2023, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Endrick alcançou sua segunda convocação à seleção e Murilo é chamado pela primeira vez

Novo comandante da Seleção Brasileira, Dorival Júnior realizou nesta sexta-feira sua primeira convocação. Endrick, que já havia sido chamado por Fernando Diniz no ano passado, foi lembrado pelo treinador. A outra novidade foi o zagueiro Murilo, que esteve entre os principais zagueiros do Brasil em 2023 e foi convocado pela primeira vez ao time principal do Brasil.

O Brasil jogará dois amistosos na data Fifa deste mês. Primeiro contra a Inglaterra, dia 23/03, e depois diante da Espanha, no dia 26/03.

O atacante e o defensor se apresentarão à Seleção Brasileira após o duelo das quartas-de-final do Campeonato Paulista e o retorno está previsto para o dia anterior da semifinal. Se o Palmeiras avançar de fase, eles poderão estar em campo no duelo.

Com Endrick e Murilo, confira a lista da Seleção Brasileira:

  • Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (SPFC);
  • Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto);
  • Zagueiros: Beraldo (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras);
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (SPFC);
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madrid).

Fogueira, pouca minutagem e titularidade: como foram os palmeirenses na data Fifa

Fogueira, pouca minutagem e titularidade: como foram os palmeirenses na data Fifa.
Reprodução

Endrick e Raphael Veiga entraram na fogueira no Maracanã para tentar salvar o Brasil, enquanto Richard Ríos pouco jogou e Gustavo Gómez manteve a regularidade

A data Fifa virou uma questão para o Palmeiras, comissão técnica e para a torcida em 2023. As convocações para as seleções são inevitáveis, uma vez que o elenco do clube é qualificado.

Entretanto, o fato que mais incomoda é o retorno dos atletas ao clube após as passagens pelas seleções, principalmente os que passam pela Amarelinha – desta vez, foram convocados Endrick e Raphael Veiga (Brasil); Richard Ríos (Colômbia); e Gustavo Gómez (Paraguai), além do baixo desempenho apresentado pelo coletivo na volta das atividades do calendário nacional.

O retrospecto do Verdão no ano logo após as datas Fifa é de uma vitória (diante do Goiás) e três reveses (Água Santa, Bahia e Atlético-MG). Para buscar o bicampeonato Brasileiro seguido e o 12º em sua História, o Palmeiras precisará reverter o histórico ruim.

Mas, como foram os desempenhos dos palmeirenses neste último período com as seleções? Abaixo, o Verdazzo destrincha o desempenho de cada jogador:

Endrick e Raphael Veiga na fogueira

Endrick e Raphael Veiga, como era esperado, pouco atuaram. Destaque do Palmeiras, o atacante de 17 anos acumulou 26 minutos em campo e só foi acionado por Fernando Diniz para tentar evitar as derrotas para Colômbia e Argentina. Fora de posição e em um time desorganizado, o palmeirense pouco pôde fazer e somou apenas oito toques na bola nos dois confrontos.

Veiga, por sua vez, entrou apenas contra a Argentina. Jogando longe de onde rende melhor (atuou aberto pela direita), o meia esteve em campo por 14 minutos e o que lhe restou foi a entrevista pós-jogo para tentar explicar mais uma derrota brasileira. O lado positivo, para os palmeirenses, é os dois voltarem ao clube mais descansados para a reta final do Brasileirão.

Poucos minutos, mas vitórias

Richard Ríos viveu sua segunda experiência na seleção da Colômbia. O meio-campista começou a ser lembrado por Néstor Lorenzo após sua afirmação no Palmeiras. Ríos, no entanto, ainda é apenas uma peça complementar da equipe colombiana.

Nesta janela de duas partidas, Ríos foi a campo uma vez – justamente na vitória sobre o Brasil. Foram 16 minutos jogados e um bom desempenho apresentado: 100% de aproveitamento nos passes e nos duelos vencidos, além da participação do início da jogada do gol da vitória por 2 a 1. Contra o Paraguai, o jogador não saiu do banco de reservas, mas comemorou mais uma vitória, desta vez por 1 a 0.

Capitão e dono da posição – mais desgastado

Gustavo Gómez é um símbolo no Paraguai. Capitão da equipe, o zagueiro manteve a regularidade, foi titular e atuou em todos os minutos na data Fifa. Apesar de não comemorar nenhuma vitória, o defensor palmeirense mostrou mais uma vez porque é um dos principais jogadores da posição na América do Sul, finalizando o período com 10 ações defensivas certas, um drible sofrido apenas e com as melhores notas pelo Sofascore (7.0, contra o Chile, e 7.1 diante da Colômbia). Gómez ainda teve dois passes decisivos e uma grande chance criada, no lado ofensivo.

Dentre todos os atletas do Palmeiras chamados, Gómez é o que voltará mais desgastado. Ele deve voltar ao clube na quinta-feira e treinar com elenco na sexta. Vale lembrar que o camisa 15 será reforço diante do Fortaleza, já que não atuou frente ao Internacional.

Destaque no Palmeiras, Endrick é convocado para a Seleção Brasileira

Endrick chuta para marcar seu gol pelo Palmeiras contra o Athletico-PR, durante partida válida pela trigésima segunda rodada do Brasileirão 2023, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Fundamental para a sequência de vitórias do Palmeiras, Endrick foi chamado pela primeira vez para o time principal do Brasil

No começo da tarde desta segunda-feira, Endrick foi convocado para a Seleção Brasileira pelo técnico Fernando Diniz. O atacante de 17 anos, que vestiu a Amarelinha por diversas vezes nas categorias de base e foi campeão, foi chamado para o time principal pela primeira vez na carreira.

Endrick vive sua melhor fase no Palmeiras nos últimos jogos. O camisa 9 virou titular absoluto e foi decisivo para que o Verdão alcançasse as cinco vitórias seguidas. Contra o Botafogo, na quarta-feira passada, ele comandou a virada ao anotar dois gols; já contra o Athletico-PR, no último sábado, marcou o gol do triunfo palmeirense.

“O Endrick é um jogador que tem potencial para ser um daqueles grandes talentos. A convocação não é uma pressão, é um prêmio, uma visão do que esse menino pode ser. Ele é nascido em 2006 e consegue produzir algo que me chama a atenção há muito tempo. E nesse momento específico, ele vive sua melhor fase, jogando contra as principais equipes do Brasil e sobressaindo”, disse Diniz.

Além de Endrick, outro palmeirense convocado foi Raphael Veiga. O meia esteve em todas as listas de Diniz.

O Brasil enfrenta a Colômbia e a Argentina nas duas próximas rodadas das Eliminatórias. Os jogos acontecem nos dias 16/11 e 21/11, respectivamente. Após a data Fifa, o Palmeiras entra em campo contra o Fortaleza, fora de casa, no final de semana do dia 25/11.

Com Endrick, confira a convocação da Seleção Brasileira:

  • Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City), Lucas Perri (Botafogo);
  • Laterais: Emerson Royal (Tottenham), Carlos Augusto (Inter de Milão), Renan Lodi (Olympique de Marselha);
  • Zagueiros: Bremer (Juventus), Gabriel Magalhães (Arsenal), Nino (Fluminense), Marquinhos (PSG);
  • Meio-Campistas: André (Fluminense), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Joelinton (Newcastle), Raphael Veiga (Palmeiras), Rodrygo (Real Madrid);
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Jesus (Arsenal), Gabriel Martinelli (Arsenal), João Pedro (Brighton), Paulinho (Atlético-MG), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona) e Vinicius Junior (Real Madrid).

Kevin é convocado para a Seleção Brasileira Sub-20; trio palmeirense não é liberado

Kevin comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Goiás, em partida válida pela semifinal da Copinha 2023, no Allianz Parque, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Kevin se juntará a Pedro Lima, Michel e Kaique como os palmeirenses que estarão nos amistosos da seleção no mês de abril

Na noite de quinta-feira, o técnico Ramon Menezes confirmou a lista de jogadores que estarão com a Seleção Brasileira Sub-20 nos amistosos do mês de abril, que serão os últimos testes antes da disputa do Mundial de Clubes da categoria e que ocorrerão entre maio e junho deste ano.

Após Pedro Lima ter sido chamado no início da semana, outro atleta do Verdão foi convocado para compor a seleção: Kevin, que chegou a fazer parte do ciclo para a disputa do Sul-Americano Sub-20, disputado em janeiro na Colômbia.

Eleito o melhor jogador da última Copinha, o atacante entrou na lista de Ramon depois de outros jogadores não terem sido liberados por seus times, dentre eles os palmeirenses Endrick, Giovani e Luis Guilherme. Kaique e Michel, por outro lado, se apresentarão à seleção.

Ao todo, o técnico brasileiro realizou 13 mudanças em relação a lista inicial. O Brasil realizará três amistosos, na Espanha, entre os dias 15 e 27 de abril, contra Uzbequistão ou Senegal no dia 19, República Dominicana, no dia 22, e Iraque no dia 25. Nesse período, o Palmeiras disputará quatro partidas por três competições diferentes: Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores.

Com Kevin e mais 3 palmeirenses, confira a lista final da Seleção Brasileira Sub-20:

Goleiros:

  • Kaíque (Palmeiras)
  • Kauã Santos (Flamengo)
  • Kauê (SCCP)

Laterais:

  • Arthur (América -MG)
  • André Dhominique (Bahia)
  • Rikelme (Cuiabá)
  • Patryck (SPFC)

Zagueiros:

  • Ruan Santos (Cruzeiro)
  • Jean (Coritiba)
  • Beraldo (SPFC)
  • Michel (Palmeiras)

Meio campistas:

  • Kauê Pessanha (Botafogo)
  • Matheus Martins (Watford)
  • Ronald (Grêmio)
  • Ian Luccas (Cruzeiro)
  • Guilherme Biro (SCCP)
  • Bruninho (Red Bull Bragantino)
  • Pedro Lima (Palmeiras)

Atacantes:

  • Kevin (Palmeiras)
  • Giovane (SCCP)
  • Matheus Nascimento (Botafogo)
  • Marcos Leonardo (Santos)
  • Savinho (PSV)