Palmeiras Sub-17 avança à final do Brasileirão e reafirma domínio nas categorias de base; assista aos gols

Atletas do Palmeiras comemoram gol contra o Botafogo-RJ, na segunda partida válida pela semifinal do Campeonato Brasileiro Sub-17, no Canindé, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Equipe Sub-17 busca o tri consecutivo no Brasileiro, assim como a equipe profissional do Palmeiras

O Palmeiras continua provando por que é considerado o clube com a base mais forte do Brasil. Nesta terça-feira (22), o time Sub-17 do Verdão derrotou o Botafogo por 2 a 1, de virada, no estádio Canindé, garantindo sua vaga na final do Campeonato Brasileiro da categoria. Com gols de Antônio Marcos e Murilo Dourado, as Crias da Academia demonstraram mais uma vez a qualidade e a resiliência que são marcas registradas do clube, tanto nas categorias de base quanto no time profissional.

Campanha impecável rumo ao tri

A classificação para a final não apenas mantém vivo o sonho do tricampeonato consecutivo no Brasileirão Sub-17, mas também reforça a hegemonia palmeirense nas categorias de base. Este feito impressionante espelha o sucesso do time principal, que também busca seu terceiro título brasileiro consecutivo, evidenciando uma filosofia vencedora que permeia todos os níveis do clube.

A campanha do Palmeiras Sub-17 neste Brasileiro é simplesmente avassaladora. Em 13 partidas disputadas, o time acumula 11 vitórias e apenas dois empates, com um saldo positivo de 24 gols (32 marcados e apenas 8 sofridos). O artilheiro é o camisa 9 Murilo Dourado, com 12 gols.

Fábrica de títulos e talentos

A consistência do Palmeiras nas categorias de base é ainda mais evidente quando olhamos para os números: esta será a 23ª final de torneios oficiais de caráter nacional para o clube, considerando competições organizadas pela CBF e FPF. Das 22 decisões disputadas até o momento, as Crias da Academia saíram vitoriosas em impressionantes 16 ocasiões.

O técnico Gustavo Almeida tem feito um trabalho excepcional, dando continuidade ao legado deixado por seus antecessores. A virada contra o Botafogo demonstra a mentalidade vencedora que é cultivada desde cedo nos jovens atletas palmeirenses. Esta cultura de vitórias é fundamental para a formação de jogadores que, no futuro, poderão integrar o elenco profissional e manter o Palmeiras no topo do futebol brasileiro e sul-americano.

O futuro é verde

A final, que será disputada contra o vencedor do confronto entre Santos e Fluminense, representa mais do que apenas uma chance de título. É uma oportunidade para o Palmeiras reafirmar seu domínio no cenário nacional e consolidar sua posição como a base mais forte e produtiva do Brasil.

Para os torcedores palmeirenses, o sucesso nas categorias de base é motivo de orgulho e esperança. O possível tricampeonato do Sub-17 seria mais uma prova de que o Palmeiras está no caminho certo, formando não apenas grandes jogadores, mas também vencedores.

Enquanto aguardamos a grande final, uma coisa é certa: o Palmeiras continua sendo a referência quando o assunto é categoria de base no futebol brasileiro. E com o talento, a determinação e a mentalidade vencedora demonstrados por esta geração Sub-17, o futuro do Verdão parece mais brilhante do que nunca.

Confira os gols da tarde:

Estêvão supera números de Neymar e o imita na comemoração. Que seja o único exemplo a ser seguido!

Estêvão comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Juventude, durante partida válida pela trigésima rodada do Brasileirão 2024, no Estádio Alfredo Jaconi.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Estêvão se tornou o jogador de 17 anos com mais participações diretas na história do Brasileirão de pontos corridos

Estêvão brilhou outra vez e o Palmeiras novamente tem como principal jogador na busca pelo título Brasileiro um atacante de 17 anos, assim como foi Endrick, no passado. Os números do camisa 41 já são até melhores que o do ex-companheiro – 10 gols marcados e oito assistências, totalizando 18 participações diretas em 24 jogos.

As 18 ações também são as melhores do que qualquer outro jogador da mesma idade na história do Brasileirão de pontos corridos. O último a ser ultrapassado por Estêvão foi Neymar, que em 2009 havia conseguido 16 participações.

Estêvão sabia que estava próximo de quebrar este recorde, tanto que imitou a comemoração do camisa 10 do Al Hilal quando fez o gol no Alfredo Jaconi. E Neymar, realmente, pode ser exemplo para a Cria da Academia. Um exemplo do que não fazer com os rumos da carreira.

Aos 17 anos e já vendido ao Chelsea, Estêvão tem um futuro brilhante pela frente em campo e fora dele parece estar preparado. E isso é mais uma demonstração do excelente trabalho realizado pelo Palmeiras nas categorias de base, sob o comando de João Paulo Sampaio, e no profissional, na figura de Abel Ferreira.

Abel Ferreira talvez não possa, mas o palmeirense…

As contas já foram perdidas de quantas vezes Abel Ferreira foi perguntado sobre Estêvão durante as entrevistas coletivas. A última foi após a goleada sobre o Juventude. Cuidadoso nas palavras, o treinador expressou que não gosta de encher muito a bola dos seus jogadores individualmente. E Abel, neste ponto, está correto, pois tem um grupo para gerir.

“Eu tenho alguma dificuldade de dar moral aos jogadores. Minhas filhas dizem que o pai só as critica. Eu sou sincero, não gosto de dar muita moral. Às vezes os elogios podem ser traiçoeiros, te fazer sentar em cima do que já fez. O que fiz já passou, semana que vem temos mais um jogo”, disse.

O torcedor palmeirense, entretanto, pode se orgulhar e não deixar de citar Estêvão em qualquer roda de conversas sobre futebol. Ter este tipo de jogador geracional no elenco é uma vitória do trabalho que vem sendo feito no clube, iniciado por Paulo Nobre, em 2013.

Palmeiras aplica virada histórica sobre o Corinthians no Paulista Sub-20

Daniel cobra pênalti para decretar a vitória do Palmeiras sobre o Corinthians, em partida válida pela volta das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Palmeiras marcou no último lance e garantiu a vaga na semifinal do estadual da categoria

“Lutem sem parar” ou “o Palmeiras é o time da virada”, você pode ter o seu trecho favorito dos cânticos da torcida do Palmeiras, mas é o fato é que ambas representam bem a vitória e a classificação do Verdão sobre o Corinthians, na manhã deste domingo, para a semifinal do Campeonato Paulista Sub-20.

As Crias da Academia, que haviam empatado o jogo de ida em 1 a 1 na Fazendinha, saíram atrás no placar no Bruno José Daniel, mas buscaram a virada histórica no segundo tempo. Primeiro, o artilheiro Thalys empatou – e “dedicou” o gol ao goleiro adversário (veja abaixo); depois, Daniel, de pênalti, virou na última bola da partida após pressão absurda do Verdão em todo o segundo tempo. O rival não aguentou o resultado e jogadores e membros da comissão técnica partiram covardemente para cima do árbitro.

Significado especial

A vitória do Palmeiras no Derby deste domingo representa mais que a classificação e a sequência para a busca do bicampeonato; representa também o triunfo do trabalho e da seriedade, que superou a cera, a provocação e o antijogo do adversário, algo intrínseco nas raízes do rival e que foi liberado pela arbitragem. Para fechar com chave de ouro, a vitória do Palmeiras mantém o longo tabu palmeirense de não saber o que é perder para o rival na categoria desde 2019.

campeã do Brasileiro Sub-20, a equipe comandada por Lucas Andrade mostra um conjunto organizado e que, apesar das adversidades, não se desesperou em campo. Se não há um “jogador geracional” no elenco, há atletas de mais uma safra sólida de jogadores, assim como Fabinho, Naves, Vanderlan e Gabriel Menino, que alimentarão o profissional.

Na semifinal, o Palmeiras enfrentará o Novorizontino, em datas e horários a serem definidos pela Federação Paulista de Futebol.

Falando do artilheiro…

Autor do primeiro gol palmeirense na partida, Thalys chegou a incrível marca de 30 gols na temporada pelo Sub-20, em 38 jogos. O camisa 9 era meia central na origem, mas mudou de posição e se tornou um dos destaques do Palmeiras.

Nascido em 2005, o atacante tem mais um ano de Sub-20 pela frente, mas as chances no profissional são cada vez mais reais. Ele ainda não foi utilizado por Abel Ferreira, mas já foi citado e elogiado pelo treinador em entrevistas coletivas.

Veja os gols do Palmeiras:

Centroavante decide e Palmeiras larga em vantagem nas oitavas da Copa do Brasil Sub-20

Centroavante decide e Palmeiras larga em vantagem nas oitavas da Copa do Brasil Sub-20.
Luis Lisbôa/Coritiba

Fora de casa, o Palmeiras derrotou o Coritiba por 3 a 2

O Palmeiras saiu na frente do Coritiba no primeiro jogo das oitavas de final da Copa do Brasil Sub-20. Jogando no Couto Pereira, nesta quinta-feira, o Verdão derrotou o adversário por 3 a 2 – a partida não teve transmissão.

O grande nome palmeirense do duelo foi o atacante Luighi, que começou no banco de reservas e entrou no segundo tempo para marcar duas vezes. Thalys também foi às redes, no primeiro tempo.

O placar da partida foi aberto pelo Coritiba, de pênalti, aos 36 minutos, porém Thalys não deixou o Verdão ir para o intervalo em desvantagem e empatou nos acréscimos da primeira etapa. No segundo tempo, Luighi virou aos 30’, mas os paranaenses igualaram cinco minutos mais tarde. A três minutos do fim, o camisa 19 recolocou o Palmeiras na frente e garantiu a vitória.

Escalação do Palmeiras: Deivid; Gilberto (Edney), Robson (Diogo), Benedetti (Gabriel Vareta) e Arthur; Rafael Coutinho, Patrick e Allan; Thalys (Figueiredo), Daniel (Luighi) e Riquelme Fillipi (Sorriso). Técnico: Lucas Andrade.

A partida de volta acontece na quarta-feira da semana que vem (23), em Santo André, no estádio Bruno José Daniel, às 15h.

Além da Copa do Brasil, o time Sub-20 do Palmeiras disputa o mata-mata do Campeonato Paulista. Depois de empatar por 1 a 1 com o Corinthians no jogo de ida das quartas, na Fazendinha, o Verdão encara o rival no domingo (20), às 10h, também no estádio Bruno José Daniel.

Campanha do Palmeiras na Copa do Brasil Sub-20:

– Primeira fase

– Oitavas

  • 17/10: Coritiba 2 x 3 Palmeiras – Couto Pereira
    Gols: Thalys e Luighi (2)
  • 23/10 – 15h: Palmeiras x Coritiba – Bruno José Daniel

Palmeiras pressiona e busca o empate com o SCCP na ida das quartas do Paulista Sub-20

Atletas do Sub-20 comemoram gol em partida pelo Palmeiras contra o Corinthians, válida pela ida das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20, no Parque São Jorge, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Riquelme Fillipi anotou o tento do Palmeiras na Fazendinha

No primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Paulista Sub-20, o Palmeiras ficou no empate em 1 a 1 com o Corinthians, em jogo disputado na tarde deste sábado, na Fazendinha.

O Verdão saiu atrás do placar no primeiro tempo, mas buscou o empate no segundo graças ao gol de cabeça de Riquelme Fillipi. (Veja abaixo). A equipe comandada por Lucas Andrade ainda acertou três vezes o travessão do goleiro rival, todas na etapa final.

A partida de volta, com mando do Palmeiras, acontece no domingo que vem (20), às 10h, no estádio Bruno José Daniel, em Santo André. Além do Campeonato Paulista, o Palmeiras, atual campeão Brasileiro da categoria, disputa a Copa do Brasil. Nesta quinta-feira, a equipe encara o Coritiba, no Couto Pereira, no jogo de ida das oitavas de final.

O Palmeiras soma 23 jogos disputados no Paulista Sub-20. Ao todo, são 17 vitórias, cinco empates e uma derrota. Daniel, com 12 bolas na rede, é o artilheiro do time.

Escalação do Palmeiras: Deivid; Gilberto, Gabriel Vareta, Diogo (Figueiredo) e André Lucas (Ramon); Robson, Rafael Coutinho e Allan (David); Riquelme Fillipi (Giulio), Agner (Daniel) e Sorriso (Edney).

Veja o gol do Palmeiras: