Categorias de base: Palmeiras conhece adversários dos Paulistas Sub-15 e Sub-17

Atletas do Palmeiras comemoram conquista do tetracampeonato sobre o SCCP, após segunda partida válida pela final do Paulista Sub-15, no Estádio Bruno José Daniel, em Santo André-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Em busca do penta consecutivo no Sub-15 e da retomada do título no Sub-17, o Palmeiras estreia nas competições no próximo dia 6

A temporada das categorias de base está prestes a começar. No próximo dia 6 de abril, os times Sub-15 e Sub-17 do Palmeiras entram em campo para a estreia no Campeonato Paulista de suas categorias. E nesta semana, a FPF divulgou os grupos dos estaduais.

Assim como nos anos anteriores, a FPF monta a tabela da primeira fase com os mesmos times para as categorias Sub-15 e Sub-17, com os jogos acontecendo aos sábados – a categoria menor joga às 9h e a outra às 11h.

O Verdão está presente no grupo 12, ao lado do Flamengo-SP, Atlético Mogi, União Mogi, ECUS e Ibrachina – este último é o adversário da estreia, na Ibrachina Arena.

Atual tetracampeão, o Palmeiras vai em busca do penta consecutivo no Sub-15. Já no Sub-17, o Verdão busca a retomada do título, já que no ano passado deixou a competição na semifinal.

Regulamento

O torneio reunirá 84 clubes participantes divididos, na primeira fase, em 14 grupos regionalizados com seis times em cada. As equipes se enfrentando em turno e returno dentro da chave, avançando os dois mais bem classificados, mais os quatro melhores terceiros colocados.

Na etapa seguinte, serão seis datas com as 32 equipes classificadas divididas em oito grupos de quatro times – novamente, após ida e volta, os dois mais bem colocados avançam. A terceira fase contará com quatro grupos de quatro times e os dois melhores seguem para o mata-mata, que será disputado em ida e volta, com o clube de melhor campanha decidindo em casa. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis.

Tabela do Palmeiras na 1ª fase:

  • 1ª Rodada (Sub-15 às 09h e Sub-17 às 11h):
    06/04: Ibrachina x Palmeiras
  • 2ª Rodada (Sub-15 às 09h e Sub-17 às 11h):
    13/04: Palmeiras x Atlético Mogi
  • 3ª Rodada (Sub-15 às 09h e Sub-17 às 11h):
    20/04: Flamengo-SP x Palmeiras
  • 4ª Rodada (Sub-15 às 09h e Sub-17 às 11h):
    27/04: Palmeiras x União Mogi
  • 5ª Rodada (Sub-15 às 09h e Sub-17 às 11h):
    04/05: ECUS x Palmeiras
  • 6ª Rodada (Sub-15 às 09h e Sub-17 às 11h):
    11/05: Palmeiras x Ibrachina
  • 7ª Rodada (Sub-15 às 09h e Sub-17 às 11h):
    18/05: Atlético Mogi x Palmeiras
  • 8ª Rodada (Sub-15 às 09h e Sub-17 às 11h):
    25/05: Palmeiras x Flamengo-SP
  • 9ª Rodada (Sub-15 às 09h e Sub-17 às 11h):
    01/06: União Mogi x Palmeiras
  • 10ª Rodada (Sub-15 às 09h e Sub-17 às 11h):
    08/06: Palmeiras x ECUS

Sub-20 do Palmeiras fará primeiro treino-teste no gramado do Allianz Parque após reforma

Sub-20 do Palmeiras fará primeiro treino-teste no gramado do Allianz Parque após reforma.
Reprodução

Equipe de base do Palmeiras realiza a atividade nesta segunda-feira; treino do profissional ainda não foi agendado

O time Sub-20 do Palmeiras fará na manhã desta segunda-feira o primeiro treino após a reforma do gramado do Allianz Parque. A atividade será supervisionada pelos profissionais do departamento de futebol do clube e também pela comissão técnica de Abel Ferreira.

A reforma no gramado foi finalizada pela WTorre no último sábado. O composto termoplástico, que derreteu e estava grudando nas chuteiras dos jogadores, foi trocado por cortiças. Foram utilizadas, ao todo, 22 toneladas de cortiças.

Ainda não há previsão para que o time profissional treine no local – uma das exigências do Palmeiras para voltar ao estádio é contar com a aprovação dos jogadores. O elenco está de folga até terça-feira, porém não poderá treinar no estádio a partir desta data, por conta da montagem do palco para o show do cantor Luís Miguel, que acontecerá no sábado.

A Federação Paulista de Futebol também fará uma vistoria no local, que foi interditado pela entidade no início de fevereiro. Há a possibilidade de o Palmeiras jogar a semifinal do Paulista, prevista para a semana do dia 27, no Allianz Parque.

Agenda da semana do Palmeiras:

  • 18/03 – segunda-feira: folga;
  • 19/03 – terça-feira: folga;
  • 20/03 – quarta-feira: treino a partir das 10h, na Academia de Futebol;
  • 21/03 – quinta-feira: treino a partir das 10h, na Academia de Futebol;
  • 22/03 – sexta-feira: treino a partir das 10h, na Academia de Futebol;
  • 23/03 – sábado: folga;
  • 24/03 – domingo: treino a partir das 10h, na Academia de Futebol.

Fenômeno mundial: Endrick é o atacante Sub-21 mais promissor do futebol, aponta estudo

Endrick comemora seu gol pelo Palmeiras contra o SCCP, durante partida válida pela nona rodada do Paulistão 2024, na Arena Barueri.
Fabio Menotti/Palmeiras/By Canon

Aos 17 anos, Endrick é o principal jogador do Palmeiras

O sucesso de Endrick ultrapassou todas as fronteiras. O palmeirense de 17 anos, de acordo com estudo realizado pela CIES Football Observatory, é o atacante Sub-21 mais promissor do mundo.

O levantamento leva em consideração o desempenho dos atletas nos últimos 365 dias e o nível das competições disputadas. Na primeira colocação, Endrick é seguido por Vitor Roque, atualmente no Barcelona, e Evan Ferguson, do Brighton.

No ano passado, Endrick marcou dois gols contra o Água Santa nas finais do Paulistão e foi a principal peça da arrancada do Palmeiras rumo ao título Brasileiro. Ele finalizou 2023 com 14 gols bolas na rede em 53 partidas.

Em 2024, Endrick disputou o Pré-Olímpico com a Seleção Brasileira, contribuindo com quatro participações diretas em sete jogos, e voltou ao Palmeiras no início de fevereiro. Pelo clube, foi a campo cinco vezes e marcou um gol, diante do SCCP.

Quando completar 18 anos, em julho, Endrick irá se transferir ao Real Madrid.

Com Endrick líder, confira o top-10 do ranking da CIES

Estêvão marca golaço em treino e brinca sobre dia a dia com comissão técnica: “Mais puxam a orelha do que elogiam”

Estêvão durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Jogador de 16 anos, Estêvão busca mais oportunidades na equipe principal

O Palmeiras deu continuidade à preparação para o confronto decisivo diante da Ponte Preta, pelo Paulistão, nesta quarta-feira, na Academia de Futebol. Abel Ferreira comandou trabalhos técnicos e táticos com ênfase em marcação, passes e transições, além de um coletivo em dimensões reduzidas.

Um dos destaques da atividade foi Estêvão, que marcou um belo gol (veja o vídeo abaixo). O atacante de 16 anos soma quatro jogos pelo profissional do Verdão e uma assistência.

“Neste período em que estou no Profissional, aprendi bastante, pude evoluir e escutar conselhos. Acredito que a qualidade do meu futebol tem aumentado e tenho dado o meu máximo nos treinos. Já dei uma assistência, espero contribuir mais e que seja uma excelente temporada para a gente”, disse o camisa 41.

Atleta mais jovem do elenco principal, Estêvão contou também como está sendo o trabalho diário com a comissão técnica e brincou: “Eles mais puxam a orelha do que elogiam”, disse sorrindo.

“Eles pedem sempre para eu finalizar a gol e que nós todos atinjamos o máximo do nosso potencial. Tenho uma relação muito boa com eles. Espero agregar bastante para ganhar mais minutagem dentro de campo neste ano”, comentou.

Quem são os ‘tutores’ de Estêvão?

Além da comissão técnica, outros atletas estão sendo fundamentais para a evolução de Estêvão. O atacante revela que recebe muitos conselhos de três jogadores.

Estêvão durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

“Praticamente todos me aconselham no dia a dia, mas Veiga, Luan e Marcos Rocha são os que estão mais falando comigo. Eu tento escutá-los ao máximo, pois eles têm muita experiência e quero usar tudo que escuto dentro de campo”, concluiu.

Reserva em 2024, Gabriel Menino desencanta e comemora minutos em campo

Gabriel Menino comemora seu gol pelo Palmeiras contra a Portuguesa, em partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2024, no Canindé, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Buscando espaço na equipe, Gabriel Menino marcou pela primeira vez no ano na vitória contra a Portuguesa

Autor do segundo gol do Palmeiras na vitória sobre a Portuguesa, na última quarta-feira, Gabriel Menino balançou as redes pela primeira vez na temporada. O meio-campista, que no final do ano passado passou por uma cirurgia no tornozelo, busca recuperar o status de titular da equipe.

Com o crescimento de Richard Ríos na reta final do Brasileiro de 2023 e a contratação de Aníbal Moreno, além da lesão no tornozelo, Menino perdeu espaço no meio-campo do Verdão, que atualmente é o setor mais qualificado do elenco, de acordo com o próprio técnico Abel Ferreira. No ano, o camisa 25 soma nove partidas, sendo apenas uma como titular (contra o Red Bull Bragantino).

Após o triunfo sobre a Portuguesa, o jogador comemorou o gol e também as oportunidades que vem recebendo depois da contusão.

“Estou me sentindo muito feliz e grato por estar recebendo minutos após a lesão. Agradeço a Deus, à minha família, aos meus companheiros e toda a comissão técnica do Palmeiras”, disse Menino, que também enalteceu a torcida. “É fora da curva, em todos os jogos eles estão lá para torcer e nos apoiar, isso é muito bom”.

Gabriel Menino em busca de mais uma reviravolta no Palmeiras

Cria da Academia do atual elenco com mais jogos pelo Palmeiras (206), Gabriel Menino tentará mais uma vez dar a volta por cima no clube. A trajetória do jogador no time profissional palmeirense é marcada por altos e baixos, seja por conta de lesões ou mau desempenho em campo.

O jogador surgiu no começo de 2020 e rapidamente tornou-se peça importante no time, à época, comandado por Luxemburgo. Campeão Paulista em cima do SCCP, Menino manteve a titularidade com Abel e jogou a final da Libertadores contra o Santos e o Mundial de Clubes.

Na temporada de 2021, mesmo sendo campeão olímpico com o Brasil, foi superado no time por Felipe Melo, Danilo e Zé Rafael, além de sofrer seguidas lesões no tornozelo. No ano seguinte, ficou de fora da lista do Mundial, mas teve relevância no Brasileirão, chegando a marcar um importante gol contra o Internacional.

A redenção no clube aconteceu em 2023. Aproveitando a saída de Danilo, voltou ao status de titular e foi importante no primeiro semestre, com gols na Supercopa do Brasil e na final do Paulistão. Após outra contusão no tornozelo, o jogador tenta retomar seu espaço na equipe.