Palmeiras treina e Abel ganha reforço importante para reta final do Brasileirão

Mayke e o preparador físico Marco Aurélio, durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Sem calendário durante a data Fifa, o Palmeiras segue se preparando para enfrentar o Juventude

Dando sequência à preparação para o confronto frente ao Juventude, que acontecerá somente no próximo dia 20, o Palmeiras realizou mais uma sessão de treinamentos na Academia de Futebol.

A novidade do dia ficou por conta da atualização do quadro de Mayke. Fora dos gramados desde o final de agosto por conta de uma lesão na panturrilha direita, o lateral-direito se recuperou e finalizou todo o processo de transição física. Assim, o camisa 12 estará à disposição de Abel Ferreira para o confronto em Caxias do Sul.

Em campo, os atletas iniciaram o aquecimento com um futevôlei. Em seguida, o treinador e seus auxiliares comandaram dois trabalhos técnicos de enfrentamentos em campo reduzido.

O Palmeiras está invicto há nove partidas no Brasileirão – a última vez que engatou essa sequência na competição nacional foi entre abril e junho de 2023, quando obteve 10 jogos seguidos sem derrota. A equipe ocupa a segunda colocação, com 57 pontos.

Imagens do treino do Palmeiras:

Empate não abala o Palmeiras, que priorizará atividades específicas durante data Fifa

Lázaro e Abel Ferreira durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras terá duas semanas até voltar a campo pelo Brasileirão

Depois de empatar sem gols com o Red Bull Bragantino fora de casa, no último sábado, o Palmeiras voltará a campo pelo Campeonato Brasileiro daqui duas semanas. No próximo dia 20, o Verdão visita o Juventude.

Durante a data Fifa, Abel Ferreira e sua comissão técnica vão priorizar trabalhos específicos para aperfeiçoar os atletas, como o próprio treinador revelou em coletiva após o duelo em Bragança Paulista.

“Vamos aproveitar o tempo para melhorar a equipe, melhorar nossos processos, nossas finalizações. Os jogadores que jogam menos, também vamos preparar para deixá-los no nível dos outros. Eu, particularmente, gosto destes momentos de pausa”, disse o treinador, que não vê o resultado contra o time do interior paulista como algo que irá desestabilizar o mental da equipe para a sequência. “O resultado de hoje [sábado] não vai nos abalar”, completou.

Além do trabalho técnico, a pausa no calendário também servirá para que os atletas que estão voltando de lesão retornem ao físico ideal. Estêvão e Marcos Rocha atuaram apenas o segundo tempo em Bragança, enquanto Mayke não foi relacionado – o camisa 12 deve voltar no jogo em Caxias do Sul.

O único desfalque certo do Verdão para o confronto diante do Juventude, até o momento, é Gabriel Menino, expulso após o fim da partida. O Palmeiras é o segundo colocado do Brasileirão, com 57 pontos.

Programação da semana do Palmeiras

Após o episódio em que a principal torcida organizada invadiu as dependências da Academia de Futebol, o Palmeiras não divulga mais a programação de treinos. Entretanto, o clube deve manter o que foi feito nas últimas datas Fifa e conceder três dias de folga ao elenco. Assim, os jogadores devem retornar nesta quarta-feira aos trabalhos.

Rendimento ofensivo do Palmeiras dispara após data Fifa e clube soma mais de 100 finalizações nos últimos jogos

Estêvão comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Juventude, durante partida válida pela décima primeira rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras só venceu desde a pausa e viu os principais jogadores ofensivos melhorarem tecnicamente

Desde a volta do calendário do futebol brasileiro após a pausa para a última data Fifa, pouco mais de dez dias atrás, o Palmeiras apresentou ótimo desempenho, conseguiu 100% de aproveitamento e vem bombardeando os adversários.

Em quatro jogos, o Verdão somou 102 finalizações totais, com média de 25.5 por partida. Nenhuma outra equipe da Série A finalizou tantas vezes igual ao Palmeiras no recorte. Outros dados que apontam o grande volume ofensivo do time palmeirense são os escanteios (36 – 9 p/ jogo) e grandes chances criadas (16 – 4 p/ jogo), além dos 11 gols anotados.

O volume ofensivo foi fundamental para o Palmeiras vencer Vasco, Atlético-MG, Red Bull Bragantino e Juventude em sequência e saltar para a segunda posição do Brasileirão, com 23 pontos. O time comandado por Abel Ferreira também subiu para o quarto lugar no ranking dos melhores ataques da competição (16 tentos), ficando atrás apenas de Bahia e Botafogo (18 cada), e do Flamengo (19).

Melhora individual ajudam a explicar números do Palmeiras

Além do refresco físico, a pausa para a data Fifa serviu para os jogadores do Palmeiras voltarem com a parte técnica refinada. Zé Rafael e Piquerez apresentaram ótimos níveis; mas o destaque fica para Raphael Veiga.

O camisa 23 marcou um gol e concedeu uma assistência nos últimos quatro jogos e, além disso, mostrou confiança no jogo, ditando o ritmo do ataque. Nesse período, o meia teve 18 passes decisivos, que são aqueles que terminam com finalização do companheiro – só frente ao Juventude foram oito, número recorde de qualquer jogador da atual edição do Brasileirão.

Outro jogador importante no período é Estêvão, que se consolidou como titular e encantou o país com gols, passes e dribles.

Expandindo

Nesta segunda-feira, o Sofascore publicou os números do Palmeiras desde o jogo frente ao Criciúma, o último antes da data Fifa, em que o time venceu por 2 a 1. Expandindo os dados até este confronto, o Verdão é o líder no período em seis critérios. Confira:

Data Fifa: Palmeiras faz planejamento da semana e marca jogo-treino

Data Fifa: Palmeiras faz planejamento da semana e marca jogo-treino. Abel Ferreira e o auxiliar técnico Carlos Martinho, durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Para manter o ritmo, o Palmeiras disputará jogo-treino durante a data Fifa; time volta a jogar somente no dia 13

Sem calendário até o próximo dia 13, quando enfrentará o Vasco, no Allianz Parque, pelo Campeonato Brasileiro, o Palmeiras definiu a programação da semana dos jogadores durante a data Fifa. O clube decidiu por conceder três dias de folga após a vitória sobre o Criciúma e os atletas voltam aos trabalhos nesta quinta-feira.

Logo no retorno às atividades, a comissão técnica comandará treinos em dois períodos, manhã e tarde. No dia seguinte, sexta-feira, terá apenas um treino, a partir das 10h.

Pensando no ritmo dos jogadores, o Palmeiras disputará na manhã de sábado um jogo-treino na Academia de Futebol. A partida amistosa serve também para dar mais condições físicas a Dudu, que está próximo do retorno aos gramados após sofrer uma lesão no joelho em agosto do ano passado.

Por fim, os jogadores terão mais uma folga no domingo e recomeçam os trabalhos na semana que vem.

Desfalques importantes na data Fifa

Abel Ferreira não poderá contar com alguns jogadores titulares durante a pausa no calendário. Gustavo Gómez e Richard Ríos foram convocados e só voltam ao clube após a Copa América. Além deles, Endrick também está fora – o camisa 9 não voltará mais ao clube. Outro que pode ficar de fora é Piquerez, que vive a expectativa para ser chamado para a seleção uruguaia.