Endrick e outras Crias fazem a alegria da molecada em evento na Academia de Futebol 2

Kaique, Gabriel Menino, Fabinho, Vanderlan, Naves, Mateus e Endrick (E/D em pé) e Garcia, Luis Guilherme, Estêvão e Jhonatan (E/D agachados), durante inauguração da nova área de saúde das categorias de base do Palmeiras, na Academia de Futebol 2.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Palmeiras inaugurou novas instalações no CT da base; Endrick, Luis Guilherme, Estêvão e outros pratas-da-casa participaram do evento

O Palmeiras inaugurou as novas instalações da Academia de Futebol 2, em Guarulhos, o CT das categorias da base. O clube trouxe novidades para o novo Núcleo de Saúde e Performance; também apresentou um campo de grama sintética e inaugurou um somente de terra.

Endrick e as outras Crias da Academia que estão atualmente no profissional participaram do evento de inauguração, ao lado de Leila Pereira, Paulo Buosi (vice-presidente), Marcelo Dedeschi (diretor das categorias de base), João Paulo Sampaio (coordenador das categorias de base) e Everaldo Coelho (diretor de marketing).

O novo campo sintético receberá as partidas das categorias mais jovens. Durante o evento, os jogadores participaram de uma brincadeira contra os atletas do Sub-14 e Sub-15. Além disso, os meninos tiveram a oportunidade de conversar, pegar autógrafos e tirar fotos com os atletas, sendo Endrick o mais requisitado.

Endrick durante inauguração da nova área de saúde das categorias de base, do Palmeiras, na Academia de Futebol 2.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Quero agradecer à presidente Leila Pereira e a toda diretoria por esta contribuição que permite a condução de um trabalho que vem dando tantos frutos. Agora, a Academia de Futebol 2 tem a cara do Palmeiras. Estávamos precisando desse salto de qualidade. Com as novas instalações, vamos conseguir preparar melhor as próximas gerações”, disse JP Sampaio.

Inaugurada em 2002, a Academia de Futebol 2 está localizada à beira da Rodovia Ayrton Senna. Com cinco campos no total, o CT recebe diariamente os treinos das equipes compreendidas entre as categorias Sub-10 e Sub-17. O Sub-20 realiza suas atividades majoritariamente na Academia de Futebol, na Barra Funda, utilizando a estrutura do time profissional. O local segue em reformas para o melhoramento da estrutura.

Endrick, Luis Guilherme, Estêvão e mais: confira como foi o evento de inauguração

Estêvão vive noite mágica no Allianz Parque e agradece: “Torcida maravilhosa”

Estêvão comemora seu gol pelo Palmeiras, contra o Liverpool, durante partida válida pela fase de grupos, da Libertadores 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Aos 16 anos, Estêvão estreou como titular e marcou o primeiro gol como profissional

Aos 16 anos, Estêvão viveu sua primeira grande noite como jogador profissional. O camisa 41 estreou como titular do Palmeiras, diante do Liverpool-URU, e de quebra marcou seu primeiro gol pelo time principal.

Aparecendo dentro da área, o meia-atacante aproveitou cruzamento perfeito de Raphael Veiga e, de cabeça, anotou o terceiro gol do Verdão na vitória por 3 a 1, de virada. Além do tento, o jogador foi bastante participativo, produzindo as principais chances da equipe durante o tempo em que permaneceu em campo.

Em entrevista após a partida, Estêvão festejou sua partida e agradeceu à torcida.  “Estou muito feliz, só tenho a agradecer a Deus, só Ele sabe o quanto eu lutei para estar aqui. Feliz pelo gol e por ter contribuído com a vitória. A torcida apoiou a gente desde o início. Eles foram fundamentais para a vitória. Se Deus quiser, tem muito mais coisas para acontecer daqui para frente”, disse a nova joia do Verdão.

Estêvão comemora seu gol pelo Palmeiras, contra o Liverpool, durante partida válida pela fase de grupos, da Libertadores 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

A duas semanas de completar 17 anos, Estêvão é o terceiro jogador mais jovem a marcar um gol pelo Palmeiras (16 anos e 353 dias). Ele fica atrás de Endrick (16 anos e 96 dias) e Heitor (16 anos e 349 dias).

Estêvão vs Liverpool:

Estêvão marca golaço em treino e brinca sobre dia a dia com comissão técnica: “Mais puxam a orelha do que elogiam”

Estêvão durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Jogador de 16 anos, Estêvão busca mais oportunidades na equipe principal

O Palmeiras deu continuidade à preparação para o confronto decisivo diante da Ponte Preta, pelo Paulistão, nesta quarta-feira, na Academia de Futebol. Abel Ferreira comandou trabalhos técnicos e táticos com ênfase em marcação, passes e transições, além de um coletivo em dimensões reduzidas.

Um dos destaques da atividade foi Estêvão, que marcou um belo gol (veja o vídeo abaixo). O atacante de 16 anos soma quatro jogos pelo profissional do Verdão e uma assistência.

“Neste período em que estou no Profissional, aprendi bastante, pude evoluir e escutar conselhos. Acredito que a qualidade do meu futebol tem aumentado e tenho dado o meu máximo nos treinos. Já dei uma assistência, espero contribuir mais e que seja uma excelente temporada para a gente”, disse o camisa 41.

Atleta mais jovem do elenco principal, Estêvão contou também como está sendo o trabalho diário com a comissão técnica e brincou: “Eles mais puxam a orelha do que elogiam”, disse sorrindo.

“Eles pedem sempre para eu finalizar a gol e que nós todos atinjamos o máximo do nosso potencial. Tenho uma relação muito boa com eles. Espero agregar bastante para ganhar mais minutagem dentro de campo neste ano”, comentou.

Quem são os ‘tutores’ de Estêvão?

Além da comissão técnica, outros atletas estão sendo fundamentais para a evolução de Estêvão. O atacante revela que recebe muitos conselhos de três jogadores.

Estêvão durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

“Praticamente todos me aconselham no dia a dia, mas Veiga, Luan e Marcos Rocha são os que estão mais falando comigo. Eu tento escutá-los ao máximo, pois eles têm muita experiência e quero usar tudo que escuto dentro de campo”, concluiu.

Aos 16, Estêvão soma primeira participação em gol pelo profissional do Palmeiras

Estêvão comemora com Flaco López gol pelo Palmeiras contra o São Bernardo, durante partida válida pela oitava rodada do Paulistão 2024, no estádio Municipal Primeiro de Maio.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Estêvão tem quatro jogos pelo time principal e 78 minutos em campo

Foi dos pés de Estêvão que o gol de Flaco López, o da vitória por 1 a 0 sobre o São Bernardo, saiu. O jogador de apenas 16 anos entrou no segundo tempo da partida e, bastante acionado, contribuiu diretamente para o triunfo palmeirense.

A assistência para Flaco foi a primeira participação em gol do atacante pelo time profissional do Verdão. Ele estreou contra o Cruzeiro, na última rodada do Brasileirão do ano passado, e neste Paulistão soma três partidas. Ao todo, são 78 minutos em campo pela equipe principal.

Estêvão disputou a Copinha deste ano e, após a competição, foi promovido ao profissional do Palmeiras. O jovem atacante é uma das principais revelação do clube dos últimos anos, ao lado de Endrick e Luis Guilherme.

Abel fala sobre Estêvão

A revelação palmeirense também foi assunto na coletiva de imprensa de Abel Ferreira, depois da partida. E o treinador pediu calma.

“Temos capitães absurdos, um diretor espetacular e uma comissão técnica competente. Ele vai jogar e jogar mal. Amanhã já vão chamá-lo de Messinho, mas é Estêvão. Hoje é o melhor do mundo, mas se amanhã ou depois fizer um jogo abaixo, aí já vai ser criticado. É preciso paciência. Tem um potencial tremendo, temos que ter cuidado com ele, porque a pressão é enorme. Os meninos do Brasil, muitos deles, jogam para ser a esperança da família. E o que eu tento fazer é acalmá-los. É tudo no tempo de Deus. Mas admiro muito essa responsabilidade”, disse o treinador.

Quinta do Palmeiras: Cria é integrado ao profissional e Weverton renova contrato

Atletas do Palmeiras durante treinamento na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Após Copinha, Estêvão foi promovido para o time principal do Palmeiras

Após a quarta-feira de folga, o Palmeiras voltou aos trabalhos na tarde desta quinta com novidade na Academia de Futebol. O meia atacante Estêvão, de 16 anos, foi integrado ao time profissional e participou das atividades.

“É uma experiência incrível, é sempre bom estar aqui. Aprendo bastante com todos. Quero fazer bons treinos, bons jogos e que Deus possa me abençoar dentro de campo. Já tinha estreado no ano passado e eles [jogadores] me tratam com carinho, me acolhem bastante. Espero que seja um ano abençoado e que eu possa contribuir de todas as formas para fazermos um ano excelente”, disse.

Estêvão chegou ao Palmeiras em 2021 após se destacar pela base do Cruzeiro. O jogador chama a atenção pelo refinado controle de bola em velocidade, pelos dribles em direção ao gol e pela capacidade de finalização.

Se Estêvão é a novidade em campo, Piquerez segue sem treinar com os companheiros. O uruguaio trabalhou à parte no gramado e cumpriu seu cronograma individualizado.

Palmeiras anuncia extensão de contrato de Weverton

Weverton durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Weverton acertou a extensão de contrato com o Palmeiras nesta quinta-feira. O novo vínculo é válido até o final de 2026 – o anterior acabava em dezembro de 2025. O goleiro é o quinto jogador que o Verdão prorroga o contrato nesta temporada. Antes dele, o clube chegou a um acordo com Gabriel Menino, Zé Rafael, Marcelo Lomba e Marcos Rocha.

Além dos jogadores, o Palmeiras também renovou com o técnico Abel Ferreira até dezembro de 2025.

Weverton é titular indiscutível do Verdão e estreia na temporada neste domingo, no duelo contra o Novorizontino, pelo Campeonato Paulista.