Orlando Ribeiro chegou ao Palmeiras em julho do ano passado e conquistou o título da FAM Cup
O técnico Orlando Ribeiro não é mais treinador da equipe Sub-17 do Palmeiras. O comandante aceitou uma oferta do Santos para er o treinador do time Sub-20.
Ribeiro chegou ao Verdão em julho do ano passado para substituir Artur Itiro, que havia ficado no cargo por seis anos, e conquistou um título: a FAM Cup, disputada no início de 2022.
Com a saída de Orlando, o Palmeiras deve ir ao mercado para contratar outro profissional. Até lá, o auxiliar técnico da categoria, Hamilton Mendes, deve ocupar a função.
Veja os números da passagem de Orlando Ribeiro pelo Palmeiras.
Fabio Menotti
Orlando Ribeiro deixa o Palmeiras com 34 jogos, sendo 27 vitórias, três empates e quatro derrotas (aproveitamento de 82%). Com ele no comando, o clube conseguiu as duas maiores goleadas da História do Allianz Parque: 9 a 0 no Desportiva Paranaense (primeira fase da Copa do Brasil) e 10 a 0 (oitavas da Copa do Brasil).
Apesar das goleadas, o Palmeiras não foi campeão do torneio nacional (caiu para o Flamengo, na semifinal). No Campeonato Paulista, a equipe ficou com o vice-campeonato.
Com dois gols de Mateus Patolino e um de Luis Guilherme, Sub-17 do Palmeiras ganhou a decisão por 3 a 0
Na manhã deste sábado, a equipe Sub-17 do Palmeiras entrou em campo, na Academia de Futebol 2, em Guarulhos, para enfrentar o SCCP, na final da FAM Cup. Com dois gols de Mateus Patolino, no primeiro tempo, e um de Luis Guilherme, na etapa final, o Verdão venceu o Derby por 3 a 0 e garantiu o título do torneio.
Treinado por Orlando Ribeiro, o time titular do Palmeiras foi William; Gilberto, Eduardo, Gabriel Vareta e Caio; Belluco, Figueiredo, Leandro e Luis Guilherme; Mateus Patolino e Thalys. Com cinco gols marcados, Patolino foi o artilheiro da competição, enquanto Thalys, que foi às redes duas vezes e distribuiu outras duas assistências, foi o destaque da FAM Cup.
Na disputa do terceiro lugar, o Palmeiras Sub-16 venceu o Santos por 2 a 0, em jogo realizado no Parque São Jorge. Os tentos foram anotados por Diego Lima e Luis Arthur.
Após um ano de paralisação por conta da pandemia, a FAM Cup chegou à quarta edição em 2022. Oito equipes disputaram a competição, sendo os times Sub-16 e 17 do Palmeiras, mais o SCCP, Santos, Ibrachina, Red Bull Bragantino, Ferroviária e Jacuipense-BA.
Os clubes foram divididos em dois grupos na primeira fase e, após jogos de todos contra todos dentro das chaves, os dois melhores de cada avançaram para as semifinais da Série Ouro, enquanto os terceiros e quartos disputam a Série Prata.
Confira a trajetória do Sub-17 do Palmeiras na FAM Cup
– Final – Ouro:
Palmeiras 3 x 0 SCCP – Academia 2 Gols: Mateus Patolino (2x) e Luis Guilherme
– Semifinais – Ouro:
Palmeiras Sub-17 3 x 1 Palmeiras Sub-16 – Academia 2 Gols: Eduardo, Figueiredo e Cauê (Sub-17); Diego Lima (Sub-16)
– Primeira fase:
1ª rodada:
Palmeiras Sub-17 3 x 0 Jacuipense – Academia 2 Gols: Mateus Patolino (2x) e Thalys
2ª rodada:
10h40: Palmeiras Sub-17 1 x 0 Ibrachina – Academia 2 Gol: Thalys
3ª rodada:
10h40: Palmeiras Sub-17 3 x 1 Santos – Academia 2 Gols: Luis Guilherme, Mateus Patolino e Gabriel Vareta
FAM Cup, torneio de base que visa a preparação da equipe para a temporada, volta a ser disputado após paralisação devido à pandemia
Após um ano de paralisação por conta da pandemia, o Palmeiras realizará a partir deste domingo o torneio FAM Cup, que chega à quarta edição em 2022 com a participação de equipes tradicionais do futebol brasileiro.
Os duelos da primeira fase serão realizados na Academia de Futebol 2, em Guarulhos-SP, e no Parque São Jorge. Além do Verdão, que terá duas equipes no torneio (Sub-17 e Sub-16), Santos, SCCP, Red Bull Bragantino, Ibrachina, Ferroviária e Jacuipense-BA estão confirmados na competição.
O time Sub-17 será treinado por Orlando Ribeiro, enquanto o Sub-16 terá o comando de Hamilton Mendes, auxiliar do treinador. Na última edição, o Palmeiras faturou a Série Prata da FAM Cup; a Série Ouro foi conquistada pelo Red Bull Salzburg, da Áustria.
Ao site oficial, João Paulo Sampaio, coordenador geral das categorias de base palmeirense, falou sobre a competição.
“É um torneio solidificado no calendário da base com muitos clubes do Brasil e do mundo querendo participar. Por conta da pandemia, restringimos a oito clubes locais em 2022, e a FAM Cup é importante também por dar início ao ano da categoria juvenil, que terá sequência na Copa do Brasil, no Brasileiro, entre outros compromissos. A realização do torneio é de suma importância na preparação dos garotos”, declarou.
Além da FAM Cup, o clube promove outros torneios de base, como a Copa Verde, voltada às categorias Sub-10, 11 e 12.
Confira o regulamento da FAM Cup
Os oito times estão divididos em dois grupos na primeira fase e, após jogos de todos contra todos dentro das chaves, os dois melhores de cada avançam para as semifinais da Série Ouro, enquanto os terceiros e quartos disputam a Série Prata. Os campeões serão decididos no dia 29 de janeiro.
Fabio Menotti
O Grupo A, que terá a Academia de Futebol 2 como sede, tem como participantes: Palmeiras Sub-17, Jacuipense, Ibrachina e Santos. O Grupo B, que será disputado no Parque São Jorge, é composto por Palmeiras Sub-16, SCCP, Red Bull Bragantino e Ferroviária.
Tabela na 1ª fase:
> 1ª rodada (23/01 – domingo) 09h: Palmeiras Sub-17 x Jacuipense – Academia 2 10h40: Santos x Ibrachina – Academia 2 14h: Palmeiras Sub-16 x Red Bull Bragantino – Parque São Jorge 15h40: SCCP x Ferroviária – Parque São Jorge
> 2ª rodada (24/01 – segunda-feira) 09h: Jacuipense x Santos – Academia 2 10h40: Palmeiras Sub-17 x Ibrachina – Academia 2 14h: SCCP x Palmeiras Sub-16 – Parque São Jorge 15h40: Ferroviária x Red Bull Bragantino – Parque São Jorge
> 3ª rodada (25/01 – terça-feira) 09h: Ibrachina x Jacuipense – Academia 2 10h40: Palmeiras Sub-17 x Santos – Academia 2 14h: Palmeiras Sub-16 x Ferroviária – Parque São Jorge 15h40: Red Bull Bragantino x SCCP – Parque São Jorge