Após vitória, Abel distribui elogios a jogadores, torcida e até ao árbitro Jean Pierre

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Goiás, durante partida válida pela vigésima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Abel enalteceu Mayke e voltou a pedir calma com Atuesta e Rafael Navarro

O técnico Abel Ferreira se mostrou totalmente satisfeito com a vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Goiás, na tarde deste domingo. Em entrevista coletiva após a partida, o comandante distribuiu elogios aos personagens do duelo.

De início, o treinador enalteceu seus jogadores.

“Tenho sorte, os dois melhores laterais-direitos do Brasil jogam pra mim, que são Marcos Rocha e Mayke. Ainda tenho um que está à espera para ‘roubar’ a vaga, que é o Garcia. Os três têm boa relação. O Mayke fez um grande jogo”, elogiou Abel, que voltou a falar em paciência com Atuesta, autor do terceiro gol, e Rafael Navarro.

“Temos que acreditar no Atuesta. Chegou esse ano, não contratamos para 6 meses. Ele faz o melhor que pode nos treinos, quer evoluir. Sabe que tem que aprimorar na intensidade, porque tecnicamente é muito bom”, disse.

Abel admitiu que teve dúvidas para saber quem escalaria no comando de ataque, mas preferiu dar confiança ao camisa 29 e deixou Merentiel no banco. “O Navarro ainda é um moleque. Nossa função não é contratar jogadores prontos, não temos dinheiro para isso. Então temos que olhar para o crescimento dos jogadores, mas isso demora. Temos que ter calma”, completou.

Abel mostra confiança em Gabriel Menino e celebra ter Rony de volta

Voltando a ter bom desempenho, Gabriel Menino novamente foi escalado como titular. O camisa 25 tem a confiança do treinador por conta de seu futebol e pelas diferentes características que traz a campo, em comparação aos colegas de posição.

“Confiamos no Menino, perdemos o Jailson por lesão e não contratamos ninguém. Ele pode fazer a 5, ainda que não tenha tanto poder de marcação, mas nos dá saída, desequilibra ofensivamente. E o mais importante: ele está com o coração e mente aberta para evoluir”, declarou o treinador.

De volta aos gramados após mais de um mês fora, o atacante Rony também foi destaque na coletiva de Abel.

“Sempre bom tê-lo de volta, é bom ter opções. Hoje temos apenas o Jailson machucado, é importante ter todos à disposição, principalmente quando temos um elenco um pouco mais curto. Às vezes, a lesão de um jogador proporciona oportunidade a outro, como foi o caso do Vanderlan”, disse.

“Ele pode jogar em qualquer uma das posições da frente. Ainda bem que o Klopp ainda não viu o Rony jogar (risos). Ele fecha corredor e entra na área. Há vários jogadores que fazem diversas posições dentro do elenco e é isso que me dá a certeza e a confiança de ter um elenco mais enxuto”, complementou.

Torcida e juiz

Os elogios de Abel não foram exclusividade dos jogadores. A torcida do Palmeiras, que compareceu em peso ao Allianz Parque, e também Jean Pierre, o árbitro, foram mencionados pelo técnico.

“O torcedor tem sido espetacular, tem nos ajudado muito. E modéstia à parte esta equipe tem dado diversão aos nossos torcedores, eles vêm [ao Allianz Parque] para desfrutar e se divertir com o jogo. Muito contente com isso. Incrível a energia entre equipe e torcedores”, disse.

“Parabéns ao Jean Pierre por ter deixado o jogo rolar. Claro que há lances que os dois treinadores reclamaram. Estamos habituados a sempre ouvir o apito e hoje ele deixou os times jogarem, a partida teve intensidade, ritmo. Manteve o mesmo critério para os dois times”, finalizou.

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira para decidir com o Atlético-MG a vaga à semifinal da Libertadores. Pelo Brasileiro, a equipe joga no sábado que vem contra o SCCP, em Itaquera.

Com novidades, Palmeiras se reapresenta na Academia de Futebol

Atuesta, Jorge e Raphael Veiga durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Desfalques do Palmeiras nos últimos jogos, Piquerez e Rafael Navarro treinaram normalmente

Após dois dias de folga, os jogadores do Palmeiras se reapresentaram à Academia de Futebol na manhã de quarta-feira. Líder do Brasileirão, o Verdão iniciou a preparação para enfrentar o Ceará.

O lateral Piquerez e o atacante Rafael Navarro se recuperaram de lesões e foram as novidades do treinamento. O uruguaio sentiu uma mialgia na coxa esquerda contra o Cuiabá e desfalcou a equipe em dois jogos, enquanto Navarro lesionou a coxa direita contra o Cerro Porteño, no dia 6, e ficou de fora por cinco partidas.

Em campo, Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram duas atividades técnicas. A primeira contou com três times e não teve a presença de goleiros. Na segunda, com os arqueiros, os atletas aprimoraram fundamentos técnicos com ênfase nas jogadas de linha de fundo.

Rony e Jailson, ainda em recuperação, deram sequências aos tratamentos junto aos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

Gabriel Menino projeta sequência do Palmeiras

Gabriel Menino durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Ao final do treinamento, Gabriel Menino, autor do gol da vitória palmeirense sobre o Internacional no último domingo, falou da importância de ter a semana livre e também projetou o Verdão no Brasileirão.

“Falaram que eu chutei de canela, que o gol foi sem querer (risos), mas eu me dedico ao máximo no dia a dia para quando chegar ao jogo eu estar preparado para aproveitar bem as oportunidades. Ter uma semana cheia agora é bom porque haverá treinos importantes e descanso. Vamos trabalhar forte, já focados no Ceará. Ainda falta um turno pela frente e cada jogo para a gente será uma final para chegarmos ao fim do ano com o título”, disse o camisa 25, à TV Palmeiras/FAM.

Palmeiras e Ceará se enfrentam neste sábado, às 16h30, na Arena Castelão.

“Número 2 da posição”, Vanderlan supera Jorge e é elogiado por desempenho contra Internacional

Vanderlan do Palmeiras em disputa com Pedro Henrique do Internacional, durante partida válida pela décima nona rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Titular pelo segundo jogo seguido, Vanderlan deu a assistência para o gol da vitória palmeirense, marcado por Gabriel Menino

Há uma máxima repetida por jogadores de futebol que é “aproveitar a chance que aparece da melhor maneira possível”. Nos últimos dois jogos do Palmeiras, o lateral-esquerdo Vanderlan pode dizer que seguiu o mandamento à risca.

Titular, Vanderlan viu a oportunidade aparecer após as lesões Piquerez e Jorge e se destacou. Frente à equipe gaúcha, foi fundamental para o triunfo por 2 a 1: saiu dos pés do camisa 36 o cruzamento para o segundo gol, já nos minutos finais da partida, marcado por Gabriel Menino.

“Muito feliz. Agradeço ao Abel, aos meus companheiros e à base. Todos nós estamos plantando há muito tempo e agora estamos colhendo os frutos. Agora é curtir o momento”, disse o jogador, na saída do gramado do Allianz Parque.

Suas exibições nas últimas duas partidas o fez ser alçado a reserva imediato de Piquerez, deixando para trás Jorge, que vem tendo dificuldades de desempenhar bem e também sofre com seguidas lesões.

“O desenvolvimento do Vanderlan é o caminho natural. Estou aqui há quase dois anos e ele já havia estreado na Libertadores de 2021. Hoje, ele é o número dois da posição, por méritos próprios. Amanhã, não sei. No futebol há lesões, castigos, meritocracia”, revelou o técnico Abel Ferreira.

“O Jorge lesionou-se e ele [Vanderlan] fez dois jogos muito bons. Eu gosto dos três. Dentro da hierarquia dos três, houve um tempo que o Piquerez era o número 1, o Jorge 2 e o Vanderlan o 3. Hoje ele superou o Jorge”, complementou.

Atualmente com 19 anos, Vanderlan chegou ao Palmeiras em 2017, para atuar na equipe Sub-15. Versátil, o atleta, nas categorias de base, já atuou por toda a faixa esquerda do campo: zagueiro, lateral e ponta.

“O sucesso do Vanderlan também é mérito da formação. Ele está no Palmeiras há muito tempo e tem cabeça, treina muito e bem em qualquer posição, seja zagueiro ou lateral. Ele vem dentro daquilo que é a política do clube. Desde que cheguei todos sabem quanto gastamos por reforços, quanto o clube ganhou e valorizou sua equipe e quanto faturou por títulos ganhos. O Palmeiras é organizado, apostou na formação há muito tempo e hoje está colhendo os frutos. Os jogadores que demonstrarem durante a semana de forma consistente que podem pertencer a equipe principal vão jogar; alguns precisarão ser emprestados. A receita não é igual para todos”, finalizou Abel.

Vanderlan é elogiado por capitão

Quem também foi só elogios com Vanderlan foi o goleiro Weverton, um dos capitães e líderes do elenco palmeirense, que ressaltou o espírito trabalhador do companheiro e projetou: “Mais um grande jogador surgindo”.

“Ele merece, é um garoto muito trabalhador, que buscou o espaço dele com paciência, tranquilidade. Não é fácil entrar e jogar. Ele entrou muito bem, está muito bem. Merece. Que continue crescendo cada vez mais”, acrescentou o arqueiro.

Contra o Ceará, no próximo sábado, Vanderlan deve voltar a ser opção de banco, já que Piquerez está recuperado da mialgia na coxa e em processo de transição física.

Danilo será desfalque do Palmeiras contra o Avaí

Danilo em jogo do Palmeiras contra o SPFC, durante partida válida pela décima terceira rodada do Brasileirão 2022, no Morumbi.
Cesar Greco

Danilo recebeu o terceiro cartão amarelo e cumprirá suspensão automática

A comissão técnica do Palmeiras não poderá contar com o meio-campista Danilo no próximo jogo da equipe no Campeonato Brasileiro, que será diante do Avaí, na Ressacada, domingo que vem, às 16h.

O camisa 28 recebeu o terceiro cartão amarelo na vitória do Verdão sobre o SPFC por 2 a 1, e terá que cumprir suspensão automática – Danilo foi advertido nos últimos minutos do primeiro tempo, após cometer falta em Calleri. Assim, por mais uma rodada o meio de campo do Palmeiras terá desfalques, já que Zé Rafael também não pôde atuar no Morumbi devido ao acúmulo de cartões amarelos.

Por outro lado, além de Zé Rafael, Abel Ferreira e seus auxiliares devem ter o retorno de outros jogadores importantes contra o Avaí: Raphael Veiga e Marcos Rocha. O camisa 23 está recuperado de lesão na coxa e encontra-se em processo de transição física; enquanto o lateral está realizando atividades individualizadas após ser poupado por desgaste físico.

Sem Danilo, outra chance para Gabriel Menino

Gabriel Menino do Palmeiras em disputa com Patrick do SPFC, durante partida válida pela décima terceira rodada do Brasileirão 2022, no Morumbi.
Cesar Greco

A vaga de Danilo deve ser preenchida por Gabriel Menino, que também substituiu Zé Rafael no Choque-Rei. O camisa 25 vem aproveitando as oportunidades e, diante do SPFC, obteve números ofensivos e defensivos consistentes.

De acordo com o SofaScore, Menino teve um aproveitamento de 88% nos passes, sendo um decisivo; finalizou quatro vezes a gol e acertou metade dos lançamentos que tentou. Defensivamente, fez dois cortes, uma interceptação e dois desarmes, além de ter vencido seis dos oito duelos que disputou.

As outras opções imediatas da comissão técnica são Atuesta, Fabinho e Pedro Bicalho.

Antes de enfrentar o Avaí, no entanto, o Verdão voltará a enfrentar o SPFC no Morumbi. Nesta quinta-feira, às 20h, os times se encontram para o primeiro duelo das oitavas-de-final da Copa do Brasil.

Zé Rafael leva 3º amarelo e não enfrenta o SPFC

Zé Rafael em disputa pelo Palmeiras na vitória por 4x2 contra o Atlético-GO, durante partida válida pela décima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Sem Zé Rafael, comissão técnica deve optar por Gabriel Menino no Choque-Rei

Autor do primeiro gol palmeirense na vitória por 4 a 2 sobre o Atlético-GO, o meio-campista Zé Rafael desfalcará o Palmeiras no duelo da próxima segunda-feira, diante do SPFC, no Morumbi, em partida válida pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Isto porque o camisa 8, aos quatro minutos do segundo tempo, após cometer falta em Jorginho, recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Em seu lugar, a comissão técnica deve escalar Gabriel Menino ao lado de Danilo – as outras opções imediatas são Atuesta, Fabinho e Pedro Bicalho.

“Nossa ideia hoje [quinta-feira] era colocar o Rafael Navarro em campo no segundo tempo, mas em função do amarelo do Zé, que ficou muito chateado com isso, optamos pelo Gabriel Menino para dar a ele mais minutos, que pode ser a solução para o próximo jogo”, disse Abel em entrevista coletiva.

Zé Rafael será o único desfalque do Palmeiras por suspensão. Os lesionados Raphael Veiga e Jailson também serão ausências; já as presenças de Marcos Rocha (desgaste muscular) e Jorge (trauma no joelho direito) ainda são incertas, já que os dois vêm sendo avaliados diariamente pelo Núcleo de Saúde e Performance. Enquanto isso, o zagueiro Kuscevic retorna após período com a seleção chilena.

Zé Rafael entra no top-3 de artilheiros na temporada

Zé Rafael comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Atlético-GO, durante partida válida pela décima segunda rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Peça fundamental no funcionamento do Palmeiras, Zé Rafael também vem se destacando em 2022 pelos gols marcados. São sete em 32 partidas, o que faz dele o terceiro maior goleador do time na temporada, ao lado de Rafael Navarro e Gustavo ScarpaRony (13) e Raphael Veiga (16) encabeçam a lista.

O meio-campista vem se destacando tanto no aspecto ofensivo, quanto no defensivo. Zé Rafael é o vice-líder em desarmes, com 51, atrás apenas de Marcos Rocha, que contabiliza 59.