Abel Ferreira aponta erros incomuns do Palmeiras após derrota para Fluminense

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Fluminense, durante partida válida pela trigésima segunda rodada do Brasileirão 2021, no Maracanã.
Cesar Greco

Questionado sobre a lateral-direita, Abel despistou e afirmou que já fez a escolha do substituto de Marcos Rocha

O Palmeiras visitou o Fluminense na noite deste domingo e perdeu a partida por 2 a 1, de virada. Após sair na frente com um golaço de Dudu, no primeiro tempo, a equipe levou dois gols de Yago Felipe na etapa final e viu a sequência de seis vitórias consecutivas acabar.

Ao final da partida, em entrevista coletiva, o técnico Abel Ferreira fez uma análise do jogo palmeirense e lamentou a queda da equipe no segundo tempo.

“Fomos superiores no primeiro tempo, mostramos caráter, personalidade e poderíamos ter ido para o intervalo ganhando por mais. Faltou um pouco mais de calma no último terço. No segundo tempo houve outro jogo. O adversário foi melhor, mostrou estar melhor fisicamente e apresentamos erros táticos e técnicos que não são normais. Não fomos fortes no meio-campo. Tivemos muitas transições, ainda não analisamos porque pecamos nessas jogadas, se foi falta de calma ou foi a situação do gramado”, discursou.

“Enquanto tivemos pernas e cabeça, mantivemos o foco, fomos organizados. Quando o jogo passou dos 70 minutos, ficou muito notório [a dificuldade física e a queda da parte mental]. O calendário tem sido uma loucura. Os jogadores e nem o treinador são de ferro. Cometemos erros de passe, posicionamento, que não são normais na nossa equipe. O adversário esteve melhor na parte física e eles tiveram um dia a mais para descansar, mas é mérito deles que fizeram um bom segundo tempo”, acrescentou.

O treinador revelou também que havia escolhido um jogador específico para marcar de perto o meio-campista Yago Felipe.

“Houve um jogador que entrou com uma missão específica, que era com bola jogar entre as linhas e atacar a profundidade e sem bola marcar, parar, não deixar o Yago jogar. Estamos aqui para crescer, aprender. Temos jogadores jovens e experientes, e quando temos jovens que pensam muito em jogar com bola, pra frente, há uma coisa que é a disciplina tática. Errei também. Confesso que pensei muito se colocaria o Veron ou o Patrick [de Paula], optei pelo Veron e infelizmente as coisas não aconteceram do jeito que queríamos”, revelou.

Abel despista sobre escolha por Mayke ou Gabriel Menino

Além do jogo, o comandante foi questionado também sobre Mayke e Gabriel Menino, que são opções para a final da Libertadores contra o Flamengo, já que Marcos Rocha está suspenso. Para o duelo contra o Fluminense, Abel começou o duelo com Mayke e colocou Menino no intervalo.

“Estou fazendo minhas experiências, colocando um jogador ou outro, mas na minha cabeça está muito claro o que tem de fazer. Dia 27 todos irão descobrir”, declarou.

O Palmeiras tentará a reabilitação na próxima quarta-feira, quando enfrentará o SPFC, no Allianz Parque, às 20h30.

Comissão técnica prioriza treino de bola parada antes de viagem a Porto Alegre

Elenco do Palmeiras durante treino na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Após o treino, Gabriel Menino, recuperado de uma lesão no tornozelo, projetou seu retorno aos gramados

O elenco do Palmeiras realizou na manhã deste sábado, na Academia de Futebol, o último treino antes da equipe enfrentar o Grêmio, amanhã, às 16h, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Antes dos trabalhos no campo começarem, contudo, os atletas assistiram a um vídeo tático produzido pela comissão técnica. No gramado, o grupo foi dividido em dois times e o foco do trabalho foi as bolas paradas, tanto ofensiva quanto defensiva. Ao mesmo tempo, os batedores do elenco aprimoravam a cobrança de falta.

Ao final do treinamento, alguns jogadores praticaram penalidades máximas e depois seguiram para a disputa de um ‘rachão’.

O lateral-direito Mayke, em transição física após se recuperar de cirurgia no joelho direito, participou de um treino com bola junto a jogadores do grupo de apoio da base em outro campo da Academia de Futebol. Já Jorge seguiu seu tratamento de lesão na coxa esquerda.

Depois do treino, Gabriel Menino falou sobre a expectativa de voltar aos gramados

Patrick de Paula, Gabriel Menino, Dudu e Danilo, durante treino do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Recuperado de uma lesão no tornozelo esquerdo, Gabriel Menino treinou novamente sem restrições e está à disposição da comissão técnica para o duelo contra o Grêmio.

Depois que as atividades terminaram, o camisa 25 conversou com a TV Palmeiras/FAM e falou sobre a recuperação e as expectativas de voltar a jogar.

“Agradeço a todos os fisioterapeutas do clube, eles são muito preparados. O tratamento foi muito rápido e estou novamente 100%. Estava até conversando com os outros meninos, estou voltando contra uma equipe que já marquei gols e, se Deus quiser, vou voltar fazendo outro. Mas o importante mesmo é poder participar dos jogos. Estou feliz. Tenho certeza que faremos uma grande partida”, disse.

A delegação viajou na tarde de hoje para Porto Alegre. Com 49 pontos, o Palmeiras é o atual segundo colocado do Campeonato Brasileiro.

Com trabalho posicional e atividades técnicas, Palmeiras treina pensando no Grêmio

Gustavo Scarpa e Marcos Rocha durante atividades em treino do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Recuperado, Gabriel Menino participa de todas as atividades propostas pela comissão técnica

Dando sequência à preparação para o confronto diante do Grêmio, a comissão técnica comandou na manhã desta sexta-feira atividades táticas e técnicas.

Com quase todo o elenco a disposição, Abel Ferreira e seus auxiliares iniciaram o dia com foco no trabalho posicional, passando aos jogadores as melhores movimentações e jogadas específicas para o próximo jogo.

Para finalizar, o grupo foi dividido em três equipes para uma atividade técnica com as dimensões do campo reduzidas. Nesta parte, foram colocados em prática enfrentamentos de oito contra oito.

Gabriel Menino participa de todas as atividades

Recuperado de uma entorse no tornozelo esquerdo, Gabriel Menino treinou pela segunda vez consecutiva sem restrições e pode ser a novidade entre os relacionados.

Enquanto isso, Mayke cumpriu seu cronograma individualizado de transição física acompanhado dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance; Jorge ficou apenas na parte interna do Centro Excelência se recuperando de uma lesão na coxa esquerda.

O último treinamento antes do duelo contra o tricolor gaúcho acontecerá neste sábado, na Academia de Futebol, às 10h. No período da tarde, a delegação viajará para Porto Alegre. A partida acontecerá neste domingo, às 16h, e será válida pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro,

Abel comanda trabalho tático e Gabriel Menino treina normalmente

Dudu e Gabriel Menino durante treinamento tático do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Apesar de também estar recuperado, Mayke não participa do treino tático e apenas cumpre cronograma individualizado

O elenco palmeirense realizou na manhã desta quinta-feira, na Academia de Futebol, mais uma sessão de treinamentos visando o confronto diante do Grêmio, que acontecerá neste domingo, às 16h, em Porto Alegre, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram um trabalho tático. Na primeira atividade, foram cobradas intensidade, velocidade e triangulações nas construções de jogadas. Em seguida, os jogadores de ataque enfrentaram os defensores para aprimorar as finalizações e os cruzamentos – ambos os trabalhos foram realizados com as dimensões do campo reduzidas.

Recuperado de uma entorse no tornozelo esquerdo, Gabriel Menino participou normalmente de todas as movimentações e deve ser a novidade no duelo contra os gaúchos. Ainda em processo final de transição física, o camisa 25 não atua desde o confronto contra o Bahia, no último dia 12.

Mayke não participa do trabalho tático e cumpre cronograma individualizado

Em transição física, assim como Gabriel Menino, o lateral-direito Mayke esteve ao lado dos companheiros durante o aquecimento, mas não participou do treinamento. O camisa 12 cumpriu cronograma individualizado junto dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

Os dois têm um pouco menos de um mês para recuperarem a melhor forma e brigarem por uma vaga na equipe na final da Libertadores, contra o Flamengo. O titular da posição, Marcos Rocha, não poderá atuar porque está suspenso por acúmulo de cartões amarelos.

O elenco volta a treinar na manhã desta sexta-feira, às 10h, na Academia de Futebol.

Em reapresentação, Mayke e Gabriel Menino iniciam transição física

Mayke e Gabriel Menino durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Mayke e Gabriel Menino participaram de trabalhos com bola ao lado de jogadores do Sub-20

O Palmeiras se reapresentou na manhã desta quarta-feira, na Academia de Futebol, após a vitória por 2 a 1 sobre o Sport – terceira consecutiva no Brasileirão – e iniciou a preparação para o duelo contra o Grêmio.

No campo, a comissão técnica não pôde contar com os titulares do jogo disputado na última segunda-feira, que apenas realizaram um trabalho de recuperação ativa. O restante do elenco participou de duas atividades técnicas em campo reduzido.

A primeira parte do treino foi focada na marcação e na troca rápida de passes em um curto espaço; na sequência, os atletas fizeram enfrentamentos de nove contra nove. Suspenso contra o Sport, Zé Rafael está à disposição da comissão técnica para a partida do próximo domingo.

Mayke e Gabriel Menino iniciam transição física

Recuperados, Mayke (cirurgia no joelho direito) e Gabriel Menino (entorse no tornozelo esquerdo) iniciaram o processo de transição física. Os dois participaram de um trabalho no campo auxiliar, junto de alguns atletas do Sub-20.

A última vez que Mayke entrou em campo pelo Palmeiras foi em 7 de agosto, na derrota para o Fortaleza por 3 a 2; Menino, por sua vez, esteve em campo no último dia 12, diante do Bahia.

O lateral-esquerdo Jorge segue se recuperando de um problema muscular na coxa esquerda e cumpriu o cronograma ao lado dos profissionais do Núcleo de Saúde e Performance.

Amanhã, às 10h, o elenco volta a se apresentar na Academia de Futebol. Com a vitória sobre o Sport, o Palmeiras reassumiu a segunda colocação do Brasileirão, com 49 pontos.