Abel explica estratégia do Palmeiras para vencer o Barcelona e projeta sequência: “Jogo a jogo”

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após a vitória por 2 a 0 do Palmeiras sobre o Barcelona, Abel também falou sobre o falecimento do Dr. Gustavo Magliocca

Para derrotar o Barcelona na noite desta quarta-feira, em Guayaquil, o Palmeiras tinha uma estratégia clara para o início da partida, conforme foi explicado pelo técnico Abel Ferreira em coletiva após a vitória: aguentar a pressão do adversário nos primeiros minutos de jogo e depois aproveitar os espaços.

“Não sou eu quem ganha os jogos, são os jogadores. Isso me ajuda muito. Sabíamos que a gente tinha que segurar os primeiros 20 minutos e depois o jogo viria pra nós. Eles são muito fortes jogando aqui e os nossos jogadores interpretaram muito bem a partida. Poderíamos ter feito mais gols no primeiro tempo e no segundo tempo tivemos que nos defender mais e o Weverton apareceu”, disse o comandante.

A vitória por 2 a 0 começou a ser construída graças ao pênalti convertido por Raphael Veiga, nos acréscimos da etapa inicial. Antes do tento, no entanto, o Verdão já havia criado boas oportunidades de abrir o marcador.

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

“Quando o Barcelona estava com a bola nós tínhamos que defender em bloco médio porque, com o calor que estava e o gramado pesado, não íamos aguentar pressionar o jogo inteiro. Quando éramos nós com a posse, tínhamos que criar como fizemos no lance do Mayke, que quase deu a assistência para o Rony, e a nossa outra forma de atacar era em transição”, destacou.

“Era um jogo no qual as duas equipes queriam ganhar. Temos experiência o suficiente para entender os jogos da Libertadores. É fundamental ser competitivo e entender os momentos do jogo. Não atacamos só de transição, procuramos também impor nosso jogo. É muito difícil jogar aqui, com os torcedores, gramado que estão habituados, pesado”, complementou Abel.

O Palmeiras terminou o duelo com 14 finalizações realizadas (oito no alvo). Além disso, o Verdão teve mais escanteios que o Barcelona (5×4) e, de acordo com o Sofascore, criou cinco grandes oportunidades de gol.

Jogo a jogo

Abel destacou a importância dos três pontos e também comentou sobre pensar ‘jogo a jogo’ para chegar à classificação.

“Eu não sei o que vai acontecer, mas a intenção é classificar para a próxima fase. Era importante somar três pontos aqui, não decisivo, mas importante para chegar no Bolívar, que fez um resultado volumoso. Nos deixa com a possibilidade de nos classificar, que é o que queremos, mas temos que pensar jogo a jogo”, disse.

“Experiência, acho que hoje fomos uma equipe com experiência. Teríamos de ser leais à nossa forma de jogar. Não era um jogo decisivo, mas era importante para nós. Fizemos um jogo consistente, sólido, de uma equipe que sabia o que queria do primeiro ao último segundo”, completou.

Abel fala sobre Gustavo Magliocca

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Barcelona-EQU, durante partida válida pela fase de grupos da Libertadores 2023, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Apesar dos três pontos conquistados fora de casa, a quarta-feira também foi de lamentação no Palmeiras em razão do falecimento do Dr. Gustavo Magliocca, que comandava a parte médica do Núcleo de Saúde e Performance e que foi um dos idealizadores desse projeto que, atualmente, leva o seu nome.

Após a partida, Abel falou sobre o doutor: “Fizemos hoje aqui um jogo que demonstra muito bem o que foi e o que é o Dr. Gustavo Magliocca, que é fazer o máximo com os recursos que temos a serviço do Palmeiras. Foi isso que ele fez, e foi isso que fizemos hoje, independente do resultado”, disse.

“É uma pessoa que vejo muitos dos princípios dele na nossa equipe. Exigente, pensa fora da caixa, inova. O Palmeiras estará eternamente grato por tudo que ele fez ao Núcleo de Saúde e Performance, que hoje tem o nome dele. Obrigado. Eu mandei uma mensagem que a nossa jornada continua aqui, e que ele seguramente continuará conosco, de alma e coração”, finalizou.

Pré-jogo Barcelona x Palmeiras – Libertadores da América 2023

Pré-jogo Barcelona x Palmeiras

Pré-jogo Barcelona x Palmeiras – Libertadores da América 2023

Estádio: Isidro Romero Carbo
Data e Horário: 03/05/2023 21h30

Transmissão

Globo

Globo (menos MG)

Paramount +

Na noite desta quarta-feira, a Sociedade Esportiva Palmeiras vai ao Equador enfrentar o Barcelona, em partida válida pela terceira rodada da Copa Libertadores da América.

O Verdão sai da maratona de abril para entrar na maratona de maio; depois de perder na estreia e virar o jogo em cima do Cerro, o Verdão precisa de um bom resultado para tranquilizar sua situação no grupo.

Escalação do Palmeiras

Palmeiras

DESFALQUES
Lesionados:
Marcos Rocha, Atuesta e Bruno Tabata

Depois de muito tempo, Abel Ferreira poderá repetir uma escalação. Sem novos problemas físicos após o Derby, o treinador deve ter ficado satisfeito com a retomada do esquema com dois volantes mais fixos e laterais liberados.

Se realmente decidir por manter o time que aumentou a freguesia no Derby, o Palmeiras será escalado assim: Weverton; Mayke, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Zé Rafael e Gabriel Menino; Artur, Raphael Veiga e Dudu; Rony.

Escalação do Barcelona

Barcelona-EQU

O Barcelona é treinado por Fabián Bustos, que esteve no Santos recentemente e já tomou uns sapecos do Palmeiras. O time está em terceiro lugar no campeonato local e atravessa uma fase irregular.

Para o jogo contra o Verdão, El Ídolo virá com força total e deve alinhar com Javier Burrai; Pedro Velasco, Carlos Rodríguez, Luca Sosa e Mario Pineida; Fernando Gaibor, Leonai, Christian Ortíz e Janner Corozo; Damián Díaz e Francisco Fydriszewski.

Números

  • Os dois times já se enfrentaram 3 vezes: vencemos um amistoso em 1959 e houve uma vitória para cada lado na Libertadores de 2017, quando eles nos eliminaram nos pênaltis;
  • O Verdão já fez 14 jogos em solo equatoriano: 8 vitórias, 2 empates e 4 derrotas;
  • Pela Libertadores, foram 8 jogos no Equador, com 4 vitórias e 4 derrotas;
  • Faça os cruzamentos de dados históricos como quiser usando nosso Almanaque. Clique aqui!

Odds

É Palmeiras na Libertadores. O mercado já decidiu em quem apostar. Os principais sites de aposta pagarão, em média, para cada real aplicado:

No calendário

O Palmeiras já disputou 22 jogos no dia 3 de maio, 5 deles pela Libertadores. Veja a lista completa clicando neste link.

Arbitragem

Andrés Rojas

Árbitro Principal:
Andrés Rojas

Leonard Mosquera

VAR:
Leonard Mosquera

Previsão do tempo

Temperatura: 28°C
Chuva: Não há previsão de chuva
Vento: NW – 5 km/h
Umidade: 74%

Parpite

Jogo dificílimo!. Não é decisivo, mas encaminha bem – tanto a tranquilidade, quanto a desgraça, dependendo do placar.

Com Veiga e Rony de volta, no entanto, o Verdão deve chegar ao resultado: 1 a 0, gol de Dudu, que vai desencantar na temporada em grande estilo. VAMOS PALMEIRAS!