EXCLUSIVO: Lucas Andrade, técnico do Sub-20, revela diferencial de estrelas da base e como “todos somos um” é incorporado além do profissional

Lucas Andrade na partida de volta entre Palmeiras e Cruzeiro, válida pela final do Campeonato Brasileiro Sub-20, no Allianz Parque, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Campeão Sub-20 com o Verdão no começo do mês, Lucas Andrade concedeu entrevista exclusiva ao Verdazzo

Técnico campeão Brasileiro Sub-20 pelo Palmeiras, Lucas Andrade conversou de forma exclusiva com o Verdazzo. O treinador, que já passou por outras categorias dentro do Verdão, trabalhou com as principais promessas do clube dos últimos anos (Endrick, Estêvão, Luis Guilherme e Vitor Reis) e citou quais são seus diferenciais em relação aos outros meninos.

“A personalidade e a capacidade de trabalho. Esses quatro jogadores têm uma personalidade muito forte e são capazes de aguentar a pressão com naturalidade, além de serem decisivos nos momentos de maior dificuldade. Também trabalhei com eles na Seleção Brasileira. Todos eles eu vi competindo em níveis diferentes (estadual, nacional e mundial) e sempre em momentos de dificuldades eles chamavam a responsabilidade”, disse.

“O que faz um jogador deste nível alcançar os objetivos é a forma como ele lida com o jogo e os desafios. Obviamente são muito talentosos, mas muitos no Brasil também são capacitados, só que eles têm personalidade mesmo sendo precoces”, completou.

Andrade está na segunda passagem pelo Palmeiras. Antes, ele havia comandado as equipes Sub-14 e Sub-15. Nestas categorias, foi treinador de jogadores como Fabinho, Garcia, Gabriel Veron e outros da geração 2002.

Depois de uma passagem pelo futebol chinês, o comandante retornou ao Palmeiras no final de 2021 para dirigir o time Sub-18. Ele também foi um dos auxiliares de Paulo Victor Gomes na conquista da Copinha do ano seguinte e assumiu o cargo de treinador do Sub-20 após a saída de PV para o México, em junho do ano passado.

Valências do Palmeiras e João Paulo Sampaio

Com muito tempo de Palmeiras, juntando as duas passagens, Lucas Andrade passou por todas as fases da transformação da base palmeirense. Desde o início do trabalho até a consolidação como o principal centro de referência em formação de jogadores do país. E um dos principais fatores para essa mudança total é a forma com que João Paulo Sampaio [coordenador geral da base] trabalha.

“Formar e ganhar títulos andam juntos, mas se existisse uma ordem de importância, a formação seria o principal, com certeza. Mas, toda vez que a camisa do Palmeiras entra em campo é para vencer, isso é inegociável. Representamos uma instituição vitoriosa. A vigilância da formação é a mão mais clara do João Paulo. Ele é o guardião dos jogadores. É quem determina e entende da formação do jogador até o profissional. Ele é muito vigilante. Temos que vencer e vencer com jogadores que terão condições de alcançar o profissional. Se algum jogador não possuir o perfil de chegar até o profissional, ele dificilmente chega ao Sub-20. Uma coisa não anda sem a outra: buscamos vencer, mas, acima de tudo, oferecer ao Abel todas as soluções que ele precisa”, completa.

Outro ponto destacado pelo treinador é o ambiente do Palmeiras e como o lema “todos somos um”, trazido por Abel, também é incorporado na base.

“O Palmeiras tem um ambiente muito favorável e o jogador percebe muito rápido que ele precisa se adequar aos valores estabelecidos pela diretoria e pelo Abel. A gente fica tranquilo porque o jogador que chega é muito bem recebido pelo grupo e todos se ajudam”, disse.

“Atletas de base têm tempos diferentes e é preciso que eles entendam isso, continuem o processo de desenvolvimento. O Naves, o Fabinho, o Vanderlan e outros são exemplos de jogadores que estiveram no processo até o último ano de Sub-20 e isso não fez com que eles não fossem aproveitados no profissional de maneira efetiva. São casos de jogadores que não pularam a etapa. E aí tem também casos como o do Estêvão que com 16 anos era titular do profissional. Temos um ambiente no Palmeiras hoje, o ‘todos somos um’, que faz com que os meninos não tenham um sentimento de inveja ou injustiça. Todos torcem uns pelos outros e a gente entende que os jogadores são do Palmeiras, não do profissional, Sub-20 ou Sub-17”, concluiu.

Campeão Brasileiro, o Palmeiras Sub-20 segue a temporada com mais três competições. A equipe está nas quartas de final do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil; e finalizará o ano esportivo com a Copinha de 2025.

Confira na íntegra a entrevista do Verdazzo com Lucas Andrade:

Palmeiras busca empate contra Boca Juniors, mas não se classifica na Libertadores Sub-20

Palmeiras busca empate contra Boca Juniors, mas não se classifica na Libertadores Sub-20.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Palmeiras marcou dois gols em dois minutos e ficou no empate com o time argentino

O Palmeiras se despediu da Libertadores Sub-20 neste domingo ao empatar em 2 a 2 com o Boca Juniors, no último jogo da primeira fase. O Verdão, que somou cinco pontos no Grupo C, precisava da vitória para avançar às semifinais.

Mal no primeiro tempo, o Palmeiras viu o time argentino abrir 2 a 0 rapidamente. Os gols palmeirenses só foram sair no final do jogo: aos 38 do segundo tempo, Thalys marcou de cabeça e, dois minutos mais tarde, Estêvão empatou em um chute de direita.

Com um gol em cada partida, Thalys foi o artilheiro do Verdão na competição. Meia de origem, o jogador foi o camisa 9 e utilizado como centroavante pelo técnico Lucas Andrade. Esta foi a primeira vez que o Palmeiras disputou a Libertadores Sub-20.

Escalação do Palmeiras: Kaique; Gilberto, Pedro Felipe, Talisca e Arthur; Léo (Ian), Pedro Lima (Patrick) e Kauan Santos (Figueiredo); Allan (Riquelme Fillipi), Thalys e Kevin (Estêvão).

De volta ao Brasil, o Palmeiras entra em campo no próximo dia 21 para enfrentar o Botafogo, no jogo de ida das quartas de final do Brasileiro Sub-20. O duelo acontece no Rio de Janeiro. Pelo Paulista da categoria, o Verdão enfrenta o Guarani no dia 2 de agosto, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.

Campanha do Palmeiras na Libertadores Sub-20:

Primeira fase

  • 03/07: Palmeiras 2 x 2 Huachipato-CHI – Francisco Sánchez Rumoroso
    Gols: Thalys e Allan
  • 06/07: Defensor Sporting-URU 1 x 2 Palmeiras – La Portada
    Gols: Thalys e Gilberto
  • 09/07: Boca Juniors 2 x 2 Palmeiras – Francisco Sánchez Rumoroso
    Gols: Thalys e Estêvão

Palmeiras Sub-20: Thalys comenta adaptação à nova função e projeta estreia na Libertadores

Palmeiras Sub-20: Thalys comenta adaptação à nova função e projeta estreia na Libertadores.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Meio-campista de origem, Thalys será o camisa 9 do Palmeiras no torneio

Atual campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-20, o Palmeiras estreia na Libertadores da categoria nesta segunda-feira. No Chile, a equipe enfrenta às 16h (de Brasília) o Huachipato, no estádio Francisco Sánchez Rumoroso. A partida será transmitida no canal “Conmebol Libertadores” no YouTube.

Único representante brasileiro na competição, o Verdão disputa o torneio na categoria Sub-20 pela primeira vez em sua História. A sede da Libertadores é no Chile e o Palmeiras está presente no Grupo C, ao lado do Huachipato, Defensor Sporting e Boca Juniors.

Após o treinamento de domingo, o último da equipe antes da estreia, Thalys concedeu entrevista e falou sobre a preparação do time para o torneio e sua nova função em campo, como centroavante – o jogador é meia de origem.

“Esses dias que chegamos antes foram importantes para nossa adaptação. O time está pronto para a estreia, vai dar tudo certo”, disse o camisa 9 palmeirense. “Está sendo bom para mim, estou jogando mais como um falso nove, chego bem na área. Cheguei no Palmeiras como meio-campista, mas já atuei como camisa 9 em alguns jogos, então está sendo bem tranquilo”, declarou.

O jogador também falou sobre o começo de trabalho de Lucas Andrade no comando do Sub-20. O treinador assumiu a equipe no último mês após Paulo Victor Gomes aceitar o convite de trabalhar no América-MEX, como auxiliar de André Jardine.

“O Lucas tem sido muito importante. Como o João Paulo (coordenador das categorias de base) falou, só mudam as pessoas, mas o trabalho é o mesmo, a pegada é a mesma. A gente já tinha trabalhado com o Lucas fora do país, nas viagens do Sub-20. Ele vem nos ajudando bastante”, finalizou Thalys.

Depois de encarar o Huachipato, o Palmeiras enfrentará o Defensor Sporting, no dia 6 às 19h, e termina a primeira fase contra o Boca Juniors, no dia 9, também às 19h.

Confira os 20 jogadores inscritos pelo Palmeiras na Libertadores Sub-20:

Lucas Andrade assume comando do Sub-20 do Palmeiras: “Feliz e extremamente confiante”

Lucas Andrade assume comando do Sub-20 do Palmeiras: “Feliz e extremamente confiante”.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Lucas Andrade chega ao comando do Sub-20 após ter sido auxiliar de PV e técnico do Sub-18 no último ano

Nesta quinta-feira, o Palmeiras oficializou Lucas Andrade como novo técnico do time Sub-20. Aos 34 anos, Andrade assume o comando técnico após ter feito parte da comissão técnica de Paulo Victor Gomes desde 2021 – que deixou o cargo na semana passada após ter aceitado o convite para ser o auxiliar técnico de André Jardine no América-MEX – e ter dirigido a equipe Sub-18 em 2022.

“Feliz com o novo desafio e extremamente confiante. Vamos seguir o rumo dos títulos dos últimos anos”, disse o treinador à TV Palmeiras/FAM. A trajetória de Lucas Andrade no Verdão começou em 2016, quando foi contratado para assumir o time Sub-14 e ser o auxiliar do Sub-15. Dois anos mais tarde, comandou a equipe Sub-15 e permaneceu no cargo até 2020, quando foi para a China. O treinador retornou ao clube em outubro de 2021.

Substituir PV não será novidade para Andrade, que em 2018 viveu a mesma situação. À época, Paulo Victor deixou o Palmeiras e foi para a Seleção Brasileira.

“O Paulo me ajudou muito desde o início. Nossa relação do ponto de vista profissional fica mais estreita a partir da transição dos nascidos em 2002, quando ela passa do Sub-14 para o Sub-15, firmando-se em uma trajetória de vitórias e chegando ao profissional, que sempre foi nosso grande objetivo”, disse.

O primeiro grande desafio do treinador será a disputa da Libertadores Sub-20, que começa no próximo dia 3, no Chile. Participando pela primeira vez da competição, o Verdão está presente no Grupo C, ao lado de Boca Juniors, Defensor Sporting e Huachipato, sendo este último o adversário do Palmeiras na estreia.

“Fazer parte do processo que nos levou à Libertadores me deixa à vontade para assumir essa responsabilidade. Começamos a pensar nisso muito antes, quando asseguramos a vaga após a conquista do Brasileiro Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-20. É um torneio de grande representatividade, em especial para um clube que tem a competição registrada como uma ‘obsessão’ em uma das músicas da torcida”, declarou.

Confira a ficha técnica de Lucas Andrade

  • Nome: Lucas Pereira de Andrade
  • Data de nascimento: 12/11/1988 (34 anos)
  • Local de nascimento: São Paulo-SP
  • Chegada ao Palmeiras: 2016 a 2020 (primeira passagem); 2021 (segunda passagem)
  • Títulos como técnico do Palmeiras: Campeonato Paulista Sub-15 (2017 e 2019), Copa Votorantim Sub-15 (2018), ICGT Tournament-HOL Sub-18 (2022), CEE Cup-TCH Sub-19 (2022), We Love Football-ITA Sub-15 (2018 e 2019), Evergrande Cup-CHI Sub-15 (2019), Jeju Tournament-COR (2019), Copa 2 de Julho Sub-15 (2019) e Paulista Cup Sub-14 (2017).

Paulo Victor Gomes é o novo técnico do Sub-20 do Palmeiras

Paulo Victor Gomes é o novo técnico do Sub-20 do Palmeiras. PV chegou a treinar a categoria Sub-15 do Verdão e, anteriormente, estava comandando a Seleção Brasileira Sub-17.
Fabio Menotti

Paulo Victor chegou a treinar a categoria Sub-15 do Palmeiras e, anteriormente, estava comandando a Seleção Brasileira Sub-17

Depois de quase dois meses sendo comandado pelo interino Gilmey Aymberê, o Sub-20 do Palmeiras tem um novo técnico: Paulo Victor Gomes.

PV, como é conhecido, chega para substituir Wesley Carvalho, que ficou no cargo de maio de 2017 até agosto deste ano. Paulo Victor já passou pela base palmeirense; ele foi treinador do Sub-15 e, nesta categoria, foi bicampeão Paulista (2016 e 2017) e campeão da Nike Premier Cup.

Além de PV, outro profissional retornou ao Palmeiras. Trata-se de Lucas Andrade, que comandou o Sub-15 em 2018 e 2019. Andrade, que volta ao clube após passagem por um projeto de base no Guangzhou FC, da China, será o comandante do Sub-18.

Paulo Victor estava na Seleção Brasileira

Quando deixou as categorias de base do Palmeiras em 2017, PV assumiu o comando do time Sub-15 do Brasil. No ano passado, foi alçado ao posto de técnico da Seleção Sub-17, além de ter sido auxiliar-técnico de André Jardine na categoria Sub-20.

Pelo Brasil, o treinador conquistou o Torneio Nike Friendlies Sub-15 (2017), o Torneio Internacional Sub-15 (2019) e o Campeonato Sul-Americano Sub-15 (2019), além do ouro olímpico como auxiliar nesse ano.

Inicialmente, PV comandará o Palmeiras apenas no Campeonato Paulista, começando a partir do jogo contra o Itapirense. Assim, Gilmey continuará como o comandante principal no Campeonato Brasileiro, competição na qual o Verdão está disputando uma vaga na semifinal contra o Internacional – o primeiro jogo, no Rio Grande do Sul, acabou em 2 a 1 para os gaúchos e a volta acontecerá neste domingo. Ao fim do nacional, Aymberê voltará ao cargo de auxiliar.