Palmeiras busca empate contra Boca Juniors, mas não se classifica na Libertadores Sub-20

Palmeiras busca empate contra Boca Juniors, mas não se classifica na Libertadores Sub-20.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Palmeiras marcou dois gols em dois minutos e ficou no empate com o time argentino

O Palmeiras se despediu da Libertadores Sub-20 neste domingo ao empatar em 2 a 2 com o Boca Juniors, no último jogo da primeira fase. O Verdão, que somou cinco pontos no Grupo C, precisava da vitória para avançar às semifinais.

Mal no primeiro tempo, o Palmeiras viu o time argentino abrir 2 a 0 rapidamente. Os gols palmeirenses só foram sair no final do jogo: aos 38 do segundo tempo, Thalys marcou de cabeça e, dois minutos mais tarde, Estêvão empatou em um chute de direita.

Com um gol em cada partida, Thalys foi o artilheiro do Verdão na competição. Meia de origem, o jogador foi o camisa 9 e utilizado como centroavante pelo técnico Lucas Andrade. Esta foi a primeira vez que o Palmeiras disputou a Libertadores Sub-20.

Escalação do Palmeiras: Kaique; Gilberto, Pedro Felipe, Talisca e Arthur; Léo (Ian), Pedro Lima (Patrick) e Kauan Santos (Figueiredo); Allan (Riquelme Fillipi), Thalys e Kevin (Estêvão).

De volta ao Brasil, o Palmeiras entra em campo no próximo dia 21 para enfrentar o Botafogo, no jogo de ida das quartas de final do Brasileiro Sub-20. O duelo acontece no Rio de Janeiro. Pelo Paulista da categoria, o Verdão enfrenta o Guarani no dia 2 de agosto, no estádio Brinco de Ouro da Princesa.

Campanha do Palmeiras na Libertadores Sub-20:

Primeira fase

  • 03/07: Palmeiras 2 x 2 Huachipato-CHI – Francisco Sánchez Rumoroso
    Gols: Thalys e Allan
  • 06/07: Defensor Sporting-URU 1 x 2 Palmeiras – La Portada
    Gols: Thalys e Gilberto
  • 09/07: Boca Juniors 2 x 2 Palmeiras – Francisco Sánchez Rumoroso
    Gols: Thalys e Estêvão

Palmeiras Sub-20: Thalys comenta adaptação à nova função e projeta estreia na Libertadores

Palmeiras Sub-20: Thalys comenta adaptação à nova função e projeta estreia na Libertadores.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Meio-campista de origem, Thalys será o camisa 9 do Palmeiras no torneio

Atual campeão do Campeonato Brasileiro Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-20, o Palmeiras estreia na Libertadores da categoria nesta segunda-feira. No Chile, a equipe enfrenta às 16h (de Brasília) o Huachipato, no estádio Francisco Sánchez Rumoroso. A partida será transmitida no canal “Conmebol Libertadores” no YouTube.

Único representante brasileiro na competição, o Verdão disputa o torneio na categoria Sub-20 pela primeira vez em sua História. A sede da Libertadores é no Chile e o Palmeiras está presente no Grupo C, ao lado do Huachipato, Defensor Sporting e Boca Juniors.

Após o treinamento de domingo, o último da equipe antes da estreia, Thalys concedeu entrevista e falou sobre a preparação do time para o torneio e sua nova função em campo, como centroavante – o jogador é meia de origem.

“Esses dias que chegamos antes foram importantes para nossa adaptação. O time está pronto para a estreia, vai dar tudo certo”, disse o camisa 9 palmeirense. “Está sendo bom para mim, estou jogando mais como um falso nove, chego bem na área. Cheguei no Palmeiras como meio-campista, mas já atuei como camisa 9 em alguns jogos, então está sendo bem tranquilo”, declarou.

O jogador também falou sobre o começo de trabalho de Lucas Andrade no comando do Sub-20. O treinador assumiu a equipe no último mês após Paulo Victor Gomes aceitar o convite de trabalhar no América-MEX, como auxiliar de André Jardine.

“O Lucas tem sido muito importante. Como o João Paulo (coordenador das categorias de base) falou, só mudam as pessoas, mas o trabalho é o mesmo, a pegada é a mesma. A gente já tinha trabalhado com o Lucas fora do país, nas viagens do Sub-20. Ele vem nos ajudando bastante”, finalizou Thalys.

Depois de encarar o Huachipato, o Palmeiras enfrentará o Defensor Sporting, no dia 6 às 19h, e termina a primeira fase contra o Boca Juniors, no dia 9, também às 19h.

Confira os 20 jogadores inscritos pelo Palmeiras na Libertadores Sub-20:

Lucas Andrade assume comando do Sub-20 do Palmeiras: “Feliz e extremamente confiante”

Lucas Andrade assume comando do Sub-20 do Palmeiras: “Feliz e extremamente confiante”.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Lucas Andrade chega ao comando do Sub-20 após ter sido auxiliar de PV e técnico do Sub-18 no último ano

Nesta quinta-feira, o Palmeiras oficializou Lucas Andrade como novo técnico do time Sub-20. Aos 34 anos, Andrade assume o comando técnico após ter feito parte da comissão técnica de Paulo Victor Gomes desde 2021 – que deixou o cargo na semana passada após ter aceitado o convite para ser o auxiliar técnico de André Jardine no América-MEX – e ter dirigido a equipe Sub-18 em 2022.

“Feliz com o novo desafio e extremamente confiante. Vamos seguir o rumo dos títulos dos últimos anos”, disse o treinador à TV Palmeiras/FAM. A trajetória de Lucas Andrade no Verdão começou em 2016, quando foi contratado para assumir o time Sub-14 e ser o auxiliar do Sub-15. Dois anos mais tarde, comandou a equipe Sub-15 e permaneceu no cargo até 2020, quando foi para a China. O treinador retornou ao clube em outubro de 2021.

Substituir PV não será novidade para Andrade, que em 2018 viveu a mesma situação. À época, Paulo Victor deixou o Palmeiras e foi para a Seleção Brasileira.

“O Paulo me ajudou muito desde o início. Nossa relação do ponto de vista profissional fica mais estreita a partir da transição dos nascidos em 2002, quando ela passa do Sub-14 para o Sub-15, firmando-se em uma trajetória de vitórias e chegando ao profissional, que sempre foi nosso grande objetivo”, disse.

O primeiro grande desafio do treinador será a disputa da Libertadores Sub-20, que começa no próximo dia 3, no Chile. Participando pela primeira vez da competição, o Verdão está presente no Grupo C, ao lado de Boca Juniors, Defensor Sporting e Huachipato, sendo este último o adversário do Palmeiras na estreia.

“Fazer parte do processo que nos levou à Libertadores me deixa à vontade para assumir essa responsabilidade. Começamos a pensar nisso muito antes, quando asseguramos a vaga após a conquista do Brasileiro Sub-20 e da Copa do Brasil Sub-20. É um torneio de grande representatividade, em especial para um clube que tem a competição registrada como uma ‘obsessão’ em uma das músicas da torcida”, declarou.

Confira a ficha técnica de Lucas Andrade

  • Nome: Lucas Pereira de Andrade
  • Data de nascimento: 12/11/1988 (34 anos)
  • Local de nascimento: São Paulo-SP
  • Chegada ao Palmeiras: 2016 a 2020 (primeira passagem); 2021 (segunda passagem)
  • Títulos como técnico do Palmeiras: Campeonato Paulista Sub-15 (2017 e 2019), Copa Votorantim Sub-15 (2018), ICGT Tournament-HOL Sub-18 (2022), CEE Cup-TCH Sub-19 (2022), We Love Football-ITA Sub-15 (2018 e 2019), Evergrande Cup-CHI Sub-15 (2019), Jeju Tournament-COR (2019), Copa 2 de Julho Sub-15 (2019) e Paulista Cup Sub-14 (2017).

Paulo Victor Gomes é o novo técnico do Sub-20 do Palmeiras

Paulo Victor Gomes é o novo técnico do Sub-20 do Palmeiras. PV chegou a treinar a categoria Sub-15 do Verdão e, anteriormente, estava comandando a Seleção Brasileira Sub-17.
Fabio Menotti

Paulo Victor chegou a treinar a categoria Sub-15 do Palmeiras e, anteriormente, estava comandando a Seleção Brasileira Sub-17

Depois de quase dois meses sendo comandado pelo interino Gilmey Aymberê, o Sub-20 do Palmeiras tem um novo técnico: Paulo Victor Gomes.

PV, como é conhecido, chega para substituir Wesley Carvalho, que ficou no cargo de maio de 2017 até agosto deste ano. Paulo Victor já passou pela base palmeirense; ele foi treinador do Sub-15 e, nesta categoria, foi bicampeão Paulista (2016 e 2017) e campeão da Nike Premier Cup.

Além de PV, outro profissional retornou ao Palmeiras. Trata-se de Lucas Andrade, que comandou o Sub-15 em 2018 e 2019. Andrade, que volta ao clube após passagem por um projeto de base no Guangzhou FC, da China, será o comandante do Sub-18.

Paulo Victor estava na Seleção Brasileira

Quando deixou as categorias de base do Palmeiras em 2017, PV assumiu o comando do time Sub-15 do Brasil. No ano passado, foi alçado ao posto de técnico da Seleção Sub-17, além de ter sido auxiliar-técnico de André Jardine na categoria Sub-20.

Pelo Brasil, o treinador conquistou o Torneio Nike Friendlies Sub-15 (2017), o Torneio Internacional Sub-15 (2019) e o Campeonato Sul-Americano Sub-15 (2019), além do ouro olímpico como auxiliar nesse ano.

Inicialmente, PV comandará o Palmeiras apenas no Campeonato Paulista, começando a partir do jogo contra o Itapirense. Assim, Gilmey continuará como o comandante principal no Campeonato Brasileiro, competição na qual o Verdão está disputando uma vaga na semifinal contra o Internacional – o primeiro jogo, no Rio Grande do Sul, acabou em 2 a 1 para os gaúchos e a volta acontecerá neste domingo. Ao fim do nacional, Aymberê voltará ao cargo de auxiliar.