Marcos Rocha revela sentimento sobre nova função em campo: “No começo, foi um pouco difícil aceitar”

Marcos Rocha durante partida pelo Palmeiras contra a Ponte Preta, válida pelas quartas de final do Paulistão 2024, na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Depois de construir a carreira como um lateral ofensivo, Marcos Rocha se transformou com Abel Ferreira

O esquema tático que fez o Palmeiras ser campeão Brasileiro no ano passado e que voltou a funcionar no último sábado, na goleada por 5 a 1 diante da Ponte Preta, conta com jogadores que desempenham funções primordiais. E um exemplo é o Marcos Rocha. O camisa 2 atua como um zagueiro pela direita, aparece como elemento surpresa no ataque e é importante para as combinações com Mayke e Endrick.

Aos 35 anos, Rocha mudou radicalmente seu estilo de jogo sob o comando de Abel Ferreira. Conhecido nos tempos de Atlético-MG como um lateral ofensivo, hoje o jogador faz o papel de construtor e dá equilíbrio ao time.

“No começo, foi um pouco difícil aceitar essa mudança de função e de características”, revela Rocha, que atualmente entende seu papel em campo. “Sempre fui um lateral que gostava de apoiar e ajudar na parte ofensiva. Os meus números em assistências e participações em gols sempre foram altos. Depois, fui aceitando e me adaptando, buscando conselhos e informações ali na saída de três zagueiros, chegando como elemento surpresa na frente”, disse.

“Percebi que estava fazendo o melhor para a equipe e consegui desempenhar melhor e ajudar mais. Fico feliz de estar jogando em alto nível, com esse elenco maravilhoso, dedicado e trabalhador”, complementou.

Recorde de Marcos Rocha

Em sua oitava temporada pelo Palmeiras, o experiente lateral disputará pela 12ª vez consecutiva a Libertadores (quatro pelo Atlético-MG e oito pelo Verdão). Ao entrar em campo, ele se tornará o atleta com mais participações seguidas da história da competição.

“Sou privilegiado. São 13 anos jogando Série A e vou fazer a minha 12ª Libertadores consecutiva. Então é agradecer a Deus pelo dom que me deu, à minha família pelo apoio, às pessoas que torcem por mim, ao Atlético-MG, que abriu as portas no começo, e, principalmente, ao Palmeiras, que mudou a minha e a vida da minha família”, agradeceu.

“É muito gratificante vir à Academia de Futebol todos os dias e cumprimentar os funcionários, essa interação difícil de ver em outros clubes, e isso eu sentirei muita falta no futuro. Quero chegar à mais uma final de Libertadores e poder dar esse título mais uma vez ao nosso torcedor e ao clube. Quem sabe ganhar também a minha quarta Libertadores e ser o único nisso também. São objetivos, e com muito trabalho e dedicação a gente fará mais uma boa campanha. Pegamos um grupo equilibrado, com clubes que já joguei contra, com exceção do Liverpool-URU”, concluiu.

O Palmeiras estreia na competição continental no dia 3 de abril, contra o San Lorenzo, fora de casa.

Destaque: Mayke volta ao time titular com grande atuação; confira os números

Mayke em partida pelo Palmeiras contra o Botafogo-SP, válida pela décima segunda rodada do Paulistão 2024, na Arena Barueri, em Barueri-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Contra o Botafogo, Mayke atuou por 83 minutos e foi o autor da assistência para o gol de Rony

Depois de ficar um mês parado, por conta de uma lesão muscular na coxa direita, Mayke voltou aos gramados no Choque-Rei e retomou o posto de titular na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo, no último sábado.

O camisa 12 atuou por 83 minutos e foi um dos principais nomes do duelo. Aparecendo bem no ataque, o lateral foi o autor do cruzamento que terminou no gol de cabeça de Rony. Além disso, concedeu três passes decisivos, teve 95% de aproveitamento nos passes e 100% nos dribles.

Confira os números completos:

Mayke dominou as ações pelo lado direito e foi o principal criador no setor. Ele volta ao time titular mesmo com Marcos Rocha sendo o maior assistente do Palmeiras em 2024.

O que pensa Abel sobre Mayke?

Após o jogo, Mayke foi um dos assuntos da coletiva de Abel Ferreira, que o elogiou e citou as principais características do lateral.

“Ele é um jogador versátil, com característica de ponta, apesar de ser lateral. É agudo e nos dá cruzamento, chegada à área. Ele pode fazer uma boa dupla com o Marcos Rocha também. O Rocha é mais de equilíbrio, nos dá mais segurança e construção; o Mayke nos dá mais corrido no espaço, profundidade. É sempre bom ter opções, quero ter boas dores de cabeça para escolher os jogadores”, disse.

Com Mayke em campo, o Palmeiras volta a jogar no próximo final de semana contra a Ponte Preta, nas quartas de final do Paulistão. Data e horário serão definidos pela FPF nos próximos dias.

Marcos Rocha lidera estatística entre todos os jogadores da Série A; confira

Marcos Rocha em jogo do Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela quarta rodada do Paulistão 2024, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Contra o Ituano, Marcos Rocha concedeu a quarta assistência na temporada

Marcos Rocha teve papel importante em mais uma vitória do Palmeiras na temporada. Contra o Ituano, na noite desta quinta-feira, o camisa 2 acertou o lançamento para Rony anotar o gol que ratificou a vitória palmeirense por 2 a 0.

Foi a quarta assistência, em cinco jogos, para Marcos Rocha em 2024. Ele também deu passe para gol nas partidas contra o Novorizontino, Inter de Limeira e Santos. Dentre os atletas dos times que estão na Série A do Brasileirão, o lateral-direito é o líder no critério.

Titular nos primeiros jogos como um zagueiro pela direita, Rocha atuará em uma função mais ofensiva nos próximos jogos. Isto porque Mayke sofreu uma lesão na coxa e será desfalque do Palmeiras – o clube não divulgou a gravidade da contusão.

Marcos Rocha ganha elogios do chefe

Na coletiva após a partida, Abel Ferreira elogiou Marcos Rocha.

“O Rocha é um jogador inteligente e experiente, por isso que com apenas um passe consegue deixar o companheiro na cara do gol. Há princípios na nossa equipe. No momento em que recuperamos a bola, temos que olhar para frente, se tiver condições de lançar, é pra fazer; se não, trocamos passes curtos. As decisões técnicas são sempre dos jogadores”, disse o treinador.

Aos 35 anos, Rocha está na sétima temporada defendendo o Palmeiras.

Abel rasga elogios a Aníbal Moreno e confirma chegada de reforço

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Ituano, durante partida válida pela quarta rodada do Paulistão 2024, na Arena Barueri.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após vitória sobre o Ituano, Abel também defendeu Breno Lopes

Após a vitória do Palmeiras por 2 a 0 sobre o Ituano, que mantém a equipe invicta no Paulistão, o técnico Abel Ferreira foi direto ao comentar mais uma partida de destaque de Aníbal Moreno: “A qualidade se paga, não há outra forma”. O treinador voltou a afirmar que gostaria de ter contado com o argentino ainda no ano passado e se diz feliz por ter o jogador no elenco.

“O Aníbal infelizmente não conseguimos contratá-lo antes, mas chegou quando tinha que chegar. Todos já perceberam que aqui no Palmeiras é possível comprar jogadores por 8 milhões e vender por 15, como fizemos com o Artur. Tem que arriscar. O Aníbal nos traz qualidade e competitividade ao elenco, ele abre a possibilidade de a gente também mudar a posição do Zé Rafael”, disse Abel.

O treinador novamente ressaltou a importância de aumentar a competitividade interna, falou sobre a chegada de Lázaro e sacramentou a vinda de Rômulo, que atualmente está no Novorizontino e chega ao Verdão após o Paulistão.

“Já disse outras vezes que gosto dessa competição interna. O López fez gol, o Rony também. Queremos que os jogadores sintam essa competição. Não dá para adormecer. O difícil é ganhar de forma consistente”, disse.

“Contratamos mais dois ‘miúdos’. O Lázaro é um jogador de muito potencial e que pode se firmar, não sei quanto tempo vai demorar, mas não deixa de ser esse perfil. Não sei se foi divulgado, mas posso dizer sobre o Rômulo [do Novorizontino]. É uma política minha dar oportunidades aos destaques do Paulistão, foi assim que encontramos o Ríos e foi uma grande contratação. O Rômulo é um jogador que já tínhamos visto no ano passado e esse ano as coisas deram certo, vem para nos ajudar”, acrescentou.

O Palmeiras volta a campo na próxima segunda-feira, dia 12, contra o Santo André, no Bruno José Daniel.

Confira outras respostas de Abel Ferreira

– Escalação com três volantes

“Minha função é escolher aqueles jogadores que eu acho que são os melhores para cada partida. No jogo seguinte, posso mudar. O meio-campo é o setor que temos mais concorrências. O Aníbal chegou bem, depois teve alguns problemas físicos, mas se recuperou bem. O Fabinho e o Menino entraram bem; o Zé Rafael jogou em uma função um pouco diferente; o Ríos teve boa dinâmica; e o Veiga estava um pouco cansado. Estamos muito bem servidos no meio-campo”.

– Mayke

“O Mayke lesionou-se e vai ficar de fora algum tempo, espero que não seja muito”.

– Marcos Rocha

“O Rocha é um jogador inteligente e experiente, por isso que com apenas um passe consegue deixar o companheiro na cara do gol. Há princípios na nossa equipe. No momento em que recuperamos a bola, temos que olhar para frente, se tiver condições de lançar, é pra fazer; se não, trocamos passes curtos. As decisões técnicas são sempre dos jogadores”.

– Breno Lopes

“É tão difícil contratar jogadores que eu não posso dispensar jogadores como o Breno. Ele é um jogador que gostamos e precisamos de atletas que nos ajudem, seja entrando em campo ou não. Sei que o jogador está satisfeito por pertencer ao grupo e só isso que posso dizer”.

Campeão e renovado: Palmeiras anuncia extensão de contrato com Marcos Rocha

Marcos Rocha em jogo pelo Palmeiras contra o Cruzeiro, durante partida válida pela trigésima oitava rodada do Brasileirão 2023, no Mineirão.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Lateral-direito fica no Palmeiras até o final de 2024

Aniversariante do dia, Marcos Rocha acertou sua renovação de contrato com o Palmeiras até o final de 2024. O anúncio pelo clube aconteceu na tarde desta segunda-feira.

“Estou muito feliz e muito motivado para que em 2024 possamos juntos buscar nossos objetivos. Agradeço à diretoria, comissão técnica, aos meus companheiros e a todos vocês pelo apoio, carinho e respeito. Espero que 2024 possa ser um ano ainda mais vitorioso para nós. Estamos juntos e Avanti, Palestra”, disse o lateral-direito.

No Palmeiras desde 2017, Rocha acumula títulos e marcas pelo clube. São 11 conquistas no total, 278 jogos e 9 gols. Na História do Verdão, ele é o segundo maior vencedor, empatado com Ademir da Guia, Gustavo Gómez, Mayke e Weverton. Entre os laterais que vestiram a camisa palmeirense, o camisa 2 é o oitavo em partidas disputadas.

Em 2023, Rocha começou como reserva de Mayke e, no final da temporada, virou titular como zagueiro – foram 43 jogos disputados e dois gols marcados. Ao lado de Weverton, Gómez, Luan e Dudu, Rocha é um dos líderes do elenco e jogador de confiança de Abel Ferreira.

Confira o material produzido pelo Palmeiras: