Na súmula, Matheus Candançan relata conflito entre equipe de arbitragem e Anderson Barros

Na súmula, Matheus Candançan relata conflito entre equipe de arbitragem e Anderson Barros.
Cesar Greco

O jovem árbitro também explicou na súmula o motivo da expulsão de João Martins, auxiliar técnico do Palmeiras

O Palmeiras enfrentou o SCCP na noite de ontem e venceu o rival por 2 a 1. Apesar do resultado apertado, o Verdão dominou as ações em quase toda a partida e marcou um gol em cada tempo: Raphael Veiga, de pênalti, aos 28’ da primeira etapa; e Danilo, aos 23’ do segundo tempo, aproveitando rebote do goleiro Cássio.

O Derby teve no comando do apito o jovem Matheus Delgado Candançan, que na súmula após a partida, relatou um conflito entre a equipe de arbitragem e dois profissionais do Palmeiras: Carlos Martinho (auxiliar de Abel) e Anderson Barros (diretor de futebol).

De acordo com Candançan, Martinho foi em direção aos juízes no final do jogo, nas escadas que dão acesso aos vestiários, e proferiu as seguintes palavras: “foi falta antes do pênalti, só vocês não viram, ele [Róger Guedes] empurrou”.

O documento aponta ainda que o quarto árbitro, Salim Fende Chavez, colocou-se à frente de Candançan na reclamação de Carlos Martinho e pediu para o assistente se retirar. Em seguida, o árbitro relata que Anderson Barros tomou à dianteira da discussão, “segurou a camisa do quarto árbitro” e disse: “você não pode falar assim, aqui eu que resolvo as coisas”, escreveu.

Seguranças do Palmeiras tiveram um rápido confronto com o policiamento presente no local e a discussão foi encerrada.

Árbitro relata na súmula motivo da expulsão de João Martins

Além de detalhar o conflito nos vestiários do Allianz Parque, Matheus Candançan também explicou na súmula os motivos que o levaram a expulsar João Martins, assistente técnico do Palmeiras, que foi ejetado da partida aos 43 minutos da etapa final.

“Expulso por sair de seu banco de reservas e ir na direção do 4º árbitro, Sr. Salim Fende Chavez, reclamando acintosamente das decisões da arbitragem com gestos e ações, proferindo as seguintes palavras: ‘vocês têm que checar, só checam para os caras’”, relatou.

O Palmeiras volta a campo no próximo domingo para jogar a última rodada da primeira fase do Paulista. Líder do Grupo C e já classificado para as quartas-de-final, o Verdão espera pela definição do seu adversário; Ituano, Botafogo e Mirassol brigam por essa última vaga na chave.

Matheus Delgado Candançan é o escolhido da FPF para comandar o apito no Derby

Matheus Delgado Candançan é o escolhido da FPF para comandar o apito no Derby.
Reprodução

Matheus Delgado Candançan tem 23 anos e apitará um jogo do Palmeiras pela primeira vez

Classificado antecipadamente para as quartas-de-final do Campeonato Paulista, o Palmeiras entra em campo nesta quinta-feira para enfrentar o SCCP, no Allianz Parque, às 20h30. Para o duelo, a Federação Paulista de Futebol escalou o árbitro Matheus Delgado Candançan, de 23 anos.

Candançan foi o juiz da partida entre Palmeiras e SPFC, na semifinal da Copa São Paulo de Futebol Junior, que, além da vitória do Verdão, foi marcada também por atos de vandalismo protagonizados pela torcida do rival. Nos minutos finais do confronto, torcedores adversários invadiram o gramado da Arena Barueri para agredir os jogadores do Palmeiras; durante a invasão, uma faca foi arremessada para o campo. O árbitro decidiu dar prosseguimento ao jogo ao fim da confusão, mesmo com as precárias condições de segurança.

Para o jogo da próxima quinta, o juiz será auxiliado por Danilo Ricardo Simon Manis (assistente 1) e Luiz Alberto Andrini Nogueira (assistente 2), além do quarto árbitro Salim Fende Chavez. No VAR, o responsável será José Claudio Rocha Filho, de 43 anos, que terá como assistente Fabricio Porfirio de Moura.

Matheus Delgado Candançan apitará seu primeiro jogo do Palmeiras

Será a primeira vez em sua trajetória como árbitro que Candançan comandará o apito em uma partida do Palmeiras. Na atual edição do Campeonato Paulista, ele participou de nove jogos: quatro como juiz principal; três como VAR; e duas vezes como quarto árbitro.

Invicto no Paulista e com 26 pontos ganhos em dez jogos disputados, o Palmeiras é também o líder da tabela geral e precisa de apenas mais um ponto para garantir a primeira colocação, que pode gerar a vantagem de fazer os jogos decisivos no Allianz Parque nas partidas eliminatórias.