DM do Palmeiras em ação: veja a lista completa de jogadores em recuperação

O jogador Paulinho, da SE Palmeiras, durante treinamento, na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com as lesões de Mauricio e Gustavo Gómez no último Choque-Rei, o Verdão começa a ver seu departamento médico encher.

O Palmeiras começou o ano de 2025 com Bruno Rodrigues, Paulinho e Piquerez lesionados. O lateral concluiu o processo de recuperação e já participa normalmente das partidas. Paulinho e Bruno Rodrigues ainda não estrearam. Além desses dois, o Palmeiras tem Mauricio, Gustavo Gómez e Felipe Anderson em retomando a forma, em diferentes estágios.

Bruno Rodrigues é o que está há mais tempo lesionado no Verdão. O atacante ainda não conseguiu ter uma sequência de jogos desde que chegou em 2024. Bruno sofreu um rompimento no tendão patelar do joelho esquerdo em maio do ano passado, quando estava em fase final de recuperação de outra lesão, no joelho direito, e ainda não tem data para retornar aos gramados.

A contratação mais cara da História do Palmeiras, Paulinho, já chegou lesionado no Verdão, com uma fissura óssea na canela direita. O atacante está fora dos gramados desde o dia 30 de novembro. Paulinho tem tido uma recuperação rápida e tudo indica que está próximo de fazer sua estreia com a camisa do Verdão.

Felipe Anderson chegou da Lazio no ano passado e ainda tenta encontrar seu espaço no Palmeiras. O meia está com dores no púbis e está fora desde o dia 28 de janeiro, no empate por 0 a 0 com o Red Bull Bragantino. O camisa 9 está em processo de transição física e deve ficar à disposição de Abel Ferreira no final de fevereiro.

Mauricio e Gustavo Gómez se machucaram no último Choque-Rei. Mauricio saiu com apenas um minuto de jogo após sofrer uma luxação no ombro direito e vai passar por uma cirurgia. Já Gustavo Gómez saiu no final da partida com uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda. Ambos ainda não têm data de retorno.

O Palmeiras se prepara para enfrentar o Botafogo-SP na próxima quinta-feira (21), às 19:30, no Allianz Parque, e encerra a fase de classificação no domingo (24), contra o Mirassol. A classificação para as fases finais do torneio está em risco; caso o time não consiga a vaga, só retornará aos campos em partidas de competição no dia 30 de março.

Mauricio pode desfalcar Palmeiras por cerca de dois meses

Mauricio sente lesão no clássico contra o São Paulo
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Mauricio se lesionou no primeiro minuto do Choque-Rei e passará por procedimento cirúrgico; Murilo teve lesão semelhante e ficou dois meses longe dos campos.

Mauricio se lesionou no último Choque-Rei. O artilheiro do Verdão na temporada sentiu uma fisgada no ombro no primeiro minuto de jogo, não suportou as dores e teve que ser substituído, indo direto para o vestiário. No segundo tempo, o meia-atacante voltou ao banco de reservas, mas seguiu demonstrando muito incômodo. Na segunda-feira, veio a informação de que o camisa 18 terá que passar por uma cirurgia para tratar a lesão.

O jogador era um dos destaques do Palmeiras na temporada e deverá desfalcar a equipe por um tempo considerável. O Palmeiras ainda não divulgou o prazo para seu retorno. Como referência, em 2023 o zagueiro Murilo passou por uma lesão semelhante, precisou de cirurgia e ficou afastado por dois meses antes de voltar a jogar.

Caso Maurício leve o mesmo tempo de recuperação, não disputará mais o Campeonato Paulista e desfalcará o Palmeiras nas primeiras partidas do Campeonato Brasileiro, que tem o início previsto para 30 de março, e na fase de grupos da Libertadores, que começa em 2 de abril.

Sem seu artilheiro, o Palmeiras já se prepara para o duelo contra o Botafogo-SP, na quinta-feira, às 19h30, no Allianz Parque.

Com gol no Derby, Mauricio já iguala marca do ano passado

O jogador Mauricio, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe do SC Corinthians P, durante partida válida pela fase de grupos, do Campeonato Paulista, Série A1, na arena Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Mauricio começou a temporada em alta no Verdão, indo às redes quatro vezes em apenas cinco jogos.

No último Derby, Mauricio marcou aos oito minutos do primeiro tempo seu quarto gol em cinco jogos disputados em 2025. No ano passado, o meio-campista do Verdão precisou de 22 partidas para atingir a mesma marca. Seu primeiro gol no Allianz Parque havia sido anotado na estreia do Campeonato Paulista, contra a Portuguesa.

Em 2024, dos quatro gols marcados por Mauricio, três foram fora de casa. O único gol tendo o Palmeiras como mandante foi na vitória por 5 a 0 contra o Cuiabá, no Brinco de Ouro. Já na temporada atual, o camisa 18 anotou duas vezes contra a Portuguesa, no Allianz Parque; marcou contra o Guarani na goleada por 4 a 1; além do importante gol contra o Corinthians.

Artilheiro do Verdão na temporada, Mauricio começou sua carreira nas categorias de base do Desportivo Brasil e, em 2018, foi transferido por empréstimo ao Cruzeiro, onde fez sua estreia como profissional. Em 2019, o time mineiro anunciou a compra do atleta por R$ 800 mil. Um ano depois de ter sido comprado, a jovem promessa foi vendida ao Internacional, onde se destacou e chamou a atenção do Palmeiras, que o contratou em 2024.

Mauricio tem dupla nacionalidade, já que tem também o passaporte paraguaio. Em entrevista, Gustavo Gómez revelou que tentou convencer o meio-campista a jogar pela albirroja.

O camisa 18 do Verdão possui histórico de convocações para seleções brasileiras de base, com passagens pelos times Sub-18, Sub-20 e Sub-23. Ao lado de Endrick, foi titular em seis dos sete jogos do Brasil no Pré-Olímpico disputado no início de 2024. Mauricio já soma 244 partidas como profissional, com 39 gols e 29 assistências.

“Vai ficar marcado na minha vida”, diz Mauricio após estreia no Palmeiras

O jogador Mauricio, da SE Palmeiras, comemora seu gol contra a equipe da Portuguesa de Desportos, durante partida válida pela fase de grupos, do Campeonato Paulista, Série A1, na arena Allianz Parque.
Foto: Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Mauricio brilhou ao marcar dois gols na estreia do Palmeiras no Campeonato Paulista, contra a Portuguesa, no Allianz Parque.

Na última quarta-feira (15), o Palmeiras fez sua estreia no Campeonato Paulista enfrentando a Portuguesa. Com uma escalação um pouco diferente, o Verdão conquistou sua primeira vitória do ano, contando com uma boa atuação de Mauricio, que marcou os dois gols da partida.

As “Crias da Academia” também fizeram sua estreia no time profissional. Após disputarem a Copinha, cinco atletas foram chamados para compor o elenco na disputa do Campeonato Paulista. Desses, apenas Figueiredo não estreou. Thalys começou como titular, enquanto Allan, Luighi e Benedetti entraram na segunda etapa.

Os reforços, Facundo Torres e Paulinho, não estiveram presentes na partida. Paulinho não está inscrito para o Campeonato Paulista por estar se recuperando de uma cirurgia, sofrida em dezembro; já Facundo Torres ficou de fora por opção do treinador Abel Ferreira, que dividiu o elenco em dois grupos para fazer a gestão de energia.

Após a partida, o Verdão já começa a se preparar para o segundo duelo do ano. O Palmeiras enfrenta o Noroeste neste sábado (18), às 18h30, no Estádio Alfredo de Castilho.

Raphael Veiga diz o que o Palmeiras precisa fazer para se manter na briga pelo título Brasileiro

Raphael Veiga durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Com a lesão de Mauricio, Raphael Veiga é o provável titular na função de meia-central

Sem Mauricio, machucado, Raphael Veiga deve voltar ao posto de titular como meia-central na equipe do Palmeiras. O camisa 23, na última sequência de vitórias do Verdão, chegou a ser reserva e depois atuou aberto pela direita, substituindo Estêvão no período em que a Cria da Academia se lesionou.

Apesar da temporada inconstante do meia, no qual o próprio Abel Ferreira admitiu que o manteve como titular além do que devia, Veiga é o vice-artilheiro do Palmeiras no ano, com 14 gols, e o terceiro em assistências (7). Agora provável titular, o meia dá a receita para o Verdão seguir forte na briga pelo tricampeonato seguido do Brasileirão: encarar cada jogo como final e manter a intensidade.

“O Abel sempre fala que a gente tem que encarar cada jogo como uma final, pois a gente nunca sabe quando vai ser o jogo do título, então todo jogo é importante, todo ponto é importante, e o nosso compromisso é fazer o nosso melhor. É manter a nossa intensidade, o nosso comprometimento, e com isso temos tudo para conquistar mais um título”, disse.

“A sequência de vitórias dá uma confiança muito grande para o nosso time, para cada jogador também, pelo volume que a gente tem tido nos jogos. Realmente, a última partida não foi como a gente almejava, queríamos a vitória, mas era um jogo difícil, o Bragantino também tinha os seus objetivos no campeonato”, complementou.

A próxima “final” do Palmeiras será contra o Juventude, dia 20, em Caxias do Sul.

“Todo time que joga contra o Palmeiras traz uma dificuldade. A concentração muitas vezes é diferente ao jogar contra nós. O Juventude tem os objetivos dele dentro do campeonato e a gente tem os nossos, então acredito que tem tudo para ser um grande jogo. Sempre quando vamos lá, a torcida e o pessoal se mobilizam para apoiar o time. Mas a gente está preparado. Já vivemos vários momentos de pressão e estamos prontos para ir mais uma vez em busca de uma vitória importante e, de novo, chegar mais próximo do título”, finalizou.

No primeiro turno, o Verdão derrotou o adversário por 3 a 1, no Allianz Parque, com gols de Flaco López, Estêvão e Mayke – o duelo também marcou o retorno de Dudu aos gramados após a cirurgia no joelho.

Números totais de Raphael Veiga na temporada:

  • 49 jogos;
  • 14 gols;
  • 7 assistências;
  • 94 passes decisivos;
  • 1090 passes certos;
  • 40 lançamentos certos;
  • 91 cruzamentos certos;
  • 15 desarmes;
  • 15 interceptações.

Dados: Footstats