Em meio à instabilidade, Weverton se aproxima de marca histórica

Weverton em partida pelo Palmeiras contra o SPFC, válida pela décima primeira rodada do Paulistão 2024, no Morumbis, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Weverton está perto de completar 350 jogos e encostar em Oberdan Cattani, na lista dos goleiros que mais atuaram pelo Verdão

Vivendo o período de maior instabilidade pelo Palmeiras, desde quando chegou ao clube em janeiro de 2018, Weverton está próximo de alcançar dois feitos importantes pelo clube: o de 350 jogos e também de ultrapassar Oberdan Cattani na lista dos goleiros que mais atuaram na História do Verdão.

O camisa 21, arqueiro com mais títulos pelo Palmeiras, atualmente soma 345 jogos. No ranking atual, ele é o sexto colocado, atrás de Oberdan (357), Velloso (458), Valdir de Morais (481), Marcos (533) e Émerson Leão (621). Neste ano, ele chegará à quinta posição e deverá se aproximar de Velloso.

Apesar de ser um goleiro com ótimos números e de atuações seguras, Weverton não começou bem a temporada de 2024 e seu desempenho vem aumentando a desconfiança de parte da torcida. Conhecido pelo ótimo jogo com os pés, o arqueiro participou de três erros na saída de bola que resultaram em gols sofridos, contra Novorizontino, Inter de Limeira e SPFC. Além disso, calculou mal a falta cobrada por Garro no Derby e tirou as mãos da bola, que terminou no fundo das redes.

Na tentativa de proteger e respaldar o jogador, Abel Ferreira, após a partida contra a Portuguesa, chamou para si a responsabilidade sobre a fase de Weverton, revelando que pediu ações diferentes para o goleiro em bolas aéreas – ainda que as principais falhas não tenham acontecido neste tipo de jogada.

“O culpado sou eu, porque lhe peço para sair em todos os cruzamentos e que se ele errar a responsabilidade é minha. Quando tentamos inovar a nossa forma de jogar, há sempre um processo de aprendizagem. […] Estou a desafiá-lo a arriscar, se ele errar, a responsabilidade é minha, disse o treinador.

Apesar do momento do goleiro, a ideia é trabalhar para que ele retome a confiança e o ótimo desempenho já conhecido pela torcida, ao invés de substituí-lo.

Com Weverton, confira os goleiros com mais partidas pelo Palmeiras

  1. º Emerson Leão – 621 jogos;
  2. º Marcos – 533 jogos;
  3. º Valdir de Morais – 481 jogos;
  4. º Velloso – 458 jogos;
  5. º Oberdan – 357 jogos;
  6. º Weverton – 345 jogos;
  7. º Sérgio – 333 jogos;
  8. º Gilmar – 289 jogos;
  9. º Fernando Prass – 274 jogos;
  10. º Primo – 183 jogos.

Weverton garante empate do Palmeiras contra o Fortaleza e ultrapassa Oberdan Cattani

Weverton em jogo do Palmeiras contra o Fortaleza, durante partida válida pela décima sexta rodada do Brasileirão 2022, no Castelão.
Cesar Greco

Weverton realizou ao menos duas defesas difíceis na partida, em chutes de Moisés e Pikachu

Mesmo em jogo de poucas ações ofensivas, o Palmeiras precisou do goleiro Weverton para não sair com o resultado negativo de Fortaleza, na noite deste domingo. O camisa 21 foi fundamental para o 0 a 0 no Castelão, resultado que manteve o Verdão na liderança do Campeonato Brasileiro.

Foram seis defesas do arqueiro no jogo – de acordo com o site de estatísticas SofaScore –, sendo quatro em chutes de dentro da área. Em duas oportunidades, ao menos, o adversário saiu frente a frente com ele e não obteve sucesso.

No primeiro tempo, Moisés arrancou em contra-ataque e bateu rasteiro para a defesa de Weverton; já no segundo, Pikachu recebeu lançamento e também tentou a finalização por baixo, mas o camisa 21 abafou e defendeu sem dar rebote.

Weverton ultrapassa Oberdan Cattani

Ao terminar o jogo no Castelão com a ‘baliza a zero’, Weverton chegou a 122 jogos pelo Palmeiras sem ser vazado. Assim, o atual goleiro ultrapassou Oberdan Cattani e, atualmente, ocupa a quinta colocação no ranking dos goleiros que passaram mais jogos pelo clube sem sofrer gols, divulgado pelo perfil oficial no Twitter.

Na atual temporada, são 20 jogos sem ser vazado em 36 partidas disputadas – é o quinto ano seguido que Weverton fica 20 jogos ou mais sem sofrer gols; apenas Emerson Leão ficou mais anos consecutivos (sete, entre 1970 a 1976). O recorde do camisa 21 em uma mesma temporada é de 35 partidas sem ser vazado, que ocorreu em 2020.