Weverton está perto de completar 350 jogos e encostar em Oberdan Cattani, na lista dos goleiros que mais atuaram pelo Verdão
Vivendo o período de maior instabilidade pelo Palmeiras, desde quando chegou ao clube em janeiro de 2018, Weverton está próximo de alcançar dois feitos importantes pelo clube: o de 350 jogos e também de ultrapassar Oberdan Cattani na lista dos goleiros que mais atuaram na História do Verdão.
O camisa 21, arqueiro com mais títulos pelo Palmeiras, atualmente soma 345 jogos. No ranking atual, ele é o sexto colocado, atrás de Oberdan (357), Velloso (458), Valdir de Morais (481), Marcos (533) e Émerson Leão (621). Neste ano, ele chegará à quinta posição e deverá se aproximar de Velloso.
Apesar de ser um goleiro com ótimos números e de atuações seguras, Weverton não começou bem a temporada de 2024 e seu desempenho vem aumentando a desconfiança de parte da torcida. Conhecido pelo ótimo jogo com os pés, o arqueiro participou de três erros na saída de bola que resultaram em gols sofridos, contra Novorizontino, Inter de Limeira e SPFC. Além disso, calculou mal a falta cobrada por Garro no Derby e tirou as mãos da bola, que terminou no fundo das redes.
Na tentativa de proteger e respaldar o jogador, Abel Ferreira, após a partida contra a Portuguesa, chamou para si a responsabilidade sobre a fase de Weverton, revelando que pediu ações diferentes para o goleiro em bolas aéreas – ainda que as principais falhas não tenham acontecido neste tipo de jogada.
“O culpado sou eu, porque lhe peço para sair em todos os cruzamentos e que se ele errar a responsabilidade é minha. Quando tentamos inovar a nossa forma de jogar, há sempre um processo de aprendizagem. […] Estou a desafiá-lo a arriscar, se ele errar, a responsabilidade é minha, disse o treinador.
Apesar do momento do goleiro, a ideia é trabalhar para que ele retome a confiança e o ótimo desempenho já conhecido pela torcida, ao invés de substituí-lo.
Com Weverton, confira os goleiros com mais partidas pelo Palmeiras
- º Emerson Leão – 621 jogos;
- º Marcos – 533 jogos;
- º Valdir de Morais – 481 jogos;
- º Velloso – 458 jogos;
- º Oberdan – 357 jogos;
- º Weverton – 345 jogos;
- º Sérgio – 333 jogos;
- º Gilmar – 289 jogos;
- º Fernando Prass – 274 jogos;
- º Primo – 183 jogos.