3
X
2

24/01/2024 - 21:35

Palmeiras 3x2 Inter de Limeira

O Palmeiras penou, mas venceu a Inter de Limeira no Allianz Parque por 3 a 2, de virada, e assumiu a liderança do Grupo B do campeonato paulista. Raphael Veiga, que marcou os dois primeiros gols do Verdão na partida, chegou a 3 no geral e é o artilheiro isolado da competição.

O jogo foi irregular, com momentos de brilho intercalados com trapalhadas típicas de início de temporada – o que não é surpresa para ninguém, já que é apenas o segundo jogo do ano.

Abel escalou um time que parece bem mais próximo do que o que ele pretende mandar a campo no jogo da Supercopa, daqui a dez dias. Nosso treinador promoveu seis alterações em relação à estreia na temporada, no último domingo. Aníbal Moreno e Zé Rafael formaram a esperada dupla de volantes e começaram a se entrosar.

No início do jogo, a Inter subiu suas linhas de marcação e criou uma boa chance logo no primeiro minuto. Numa roubada de bola no ataque, aos 3, chegou ao gol, em bom arremate de Juninho.

O time e a torcida mantiveram a calma e foram aos poucos fazendo a leitura do sistema defensivo da Inter, que tinha Emerson Santos como terceiro zagueiro, perfazendo uma linha de cinco na intermediária; três jogadores davam o primeiro combate sobre a linha central e dois elementos no espaço entre essas linhas.

Assim, com Flaco López e Bruno Rodrigues flutuando entre os zagueiros, com o apoio de Zé e Aníbal e Veiga se mexendo bastante, como de costume, nossa saída de bola tentava achar o passe certeiro para, em um ou dois toques, deixar algum atacante no mano a mano, em velocidade.

Essas tentativas passaram a dar certo principalmente com López, e o gol era questão de tempo. Saiu aos 19, num pênalti estúpido do zagueiro Maurício, que ergueu o braço desnecessariamente numa bola alçada na área – Veiga bateu ao alcance do goleiro, mas ainda assim a bola entrou.

Com a tranquilidade recuperada, o Verdão seguiu mandando no jogo e as chances se sucediam. As tabelas e toques rápidos foram acontecendo e a virada estava desenhada ainda no primeiro tempo.

De novo, o gol do Palmeiras saiu de um lance esquisito: aos 41, Raphael Veiga cruzou da direita, com curva, na direção do segundo pau; o goleiro Jonathan, que tinha acabado de substituir o titular Zé Carlos, que saiu lesionado, estava frio; a bola passou por todo mundo e acabou entrando sem bater em ninguém, no canto direito.

Sem mexer no intervalo, Abel sugeriu que está realmente dando minutagem para os onze que começaram o jogo, possivelmente pensando nessa formação para o jogo contra o SPFC. Luis Guilherme ainda parece subaproveitado jogando tão aberto; Bruno Rodrigues começou a se soltar mais e Flaco López exibiu um físico mais desenvolvido – não está tão flaquito assim; Zé e Aníbal vão encontrando o melhor entrosamento e Veiga segue dominando o meio-campo.

O Palmeiras repetiu o erro de Novo Horizonte e sentou em cima da vantagem – e foi novamente castigado num erro de Gómez, após passe apertado de Weverton. Luciano Buchecha anteviu a falha, acelerou, roubou a bola dentro da área e foi derrubado. Juninho bateu bem, deslocando Weverton, e empatou de novo o jogo.

Abel já tinha feito mexidas importantes, colocando Caio Paulista e Breno Lopes – o camisa 16 virou ponta-direita. O time caiu demais. Alguns minutos depois, Veiga deu lugar a Jhon Jhon e Rony entrou no lugar de Zé Rafael. Precisando de mais um gol,  o Palmeiras estava sem seus maiores talentos e teve um desafio pela frente.

O time estava jogando no ataque, mas tinha falhas na articulação. Abel então tirou Gómez e colocou Estêvão, movimentando três peças: Piquerez foi para a zaga; Caio Paulista virou ala esquerda e Estêvão entrou para fazer a ponta direita.

Não virou exatamente uma máquina, mas foi o suficiente para o time chegar ao terceiro gol, aos 41: Marcos Rocha lançou longo, na direção de Rony, que ganhou do zagueiro na velocidade e tocou na saída de Jonathan para dar números finais ao placar.

Com uma arbitragem fraca de Joao Vítor Gobi, o Verdão chegou ao fim do jogo administrando o placar contra um adversário que havia perdido um zagueiro – Maurício acertou Rony no rosto e recebeu o segundo amarelo, pouco depois do terceiro gol.

A melhora em relação ao primeiro jogo foi nítida, e vários fatores contribuíram: além das mexidas na escalação, a temperatura mais adequada e a presença da torcida deixaram nosso time bem mais à vontade. Resta saber se essas mexidas são mesmo uma tendência ou se foram circunstanciais. Saberemos no domingo, quando receberemos o Santos, no mesmo estádio. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Inter de Limeira

Zé Carlos
Jonathan
Felipe Albuquerque
Maurício
Diego Jussani
Zé Mário
Emerson Santos
Lucas Buchecha
Gustavo Bochecha
JP Galvão
Éverton Brito
Gabriel Silva
Rafael Silva
Quirino
Juninho
Andrew
Junior Rocha
TÉCNICO


Primeiro tempo

2'
Inter de Limeira

UUHH! João Felipe recebeu na entrada da área, virou e bateu para o gol; a bola desviou em Luan e passou com perigo por cima do gol de Weverton.

3'
Inter de Limeira

Gol da Inter de Limeira. Lucas Buchecha disparou pelo lado esquerdo do ataque e tocou para o meio da área, onde Juninho chegou batendo de primeira, no ângulo esquerdo de Weverton.

17'
Palmeiras

PÊNALTI! Marcos Rocha alçou bola na área, Maurício subiu com os braços abertos e tocou com a mão. Após o fim do lance, o VAR chamou João Vitor Gobi, que assinalou a penalidade.

19'
Palmeiras

GOOOOOLLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga bateu o pênalti no centro, Zé Carlos pulou para a direita e o Verdão chegou ao empate.

29'
Palmeiras

QUE CHANCE! Bruno Rodrigues descolou belo passe para Veiga, que deixou Flaco López na cara do gol; o argentino invadiu a área, encarou Zé Carlos e o goleiro levou a melhor, espalmando para escanteio.

32'
Palmeiras

Luis Guilherme recebeu pelo lado direito, puxou para dentro, levantou a cabeça e cruzou para Flaco López, no miolo da área; o camisa 42 deu uma casquinha, mas Zé Carlos encaixou.

34'
Palmeiras

Zé Rafael abriu no lado esquerdo com Piquerez; o uruguaio arriscou uma batida cruzada, que desviou na marcação e passou com muito perigo à esquerda de Zé Carlos.

41'
Palmeiras

UHHH! Bruno Rodrigues descolou belo passe para Flaco López, que protegeu com o corpo, se livrou da marcação, tentou um chapéu no goleiro Jonathan, teve rebote e foi travado pelo guarda-redes.

42'
Palmeiras

GOOOOOLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado direito, tocando para Marcos Rocha na quina da área; Rocha devolveu para Veiga, que buscou cruzamento no segundo pau, a curva enganou a defesa da Inter e a bola entrou no canto direito de Jonathan.

47'

A chuva apertou e o canto da torcida do Verdão também. Teremos 7 minutos de acréscimo neste primeiro tempo.

49'
Palmeiras

QUE CHANCE! Depois de boa recuperação, Raphael Veiga disparou em contra-ataque e tocou no lado esquerdo para Bruno Rodrigues; dentro da área, o camisa 11 tentou devolver para Veiga, mas a bola ficou nas mãos de Jonathan.

50'
Inter de Limeira

UFA! Juninho recebeu pelo lado esquerdo e tocou para Lucas Bochecha, que bateu com muita força e muito perigo, mas a bola saiu tirando tinta do travessão.

52'

Fraco e desatento, João Vitor Gobi encerrou a primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações na escalação.

3'
Palmeiras

PEGA, JONATHAN! Luis Guilherme disparou em velocidade pelo meio e abriu para Flaco López; ele ajeitou para a perna esquerda e bateu firme, no canto direito de Jonathan, que saltou e espalmou para escanteio.

11'
Palmeiras

Raphael Veiga cobrou falta pelo lado esquerdo; pelo alto, ele encontrou Aníbal Moreno, que cabeceou por cima do gol.

14'

Entraram: Breno Lopes e Caio Paulista
Saíram: Bruno Rodrigues e Luis Guilherme

19'
Inter de Limeira

PÊNALTI! Pressionado, Weverton acionou Gustavo Gómez dentro da área; marcado, o paraguaio errou o domínio, sofreu o bote e cometeu a penalidade.

21'
Inter de Limeira

Gol da Inter de Limeira. Juninho bateu no canto esquerdo de Weverton, que pulou para a direita e nem saiu na foto. Jogo empatado novamente.

24'
Palmeiras

UUHHH! Raphael Veiga cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque e encontrou Gustavo Gómez no miolo da área; o zagueiro cabeceou com muito perigo e a bola passou raspando no travessão.

26'
Palmeiras

QUAAASE! Veiga cobrou escanteio pelo lado direito, jogando no meio da área; Flaco López subiu muito e cabeceou com perigo, mas a bola saiu por cima do gol.

30'

Entraram: Rony e Jhon Jhon
Saíram: Raphael Veiga e Zé Rafael

38'

Entrou: Estêvão
Saiu: Gustavo Gómez

43'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! De trás da linha do meio, Marcos Rocha descolou um belo lançamento para Rony, que saiu cara a cara com Jonathan e encobriu o goleiro.

46'

TÁ EXPULSO! Após dividir pelo alto e atingir Rony, o zagueiro Maurício tomou o segundo amarelo e foi expulso do jogo.

50'

João Vitor Gobi encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Podia ter feito outra escolha antes de passar no fogo para o Gómez no lance do pênalti.
6
Marcos Rocha
Fazia uma partida bem medíocre até achar um lançamento espetacular para Rony definir o jogo.
7
Gustavo Gómez
Uma pixotada colossal. Usa o crédito inesgotável que conquistou.
5
Estêvão
Assim como Endrick, tem aquele toque diferenciado quando pega na bola. Mas ainda tem muito o que aprender para jogar entre profissionais.
6.5
Luan
Só fez uma bobagem, que ele mesmo consertou. Melhorou consideravelmente a saída de bola do time.
6.5
Piquerez
Claramente sem ritmo, errou mais que normal. Bem mais.
5.5
Aníbal Moreno
Ainda sentiu o desentrosamento, principalmente no primeiro tempo. Foi pegando as manhas do posicionamento e finalizou o jogo como um dos melhores do jogo.
7
Zé Rafael
Tem uma regularidade assombrosa. Todo mundo sabe o que esperar dele - e ele sempre entrega.
7
Jhon Jhon
Acima da média, com mais força física e personalidade - algo que lhe faltou em 2023.
7
Luis Guilherme
Prejudicado pela escolha de Abel em deixá-lo muito aberto. Ele rende mais por dentro.
6.5
Caio Paulista
Contratado para jogar no corredor esquerdo, fez sua estreia no Allianz Parque como ponta-direita. Tá perdoado.
6
Raphael Veiga
Como sempre, partida acima da média, com dois gols de bônus.
8
Rony
Rony é entretenimento puro. Todo mundo sabe que ele não é craque. Mas é legal demais ver sua entrega e ser recompensado com um gol.
7
Bruno Rodrigues
Começou tímido, mas foi se soltando. Quando estava à vontade, foi sacado.
5
Breno Lopes
Parabéns pelo aniversário, Breno.
5.5
Flaco López
Mais forte, mais rápido, mais adaptado. Começa o ano com a esperança em alta.
7
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Só não deu pra entender o Caio Paulista de ponta-direita, de resto, foi muito bem - na escalação e nas mexidas em busca do resultado.
7




Um comentário em “24-01-2024 – Palmeiras 3×2 Inter de Limeira – Campeonato Paulista 2024

Deixe uma resposta