O Palmeiras penou, mas venceu a Inter de Limeira no Allianz Parque por 3 a 2, de virada, e assumiu a liderança do Grupo B do campeonato paulista. Raphael Veiga, que marcou os dois primeiros gols do Verdão na partida, chegou a 3 no geral e é o artilheiro isolado da competição.
O jogo foi irregular, com momentos de brilho intercalados com trapalhadas típicas de início de temporada – o que não é surpresa para ninguém, já que é apenas o segundo jogo do ano.
Abel escalou um time que parece bem mais próximo do que o que ele pretende mandar a campo no jogo da Supercopa, daqui a dez dias. Nosso treinador promoveu seis alterações em relação à estreia na temporada, no último domingo. Aníbal Moreno e Zé Rafael formaram a esperada dupla de volantes e começaram a se entrosar.
No início do jogo, a Inter subiu suas linhas de marcação e criou uma boa chance logo no primeiro minuto. Numa roubada de bola no ataque, aos 3, chegou ao gol, em bom arremate de Juninho.
O time e a torcida mantiveram a calma e foram aos poucos fazendo a leitura do sistema defensivo da Inter, que tinha Emerson Santos como terceiro zagueiro, perfazendo uma linha de cinco na intermediária; três jogadores davam o primeiro combate sobre a linha central e dois elementos no espaço entre essas linhas.
Assim, com Flaco López e Bruno Rodrigues flutuando entre os zagueiros, com o apoio de Zé e Aníbal e Veiga se mexendo bastante, como de costume, nossa saída de bola tentava achar o passe certeiro para, em um ou dois toques, deixar algum atacante no mano a mano, em velocidade.
Essas tentativas passaram a dar certo principalmente com López, e o gol era questão de tempo. Saiu aos 19, num pênalti estúpido do zagueiro Maurício, que ergueu o braço desnecessariamente numa bola alçada na área – Veiga bateu ao alcance do goleiro, mas ainda assim a bola entrou.
Com a tranquilidade recuperada, o Verdão seguiu mandando no jogo e as chances se sucediam. As tabelas e toques rápidos foram acontecendo e a virada estava desenhada ainda no primeiro tempo.
De novo, o gol do Palmeiras saiu de um lance esquisito: aos 41, Raphael Veiga cruzou da direita, com curva, na direção do segundo pau; o goleiro Jonathan, que tinha acabado de substituir o titular Zé Carlos, que saiu lesionado, estava frio; a bola passou por todo mundo e acabou entrando sem bater em ninguém, no canto direito.
Sem mexer no intervalo, Abel sugeriu que está realmente dando minutagem para os onze que começaram o jogo, possivelmente pensando nessa formação para o jogo contra o SPFC. Luis Guilherme ainda parece subaproveitado jogando tão aberto; Bruno Rodrigues começou a se soltar mais e Flaco López exibiu um físico mais desenvolvido – não está tão flaquito assim; Zé e Aníbal vão encontrando o melhor entrosamento e Veiga segue dominando o meio-campo.
O Palmeiras repetiu o erro de Novo Horizonte e sentou em cima da vantagem – e foi novamente castigado num erro de Gómez, após passe apertado de Weverton. Luciano Buchecha anteviu a falha, acelerou, roubou a bola dentro da área e foi derrubado. Juninho bateu bem, deslocando Weverton, e empatou de novo o jogo.
Abel já tinha feito mexidas importantes, colocando Caio Paulista e Breno Lopes – o camisa 16 virou ponta-direita. O time caiu demais. Alguns minutos depois, Veiga deu lugar a Jhon Jhon e Rony entrou no lugar de Zé Rafael. Precisando de mais um gol, o Palmeiras estava sem seus maiores talentos e teve um desafio pela frente.
O time estava jogando no ataque, mas tinha falhas na articulação. Abel então tirou Gómez e colocou Estêvão, movimentando três peças: Piquerez foi para a zaga; Caio Paulista virou ala esquerda e Estêvão entrou para fazer a ponta direita.
Não virou exatamente uma máquina, mas foi o suficiente para o time chegar ao terceiro gol, aos 41: Marcos Rocha lançou longo, na direção de Rony, que ganhou do zagueiro na velocidade e tocou na saída de Jonathan para dar números finais ao placar.
Com uma arbitragem fraca de Joao Vítor Gobi, o Verdão chegou ao fim do jogo administrando o placar contra um adversário que havia perdido um zagueiro – Maurício acertou Rony no rosto e recebeu o segundo amarelo, pouco depois do terceiro gol.
A melhora em relação ao primeiro jogo foi nítida, e vários fatores contribuíram: além das mexidas na escalação, a temperatura mais adequada e a presença da torcida deixaram nosso time bem mais à vontade. Resta saber se essas mexidas são mesmo uma tendência ou se foram circunstanciais. Saberemos no domingo, quando receberemos o Santos, no mesmo estádio. VAMOS PALMEIRAS!
UUHH! João Felipe recebeu na entrada da área, virou e bateu para o gol; a bola desviou em Luan e passou com perigo por cima do gol de Weverton.
3'
Inter de Limeira
Gol da Inter de Limeira. Lucas Buchecha disparou pelo lado esquerdo do ataque e tocou para o meio da área, onde Juninho chegou batendo de primeira, no ângulo esquerdo de Weverton.
17'
Palmeiras
PÊNALTI! Marcos Rocha alçou bola na área, Maurício subiu com os braços abertos e tocou com a mão. Após o fim do lance, o VAR chamou João Vitor Gobi, que assinalou a penalidade.
19'
Palmeiras
GOOOOOLLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga bateu o pênalti no centro, Zé Carlos pulou para a direita e o Verdão chegou ao empate.
29'
Palmeiras
QUE CHANCE! Bruno Rodrigues descolou belo passe para Veiga, que deixou Flaco López na cara do gol; o argentino invadiu a área, encarou Zé Carlos e o goleiro levou a melhor, espalmando para escanteio.
32'
Palmeiras
Luis Guilherme recebeu pelo lado direito, puxou para dentro, levantou a cabeça e cruzou para Flaco López, no miolo da área; o camisa 42 deu uma casquinha, mas Zé Carlos encaixou.
34'
Palmeiras
Zé Rafael abriu no lado esquerdo com Piquerez; o uruguaio arriscou uma batida cruzada, que desviou na marcação e passou com muito perigo à esquerda de Zé Carlos.
41'
Palmeiras
UHHH! Bruno Rodrigues descolou belo passe para Flaco López, que protegeu com o corpo, se livrou da marcação, tentou um chapéu no goleiro Jonathan, teve rebote e foi travado pelo guarda-redes.
42'
Palmeiras
GOOOOOLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado direito, tocando para Marcos Rocha na quina da área; Rocha devolveu para Veiga, que buscou cruzamento no segundo pau, a curva enganou a defesa da Inter e a bola entrou no canto direito de Jonathan.
47'
A chuva apertou e o canto da torcida do Verdão também. Teremos 7 minutos de acréscimo neste primeiro tempo.
49'
Palmeiras
QUE CHANCE! Depois de boa recuperação, Raphael Veiga disparou em contra-ataque e tocou no lado esquerdo para Bruno Rodrigues; dentro da área, o camisa 11 tentou devolver para Veiga, mas a bola ficou nas mãos de Jonathan.
50'
Inter de Limeira
UFA! Juninho recebeu pelo lado esquerdo e tocou para Lucas Bochecha, que bateu com muita força e muito perigo, mas a bola saiu tirando tinta do travessão.
52'
Fraco e desatento, João Vitor Gobi encerrou a primeira etapa.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações na escalação.
3'
Palmeiras
PEGA, JONATHAN! Luis Guilherme disparou em velocidade pelo meio e abriu para Flaco López; ele ajeitou para a perna esquerda e bateu firme, no canto direito de Jonathan, que saltou e espalmou para escanteio.
11'
Palmeiras
Raphael Veiga cobrou falta pelo lado esquerdo; pelo alto, ele encontrou Aníbal Moreno, que cabeceou por cima do gol.
14'
Entraram: Breno Lopes e Caio Paulista
Saíram: Bruno Rodrigues e Luis Guilherme
19'
Inter de Limeira
PÊNALTI! Pressionado, Weverton acionou Gustavo Gómez dentro da área; marcado, o paraguaio errou o domínio, sofreu o bote e cometeu a penalidade.
21'
Inter de Limeira
Gol da Inter de Limeira. Juninho bateu no canto esquerdo de Weverton, que pulou para a direita e nem saiu na foto. Jogo empatado novamente.
24'
Palmeiras
UUHHH! Raphael Veiga cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque e encontrou Gustavo Gómez no miolo da área; o zagueiro cabeceou com muito perigo e a bola passou raspando no travessão.
26'
Palmeiras
QUAAASE! Veiga cobrou escanteio pelo lado direito, jogando no meio da área; Flaco López subiu muito e cabeceou com perigo, mas a bola saiu por cima do gol.
30'
Entraram: Rony e Jhon Jhon
Saíram: Raphael Veiga e Zé Rafael
38'
Entrou: Estêvão
Saiu: Gustavo Gómez
43'
Palmeiras
GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! De trás da linha do meio, Marcos Rocha descolou um belo lançamento para Rony, que saiu cara a cara com Jonathan e encobriu o goleiro.
46'
TÁ EXPULSO! Após dividir pelo alto e atingir Rony, o zagueiro Maurício tomou o segundo amarelo e foi expulso do jogo.
50'
João Vitor Gobi encerrou a partida.
Notas
Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Podia ter feito outra escolha antes de passar no fogo para o Gómez no lance do pênalti.
6
Marcos Rocha
Fazia uma partida bem medíocre até achar um lançamento espetacular para Rony definir o jogo.
7
Gustavo Gómez
Uma pixotada colossal. Usa o crédito inesgotável que conquistou.
5
Estêvão
Assim como Endrick, tem aquele toque diferenciado quando pega na bola. Mas ainda tem muito o que aprender para jogar entre profissionais.
6.5
Luan
Só fez uma bobagem, que ele mesmo consertou. Melhorou consideravelmente a saída de bola do time.
6.5
Piquerez
Claramente sem ritmo, errou mais que normal. Bem mais.
5.5
Aníbal Moreno
Ainda sentiu o desentrosamento, principalmente no primeiro tempo. Foi pegando as manhas do posicionamento e finalizou o jogo como um dos melhores do jogo.
7
Zé Rafael
Tem uma regularidade assombrosa. Todo mundo sabe o que esperar dele - e ele sempre entrega.
7
Jhon Jhon
Acima da média, com mais força física e personalidade - algo que lhe faltou em 2023.
7
Luis Guilherme
Prejudicado pela escolha de Abel em deixá-lo muito aberto. Ele rende mais por dentro.
6.5
Caio Paulista
Contratado para jogar no corredor esquerdo, fez sua estreia no Allianz Parque como ponta-direita. Tá perdoado.
6
Raphael Veiga
Como sempre, partida acima da média, com dois gols de bônus.
8
Rony
Rony é entretenimento puro. Todo mundo sabe que ele não é craque. Mas é legal demais ver sua entrega e ser recompensado com um gol.
7
Bruno Rodrigues
Começou tímido, mas foi se soltando. Quando estava à vontade, foi sacado.
5
Breno Lopes
Parabéns pelo aniversário, Breno.
5.5
Flaco López
Mais forte, mais rápido, mais adaptado. Começa o ano com a esperança em alta.
7
Abel Ferreira
Só não deu pra entender o Caio Paulista de ponta-direita, de resto, foi muito bem - na escalação e nas mexidas em busca do resultado.
7
Um comentário em “24-01-2024 – Palmeiras 3×2 Inter de Limeira – Campeonato Paulista 2024”
Hanibal Moreno!!!!