2
X
3

Independiente Del Valle 2x3 Palmeiras

O Palmeiras foi gigantesco mais uma vez, e de forma épica virou um jogo no último lance em Quito para bater o Independiente Del Valle por 3  a 2, ficando muito próximo da classificação para o mata-mata da Libertadores e se mantendo bem posicionado na classificação geral, em busca das vantagens na chave final.

Depois de um primeiro tempo em que foi completamente dominado e que os dois gols sofridos foram o mínimo que o Del Valle poderia ter feito, o Verdão teve a fortuna de diminuir o marcador com Endrick num lance isolado, nos acréscimos e renasceu mentalmente no jogo. O que se viu depois foi o tal Matador de Gigantes tremer e o Palmeiras inflingir mais uma virada heroica, com  um gol de Lázaro e um golaço de Luis Guilherme.

O Verdão foi amassado no primeiro tempo, quando teve apenas 23% da posse de bola. O time da casa mostrou ser muito bem treinado e conseguia sempre estabelecer vantagem numérica, sobretudo nos ataques pela direita, com Landázuri, Renato Ibarra e Páez triangulando, contando ainda com o apoio de Zabala ou de Ortiz. Foi o menino Páez quem abriu o placar aos 12 minutos, numa sapatada de fora, no ângulo.

A presença maciça no ataque dava espaços para o Verdão contra-atacar, mas nosso time não conseguia encaixar nada – Veiga, visivelmente prejudicado no aspecto físico, estava muito longe da zona de ação e não conseguia fazer o papel de articulador. O Palmeiras, quando recuperava a bola, tentava alcançar Endrick ou Rony, bem posicionados, com lançamentos muito longos e com pouca precisão, devolvendo a bola facilmente para o time da casa.

Assim, dá até para dizer que os 2 a 0 estavam saindo barato ao final do primeiro tempo – e ficou quase de graça quando Rony se salvou do impedimento por um corte de unha e conseguiu o cruzamento preciso para Endrick atacar a bola e vencer a disputa com Schunke e com o goleiro Ramírez para diminuir o placar, aos 48 minutos, no único ataque do Palmeiras no primeiro tempo.

Toda a superioridade do time da casa virou poeira. O gol de Endrick alugou um latifúndio na cabeça dos equatorianos, que perceberam que deixaram o monstro respirar. O receio tomou conta do time da casa, que voltou bem menos agressivo que na etapa inicial. E o oposto se verificou na atitude do Palmeiras, que passou a incomodar a defesa do Del Valle. O medo era visível no olhar de nossos adversários.

Com o passar do tempo, o time da casa foi se cansando, mesmo acostumado a jogar na altitude. E Abel não fazia as alterações, extraindo tudo dos jogadores que estavam em campo e guardando as energias dos reservas que viriam a entrar. as primeira mexidas demoraram a sair, e só aos 19 Luis Guilherme e Estêvão entraram em campo, dando mais leveza ao time.

Mas foi aos 32 que o Abel começou a virada, fazendo mais três trocas: Vanderlan, Lázaro e Flaco López. Com meio time quase a 100% da bateria, contra outro muito desgastado, cujos reservas ficaram bem abaixo dos titulares, a diferença foi brutal.  E aos 35 veio o empate, fruto do vigor físico de dois dos que tinham acabado de entrar: Flaco ganhou a jogada e enfiou para a entrada em velocidade de Lázaro, que não teve trabalho para vencer a disputa contra um zagueiro cansado e tocou por baixo de Ramírez.

Ao sofrer o empate, o Del Valle partiu para cima do Verdão já sem toda aquela organização. Subiu a placa de 5 minutos de acréscimos. Com experiência, nosso time segurou a pressão e já ia trazendo um excelente empate na bagagem. Até que aos 49:50 Flaco López, mais uma vez, achou Lázaro, que deu o tapa de primeira para Luis Guilherme na meia direita. O menino, a seu estilo, como já vimos dezenas de vezes na base, dominou, armou a pancada e soltou o pé, de curva, no canto direito baixo de Ramírez, inapelável. Um golaço-aço-aço do Palmeiras, que selou mais uma virada épica.

São partidas como esta que reafirmam a grandiosidade de um campeão perante o continente. A imprensa sul-americana teve mais uma demonstração do quanto este Palmeiras é enorme, um time talhado para a competição. O Del Valle fez seu 33° jogo em casa pela Libertadores, e conheceu apenas sua segunda derrota – a primeira havia sido exatamente para o Palmeiras, em 2021. Não é coincidência.

O Matador de Gigantes achou um gigante de verdade e, dessa vez, não deu. Aqui não tem PÁ, ACESSO NEGADO. O Palmeiras tem um caso com a Libertadores e mostrou que vem forte de novo para tentar buscar o tetra, inédito entre clubes brasileiros. Se virá desta vez, não sabemos, mas que estão todos olhando para o time de verde meio desacorçoados, isso estão. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Indep. Del Valle

Ramírez
Landázuri
Carabajal
Schunke
Beder Caicedo
Ortiz
Renato Ibarra
Arroyo
Páez
Zabala
Mercado
Romario Ibarra
Medina
Hoyos
Renzo López
Javier Gandolfi
TÉCNICO


Primeiro tempo

12'

20'
Indep. Del Valle

Gol do Independiente Del Valle. Kendry Páez carregou pelo lado direito do ataque, tabelou com Landázuri pelo meio e bateu de perna esquerda, com efeito no canto direito de Weverton, marcando um golaço.

32'
Indep. Del Valle

WEEEVERTON! Kendry Páez cruzou rasteiro para Renato Ibarra, que finalizou com perigo, mas Weverton espalmou para escanteio.

37'
Indep. Del Valle

ESPALMA, WEVERTON! Renato Ibarra recebeu pelo lado direito, avançou dentro da área e bateu cruzado, meio sem ângulo e deu trabalho para Weverton, que novamente espalmou para escanteio.

47'
Indep. Del Valle

Gol do Independiente Del Valle. Kendry Páez recebeu pelo lado direito e descolou cruzamento na medida para Michael Royos, que cabeceou no primeiro pau, na bochecha da rede, à direita de Weverton.

50'
Palmeiras

GOOOOOOLLLLLL DO PALMEIRAS! Rony tabelou com Piquerez pelo lado esquerdo do ataque, olhou para a área e cruzou para Endrick, que se antecipou ao goleiro Ramírez e cabeceou firme, no meio do gol e estufou a rede.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para o segundo tempo sem alterações na escalação.

2'
Indep. Del Valle

Kendry Páez cobra escanteio pelo lado esquerdo do ataque e encontra Carabajal na entrada da área; o zagueiro cabeceou com perigo, mas a bola saiu por cima do gol de Weverton.

18'
Palmeiras

UUUHH! Richard Ríos recuperou a bola no meio-campo e arriscou de muito longe, mas conseguiu dar trabalho para Ramírez, que se esticou e conseguiu espalmar.

19'

Entraram: Luis Guilherme e Estêvão
Saíram: Raphael Veiga e Mayke

26'
Indep. Del Valle

PEGA, WEVERTON! Ortiz chegou pelo lado direito e arriscou batida rasteira, dando trabalho para Weverton, que conseguiu espalmar.

32'

Entraram: Flaco López, Vanderlan e Lázaro
Saíram: Endrick, Luan e Rony

36'
Palmeiras

GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Flaco López recebeu na intermediária e descolou lindo lançamento para Lázaro, que saiu na cara do goleiro e tocou na saída de Ramírez, mandando para o fundo do gol

 

 

51'
Palmeiras

GOLAAAAAAAÇOOOOOO DO PALMEIRAS! No último lance do jogo, Luis Guilherme recebeu na intermediária, trouxe para a perna esquerda e acertou chute maravilhoso no canto direito, sem chances para Ramírez.

52'

Fim de papo! Cristián Garay apitou o fim de mais uma virada épica do Palmeiras.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Nada a fazer nos gols; ainda fez algumas intervenções para evitar que o placar se tornasse inalcançável.
7
Marcos Rocha
Teve sorte que o ponta-esquerda deles era visivelmente o mais fraco do time.
6.5
Gustavo Gómez
Deu sinais de recuperação da sequência ruim que vinha tendo.
7
Luan
Acabou envolvido pelo forte toque de bola do lado direito do ataque deles.
6.5
Vanderlan
Entrou para reforçar o lado esquerdo da defesa e foi bem.
6.5
Piquerez
Fez um bom jogo como um todo, mas cometeu mais uma vez a velha falha de se desfazer da bola entregando no pé do adversário: gol deles.
6
Aníbal Moreno
Vai estabelecendo uma consistência incomum para quem entrou no time há cerca de apenas 3 meses.
7.5
Richard Ríos
Muita intensidade, mas ainda falta aquela regularidade tática.
6.5
Mayke
Mal foi visto em campo.
5.5
Luis Guilherme
Fez um gol histórico e justificou a paciência que todos pedíamos com o menino. Esse chutaço de fora, quem o acompanhou na base não ficou nem um pouco surpreso.
9
Raphael Veiga
Não devia nem ter viajado. Esbagaçado fisicamente.
5
Estêvão
Sua entrada começou a elevar a canseira na defesa do Del Valle. Mas não brilhou.
6
Endrick
Fez um gol na raça que tornou possível o resultado memorável. Sem seu gol, poderíamos ter passado uma vergonha histórica.
8
Lázaro
Participou dos dois gols da virada e sobrou fisicamente.
8
Rony
Por não desistir nunca é que ajudou a construir o primeiro gol.
8
Flaco López
Também ajudou a construir os dois gols finais e voltou a jogar bem, depois de uma oscilação nos últimos jogos.
7.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Segurou as substituições para perto do fim, e quando as fez, deixou o time com a bateria muito alta contra um adversário bem desgastado. Os dois gols nos 15 minutos finais não foram por acaso. Ele é genial.
8.5




2 comentários em “24-04-2024 Independiente Del Valle 2×3 Palmeiras – Libertadores da América 2024

  1. Moreno muito mal ontem, muito da dificuldade do time em marcar era pq ele não conseguia acompanhar ninguém. Sentiu muito a altitude.

  2. Como disse ontem ao vivo, que noite épica.
    Cacace, parabéns pelo pós jogo, comentando com o Cérebro e não com o fígado, como algumas mídias alternativas, que ficaram tripudiando em cima do Abel dizendo que o”pardal” ouviu a torcida e colocou a Molecada, isso só pra dizer que eles tinham razão. Eu com 65 anos, prefiro reverenciar o Gajo, afinal estamos vivendo uma das melhores décadas da história do Alviverde Imponente, abcs.

Deixe uma resposta