0
X
0

Palmeiras 0x0 Flamengo

Palmeiras e Flamengo não mexeram no placar do Allianz Parque num jogo bastante movimentado, pela terceira rodada do Brasileirão. Os dois times têm compromissos fora de casa pela Libertadores no meio da semana e a partida acabou sendo muito cautelosa, com os esquemas táticos defensivos prevalecendo, apesar da enorme qualidade técnica dos ataques.

Foram poucas finalizações e muitas tentativas de passes longos, com a bola circulando pouco pela faixa central do gramado. As linhas de zaga dos dois times acabaram prevalecendo e um gol só sairia em caso de alguma falha ou de um lance de muita inspiração – e quem tem Endrick sempre está sujeito a isso, mas não foi desta vez.

Abel voltou a escalar Luan, mas entre Marcos Rocha e Gustavo Gómez, escolheu o paraguaio, que fez o flanco direito. Ainda sofrendo com a fase ruim desde a volta da fratura no pé, nosso capitão protagonizou lances embaraçosos que por pouco não tiveram consequências sérias. Seu melhor momento foi quando se chocou com Bruno Henrique, mandando-o pra fora do campo.

Nossa zaga estava bem protegida por Richard e principalmente Aníbal, que fez mais uma partida esplêndida. E quando a bola passou, Murilo estava exuberante, garantindo o bicho. Assim, faltou ao Palmeiras a melhor articulação ofensiva.

Foi difícil estabelecer uma boa relação numérica contra a defesa carioca. Faltou a aproximação de Ríos, que estava atento em preencher os espaços e manter a recomposição defensiva sempre armada, e a de Veiga, que além de estar muito marcado, parece estar com algum sofrimento de ordem física.

Endrick não é imparável, mas sempre é preciso dois, três ou até quatro marcadores para neutralizarem o moleque. As tabelinhas com Flaco López saíram, mas o argentino consegue dar no máximo um toque – Endrick é rápido demais.

O árbitro parecia intimidado para marcar a favor do Palmeiras – todas as faltinhas e pequenas interpretações foram para os visitantes, o que também enervou nossos jogadores. O primeiro tempo terminou com o Palmeiras forçando mais, depois de um início muito forte e de um pequeno predomínio do Flamengo.

Tite recorreu aos titulares poupados no segundo tempo. Pedro, Gerson e De la Cruz entraram e o Flamengo ganhou muita força no meio-campo, usando mais o setor. Felizmente nossa dupla de volantes estava numa tarde inspirada e dificultou bastante a missão dos cariocas. O panorama do jogo seguia o padrão das defesas superando os ataques.

A entrada de Rony voltou a equilibrar o jogo. Cheio de gás, o camisa 10 conseguiu criar mais jogadas em conjunto com Endrick, além da disposição infinita de marcar ponta adversário na linha de fundo defensiva.

Já bem perto do final, Aníbal Moreno marcou de cabeça após cruzamento de Gabriel Menino, em jogada de bola parada, mas o argentino atacou a linha um pouco cedo demais. Foi coisa muito rápida, mas o impedimento de fato ocorreu.

Os cariocas que comentam futebol nas choperias do Leblon e que gostam de futebol bailarino certamente não gostaram do jogo. Foi uma partida renhida, mas muito bem disputada, com nuances táticos de alto nível. Digamos que não foi um jogo para paladares destreinados.

O Verdão não tem muito tempo para lamentar os pontos perdidos em casa, mesmo sendo contra uma equipe de força semelhante. A chave tem que virar rápido, porque vamos ao Equador enfrentar o Del Valle, clube que costuma aprontar contra todos os brasileiros, com exceção de um: a Sociedade Esportiva Palmeiras. Que a tradição permaneça. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

Flamengo

Rossi
Varela
Fabrício Bruno
Léo Pereira
Ayrton Lucas
Pulgar
Allan
Gerson
Arrascaeta
Luiz Araújo
De la Cruz
Carlinhos
Pedro
Bruno Henrique
Tite
TÉCNICO


Primeiro tempo

18'
Flamengo

Bruno Henrique carregou pelo lado esquerdo e tocou no meio para Luiz Araújo; o camisa 7 bateu de voleio e Weverton espalmou para escanteio.

32'
Palmeiras

Endrick recebeu na intermediária de ataque, ajeitou para a perna esquerda e arriscou a finalização; com desvio, a bola saiu em escanteio.

33'
Palmeiras

UUUUHH! Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado esquerdo do ataque e encontrou Murilo próximo à marca do pênalti; o zagueiro cabeceou firme e a bola passou rente à trave direita de Rossi.

35'
Palmeiras

QUASE O PRIMEIRO! Mayke cruzou na área para Flaco López, que cabeceou para o gol, mas a bola saiu por cima do travessão.

43'
Palmeiras

Endrick roubou a bola na intermediária de ataque, avançou com a bola dominada e finalizou de muito longe, mas pegou mal e a bola saiu à esquerda de Rossi.

47'

Fraco e sem critério, Rodrigo José Pereira de Lima apitou o fim da primeira etapa.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou a campo sem alterações na escalação.

11'
Palmeiras

BOA CHANCE! Richard Ríos recebeu pelo lado direito, puxou para o meio e cruzou no segundo pau para Flaco López; o argentino saltou e cabeceou com certo perigo, mas Rossi conseguiu encaixar.

15'

Entrou: Rony
Saiu: Flaco López

18'
Flamengo

WEVERTON! Bruno Henrique tocou curto com De Arrascaeta; o uruguaio trouxe para o meio e bateu firme de perna direita, mas Weverton espalmou para escanteio.

26'

Entraram: Marcos Rocha e Gabriel Menino
Saíram: Mayke e Richard Ríos

30'
Palmeiras

UUUUHHH! Raphael Veiga recuperou a bola no ataque e acionou Endrick, que adiantou e bateu de perna esquerda para o gol; rasteiro, o chute levou perigo à meta de Rossi, mas a bola saiu à esquerda do gol.

32'

Entraram: Estêvão e Lázaro
Saíram: Raphael Veiga e Murilo

37'
Flamengo

De la Cruz cobrou falta perigosa de perto da entrada da área, mas a bola saiu por cima do gol de Weverton.

41'
Palmeiras

Lázaro recebeu pelo lado esquerdo do ataque e acionou Gabriel Menino; pelo meio, o camisa 25 dominou, ajeitou para a perna direita e bateu firme, mas a bola saiu à esquerda do gol.

43'
Palmeiras

GOL IMPEDIDO! Gabriel Menino cobrou falta pelo lado esquerdo do ataque; o camisa 25 alçou na área e Aníbal Moreno chegou cabeceando pingado, para o fundo das redes, mas o impedimento foi marcado.

51'

Rodrigo José Pereira de Lima, que só fez média e apitou tudo para o Flamengo, encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Algumas defesas tranquilas, com a bola em sua direção; nas reposições, sempre muito ligado e numa delas arrumou um cartãozinho para o Bruno Henrique.
6.5
Gustavo Gómez
Desastrado, segue muito abaixo desde que voltou da lesão. Precisa levar um coice desgambatizador, ou algo do tipo.
5
Luan
De volta aos titulares, teve problemas com os atacantes do adversário.
5.5
Murilo
Jogou por ele e pelos outros dois. Muito forte por cima e por baixo, partidaço.
8
Estêvão
Entrou cheio de personalidade. Não tem medo de jogo grande.
7
Piquerez
Recuperou-se da péssima partida em Barueri; foi sólido no apoio e na marcação. No fim, cansou um pouco.
7
Aníbal Moreno
Joga até sem chuteira - e lança como se nada estivesse acontecendo. Uma pena o impedimento no gol anulado. Que gigante!
8.5
Richard Ríos
Desta vez oscilou para cima em sua eterna montanha russa. Se não cansou, podia ter seguido em campo.
7.5
Gabriel Menino
Entrou meio desligado, mas depois encaixou. Só que o início ruim poderia ter custado caro.
5.5
Mayke
Fez uma boa partida como ponta, mas quando precisou correr atrás do Bruno Henrique, penou. (em sua defesa: quem não penaria?)
7
Marcos Rocha
Começou na ponta mas rapidamente foi puxado para a lateral. Afinal, está com 35 anos...
6
Raphael Veiga
Mais uma vez bem marcado; sentimos sua falta encostando mais nos companheiros de ataque.
6
Lázaro
Entrou um pouco tímido contra seu ex-clube; ainda assim, tentou uma finalização.
6
Endrick
É muito criativo e usa sua juventude e força para construir jogadas muito surpreendentes. Ninguém sabe o que vai acontecer quando ele pega na bola. É um privilégio poder vê-lo com nossa camisa.
7.5
Flaco López
Está errando gestos técnicos simples, como cabeçadas. Precisa voltar para o planeta Terra.
5.5
Rony
No fim do jogo, quem está marcando o ponta-direita deles nas costas do Piquerez, que está pregado? Ronielson!
7
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Tentou algo diferente. Não deu o resultado desejado, mas funcionou até certo ponto - o Flamengo também saiu zerado do campo. Seu erro maior não foi hoje, mas na quarta, quando não fez a gestão de energia.
6




2 comentários em “21-04-2024 Palmeiras 0x0 Flamengo – Campeonato Brasileiro 2024

  1. Começo de Brasileirão a gente sabe que é assim mesmo, mas acho que o Abel precisa pensar em formas de tornar o time mais criativo. Com a má fase do Veiga o time fica totalmente sem cérebro, dependendo de chutões e cruzamentos. A gente acaba dependendo de Mayke, Piquerez, Rios e etc armando o time, todos jogadores muito bons taticamente mas sem criatividade para fazer algo fora do arroz com feijão. Rômulo pode ser uma solução, ou insistir mais com Estevao e Luis Guilherme desde o início do jogo. Pelo menos até Dudu voltar e Felipe Anderson chegar

  2. Empate normal. Apenas a terceira rodada e os dois jogam na altitude na quarta, não tem motivo pra forçar demais agora. Essa insistência no “tabu” de ñ ganharmos do crf no Brasileirão é burrice ou puro clubismo da mídia esportiva. Somos bicampeões brasileiros sem ganhar deles, qual o problema? É um campeonato de pts corridos e ñ mata-mata (aonde, aliás, ganhamos nas duas vezes). Flaco pode ser uma boa opção no banco, mas ñ dá pra ser titular. É muito grosso com a bola nos pés. Fez 10 gols mas no Paulista, contra adversários de nível técnico bem inferior. Precisávamos de um centroavante pro segundo semestre. A diferença de elenco é muito grde, realmente temos q dar mérito pro Abel. Os caras colocam Pedro, De La Cruz e Gerson, a gente responde com M. Rocha, G. Menino e Rony. Na minha opinião, nesse momento o jogo ficou perigoso, os caras passaram a dominar o meio, temi pelo pior. Só voltamos a equilibrar qdo Abel abandonou os 3 zagueiros e colocou Estevão e Lázaro, q podiam ter entrado antes. Essa é uma ressalva q eu faço ao Abel, demora muito pra mexer.

Deixe uma resposta