0
X
0

29/04/2024 - 20:00

SPFC 0x0 Palmeiras

Palmeiras e São Paulo empataram sem gols esta noite no Morumbi, numa partida marcada pela proposta de jogo física do time da casa e da bananice de Wilton Pereira Sampaio, que seguramente está no top 5 de piores juízes brasileiros de todos os tempos.

Com a igualdade, o Verdão chegou a 5 pontos e é apenas o 12° colocado na tabela, após 4 rodadas. O time marcou apenas um gol e e o segundo pior ataque da competição, à frente apenas do Cuiabá, que não marcou nenhum. Mas o Verdão ostenta a melhor defesa, com apenas um gol sofrido – contra o Inter, em Barueri. Nosso próximo jogo pelo Brasileirão será justamente contra o Cuiabá, na Arena Pantanal.

Com poucas pistas de como o adversário viria para o jogo, já que este é apenas o segundo jogo de Luis Zubeldía no comando do time do Morumbi, Abel optou por escalar Marcos Rocha na direita, com liberdade para atacar, com responsabilidade. O camisa 2 executou o apoio a Estêvão e o time forçou bastante o jogo por esse flanco.

O São Paulo entendeu a proposta e fechou a rota, com Welington e Alan Franco apoiados por Bobadilla e, por vezes, por André Silva, o que fazia com que a defesa sustentasse a superioridade numérica. O Verdão não conseguia balançar a defesa adversária invertendo o lado, já que quando a bola chegava em Richard Ríos e principalmente em Raphael Veiga, o pau torava. O time de branco bateu à vontade, sob o olhar medroso do juiz.

O Verdão não se intimidava e batia de volta, o que fez com que o jogo ficasse mais do jeito que o São Paulo queria: físico, pouco ou nada jogado, o que diminuiu a clara diferença que existe hoje entre os dois times – tanto técnica quanto tática.

Para piorar, Endrick estava numa noite muito pobre, nada inspirada. Assim, o primeiro tempo transcorreu sem grandes chances de gol – a melhor oportunidade foi com Gustavo Gómez, que testou após escanteio da direita cobrado por Veiga – Rafael caiu para a esquerda e pegou bem.

Para o segundo tempo, Abel nem esperou os 15 minutos para trocar Flaco López por Lázaro, puxando Endrick para o comando e aproximando Veiga do flanco direito. Funcionou no começo e Endrick construiu a melhor chance do jogo ao roubar a bola de Arboleda dentro da área e rolar para Lázaro; sem goleiro, o camisa 17 tocou em direção ao gol, mas em cima de Alisson, que fazia a proteção.

O São Paulo ainda tentava ligar jogadas rápidas, principalmente depois da entrada de Ferreirinha, que aproveitava a inversão de nossos laterais, após a troca dupla que mandou a campo Mayke e Vanderlan. O camisa 12 entrou para atacar, mas acabou preso pelo rápido ponteiro esquerdo que veio do Grêmio e o SPFC conseguiu uma boa chance com Calleri, que tocou de letra e a bola triscou a trave direita de Weverton.

No final, sem perder a característica física que marcou todo o jogo, os dois times acabaram se satisfazendo com o empate, que persistiu até o fim frustrando o Morumbi, que recebeu um grande público – composto exclusivamente por são-paulinos. Ninguém ganhou, mas quem perdeu foi o juiz, em mais uma atuação horrível, que irritou a todos, dos dois lados.

O Verdão agora pensa no Botinha de Ribeirão, adversário pela Copa do Brasil na quinta-feira, no Allianz Parque, antes de voltar a pensar em Brasileirão – o time terá que viajar a Cuiabá para jogar no domingo, perfazendo três jogos em seis dias. Abel obrigatoriamente terá que ativar o modo de gestão de energia. Que o Veiga seja o primeiro da fila, porque está precisando muito. VAMOS PALMEIRAS!

Ficha Técnica

Escalação

SPFC

Rafael
Igor Vinicius
Diego Costa
Arboleda
Alan Franco
Welington
Michel Araújo
Alisson
Bobadilla
Luciano
James Rodríguez
André Silva
Ferreirinha
Calleri
Luis Zubeldía
TÉCNICO


Primeiro tempo

16'
Palmeiras

Após boa recuperação de bola no ataque, Murilo carregou pelo meio e acionou Endrick; o camisa 9 cortou para o meio e armou a batida, mas foi bloqueado.

25'

Jogo parado para o atendimento a Estêvão, que leva a mão ao joelho direito.

26'
SPFC

UFA! Bobadilla chutou de fora da área, Alan Franco desviou e a bola passou com muito perigo à direita do gol de Weverton.

28'
Palmeiras

QUE CHANCE! Raphael Veiga cobrou escanteio pelo lado direito do ataque e encontrou Gustavo Gómez com certa liberdade, no miolo da área; o paraguaio cabeceou com muito perigo, mas Rafael conseguiu espalmar, no reflexo.

40'
SPFC

QUE SUSTO! Em falta na intermediária ofensiva, o levantamento de Alisson encontrou Arboleda, que cabeceou bloqueado pela marcação; no rebote, o zagueiro bateu para o gol com muito perigo, mas a bola saiu à esquerda de Weverton.

48'

Após fazer média e marcar tudo contra o Palmeiras, Wilton Pereira Sampaio apitou o fim da primeira etapa após três minutos de acréscimo.


Segundo tempo

O Palmeiras voltou para a segunda etapa sem alterações.

1'
Palmeiras

QUE CHANCE! Raphael Veiga conduziu pelo meio e tocou de cavadinha para Flaco López, deixando o argentino na cara do gol; com liberdade, Flaco preferiu tocar no meio para Endrick, mas a bola foi no contrapé do movimento do camisa 9, que ajeitou o corpo e bateu em cima da marcação.

3'
Palmeiras

MAIS UMA! Murilo levantou para Flaco López, na entrada da área; o argentino escorou de cabeça para a chegada de Piquerez, que bateu de voleio, com certo perigo, mas a bola saiu por cima do gol.

10'

Entrou: Lázaro
Saiu: Flaco López

11'
Palmeiras

PERDEU! Endrick roubou a bola dentro da área e tocou atrás para a Lázaro; com o goleiro vencido, o camisa 17 teve boa chance, mas Alisson chegou de carrinho e tirou a bola de cima da linha.

Entraram: Rony e Luis Guilherme
Saíram: Endrick e Estêvão

22'
SPFC

NA TRAVE! Alan Franco acionou Luciano nas costas de Marcos Rocha; o camisa 10 cruzou rasteiro no primeiro pau para Calleri, que tentou um chute de letra e acertou a trave direita de Weverton.

25'
Palmeiras

Em falta da intermediária do ataque, Richard Ríos fingiu a batida, a barreira abriu e Raphael Veiga bateu firme; com desvio, a bola levou certo perigo, mas Rafael encaixou.

28'

Entraram: Mayke e Vanderlan
Saíram: Marcos Rocha e Piquerez

51'

Em mais uma péssima atuação, Wilton Pereira Sampaio encerrou a partida.



Notas


Jogador
Descrição
Nota
Weverton
Pouco exigido, foi bem nas bolas pelo alto.
7
Marcos Rocha
Subiu mais que o habitual no primeiro tempo, sendo exigido na parte física. Suportou bem.
7
Mayke
Entrou para render o Marcos Rocha e agredir o lado esquerdo do São Paulo, mas acabou preso pelo Ferreirinha.
6
Gustavo Gómez
Ganhou seus duelos e fazia um bom jogo; machucou-se no fim e jogou 15 minutos no sacrifício.
7
Murilo
O melhor em campo, vencendo o duelo com Calleri e jogando com a setinha pra cima o tempo inteiro.
8.5
Piquerez
Figurante no primeiro tempo, foi mais acionado na parte final e teve uma boa chance num sem-pulo, mas pegou muito embaixo da bola.
6.5
Vanderlan
Foi importante para reforçar a marcação após a entrada de James; achou ainda algum espaço para apoio.
6.5
Aníbal Moreno
Brilhou mais uma vez, anulando completamente Luciano, a quem restou apenas ficar pressionando o juiz.
7.5
Richard Ríos
Preencheu bem o setor, mas faltou servir como opção para as articulações ofensivas e eventualmente fazer a ponte para virar o lado do jogo.
6.5
Estêvão
Bastante acionado, mas seus cruzamentos de canhota pegavam a defesa do São Paulo sempre de frente. Não conseguiu quebrar a última linha.
6
Luis Guilherme
Entrou aberto pela direita; depois teve a chance de jogar mais por dentro, mas por bem pouco tempo.
6
Raphael Veiga
Entrou disposto a responder às justas críticas pelos últimos jogos, mas apanhou demais, com a complacência do criminoso do apito. Lutou até não se aguentar mais em pé.
7.5
Endrick
Pouco inspirado, além de pouco acionado. Como é diferente, mesmo assim, foi quem criou a melhor chance do jogo.
5
Rony
Correu, correu, correu, e não deu em nada, porque não acertou nenhuma.
5
Flaco López
Escondido, com pouca mobilidade, contribuiu pouco.
5.5
Lázaro
Entrou bem pelo corredor intermediário esquerdo e teve a bola do jogo nos pés; com as trocas de laterais passou a jogar mais aberto e sumiu.
6.5
Abel Ferreira
Abel Ferreira
Não conseguiu fazer o time se desvencilhar do cerco e das pancadas, imprimindo mais velocidade à bola. Perdeu a alteração do Mayke. Já esteve mais inspirado.
6




2 comentários em “29-04-2024 SPFC 0x0 Palmeiras – Campeonato Brasileiro 2024

  1. Para mim, ontem, mais uma vez Abel vacilou nas substituições. Começamos o 2º tempo dominando e pressionando o spfc. Apenas um probleminha: Flaco López (q, insisto, é muito fraco tecnicamente). Flaco não conseguia fazer o pivô, nem triangular com os atacantes e o meio-campo (cansou de tomar bronca dos companheiros por passes mal feitos e posicionamento errado). Qdo o Lázaro entrou eu vibrei. Agora sim o gol ia sair, pensei animado. E logo no primeiro lance dessa formação quase saiu. Mas 5 min depois, inexplicavelmente, Abel tira Estevão e Endrick para botar o Rony! Simplesmente matou o nosso ataque e acabou com o nosso domínio. Ficou um jogo de trocação, aberto, aonde corremos riscos desnecessários. Por que “poupar” o Endrick? Além de ser um mlk, cheio de gás, em menos de 2 meses ele vai embora. O Real q faça a “gestão de energia” no 2º semestre. Dava pra ter ganho.

Deixe uma resposta