Critérios do Almanaque do Verdazzo

Critérios - Almanaque do Verdazzo

A História do Palmeiras é riquíssima e o Almanaque do Verdazzo tem como desafio tentar contar essa trajetória coletando, documentando, organizando e classificando todos esses dados. Desde 1915, mais de 1600 de atletas já vestiram a camisa verde e branca. O Palestra/Palmeiras já disputou uma infinidade de campeonatos e torneios, vencendo centenas deles.

Além do trabalho contínuo e eterno de coletar e verificar os dados, um dos grandes desafios de se organizar a História de um clube tão grandioso é estabelecer critérios para construir as listas. Para isso, a análise é inevitavelmente subjetiva. Muitas taças de nossa vasta galeria foram conquistadas em jogos únicos, que tinham caráter amistoso, beneficente ou festivo. Outras foram minitorneios de 2 ou 3 jogos, que faziam parte de longas excursões.

Houve conquistas em torneios curtos, mas que para jogá-los era necessária uma classificação prévia em outros campeonatos. E houve, claro, os grandes campeonatos que um dia tiveram grande importância, mas que já foram extintos.

Para efeito de contagem: o que é “campeonato”; o que não é? Há quem possa julgar, por exemplo, a “Florida Cup” ou o “Laudo Natel” como torneios de prestígio, e essa avaliação deve ser respeitada. O “Ramón de Carranza” envolve grandes clubes do futebol mundial, mas em nossa avaliação, ainda assim, é um torneio amistoso.

Nossos critérios

Para o Verdazzo, os campeonatos que “contam” são os seguintes:

Outra questão é a da participação dos jogadores em cada campanha. Para o Verdazzo, para que um jogador seja considerado campeão, é necessário que ele tenha participado de ao menos um jogo da campanha campeã.

Já em relação a treinadores, o título é contabilizado em nosso Almanaque apenas para o técnico do jogo em que o campeonato foi conquistado. Por exemplo: o Paulista de 1993 é um dos títulos atribuídos a Vanderlei Luxemburgo; Otacílio Gonçalves, por mais que tenha tido sua importância, não contabiliza essa conquista.

Como tratam-se de critérios subjetivos, pode haver diferenças em relação a outras contagens. O site oficial do Palmeiras, por exemplo, considera a Taça Cidade de São Paulo, um torneio disputado entre as décadas de 40 e 50, e o Torneio Início, que antecedia à abertura do Campeonato Paulista por vários anos, como campeonatos que entram nessas contagens, e é um critério justo. Ainda assim, em nosso Almanaque, preferimos não contabilizar essas disputas nas contagens de títulos relevantes.

Ainda neste contexto, o Verdazzo considera que as participações do Palmeiras nas Taças de Prata de 1981 e 1982 contam como partidas de Campeonato Brasileiro, pelo fato de que davam acesso à disputa do título nacional na mesma temporada. O site oficial do Palmeiras não considera a Taça de Prata como Campeonato Brasileiro.

No Verdazzo, não há a pretensão de ditar a verdade. Nosso papel é apresentar os dados, para que cada leitor os aprecie como achar melhor. No entanto, para se fazer listas, é necessário estabelecer critérios. E os nossos, de forma transparente, estão aqui expostos.

Aproveitem o material e boas consultas!


O Verdazzo é um projeto de independência da mídia tradicional patrocinado pela torcida do Palmeiras.

Conheça mais clicando aqui.