Weverton vê empate com Flamengo como justo e revela estratégia do Palmeiras para a altitude

Weverton em jogo do Palmeiras contra o Flamengo, durante partida válida pela terceira rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Weverton destacou as chances do Palmeiras, mas também viu o adversário com oportunidades

Depois de um jogo competitivo e amarrado, que terminou em 0 a 0, o goleiro Weverton falou com a imprensa sobre o duelo entre Palmeiras e Flamengo, no Allianz Parque. O camisa 21 destacou as chances das duas equipes e concordou com o resultado final.

“Foi um jogo grande, difícil, de muita competição. Jogo de detalhe. Acredito que o empate foi justo. Tivemos nossas chances e não conseguimos converter, e eles também não”, disse o goleiro, que também lamentou não ter saído com os três pontos em casa.

“Óbvio que queremos sempre vencer, ainda mais quando jogamos em casa. Perdemos o jogo passado, empatamos hoje, mas assim é o Brasileiro, é muito difícil. Agora é pensar em somar pontos fora de casa”, complementou.

Dando sequência à temporada, o Verdão volta as atenções à Libertadores, quando na quarta-feira enfrenta o Independiente del Valle, na altitude de Quito-EQU. O goleiro revelou que o Palmeiras vem há dias fazendo uma preparação diferente para o confronto.

“Estamos acostumados com estas sequências. Nós ganhamos o título Paulista e três dias depois estávamos jogando a Libertadores. Fazer o sacrífico é o segredo para performar com confiança. Mudar a mentalidade, vamos jogar na altitude, sabemos o quanto é difícil. É se preparar bem. Estamos há praticamente dez dias fazendo um suplemento diferente, junto com a nossa nutricionista, para nos prepararmos bem e tentar amenizar o máximo os efeitos da altitude. Vamos chegar lá e competir, buscar a vitória”, disse.

Weverton vs Flamengo:

Weverton faz forte desabafo após título e vibra com ‘volta por cima’

Weverton durante comemorações do título após partida pelo Palmeiras contra o Santos, válida pela segunda final do Paulistão 2024, no Allianz Parque, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Depois de um início instável, Weverton foi importante para a conquista do título Paulista

Unanimidade embaixo das traves do Palmeiras, Weverton viveu o primeiro período de instabilidade pelo Verdão no início da temporada. Depois de algumas falhas em saídas de bola com o pé e, principalmente, do gol sofrido diante do SCCP, o goleiro conviveu com críticas de parte da torcida.

Entretanto, Weverton voltou a mostrar segurança e foi peça fundamental para o título Paulista, realizando defesas importantes e também participando do lance do primeiro gol contra o Santos. No gramado do Allianz Parque, após a conquista do título, o arqueiro falou sobre sua trajetória dentro do Paulistão.

“Eu sou ser humano e eu erro também, faz parte da vida. Mas, quando você tem convicção daquilo que você é, as críticas podem até doer, mas não te abalam, não te derrubam. O que eu fiz foi continuar trabalhando, porque o que eu mais sei fazer é trabalhar”, disse o goleiro, em entrevista à TNT Sports.

“Esse Campeonato Paulista foi, realmente, difícil pra mim, não vou mentir. Mas o fim das coisas é melhor que o princípio. O início não foi bom, mas o final foi excelente. Estou muito feliz por mais uma conquista”, complementou.

Weverton revelou como sua esposa foi importante para a volta à boa fase. “É até ruim dizer isso, mas o futebol na minha vida vem em primeiro lugar. A minha esposa sabe o quanto eu me dedico, quanto às vezes eu sou um pai ausente, estressado por tudo aquilo que acontece em campo, muitas vezes eu levo pra minha casa, mas ela tem me aguentado. E quando a gente conquista [o título], como estamos fazendo diversas vezes, é uma oportunidade de celebrar muito porque só a minha família e Deus sabe o quanto a minha vida, de goleiro, é difícil”, relatou.

“Ninguém quer errar, ninguém quer viver momentos de adversidades, mas quando isso acontece só há duas escolhas a se fazer: parar ou seguir. Não sou dos que retrocede, eu acredito e continuo. Óbvio que doeu [o gol sofrido no Derby]. Cheguei em casa e disse para a minha esposa: ‘que merda, é o pior momento da minha vida’. Ela foi direta e disse: ‘não, não é. O problema é que, com todo respeito aos outros clubes, você hoje é goleiro do Palmeiras e o Palmeiras te exige sempre o alto nível’. Ela me ajudou a ter paciência e dar a volta por cima. Com muita resiliência, consegui”, complementou.

Números de Weverton vs Santos (nos dois jogos da final):

  • 10 defesas (6 em chutes de dentro da área);
  • 5 socos na bola;
  • 1 bola aérea afastada;
  • 5 lançamentos certos;
  • 6 cortes;
  • 100% dos duelos aéreos ganhos (3).

Weverton pode alcançar número histórico de vitórias pelo Palmeiras

Weverton durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Contra o Novorizontino, Weverton busca a classificação e também a vitória de número 200 pelo Verdão

Weverton entra em campo na noite de quinta-feira, para o duelo decisivo frente ao Novorizontino, podendo alcançar mais um feito pelo Palmeiras. O goleiro está a uma vitória de alcançar 200 triunfos com a camisa do Verdão.

No clube desde 2018, o arqueiro multicampeão ocupa a sexta colocação no ranking dos goleiros com mais vitórias pelo clube. Ele fica atrás de Oberdan (214), Velloso (247), Marcos (257), Valdir de Morais (291) e Emerson Leão (328).

Dentre outros feitos conquistados no clube, Weverton é o goleiro com mais títulos (11), o segundo da posição em vitórias no Brasileirão (95 – atrás de Marcos) e o terceiro com mais jogos com a baliza a zero (170 – atrás de Velloso e Emerson Leão).

Dono da posição desde a campanha vitoriosa do Brasileirão de 2018 e entre os principais goleiros do país, Weverton vem tendo um ano de 2024 atípico, com algumas falhas em saídas de bola com os pés, que resultaram em gols do adversário, e críticas da torcida, principalmente pelo gol sofrido no Derby. Apesar disso, ele segue tendo a confiança dos jogadores e da comissão técnica.

Weverton comenta semifinal

Rogerio Godoy e Weverton durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Em busca de mais um troféu pelo Verdão, Weverton projetou a partida contra o Novorizontino, que vale vaga na final do Paulista, e também comentou o início de ano do Palmeiras.

“A gente sabe o quanto o Novorizontino nos últimos anos vem sendo um adversário muito difícil, mas temos um aliado muito importante, que é voltar ao nosso estádio. Isso nos dá uma força muito grande e uma motivação a mais. Tenho certeza de que teremos esse ambiente na quinta-feira”, disse. Até o momento, 27 mil ingressos foram vendidos.

“Foi um início de ano importante da equipe. Ser o líder geral da competição era o nosso objetivo. O Abel aproveitou também esse início de Paulista para testar algumas formações, ora com três zagueiros, ora com três volantes. Foi muito importante ter feito isso agora, pois a gente sabe da dificuldade do nosso calendário. Estamos entrando em uma etapa de decisões e vejo a equipe muito madura sobre o que tem que fazer dentro de campo”, concluiu o goleiro.

Em meio à instabilidade, Weverton se aproxima de marca histórica

Weverton em partida pelo Palmeiras contra o SPFC, válida pela décima primeira rodada do Paulistão 2024, no Morumbis, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

Weverton está perto de completar 350 jogos e encostar em Oberdan Cattani, na lista dos goleiros que mais atuaram pelo Verdão

Vivendo o período de maior instabilidade pelo Palmeiras, desde quando chegou ao clube em janeiro de 2018, Weverton está próximo de alcançar dois feitos importantes pelo clube: o de 350 jogos e também de ultrapassar Oberdan Cattani na lista dos goleiros que mais atuaram na História do Verdão.

O camisa 21, arqueiro com mais títulos pelo Palmeiras, atualmente soma 345 jogos. No ranking atual, ele é o sexto colocado, atrás de Oberdan (357), Velloso (458), Valdir de Morais (481), Marcos (533) e Émerson Leão (621). Neste ano, ele chegará à quinta posição e deverá se aproximar de Velloso.

Apesar de ser um goleiro com ótimos números e de atuações seguras, Weverton não começou bem a temporada de 2024 e seu desempenho vem aumentando a desconfiança de parte da torcida. Conhecido pelo ótimo jogo com os pés, o arqueiro participou de três erros na saída de bola que resultaram em gols sofridos, contra Novorizontino, Inter de Limeira e SPFC. Além disso, calculou mal a falta cobrada por Garro no Derby e tirou as mãos da bola, que terminou no fundo das redes.

Na tentativa de proteger e respaldar o jogador, Abel Ferreira, após a partida contra a Portuguesa, chamou para si a responsabilidade sobre a fase de Weverton, revelando que pediu ações diferentes para o goleiro em bolas aéreas – ainda que as principais falhas não tenham acontecido neste tipo de jogada.

“O culpado sou eu, porque lhe peço para sair em todos os cruzamentos e que se ele errar a responsabilidade é minha. Quando tentamos inovar a nossa forma de jogar, há sempre um processo de aprendizagem. […] Estou a desafiá-lo a arriscar, se ele errar, a responsabilidade é minha, disse o treinador.

Apesar do momento do goleiro, a ideia é trabalhar para que ele retome a confiança e o ótimo desempenho já conhecido pela torcida, ao invés de substituí-lo.

Com Weverton, confira os goleiros com mais partidas pelo Palmeiras

  1. º Emerson Leão – 621 jogos;
  2. º Marcos – 533 jogos;
  3. º Valdir de Morais – 481 jogos;
  4. º Velloso – 458 jogos;
  5. º Oberdan – 357 jogos;
  6. º Weverton – 345 jogos;
  7. º Sérgio – 333 jogos;
  8. º Gilmar – 289 jogos;
  9. º Fernando Prass – 274 jogos;
  10. º Primo – 183 jogos.

Abel Ferreira analisa vitória e revela desafio proposto a Weverton: “Se ele errar, é minha responsabilidade”

Abel Ferreira em partida pelo Palmeiras contra a Portuguesa, em partida válida pela quinta rodada do Paulistão 2024, no Canindé, em São Paulo-SP.
Fabio Menotti/Palmeiras/by Canon

O Palmeiras venceu a Portuguesa por 2 a 0 e Abel Ferreira ressaltou que o resultado foi justo

O Palmeiras venceu a Portuguesa por 2 a 0 e manteve a invencibilidade no Paulistão, além de assumir a liderança da tabela geral. Após um primeiro tempo em que encontrou dificuldades para criar, o Verdão aproveitou a expulsão do jogador adversário para conseguir criar vantagens e marcar os gols.

Abel Ferreira analisou a partida em entrevista coletiva e viu o resultado final como justo.

“Enfrentamos uma equipe organizada defensivamente, com uma linha de cinco bem definida. Foi difícil. Era um jogo de paciência, de continuar insistindo. É verdade que em alguns momentos fomos passivos, tivemos o controle da bola sem sermos objetivos, verticais. No fim, porém, acabou sendo uma vitória justa. Somos um time melhor, fizemos um trabalho sério, produzimos mais”, disse Abel.

Abel Ferreira analisa vitória e revela desafio proposto a Weverton: “Se ele errar, é minha responsabilidade”.
Marcos Ribolli

O treinador também comentou sobre a fase do goleiro Weverton, que durante a partida teve algumas saídas erradas em bolas aéreas, e revelou o desafio que fez ao arqueiro.

“O culpado sou eu [pelos erros nas saídas], porque lhe peço para sair em todos os cruzamentos e que se ele errar a responsabilidade é minha. Quando tentamos inovar a nossa forma de jogar, há sempre um processo de aprendizagem. Ele fez exatamente o que lhe pedi”, disse.

“Acertou algumas saídas, errou outras, mas o que eu quero é que ele utilize toda a envergadura que tem. Ele é o único que pode jogar com as mãos dentro da área e nós temos que usar essa vantagem, porque os times sempre jogam a bola na área a qualquer falta no campo de ataque. Estou a desafiá-lo a arriscar, se ele errar, a responsabilidade é minha”, declarou.

Após a vitória sobre a Portuguesa, o Palmeiras volta a campo no domingo para encarar o SPFC, no Morumbi, às 19h. Se vencer o rival, o Verdão garante a primeira colocação da tabela geral.

Confira outras respostas de Abel Ferreira

Endrick

“Esperamos que ele continue assim. Umas semanas atrás eu disse que ainda precisava ver como ele voltaria da seleção e acho que ele entendeu o recado que dei publicamente. Antes de treinar já veio falar comigo. Queremos ele feliz dentro de campo, com audácia. Além de fazer aquilo que são os nossos comportamentos coletivos, nos emprestar toda a sua qualidade. Ficamos muito contentes”.

Lazáro

“Temos 32 jogadores e a Fifa só deixa escalar 11 e entrar mais cinco. A pergunta que eu faço é: para colocar o Lázaro eu tiro quem? Se eu pudesse, da forma que eles treinam, entravam todos. É por isso. Não faço milagres. Escolho a partir daquilo que os jogadores estão mostrando, nem sempre acerto, mas eu sou o treinador e sou o responsável. Que a torcida tenha a certeza absoluta que tudo que eu faço é para o melhor do nosso time”.

“Por fim, temos gostado muito do Lázaro. Foi contratado porque tem qualidade que nós gostamos”.

– Choque-Rei

“Não é um jogo qualquer. Eles foram mais competentes nos pênaltis e ganharam, mas faz parte do passado. Eles jogam sempre na máxima força contra nós, eu particularmente não tenho tido tanta sorte contra eles. É um clássico, mas sim valem os mesmos três pontos de hoje. Sei que para a torcida vale mais do que isso, mas não vamos mudar nossa preparação, vamos fazer o que sempre fazemos. Buscaremos um jogo consistente e esperamos que no final a gente ganhe”.