Abel Ferreira reclama do excesso de intervenções da arbitragem de Wilton Pereira Sampaio

Arbitragem de Wilton Pereria Sampaio irritou Abel Ferreira
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Após a derrota para o Bahia, Abel Ferreira foi perguntado sobre a arbitragem e disparou contra Wilton.

O Palmeiras foi surpreendido pelo Bahia no final da partida e acabou derrotado por 1 a 0, depois de pressionar bastante em busca da vitória. Na coletiva de imprensa após o jogo, o técnico Abel Ferreira foi questionado sobre o desempenho da arbitragem. O treinador português criticou o excesso de interrupções durante a partida:

“Seria uma boa pergunta para fazer ao Messi e aos ingleses: o árbitro. Mas não foi por causa do árbitro. O que eu realmente acho é que a quantidade de vezes que ele apita é absurda.”

Wilton Pereira Sampaio, além de ser um adepto das ‘faltinhas’, travou o jogo algumas vezes por alegar que a bola estava em movimento nas batidas de tiro de meta, entre outras intervenções questionáveis. Nas últimas seis partidas com ele no apito, o Palmeiras empatou 2 vezes e sofreu 4 derrotas.

Não foi só a arbitragem: faltou calma

Abel também falou sobre a dificuldade do Palmeiras em vencer jogando em casa, após ter conquistado resultados positivos nas três partidas anteriores como visitante.

“Em relação à parte da decisão, acho que fomos afobados no último terço da partida. Isso mostra que precisamos ser mais tranquilos para conseguir fazer o gol”, comentou o treinador.

O Verdão se prepara para voltar a Fortaleza, onde esteve há poucos dias, desta vez para enfrentar o Ceará, pela terceira fase da Copa do Brasil. A partida será na próxima quarta-feira (30), às 19h30, no Castelão.

Departamento Médico entrega vários jogadores à Comissão Técnica e tem agora apenas 2 atletas em tratamento

Com vários jogadores liberados pelo Departamento Médico, Palmeiras encerra preparação para o jogo contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Cinco atletas já estão em processo de transição física e devem ficar à disposição de Abel Ferreira em breve; Departamento Médico ainda trata de Micael e Figueiredo.

O Verdão encerrou no sábado sua preparação para a partida contra o Bahia com um treino técnico de passes e posse de bola em campo reduzido, seguido de atividade recreativa. Richard Ríos e Vitor Roque, que haviam sido poupados no duelo contra o Bolívar, participaram normalmente das atividades e podem ser opções para o técnico Abel Ferreira.

Vários atletas que estavam em tratamento no DM dependem agora apenas da condição atlética para voltarem a ficar à disposição de Abel Ferreira. Raphael Veiga, Mayke, Marcos Rocha, Murilo e Bruno Rodrigues já estão em processo de transição física e estão próximos de voltar.

O camisa 11, Bruno Rodrigues, está há mais de um ano sem entrar em campo; sua última partida foi em janeiro de 2024, pelo Campeonato Paulista. Já Veiga deu um passo importante na recuperação: participou do treino de sábado como “curinga”, atuando em uma função de menor contato físico.

Apenas 2 atletas seguem no Departamento Médico

Com isso, o DM tem atualmente apenas dois jogadores em tratamento: o volante Figueiredo e o zagueiro Micael.

O camisa 13 teve uma entorse no tornozelo esquerdo no jogo do último domingo, contra o Fortaleza, e seu tratamento não deve demandar muito tempo. Já a Cria da Academia passou por mais uma cururgia de LCA e não deve mais atuar nesta temporada.

Abel Ferreira iguala sua melhor sequência de vitórias pelo Palmeiras

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Criciúma, durante partida válida pela vigésima sexta rodada do Brasileirão 2024, no Allianz Parque.
Cesar Greco/Palmeiras/by Canon

Vitória em La Paz é a sétima consecutiva, maior sequência de triunfos sob o comando de Abel Ferreira.

O Palmeiras vive um grande momento na temporada. Desde a derrota na final do Campeonato Paulista, a equipe de Abel Ferreira reencontrou o bom futebol e já acumula sete vitórias consecutivas, a mais recente sobre o Bolívar, fora de casa.

A última vez que o Verdão venceu sete partidas seguidas foi em 2021, numa sequência que envolveu partidas do Paulistão e da Libertadores. Estávamos em pandemia e o calendário estava mais apertado do que nunca. As sete vitórias aconteceram num espaço de apenas 15 dias.

Confira a lista de sete vitórias de Abel Ferreira em 2021:

Se vencer o Bahia no Allianz Parque, no próximo domingo, o Palmeiras se aproximará da maior sequência de vitórias sob o comando da atual comissão técnica. Entre junho e julho de 2021, o Palmeiras acumulou nove vitórias seguidas, mas em duas delas o comandante foi João Martins. Para igualar essa sequência, além de vencer a partida de domingo, será necessário também vencer o Ceará em Fortaleza, na quarta-feira, pela Copa do Brasil.

Abel Ferreira comemora vitória, mas ainda não se conforma com o calendário brasileiro

Abel Ferreira concede entrevista coletiva após a vitória por 3 a 2 sobre o Bolívar, em La Paz.
Reprodução

Após a vitória em La Paz, Abel Ferreira manifesta mais uma vez sua insatisfação com o acúmulo de jogos e com as lesões que o elenco vem enfrentando.

Palmeiras e Bolívar se enfrentaram na última quinta-feira (24) e o Verdão saiu com a vitória por 3 a 2. Com o resultado, a equipe já deixa encaminhada sua classificação para o mata-mata da Libertadores.

Após o fim da partida, o técnico Abel Ferreira elogiou o desempenho do Palmeiras e comentou sobre a comemoração no vestiário. No entanto, o treinador português também ressaltou o grande número de lesões sofridas pelo elenco. Somente para o jogo contra o Bolívar, o Verdão teve nove desfalques: Raphael Veiga, Vitor Roque, Marcos Rocha, Mayke, Bruno Rodrigues, Murilo, Figueiredo, Micael e Richard Ríos.

Abel Ferreira segue em sua cruzada contra o excesso de jogos

O treinador, em seu quinto ano no Brasil, demonstra que jamais se conformará com o acúmulo de jogos a que os elencos brasileiros são submetidos, mesmo em momentos festivos como o de ontem, após a confirmação de uma vitória tão difícil.

“Eu gostaria que vocês tivessem assistido à festa que fizemos no vestiário, porque o sacrifício e o esforço que deixamos em campo… Agora temos dois dias para nos recuperar, e é isso que me arrebenta, que arrebenta nossa equipe. É por isso que o futebol brasileiro tem tantas lesões”, declarou Abel.

O Palmeiras segue enfrentando uma maratona de jogos. No mês de abril, restam dois compromissos: um contra o Bahia, em casa, no próximo domingo (27), pelo Brasileirão, e outro fora de casa, contra o Ceará, no dia 30, válido pela Copa do Brasil. Entrando pelo mês de maio, o Verdão irá a campo nove vezes, sendo cinco jogos em casa e quatro fora.

Cafu elogia Abel Ferreira e projeta campanha do Palmeiras no Super Mundial de Clubes

Em evento de premiação internacional, realizado em Madri, ex-lateral palmeirense rasga elogios a Abel Ferreira e prevê muita disputa no torneio que será realizado no meio do ano nos Estados Unidos

No último domingo (21), em Madrid, foi realizada a cerimônia do Prêmio Laureus 2025, uma das premiações mais prestigiadas do esporte mundial. O evento reconhece anualmente atletas e equipes que se destacaram ao longo do ano em diversas modalidades.

Entre os convidados esteve presente o ex-lateral-direito Cafu, pentacampeão mundial com a Seleção Brasileira e com passagem marcante pelo Palmeiras entre 1995 e 1997. Durante a cerimônia, Cafu concedeu uma entrevista ao portal Bola na Rede, onde comentou sobre o trabalho de Abel Ferreira e as expectativas para o Palmeiras no novo Super Mundial de Clubes da FIFA.

“O Palmeiras hoje é um dos melhores clubes. O Abel Ferreira é o maior treinador da história do Palmeiras. Quando chegou, não tinha nada, e se tornou um dos maiores técnicos que já passaram pelo futebol brasileiro. Fico feliz por isso. Ele tem capacidade, potencial e muito profissionalismo na forma como trabalha e se comunica”, elogiou o ex-jogador.

Cafu teve ótima passagem pelo Verdão

Cafu é o único jogador da História a disputar três finais de Copa do Mundo seguidas (1994, 1998 e 2002) e teve uma excelente passagem pelo Palmeiras, conquistando o título paulista de 1996. Pelo Verdão, foram 102 jogos disputados e 16 gols marcados. O ex-lateral também falou sobre o desafio que o Palmeiras terá pela frente no novo formato do Mundial.

“Vai ser difícil. Enfrentar o Porto não será fácil, mas vejo os clubes brasileiros com capacidade. É um torneio novo, inovador, e esperamos que nessa nova fórmula os times do Brasil tenham sucesso.”, declarou.

Elogiado por Cafu, Abel Ferreira soma 313 jogos e 10 títulos pelo Palmeiras, já consolidado como um dos maiores treinadores da História do Verdão. Clique no banner abaixo para se juntar à torcida Verdazzo no Super Mundial de Clubes, nos Estados Unidos. Ainda dá tempo!