Em preparação para o Derby, Palmeiras realiza treino técnico e tático; Tabata pode estrear

Abel Ferreira conversa com o elenco durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Anunciado como reforço do Palmeiras na semana, Bruno Tabata apareceu no BID da CBF

O Palmeiras deu sequência na manhã desta sexta-feira, na Academia de Futebol, à preparação para o confronto diante do SCCP, que acontece na noite deste sábado (13), às 19h, no Itaquerão, pelo Campeonato Brasileiro. Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram treino tático e técnico.

No campo, após ativação muscular no Centro de Excelência e de movimentações de aquecimento, os jogadores, divididos em dois times, fizeram trabalhos para aprimorar saídas de bola, transições, construções de jogadas, entre outras situações de jogo.

Na sequência, com os atletas dispostos por posições, a comissão técnica orientou movimentações táticas. Os mais desgastados pela partida contra o Atlético-MG, no Allianz Parque, saíram mais cedo.

Murilo, Marcos Rocha e Piquerez, fora do último jogo pelo Brasileiro por estarem suspensos, estão à disposição, mas suas presenças na equipe titular ainda são incertas, assim como os atletas que saíram jogando contra o Atlético-MG.

Tabata pode estrear pelo Palmeiras

Bruno Tabata durante treinamento do Palmeiras na Academia de Futebol.
Cesar Greco

O treinador Abel Ferreira terá mais uma opção para organizar o time em campo. O meia-atacante Bruno Tabata, que já vem treinando com os companheiros, teve seu registro publicado na tarde desta sexta-feira no BID da CBF.

O Palmeiras é o atual líder do Brasileirão com 45 pontos (13 vitórias, seis empates e duas derrotas), seis a mais que o vice-líder SCCP. O time, que vem de cinco vitórias consecutivas (Cuiabá, América-MG, Internacional, Ceará e Goiás), tem ainda o melhor ataque da competição, com 36 bolas na rede, e a defesa menos vazada, com apenas 14 gols sofridos.

Palmeiras se reapresenta e Bruno Tabata treina pela 1ª vez ao lado dos companheiros

Bruno Tabata e Endrick durante treinamento do Palmeiras, na Academia de Futebol.
Cesar Greco

Classificado na Libertadores, o Palmeiras iniciou a preparação para enfrentar o SCCP, pelo Brasileirão

Poucas horas após conseguirem a heroica classificação à semifinal da Libertadores, os jogadores do Palmeiras se reapresentaram na Academia de Futebol para o início da preparação para o duelo frente ao SCCP, que acontece neste sábado, fora de casa, pelo Campeonato Brasileiro.

A comissão técnica comandada por Abel Ferreira propôs atividades técnicas em campo reduzido, com os atletas aperfeiçoando, inicialmente, a posse de bola e a troca de passes; e depois, enfrentamentos de oito contra oito e exercícios de finalização.

Participaram das movimentações os atletas que atuaram por menos de 45 minutos no último jogo (Danilo, Luan e Mayke) e os que não foram utilizados, além de atletas do Sub-20, como o atacante Endrick. Novo reforço do Verdão para a temporada, Bruno Tabata também foi a campo e treinou ao lado dos companheiros pela primeira vez. O meio-campista teve seu nome publicado no BID da CBF e já pode estrear.

Os titulares da partida diante do Atlético-MG, por sua vez, permaneceram na parte interna do centro de excelência para trabalhos regenerativos, como é de costume.

A comissão técnica segue com quase todo o elenco à disposição. Os únicos desfalques são Jailson, que se recupera de lesão no joelho, e Giovani, que está em processo final de recuperação de contusão muscular – o jovem atacante sofreu a lesão logo após recuperar-se de uma cirurgia no tornozelo direito.

Palmeiras volta a treinar sexta pela manhã

A equipe dará sequência à preparação ao Derby na manhã desta sexta-feira, novamente na Academia de Futebol. No sábado, dia do jogo, os jogadores devem ainda realizar ativações físicas também no período da manhã.

O Palmeiras lidera o Brasileirão com 45 pontos, seis à frente do segundo colocado, o SCCP. No primeiro turno, o Verdão venceu o rival por 3 a 0, com gols de Gustavo Gómez, Rony e Dudu, na Arena Barueri.

Atuesta comemora 1º gol pelo Palmeiras: “Importante para aumentar a confiança”

Atuesta comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Goiás, durante partida válida pela vigésima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Atuesta entrou no 2º tempo da vitória sobre o Goiás e marcou o terceiro gol palmeirense

As mais de 38 mil pessoas que estiveram no Allianz Parque vivenciaram uma tarde especial de domingo. Além da vitória palmeirense por 3 a 0 sobre o Goiás, os torcedores puderam assistir ao golaço de Mayke, à redenção de Raphael Veiga, que converteu a cobrança de pênalti, e ao primeiro gol de Atuesta com a camisa do Verdão.

Após o jogo, o colombiano foi um dos personagens na zona mista. Em conversa com os jornalistas, Atuesta descreveu a importância do tento para aumentar a confiança.

“É importante para qualquer jogador fazer gol. Eu já tinha conseguido fazer assistência e bons jogos em várias posições. Um dos objetivos que faltava era fazer gol. Muito bom conseguir essa marca individual para continuar evoluindo e encher meu tanque com confiança. Muito feliz pelo meu primeiro gol aqui”, disse o colombiano, que ainda busca sequência na equipe.

“Desde que cheguei tento treinar ao máximo para estar pronto para ajudar no que o time precisa. Às vezes entro para jogar cinco ou 20 minutos, de [camisa] dez, oito, cinco… então tenho que estar pronto para fazer o que o time precisa”, complementou.

“Muitas vezes vou jogar bem e fazer um gol bonito como foi hoje [domingo], outras vezes entro apenas para marcar. Somos um time competitivo, ganhamos o que ganhamos por estarmos prontos para fazer o que é preciso. Claro que queria fazer gol todo jogo, mas às vezes tenho que correr e brigar para que meus companheiros possam fazer mais coisas”, concluiu.

Atuesta busca melhor adaptação ao futebol brasileiro

Atuesta foi contratado no começo desta temporada pelo Palmeiras, vindo do Los Angeles FC, da MLS, time no qual atuou por quatro temporadas – antes, o meio-campista jogou pelo Independiente Medellín.

A total adaptação ao futebol brasileiro ainda não foi atingida por Atuesta, mas o jogador afirma que se dedica “100% nos treinamentos e jogos para estar pronto e ganhar”. “É muito diferente [a liga norte-americana para a brasileira], ainda mais quando você tem de jogar vários torneios e tem muitos jogadores competitivos. O professor tem que acomodar as coisas para o bem do conjunto, nós temos que estar prontos para fazer o que ele planeja”, completa.

As dificuldades do meio-campista não são problemas para Abel Ferreira, que segue pedindo paciência para com o jogador.

“Ele faz o melhor que pode nos treinos, quer evoluir. Sabe que tem que aprimorar na intensidade. Temos que acreditar no Atuesta”, disse Abel, em entrevista coletiva após o jogo.

Mayke volta a marcar após 3 anos e celebra vitória do Palmeiras sobre o Goiás

Mayke comemora seu gol pelo Palmeiras contra o Goiás, durante partida válida pela vigésima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Titular no lugar de Marcos Rocha, Mayke anotou o primeiro dos 3 gols palmeirenses na partida

A vitória palmeirense sobre o Goiás por 3 a 0, na tarde deste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, começou a ser construída com um golaço do lateral-direito Mayke, que começou de titular no lugar do suspenso Marcos Rocha.

Aos 20 minutos da etapa inicial, Dudu puxou contra-ataque rápido da esquerda para o meio e passou para o camisa 12, que acertou um lindo chute no ângulo do goleiro Tadeu.

“Muito feliz pela partida. Um lateral ser considerado o melhor jogador do duelo não é normal, pois temos grandes meias e atacantes. Agradeço à comissão, aos companheiros. Foi um jogo maravilhoso e graças a Deus saímos com os três pontos”, disse o jogador, que foi eleito pela transmissão da TV Globo o “Craque da Partida”.

Além de brilhar ofensivamente, Mayke também mostrou solidez defensiva. Foram seis desarmes, duas interceptações e três cortes, de acordo com o SofaScore.

O Palmeiras, com o triunfo, chegou à quinta vitória consecutiva na competição e abriu seis pontos de vantagem para o segundo colocado, o SCCP; são 45 pontos para o Verdão contra 39 do rival de Itaquera. No próximo sábado, as duas equipes se enfrentam na casa do adversário.

Mayke marca após 3 anos

No clube desde 2017, Mayke não marcava um gol com a camisa do Palmeiras havia mais de três anos. O último tento acontecera em maio de 2019, na vitória palmeirense por 2 a 0 sobre o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil. Com 180 jogos completados pelo clube, o jogador, que contabiliza sete títulos, soma três gols ao todo. Aos 29 anos, Mayke tem contrato com o Palmeiras até o final de 2023.

Após vitória, Abel distribui elogios a jogadores, torcida e até ao árbitro Jean Pierre

Abel Ferreira em jogo do Palmeiras contra o Goiás, durante partida válida pela vigésima primeira rodada do Brasileirão 2022, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Abel enalteceu Mayke e voltou a pedir calma com Atuesta e Rafael Navarro

O técnico Abel Ferreira se mostrou totalmente satisfeito com a vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o Goiás, na tarde deste domingo. Em entrevista coletiva após a partida, o comandante distribuiu elogios aos personagens do duelo.

De início, o treinador enalteceu seus jogadores.

“Tenho sorte, os dois melhores laterais-direitos do Brasil jogam pra mim, que são Marcos Rocha e Mayke. Ainda tenho um que está à espera para ‘roubar’ a vaga, que é o Garcia. Os três têm boa relação. O Mayke fez um grande jogo”, elogiou Abel, que voltou a falar em paciência com Atuesta, autor do terceiro gol, e Rafael Navarro.

“Temos que acreditar no Atuesta. Chegou esse ano, não contratamos para 6 meses. Ele faz o melhor que pode nos treinos, quer evoluir. Sabe que tem que aprimorar na intensidade, porque tecnicamente é muito bom”, disse.

Abel admitiu que teve dúvidas para saber quem escalaria no comando de ataque, mas preferiu dar confiança ao camisa 29 e deixou Merentiel no banco. “O Navarro ainda é um moleque. Nossa função não é contratar jogadores prontos, não temos dinheiro para isso. Então temos que olhar para o crescimento dos jogadores, mas isso demora. Temos que ter calma”, completou.

Abel mostra confiança em Gabriel Menino e celebra ter Rony de volta

Voltando a ter bom desempenho, Gabriel Menino novamente foi escalado como titular. O camisa 25 tem a confiança do treinador por conta de seu futebol e pelas diferentes características que traz a campo, em comparação aos colegas de posição.

“Confiamos no Menino, perdemos o Jailson por lesão e não contratamos ninguém. Ele pode fazer a 5, ainda que não tenha tanto poder de marcação, mas nos dá saída, desequilibra ofensivamente. E o mais importante: ele está com o coração e mente aberta para evoluir”, declarou o treinador.

De volta aos gramados após mais de um mês fora, o atacante Rony também foi destaque na coletiva de Abel.

“Sempre bom tê-lo de volta, é bom ter opções. Hoje temos apenas o Jailson machucado, é importante ter todos à disposição, principalmente quando temos um elenco um pouco mais curto. Às vezes, a lesão de um jogador proporciona oportunidade a outro, como foi o caso do Vanderlan”, disse.

“Ele pode jogar em qualquer uma das posições da frente. Ainda bem que o Klopp ainda não viu o Rony jogar (risos). Ele fecha corredor e entra na área. Há vários jogadores que fazem diversas posições dentro do elenco e é isso que me dá a certeza e a confiança de ter um elenco mais enxuto”, complementou.

Torcida e juiz

Os elogios de Abel não foram exclusividade dos jogadores. A torcida do Palmeiras, que compareceu em peso ao Allianz Parque, e também Jean Pierre, o árbitro, foram mencionados pelo técnico.

“O torcedor tem sido espetacular, tem nos ajudado muito. E modéstia à parte esta equipe tem dado diversão aos nossos torcedores, eles vêm [ao Allianz Parque] para desfrutar e se divertir com o jogo. Muito contente com isso. Incrível a energia entre equipe e torcedores”, disse.

“Parabéns ao Jean Pierre por ter deixado o jogo rolar. Claro que há lances que os dois treinadores reclamaram. Estamos habituados a sempre ouvir o apito e hoje ele deixou os times jogarem, a partida teve intensidade, ritmo. Manteve o mesmo critério para os dois times”, finalizou.

O Palmeiras volta a campo na próxima quarta-feira para decidir com o Atlético-MG a vaga à semifinal da Libertadores. Pelo Brasileiro, a equipe joga no sábado que vem contra o SCCP, em Itaquera.