Wilmar Roldán apitará o jogo de volta contra o Atlético-MG

Wilmar Roldán arbitrou a vitória do Palmeiras sobre o SPFC, em jogo de volta válido pelas quartas de final da Libertadores 2021, no Allianz Parque.
Cesar Greco

Experiente, Wilmar Roldán foi o árbitro da vitória do Palmeiras por 3 a 0 sobre o SPFC, nas quartas-de-final

O jogo entre Atlético-MG e Palmeiras, que definirá o primeiro finalista da atual edição da Copa Libertadores já tem a equipe de arbitragem definida pela Conmebol.

Na noite de ontem, a entidade divulgou que o colombiano Wilmar Roldán, de 41 anos, será o árbitro principal. Alexander Guzman (assistente 1), Jhon Leon (assistente 2) e Christian Ferreyra (quarto árbitro) auxiliarão Roldán na partida.

O árbitro de vídeo (VAR) será o uruguaio Andrés Cunha, de 45 anos.

Wilmar Roldán apitou o segundo jogo entre Palmeiras e SPFC, nas quartas-de-final

Wilmar Roldán é um juiz conhecido pelo Palmeiras e por sua torcida. Na atual edição da Libertadores, o colombiano já apitou duas partidas do Verdão – a última foi o jogo de volta das quartas-de-final contra o SPFC, quando a equipe venceu por 3 a 0 e se classificou às semifinais. A primeira foi o confronto diante do Defensa Y Justicia, ainda na primeira fase.

Além destes confrontos, Roldán atuou em outras seis partidas do Palmeiras. Clique aqui e confira todo o histórico do juiz em jogos do Verdão.

Após empatar o jogo de ida em 0 a 0, o Palmeiras joga por outro empate, desde que com gols, em Belo Horizonte, na terça-feira que vem, para tentar chegar a mais uma final de Libertadores.

CBF escala Raphael Claus para apitar jogo entre Palmeiras e SCCP

O árbitro Raphael Claus no duelo entre Red Bull Bragantino e Palmeiras
Cesar Greco

Aos 42 anos, Raphael Claus já atuou em sete Derbies

Em meio à disputa por uma vaga na final da Libertadores, o Palmeiras terá um clássico pela frente no Campeonato Brasileiro. Neste sábado em Itaquera, o Verdão visitará o SCCP em jogo válido pela 22ª rodada.

Para conduzir a partida, a CBF definiu na noite de ontem, o árbitro Raphael Claus, de 42 anos. O paulista terá como assistentes, Danilo Ricardo Simon Manis e Daniel Paulo Ziolli, além do quarto árbitro Douglas Marques das Flores.

O responsável por comandar o VAR será José Claudio Rocha Filho, que também é do quadro de arbitragem da Federação Paulista de Futebol.

Com Raphael Claus no apito, Palmeiras venceu apenas um Derby

Árbitro Fifa desde 2015, Raphael Claus tem experiência em jogos entre Palmeiras e SCCP. Ao todo, Claus já apitou sete Derbies e o Verdão venceu apenas uma vez, perdeu três e empatou outros três jogos.

O primeiro Derby comandado pelo árbitro foi pelo Paulistão de 2014, em jogo que ocorreu no Pacaembu e terminou empatado em 1 a 1 – Alan Kardec fez o gol palmeirense.

Claus apitou 28 partidas do Verdão e o aproveitamento é baixo: apenas 47,6%. Clique aqui e confira todo o histórico do juiz em jogos do Palmeiras.

Com 38 pontos, na segunda colocação na tabela de classificação, o Palmeiras está a sete pontos do líder, Atlético-MG.

Patricio Loustau será o árbitro da primeira partida entre Palmeiras e Atlético-MG

Patricio Loustau foi o árbitro da final da Libertadores 2020 entre Palmeiras e Santos, no Maracanã.
Cesar Greco

Loustau foi o árbitro principal na decisão da Libertadores 2020, entre Palmeiras e Santos

Na noite de ontem, a Conmebol divulgou a equipe de arbitragem do primeiro jogo da semifinal da Libertadores entre Palmeiras e Atlético-MG, que acontecerá na próxima terça-feira, no Allianz Parque.

Arbitragem das primeiras partidas das semi-finais da Libertadores 2021.
Reprodução: Conmebol

O argentino Patricio Loustau, de 46 anos, foi escalado como juiz principal. Para auxiliá-lo, foram designados seus conterrâneos Diego Bonfa (assistente 1) e Gabriel Chade (assistente 2), além do venezuelano Alexis Herrera, como quarto árbitro.

Na cabine do VAR, o encarregado será o também argentino Mauro Vigliano, de 46 anos. O paraguaio Ubaldo Aquino, velho conhecido da torcida palmeirense, será o Assessor de Vídeo – cargo responsável por analisar o árbitro de vídeo.

O árbitro Patricio Loustau apitou a final da Libertadores 2020

Presente no quadro de arbitragem da Fifa desde 2011, Loustau foi o juiz da final da Libertadores de 2020, vencida pelo Palmeiras por 1 a 0 sobre o Santos. O VAR, Mauro Vigliano, também estava no Maracanã neste jogo.

Além de apitar a conquista do bicampeonato, o argentino também atuou como árbitro principal em outros três jogos do Palmeiras – o retrospecto é de duas vitórias e uma derrota. Clique aqui e confira todo o histórico do juiz em jogos do Verdão.

Por ter feito a segunda melhor campanha na fase de grupos da Libertadores, ficando atrás justamente do Atlético-MG, o Palmeiras fará o jogo de ida no Allianz Parque – a volta ocorrerá no Mineirão, dia 28. Antes da primeira partida, porém, a equipe terá um compromisso pelo Campeonato Brasileiro contra a Chapecoense, no sábado, às 17h.

Abel Ferreira, João Martins e Patrick de Paula serão julgados pelo STJD no próximo dia 15

Abel Ferreira durante partida do Palmeiras contra o Atlético Mineiro.
Cesar Greco

Indiciados no artigo 258, Abel, João e Patrick podem levar de um a seis jogos de suspensão

O técnico Abel Ferreira, o auxiliar João Martins e o meio-campista Patrick de Paula serão julgados pela Terceira Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol na próxima quarta-feira, dia 15, às 10h, pelas expulsões no jogo contra o Atlético-MG, que ocorreu dia 14 de agosto, pela 16ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O camisa 5 foi ejetado da partida aos 36 minutos após receber o segundo cartão amarelo. Irritado com a decisão do árbitro Bruno Arleu, Abel reclamou veementemente e também acabou levando o cartão vermelho. Já João Martins foi expulso ao final do primeiro tempo.

Depois do jogo, Bruno escreveu na súmula que tanto o treinador quanto o seu assistente foram expulsos por “terem protestados reiteradamente e acintosamente”. O juiz, no entanto, relatou “que não foi possível identificar o que foi falado”.

Em entrevista coletiva ao final da partida, Abel comentou o caso e revelou que foi o assistente Rodrigo Correa que recomendou ao árbitro sua expulsão e a de Patrick.

“Por incrível que pareça, não foi o Bruno Arleu [juiz] que tomou a atitude de expulsar o nosso jogador, e sim o assistente, Rodrigo Correa. O árbitro havia tomado a decisão correta, mas não sei por que o auxiliar, que estava longe do lance, deu instruções para expulsar o Patrick e também me expulsar”, e ainda prosseguiu, “ao perceber que errou, o Bruno pediu desculpas aos nossos jogadores”.

Abel, João e Patrick podem levar de um a seis jogos de suspensão

O STDJ indiciou Patrick de Paula no artigo 258 do CBDJ, “por conduta contrária à disciplina”, enquanto que Abel Ferreira e João Martins foram enquadrados no artigo 258, § 2º, inciso II, “por desrespeitar os membros da equipe de arbitragem, ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões”.

A pena prevista é de uma a seis partidas de suspensão.

Wilton Pereira Sampaio será o árbitro do jogo entre Palmeiras e Flamengo

O árbitro Wilton Pereira Sampaio.
Cesar Greco

Goiano de 39 anos, o árbitro já apitou 31 jogos do Palmeiras

Há uma semana trabalhando na Academia de Futebol, o Palmeiras segue se preparando para enfrentar o Flamengo, jogo que será válido pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Este duelo, que pode deixar o Verdão mais próximo da ponta da tabela de classificação, já tem a equipe de arbitragem definida.

Na noite da última segunda-feira, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) divulgou a escalação de Wilton Pereira Sampaio, de 39 anos, como o árbitro principal da partida.

O goiano terá como assistentes Fabricio Vilarinho da Silva e Cristhian Passos Sorence, além do quarto árbitro Osimar Moreira da Silva Junior. Todos os quatro fazem parte do quadro de arbitragem da Federação Goiana de Futebol.

No VAR, o responsável será Elmo Alves Resende Cunha. Aposentado do campo desde 2019, Elmo esteve à frente da arbitragem de vídeo em dois jogos do Verdão nesta edição do Brasileirão – contra América-MG e Fluminense.

Árbitro Fifa, Wilton Pereira Sampaio já apitou 31 jogos do Verdão

Integrante do quadro de arbitragem da Fifa desde 2013, Wilton Pereira Sampaio apitará seu 32º jogo do Palmeiras. O aproveitamento de pontos do clube com ele no apito é baixo: apenas 51,6% – são 13 vitórias, 9 empates e 9 derrotas. Clique aqui e confira todo o histórico do juiz em jogos do Verdão.

Com 35 pontos ganhos em 18 rodadas, a diferença do Palmeiras para o Flamengo é de quatro pontos, mas os cariocas tem dois jogos a menos. As duas equipes voltam a se enfrentar às 16h do próximo domingo no Allianz Parque.