0
X
1
14/04/2024 - 18:30
O Palmeiras venceu o Vitória por 1 a 0 na estreia do Brasileirão 2024, mesmo jogando sem cinco titulares. O gol marcado por Richard Ríos, aos 19 minutos, deu o triunfo ao Verdão, que desta forma chegou ao principal objetivo do fim de semana: conseguiu os três pontos numa partida for de casa e ainda administrou muito bem o desgaste dos atletas visando a sequência da temporada.
Além de Flaco López e Piquerez que iniciaram no banco, Abel não pôde contar com Aníbal Moreno e Gustavo Gómez, que sequer viajaram a Salvador, poupados. Zé Rafael segue o tratamento n=da lombalgia, e desta forma Abel escalou o time com o que lhe sobrou nas mãos.
Com Estêvão aberto na direita e Endrick se aproximando de Rony na frente da área, e Vanderlan fazendo o corredor esquerdo, a primeira missão do Palmeiras era suportar a pressão da grande torcida do Vitória que compareceu ao Barradão para prestigiar o primeiro jogo do time na Série A após cinco anos.
E nada melhor para isso que um gol logo na parte inicial do jogo: aos 19 minutos, Raphael Veiga alçou na área; Endrick ajeitou para Rony; a zaga fez o corte parcial mas Richard Ríos aproveitou para chutar de direita; a bola desviou na zaga e enganou o goleiro Lucas Arcanjo.
O Verdão tinha mais facilidade para chegar na área do Vitória por dentro; os toques rápidos de Veiga com Endrick, Estêvão e Ríos envolviam o sistema defensivo do time da casa e o Palmeiras chegava sem maiores problemas na área. O último toque, no entanto, era problemático e o time pouco finalizou. Por outro lado, a defesa estava muito bem armada, como de costume, e o Vitória só conseguiu duas boas chances em todo o primeiro tempo – a maioria dos chutes foi de fora e sem nenhum perigo.
Para o segundo tempo o time da casa veio com mais decisão e tentou prensar o Palmeiras na defesa. Abel esperou até os 15 minutos e fez quatro alterações, em pouco espaço de tempo: mandou a campo Lázaro, Luis Guilherme, Flaco López e Fabinho, que entraram muito bem.
A armação ficou a cargo de Lázaro; Luis Guilherme entrou bem na direita e Flaco López, com menos de dois minutos em campo, já tinha obrigado Lucas Arcanjo a fazer uma grande defesa. O time saiu do sufoco e passou a explorar melhor o espaço nas costas da última linha do adversário, que se aproximou do meio-campo para tentar sufocar nosso time.
A partir daí a partida transcorreu bem tranquila, sem maiores sustos – ao contrário, foi o Palmeiras quem esteve muito perto do segundo gol. Braulio Machado, que teve uma arbitragem relativamente tranquila, encerrou o jogo sem ser xingado por ninguém.
A torcida do Vitória fez festa mesmo na derrota – o que não deixa de ser um grande sinal para o Verdão. Chegamos num estágio em que time da Série A perde do nosso time misto em casa e a torcida adversária sente orgulho pela luta.
O Verdão trouxe os três pontos e administrou muito bem o desgaste de jogadores importantes. Um fim de semana com os resultados maximizados e com um desempenho bem aceitável, dadas as circunstâncias de viagem, calor e gramado ruim. Esperamos manter isso como rotina na temporada, para buscar mais um tri e, quem sabe, um tetra e um penta. VAMOS PALMEIRAS!
Ficha Técnica
Escalação
Vitória
Primeiro tempo
Richard Ríos carregou pela direita, tentou um cruzamento, a zaga afastou e a bola sobrou na entrada da área com Raphael Veiga; o camisa 23 bateu de primeira, de perna direita, mas Lucas Arcanjo encaixou com facilidade.
GOOOOOOOLLLLLLL DO PALMEIRAS! Raphael Veiga alçou a bola na entrada da área para Endrick, que escorou de cabeça para Rony; o camisa 10 tocou atrás para a chegada de Richard Ríos, que bateu de perna direita, a bola desviou e entrou no canto esquerdo, no alto.
SALVA, WEVERTON! Lucas Esteves disparou pelo lado esquerdo do ataque e cruzou rasteiro para Alerrandro; o camisa 9 bateu à queima-roupa, mas Weverton fechou bem o ângulo e afastou o perigo.
Braulio da Silva Machado encerrou a primeira etapa.
Segundo tempo
O Palmeiras voltou do intervalo sem alterações na escalação.
Raphael Veiga cobrou falta do limite da área, pelo lado direito do ataque; o meia finalizou direto, mas a bola saiu à direita de Lucas Arcanjo.
Entraram: Luis Guilherme e Lázaro
Saíram: Estêvão e Endrick
Entraram: Fabinho e Flaco López
Saíram: Richard Ríos e Raphael Veiga
QUE CHANCE! Lázaro recebeu pelo lado esquerdo do ataque, cortou para a perna direita e cruzou no segundo pau para Murilo; o zagueiro saltou e cabeceou no cantinho esquerdo de Lucas Arcanjo, que teve que fazer uma grande defesa e espalmou para escanteio.
Gabriel Menino cobrou falta pelo lado direito do ataque, direto para o gol; com certo perigo, a bola passou por cima da meta de Lucas Arcanjo.
Entrou: Naves
Saiu: Rony
Luis Guilherme recebeu pela ponta direita e tocou atrás para Gabriel Menino, que bateu de primeira para o gol; Rony se esticou para completar, mas a bola saiu em tiro de meta.
Luis Guilherme fez boa jogada pela direita e cruzou a bola na área; a zaga afastou e a bola cobrou com Lázaro, que finalizou de voleio, com perigo, mas a bola saiu à direita de Lucas Arcanjo.
Pouco exigido, Braulio da Silva Machado apitou o fim do jogo, após 7 minutos de acréscimo.
Mayke muito mal hoje, errou tudo, várias saídas de bola e ainda conseguiu proteger uma bola para sair para escanteio pro adversário.
Menino melhorou no fim do jogo, depois q o Veiga saiu, mas antes disso errou invertidas de jogo, mandando pelo menos duas vezes a bola direto para fora, sem contar a falta de atenção q já virou costumeira.
Achei q o Luan foi bem, vi que errou um lance q cortou e caiu no pé do adversário, mas a zaga estava bem protegida e fez bem a saída de bola.
Rony é reserva, não adianta, o q ele se esforça fisicamente ele destrói tecnicamente, além do gol perdido absurdo, ainda tiveram os impedimentos…
Rios fez bem o meio campo.
Weverton foi seguro.
LGuilherme entrou muito bem.
Veiga morreu no segundo tempo.
Endrick e Estevão não estavam em uma boa noite.
Vanderlan é reserva e só.